-
- D] motivar as pessoas a fazerem aquilo que deve ser feito
-
-
Ao meu ver essa questão está bastante capciosa.
Entendo que tanto a alternativa B quanto a alternativa D correspondem ao indicador de capacidade de liderança voltada para inovação e qualidade.
Motivar as pessoas a fazerem aquilo que deve ser feito está muito mais ligado qualidade... já permitir a participação dos colaboradores na definição das estratégicas da organização está bastante voltado para a inovação. Alias, este último mais perto da Gestão Estratégia de Pessoas.
-
Não adianta brigar com a questão, Chiavenato diz que a liderança é realizada através de um processo de comunicação humana, sendo a capacidade de influenciar as pessoas a fazerem aquilo que devem fazer. Essa influência deve ser capaz de conduzir o colaborador a atingir os próprios objetivos, através do alcance dos objetivos da organização. A letra D está correta.
-
b) permitir que a participação dos colaboradores definam as estratégicas da organização.
O erro está em dizer que essa participação DEFINE as estratégias...
Ela ajuda, influencia... Mas não significa dizer que vai DEFINIR.
-
Enqunato essas bancas usarem Chiavenato como base, realmente, não haverá como exigir qualidade...
-
• A liderança é fruto de habilidades e conhecimentos e depende das condições organizacionais.
• O exercício da liderança é produto da participação, envolvimento, comunicação, cooperação, negociação, iniciativa e responsabilidade.
• A liderança e o poder são elementos interligados no processo de influenciar pessoas.
• A liderança visa a desenvolver indivíduos, buscando o melhor desempenho de cada um.
• É a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas.
• Na visão contemporânea não se admite que a liderança seja fruto de qualidades especiais inatas.
• A liderança é responsável por motivar, inspirar, sensibilizar e comunicar
-
Desculpas ao colega G.P, mas o Chiavenato não está aí por acaso.
abraços.
-
Fique entre a 'D' e a 'E'. Ninguém foi de 'E'? Afinal, inovar é fazer algo diferente, ou seja, que não é espontâneo. A 'D' é mera manutenção do que fazemos dia a dia (fazer o que tem que ser feito) e nisso, não há inovação.
-
Marquei e continuo acreditando nessa resposta.
"aquilo que deve ser feito". risos.
-
Motivar as pessas a fazer aquilo que deve ser feito está mais ligado com execução de tarefas e alcance de metas. Não é possível, por si só, fazer ligação com a inovação que requer o pensamento diferenciado.
-
FCC é deplorável
-
A dúvida ficou entre D e E. Marquei letra E, por achar que a letra D é muito do cotidiano, acontece todo dia. O líder de verdade convence você a fazer algo que não faria no cotidiano. Acho que o erro da letra E está na palavra INDUZIR.
-
Concordo com o Fabiano quanto a alternativa D e B ... só optei pela B pq achei q a motivação vem de dentro, eu não posso motivar você, você que tem que ficar motivado diante de sua necessidade. A banca marcou letra D.
-
Fazer o que tem que ser feito não é INOVAR...
Marquei a E, porque pensei em uma alternativa que falasse que as pessoas devem fazer ALÉM do que deve ser feito.
Bom...aprendendo...e persistindo...
Vamos em frente :)
-
(induzir as pessoas da organização a fazerem aquilo que elas não fariam espontaneamente) Eu gostaria de saber do elaborador dessa questão, se isso também não é o conceito de motivação que consta na alternativa D que é o gabarito da banca..
-
Se notarmos os verbos que iniciam as questões, percebemos que motivar é o unico plausivel para a questão. Liderança esta intimamente ligado a capacidade de motivar.
-
Chiavenato pode ter dito que liderança envolve motivar as pessoas a fazer o que devem fazer, mas onde ele disse que isso é característica de quem valoriza inovação? Um braço mecânico faz o que deve fazer, um macaco treinado faz o que deve fazer em nenhum desses casos há inovação. Inovação envolve fazer além do trivial, do programado, do que "se deve fazer"... não consigo pensar no domador do circo valorizando a 'inovação' quando chicoteia o Leão para ele pular pelo aro de fogo, como foi treinado para fazer...
Sinceramente, a FCC gosta de "inovar" na interpretação das teorias e, principalmente na atribuição de sentidos "não-ortodoxos" às palavras...
-
Respondeu a alternativa B?
Pois bem, saiba que os objetivos estratégicos da organização jamais poderão ser definidos pelos colaboradores, sendo de responsabilidade da alta cúpula (nivél estratégico) da organização.
Logo, a unica que resta, dentre as plausivéis, é a alternativa "D".
-
O que tem de inovador em motivar as pessoas a fazer aquilo que já deve ser feito? Ora, se deve ser feito, fazê-lo é o normal e não inovador. Essa questão seria mais fácil acertar aquele que escolhe qualquer uma e marca, do que aquele que usa a lógica.
-
a) exigir que os colaboradores façam aquilo que o líder quer. ERRADO
Não importa o que o líder quer, mas o que a organização precisa
b) permitir que a participação dos colaboradores definam as estratégicas da organização. ERRADA
As estratégias da organização são traçadas no nível estratégico, não operaconal
c) negociar benefícios salariais em troca de disciplina e produtividade. ERRADO
Essa é a estratégia clássica, baseada no homem x, em que as recompensas salariais são as mais importantes, se não as únicas
d) motivar as pessoas a fazerem aquilo que deve ser feito. CORRETO
A princípal função do líder é estimular. A questão pede que a visão do líder seja inovadora, diferente da clássica. Aqui não há menção a recompensa salarial ou congeneres, mas a motivação, e por isso ela está correta. O colaborador não tem que fazer além do que é demando se o "além" não for útil para a organização, e quem sabe o que é de fato útil? o líder. Ele conhece os objetivos e controla as variáveis, por isso conduz os liderados ao alcance de metas.
e) induzir as pessoas da organização a fazerem aquilo que elas não fariam espontaneamente. ERRADOO
O líder deve estimular a pessoa a querer fazer.
-
Vai se acostumando Suelane. Concurso tem muito disso. Nem sempre a certa é a que está totalmente certa. As vezes a certa é a menos errada.
-
Em liderança e motivação, temos que ter cuidados com palavras do tipo exigir, induzir, impor, determinar.
-
A questão, apesar de parecer complexa, é simples. Indicador aqui não se refere ao sentido de medição, mas ao próprio conceito de liderança e o que ela envolve. Note que a letra D é que apresenta o conceito correto de liderança: motivar as pessoas a fazerem aquilo que deve ser feito.
Podemos nos estender a diversos outros conceitos para a liderança. Vejamos alguns:
Liderança, assim como qualquer outra função gerencial, pode ser ensinada e aprendida por todos os indivíduos. Assim, atualmente, entende-se como um fenômeno não mais restrito (inato) a apenas algumas pessoas.
Liderança é o exercício da autoridade e da tomada de decisões.
Liderança é dar início a atos que resultam em um padrão consistente de interpretação global voltada à solução de problemas que são mútuos.
Liderança é fazer com que os funcionários tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito.
Liderança é a capacidade de influência interpessoal exercida por meio da comunicação, visando a um objetivo específico.
Liderança é uma habilidade de persuadir ou dirigir as pessoas sem o uso do prestígio ou da força de uma autoridade formal ou de circunstâncias externas.
Liderança é o processo de influenciar as atividades do grupo através da colocação e da chegada a objetivos.
Comentário Adriel Sá.
-
Do jeito que está indo eu que to precisando de motivação rsrs.
-
Quase a metade dos que responderam acharam que os colaboradores irão definir as estratégicas da organização. É bom ser igual a criança e ter uma dose imensa de inocência dessa.