-
Enunciado: as pessoas devem ter o direito de assumir seus próprios riscos, desde que não prejudiquem os outros.
Letra C : O preço dos seguros de automóvel é mais alto para todos os usuários devido às indenizações pagas em casos de acidentes
Portanto, as pessoas em geral estão sendo prejudicadas quando pagam seguro mais alto devido à falta de uso do cinto de algumas pessoas.
-
Alguém poderia me ajudar.
Por que não pode ser a letra "A"? visto que, o texto fala sobre liberdades individuais, e ter um mecanismo que impedi o dono do veículo de dar partida no próprio carro se o condutor estiver sem o cinto, não seria uma afronta as liberdades individuais?
-
Oi Cátia,
a alternativa "A" fortalece a argumentação, pois mostra uma privação do usuário em poder dirigir sem o cinto de segurança, o que fortalece o argumento de que a lei priva a liberdade do condutor. A questão pede um evento que enfraquece a argumentação, como na letra "C".
-
A impressão é que há um argumento e um contra-argumento no enunciado da questão:
Argumento: Obrigatoriedade do cinto de segurança no Brasil.
Contra-argumento: Facultatividade do cinto de segurança no Brasil.
Deste modo, a questão deveria especificar se deveríamos enfraquecer o argumento ou o contra-argumento do enunciado. FCC e suas pilantragens!
-
Vamos
analisar cada item até encontrarmos a correta:
a) Aqui esse evento apenas fortalece a
argumentação, pois as empresas ao efetuar tal medida, tira ainda mais o poder
de escolha do cidadão, fortalecendo a argumentação contra o cinto de segurança.
b) Este evento apenas reforça o que a
argumentação diz, pois quem não utiliza o cinto, apenas produz mal a si mesmo e
a mais ninguém.
c)
Aqui sim, nesse evento, prova-se que a
não utilização do cinto, não somente prejudica a própria pessoa, mas também a
todo um grupo que se utiliza do seguro de automóveis.
Logo, a alternativa que enfraquece a
argumentação é a letra C.
-
Resposta correta: letra C.
Como resolver esse tipo de questão?1º encontrar no enunciado da questão o argumento mais forte utilizado para firmar seu posicionamento quanto ao NÃO uso do cinto de segurança. Vejamos o enunciado: "Há alguns anos, o uso do cinto de segurança em automóveis tornou-se obrigatório por lei no Brasil. Algumas pessoas criticam essa lei, com o argumento de que a não utilização do cinto traz riscos apenas ao próprio indivíduo. Dizem que, em uma sociedade livre, as pessoas devem ter o direito de assumir seus próprios riscos, desde que não prejudiquem os outros. Dessa forma, concluem que o uso ou não do cinto de segurança deveria ser uma escolha de cada cidadão." - esse é o principal argumento. 2º o que pede a questão? Um argumento contrário ao argumento do enunciado, portanto, os riscos do NÃO uso do cinto de segurança pelo indivíduo prejudica a todos.
3º A FCC foi bem esperta nesta questão, pois quando eu li o enunciado achei que a argumentação que enfraqueceria seria aqueles casos em que vítimas SEM cinto acabam causando ferimentos ou morte em vítimas COM cinto, porque a força de um corpo em movimento em uma colisão pode machucar outro indivíduo no veículo - PROPOSIÇÃO correta, mas não tem esse exemplo nas alternativas, porque nas respostas o RISCO às demais pessoas não é físico e sim financeiro. Ou seja, prejudicial de qualquer forma. Então, vamos às alternativas:Letra a) Não há contraposição à crítica do enunciado, apenas refere um fato para coibir o não uso do cinto;Letra b) Não há contraposição à crítica do enunciado, apenas refere um fato para coibir o não uso do cinto;Letra c) Resposta certa;Letra d) Nada a ver citar os aviões, o cerne do argumento do enunciado não são os automóveis...Letra e) Essa resposta só estaria correta se o argumento do enunciado fosse de que NÃO há riscos de vida se NÃO usar cinto de segurança. Ao contrário, o argumento do enunciado fala em riscos - "não utilização do cinto traz riscos apenas ao próprio indivíduo."
-
Catia, na letra "a" cai por terra a liberalidade que ele traz no texto de querer ou não usar o cinto, uma vez que o carro não andará sem que o motorista coloque-o.
Respondi essa questão com base na palavra "todos". Assim, desqualifica a liberalidade, visto que todos pagarão caro o seguro do carro, usando cinto ou não.
Bons, estudos!