SóProvas


ID
9973
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Ao longo dos anos 90 o papel do Estado mudou de forma drástica, passando de um Estado-empresário, que procurava impulsionar o desenvolvimento econômico, definindo diretamente onde os fatores de produção deveriam ser alocados, para um Estado regulador e fiscal da economia. Identifique o requisito que não é necessário para que um sistema regulatório seja eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Essa é do tipo de questão com a alternativa menos correta, sendo assim "Um GRANDE grau de garantia contra os riscos econômicos e políticos" fica muito apelativo.
  • Penso como você Eduardo, a questão D é a menos certa.

    Um certo grau de garantia contra riscos econômicos e políticos é necessário, mas não que seja necessário um "grande" grau de garantia. Questão de interpretação.
  • Eu penso que esta garantia nunca foi formalizada, grande ou pequena. O que foi solicitado foi identificar o requisito que não é necessário para que um sistema regulatório seja eficiente. Certo que empreender com o mínimo risco econômico e político é muito desejado por qualquer ambiente econômico. Mas não é condição para que um sistema regulatório seja eficiente, se o sistema já for projetado para ser blindado contra estes riscos: como a estabilidade dos dirigentes, a sistemática de agências, etc... Acho que como o sistema foi desenhado para ser protegido contra estes riscos, seguindo o modelo americano, estes riscos não são importantes.
  • requisito que não é necessário para que um sistema regulatório seja eficiente
    gabarito:
    d) Um grande grau de garantia contra os riscos econômicos e políticos.
    Isso se refere a segurança ou seguro e não a regulamentação.