-
Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empesa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada.
Apostila Ponto dos Concursos.
-
Que questão estranha. Inclusive a letra "e" está difícil de ser entendida. Achei mal elaborada.
-
Eu tb errei essa questão, mas acho que a ideia é que planejamento estratégico antigamente tinha o foco nas previsões, na criação de cenários e hoje seu foco está nas potencialidades da organização. Só pensarmos na ferramenta swot que analisa internamente a organização nos seus pontos fortes e fracos. Como o enunciado falou do planejamento contemporâneo, atual, essa alternativa está mais acertada mesmo.
-
Gente, a questão não tá mal feita. Simplesmente é uma verdade, as organizações hoje não estão mais tentando prever o que acontecerá daqui a alguns anos, elas estão pensando nas competências que possuem, elaborando várias possibilidades de cenários futuros e adequando suas competências ao "futuro desejado", mas não necessariamente será aquilo que elas preveem.
Em outras palavras, as organizações hoje estão tentando mais criar o futuro, não prever.
-
Uma das características centrais do planejamento
estratégico no mundo
contemporâneo é:
a mudança do foco na previsão para o foco nas
potencialidades da organização.
PESSOAL: Estratégia É
Mudar o foco.
Uma professora tenta
ensinar o BA-BE-BI-BO-BU... FOCO... ensinar isso...NÃO DEU CERTO.
Então MUDA O FOTO...
ensina palavras do cotidiano... PÃO, ABACATE, MAMÃE, PAPAI... DEU CERTO.
As pessoas muitas vezes
focam o concurso do TRT, mas sua vocação seria POLÍCIA FEDERAL.
ESTRATÉGIA É MUDAR O
FOCO, VOCÊ É A ORGANIZAÇÃO.
-
Gab.: E
Eu vejo a D e E como corretas, só que existe uma sútil informação no enunciado que leva a optar pela E, a palavrinha ''contemporâneo'' - com ela dá para perceber de forma implicita que eles (a banca) queria inovar - a única mancada foi colocar uma informação correta na letra D que ainda por cima é apoiada por muitos doutrinadores, sendo que a E não me dá essa certeza, se é uma tendencia, ainda é pouco explorada e não ha consenso entre os teóricos para cair em provas como essa.
-
Arlinton,
O Planejamento Estratégico não está focado "exclusivamente" na estrutura organizacional, ele é bem mais abrangente e procura avaliar o ambiente externo também
Quanto ao item "d"
"a maior competência das estratégias para reduzir significativamente a incerteza em relação ao ambiente de tarefa da organização"
O Planejamento estratégico não tem como reduzir incertezas, pois elas estão relacionadas ao ambiente externo, assim as organizações só podem administrar as incertezas.
Espero ter ajudado :)
-
A) a crescente capacidade de previsibilidade baseada em técnicas estatísticas. ( ERRADA)
Planejamento Estratégico: É baseado:
1) Análise da Situação Atual (delineamento dos objetivos, definir ou redefinir a missão, visão e valores);
2) Análise Ambiental( Matriz Showt_Oportunidades e Ameaças);
3) Análise Interna ( Matriz Showt_Forças e Fraquezas);
4) Formulação da Estratégia (ex.: Matriz Showt_Sobrevivência; Manutenção; Crescimento; e Desenvolvimento);
5) Implantação da Estratégia (ex.: BSC _ Gestão Estratégica_)
6) Avaliação e Controle ( Controle Estratégico_Indicadores de desempenho _manter a organização no rumo, na direção do objetivo traçado);
A) Planejamento Estratégico não se baseia em ferramentas estatísticas. Pode até utiliza-las na análise de situação atual, mas é muito forte dizer que se baseia.
B) Não projeta cenários compatíveis com os líderes, mas sim compatíveis com suas próprias capacidades;
C) Não se limita à estrutura organizacional;
D)Não só o ambiente de tarefas(operacional), como também ambiente geral (Macro); (A. Tarefas + A. Geral = A. Externo)
E) Definir cenários com base nas potencialidades é bem mais moderno do que defini-los com base na previsão.
-
Abordagem prospectiva!!!! Várias possibilidades de futuro.
-
Apenas complementando: para o prof. Augustinho Paludo (2016), dentre as características do Planejamento Estratégico, está o fato dele ser compreensivo, pois envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter sinergia das capacidades e potencialidades da organização, com vistas a obter um comportamento global, compreensivo e sistêmico.
-
Sobre a letra "d)":
A incerteza é inerente ao planejamento estratégico, este planejamento visa uma direção muito ampla que trabalha com variáveis. Além disso, o planejamento estratégico é uma ideia de longo prazo, logo, quanto mais tempo dura a execução de um projeto, maior a probabilidade de erros durante o processo.
-
A classificação dessa questão deveria ser: filosofia. Alías, penso que nem na filosofia há tanta subjetividade quanto essas questões de GP.
-
Espero contribuir um pouco:
A → Na verdade, a organização busca posicionar-se num ambiente altamente IMPREVISÍVEL. (ERRADA)
B → Na construção de cenários, deverão ser compatíveis com os objetivos ORGANIZACIONAIS (e não dos líderes) (ERRADA)
C → O foco na estrutura organizacional está mais voltado para a vertente mais clássica de administração (Teorias Científica e Clássica). Hoje em dia, numa abordagem sistêmica, o objetivo é buscar adaptar-se ao ambiente, buscando o chamado ‘Estado Firme e homeostase dinâmica’. (ERRADA)
D → Ambiente de tarefa está relacionado ao planejamento operacional. Planejamento estratégico tem visão macro da organização. (ERRADA)
E → como já dito na letra A, o ambiente em que a organização está inserido é IMPREVISÍVEL. Dessa forma, há inviabilidade de existir foco preditivo. A organização busca, outrossim, aproveitar-se de suas potencialidades, para que possa se posicionar no mercado em que atua. CERTA.
-
De onde eles tiram estas questões.