SóProvas


ID
996706
Banca
FCC
Órgão
PGE-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os principais fatores motivacionais, numa organização contemporânea deve-se priorizar :

Alternativas
Comentários
  • b) o reconhecimento profissional.
  • Pela Teoria de Herzberg, existem 2 fatores que explicam o comportamento das pessoas.

    Os fatores higiênicos, que por si só não geram motivação quando presentes, somente evitam a insatisfação das pessoas. Quando ausentes eles provocam a insatisfação das pessoas. Também são conhecidos como fatores extrínsecos ou ambientais. Por exemplo: salário, benefícios sociais, condições físicas do local de trabalho, o clima organizacional, as políticas da empresa, etc.

    Os fatores motivacionais, esses sim são capazes de provocar a motivação quando presentes, sendo assim, geram satisfação quando presentes e quando ausentes dificultam a satisfação. São chamados de intrínsecos pois se referem ao conteúdo do cargo e da tarefa que as pessoas executam. Por exemplo: reconhecimento do trabalho realizado, responsabilidade, autonomia, orgulho do que faz, crescimento profissional, etc.

    Dessa forma, as condições adequadas de trabalho, os benefícios e serviços sociais generosos, as relações amistosas com supervisores e a remuneração salarial, são fatores higiênicos, que no caso da questão só iriam evitar a insatisfação do funcionário, mas nenhum deles seria capaz de motivá-lo. Já o reconhecimento profissional é um fator motivacional, que presente será capaz de gerar satisfação no funcionário e por isso deve ser priorizado, caso se deseje aumentar a motivação do funcionário.
  • Ô Sueli, cê tá apenas perdendo tempo. Ou faz um comentário pra enriquecer o debate, ou não faz nada.

    abraço.

  • A Sueli está 'disputando' com o Harlen. Porém os comentários deles são muitos bons; já os dela...

  • De fato, apenas o reconhecimento profissional não é um fator higiênico, ou seja, não é voltado à satisfação das necessidades básicas. É uma variável motivacional.

  • Complementando...

     

    O reconhecimento é, sem dúvida, o motivador mais importante e efetivo. Todos outros itens descrevem fatores higiênicos.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. B]

     

    bons estudos

  • Fatores higiênicos: política da empresa; condições do ambiente de trabalho (a); relacionamento interpessoal (d); segurança; benefícios (c); salário (e).

     

    Fatores motivacionais: crescimento profissional; autonomia; desenvolvimento profissional; aumento de responsabilidades; reconhecimento do trabalho (b); realização profissional.

     

    (Gestão de Pessoas para Concursos; Andréia Ribas, 2013)

     

     

    Bons estudos!!!

  • tranquilo examinador. Você seria menos burro e a questão ficaria mais inteligente se citasse "fatores higiênicos ou de motivação".

  • Comentário:

    Herzberg divide as necessidades humanas em dois fatores: fatores higiênicos, mais ligados à sobrevivência do trabalhador,  e fatores motivadores, relacionados ao conteúdo das tarefas e do trabalho em si. Assim, conforme especificou o enunciado, temos:

    Exemplos de fatores higiênicos: condições ambientais do trabalho, benefícios sociais, salário, relação com os superiores hierárquicos e colaterais, etc.

    Exemplos de fatores motivadores: reconhecimento profissional, atividades desafiadoras, responsabilidade, desenvolvimento profissional, etc.

    Assim, o único item que trata de um fator motivacional é o item b), pois os demais são fatores higiênicos, como demonstrado nos exemplos acima.

    Gabarito: B

  • Resposta:

    b) o reconhecimento profissional.