III. - O confinamento lateral somente é necessário para pavimentos destinados a tráfego pesado.
O pavimento deverá obrigatoriamente ter contenções laterais que evitem o deslizamento dos blocos. O confinamento é parte fundamental do pavimento intertravado, como já foi visto.Há dois tipos de confinamento: o externo, que rodeia o pavimento em seu perímetro (normalmente sarjetas e meios-fios), e o interno, que rodeia as estruturas que se encontram dentro dele (bocas-de-lobo, canaletas, jardins etc.). Eles devem ser construídos antes do lançamento da camada de areia de assentamento dos blocos de concreto, de maneira a colocar a areia e os blocos dentro de uma “caixa”, cujo fundo é a superfície compactada da base e as paredes são as estruturas de confinamento.
IV. A resistência à tração na flexão é o parâmetro utilizado para caracterizar um bloco de concreto para pavimento em blocos de concreto intertravados.
O pavimento intertravado de concreto tem inúmeras vantagens em relação aos demais tipos de pavimentação. Contudo, a camada de rolamento composta por peças de concreto não atua sozinha, por isso, é de fundamental importância dimensionar corretamente as camadas que suportarão as cargas provenientes do tráfego, para se obter um pavimento adequado ao uso final.Para se dimensionar um pavimento são necessários alguns dados de projeto, tais como:
! Índice de Suporte Califórnia (CBR): determina a capacidade de suporte do solo;
! Cargas: tipo de carga que atuará no pavimento (móvel ou estática), a magnitude ou quantidade, a freqüência e a configuração;
! Período de Projeto a ser adotado (anos).