A Constituição Federal de 1988 trouxe mudanças significativas, dentre elas a instituição da seguridade social, que pode ser compreendida como:
a) sistema de proteção social que a sociedade visa proporcionar a seus membros mediante uma série de medidas públicas contra as privações econômicas e sociais. Correto.
b) organizada por três pilares e dentre eles, constituído pela política de previdência social, com caráter não contributivo e visa garantir renda para as situações de risco que retirem ou dispensem o indivíduo da participação na vida economicamente ativa por situações diversas.
A Previdência Social tem três características básicas: filiação obrigatória, contributividade e regime geral. (Art 201, CF)
c) composta pela política de saúde, de acesso seletivo às áreas de maior vulnerabilidade pautada na fragmentação da atenção básica, de média e de alta complexidade.
A assertiva traz dois erros. O acesso ao SUS não é seletivo, é Universal, conforme art 196, CF. Segundo erro é que a atenção básica, média e alta complexidade não devem ser fragmentadas e sim integradas, um conjunto articulado de ações em todos os níveis. Art 198, II, CF ou art 7, II lei 8080/90.
d) constituída pela política de assistência social, de caráter universal destinada àqueles que possuírem renda familiar de 3 salários mínimos com a inserção destas em benefícios e na rede de serviços socioassistenciais.
A assistência social será prestada a quem dela necessitar, conforme art 203, cf. Só receberão os benefícios deficientes e idosos que comprovem
não possuir meios de prover-se ou de ser provido por sua família, conforme a lei.
e) sistema de proteção socioeconômica organizado com base no seguro social que tem como foco os grupos sociais participantes do mercado de trabalho.
O conceito de seguro social é necessariamente de um sistema contributivo que ampara apenas os trabalhadores. Esse sistema era muito comum no pós-guerra na Europa. A evolução do sistema de seguro social para seguridade social é justamente a provisão de benefícios para todos e financiamento socializado do sistema. Não tem nenhum erro na conceituação do seguro social na letra e. O erro está em implicar que a Seguridade Social é baseada no Seguro Social, quando na verdade ela é um outro sistema.