SóProvas


ID
99853
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Suponha que um indivíduo preste à administração informações equivocadas a respeito da área construída de imóvel de sua propriedade. Tendo em vista essas informações, a administração lavra multa contra o proprietário, porque a área construída informada é maior do que a permitida pela legislação. Porém, na realidade, a área é menor e o imóvel está em conformidade com as posturas municipais. Desejando contestar a aplicação da multa, o proprietário

Alternativas
Comentários
  • O ato administrativo teve por base informações equivocadas a respeito da área do imóvel. Portanto houve inexistência de motivos para a aplicação da multa, o que invalida o ato administrativo e pressupõe a possibilidade de contestá-lo.Segundo a "teoria dos motivos determinantes", os atos administrativos discricionários, em que se apresentem motivos, a estes se vinculam. Logo a inexistência dos motivos invalidam esses atos administrativos.
  • Trata- se da Teoria dos Motivos Determinantes, quando a Administração declara o motivo que determinou a prática de um ato discricionário que, em príncipio, prescindiria de motivação expressa, fica vinculada à existência do motivo por ela declarado.Se o motivo indicado for distinto da realidade ou não sendo ele causa justificável, torna-se viável a declaração de invalidade do ato pelo Judiciário (ato nulo).

  • INTERVENÇÃO
    A) não importa necessariamente a extinção da concessão 
    b) sempre provisória
    c) o prazo de duração deverá estar expressamente no ato que a decretar
    d) o interventor tem 30 dias para instaurar proc adm
    e) o procedimento tem o prazo para duração de 180 dias
    etc
  • Letra C
  • GABARITO: C

    A teoria dos motivos determinantes está relacionada a prática de atos administrativos e impõe que, uma vez declarado o motivo do ato, este deve ser respeitado.

  • O motivo não foi observado, então resposta ( C)

  • GABARITO-C

    Usando a teoria dos motivos determinantes= O motivo apresentado vincula o ato. Sendo ele inexistente ou ilegal = Ato NULO.