SóProvas


ID
997465
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Algumas técnicas básicas utilizadas na psicoterapia psicodramática, dentre outras, são: duplo, espelho, solilóquio e

Alternativas
Comentários
  • Técnicas dramáticas[editar | editar código-fonte]

    As diversas técnicas dramáticas utilizadas durante a representação foram pensadas por Moreno em relação com sua Teoria do Desenvolvimento dos Papéis. Cada uma delas cumpre uma função que corresponde também a uma etapa do desenvolvimento psíquico. O diretor do Psicodrama instrumentará, em cada situação, as técnicas que lhe pareçam mais adequadas e correspondentes ao momento do drama, segundo o tipo de vinculação que nele se expressa.

    A primeira etapa, em que há a indiferenciação do Eu e do Tu, corresponde à técnica do duplo. A segunda, do Reconhecimento do Eu, à técnica do espelho. A terceira etapa, do Reconhecimento do Tu, à técnica da inversão de papéis.

    Mediante a técnica do duplo, um ego-auxiliar desempenha o papel do protagonista, no palco, ao lado dele. Verbal e gestualmente complementa aquilo que, a partir desse desempenho, intui que o protagonista não pode expressar completamente, ou que não se dá conta de que está expressando. Podemos considerar a semelhança desta técnica com a mãe junto ao bebê, a qual tenta apreender a necessidade dele para atendê-lo.

    Na técnica do espelho, o protagonista sai do palco e assume a posição de platéia na representação que um ego-auxiliar faz dele. Busca-se, com isso, que o paciente se reconheça em determinada representação, assim como na sua infância reconheceu sua imagem no espelho. Proporciona visão de si próprio sob a ótica do outro, agindo como fator de percepção de sua identidade.

    Já na técnica da inversão de papéis, o protagonista inverte papéis com os personagens do enredo psicodramático, contracenando com os egos-auxiliares que tomam seu próprio papel. É a técnica mais importante no Psicodrama, pois é a que investiga e desenvolve a possibilidade de estar em relação, privilegiando a percepção do protagonista (e, segundamente do grupo) dos significados afetivos e simbólicos que este tem para o outro e, reciprocamente, o outro tem para este. Para Moreno a relação pode atingir tal grau de intimidade que levaria ao estado existencial do "Encontro".


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicodrama#T.C3.A9cnicas_dram.C3.A1ticas

  • GABARITO A

  • Principais Técnicas do Psicodrama

    1- Espelho: O protagonista sai de cena e assume o papel de expectador. Quem assume seu lugar é um dos egos-auxiliares

    2- Duplo: O ego auxiliar imita a postura corporal do protagonista entrando em sintonia emocional com ele, para colocar em palavras o que o protagonista evita dizer ou não consegue ter consciência.

    3- Inversão de papéis: O protagonista inverte seu papel com os egos auxiliares

    4- Solilóquio: Diálogo consigo mesmo.É pedido ao protagonista que fale em voz alta o que está pensando

  • Em uma explicação simples, as inversões de papéis é feita pelo o que você pensa de determinado posicionamento de alguém ou cargo a qual i indivíduo ocupa, e diante desse fato se inverte os papeis, os quais você se posiciona agora nesse cargo e posicionamento que era julgado. Sua análise continua a mesma? O que você pensa estando na posição do que era julgado? E com essa diferente percepções se tem a técnica de inversão de papel.