SóProvas



Questões de Ação Revisional de Aluguel


ID
2624848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Considerando o disposto na Lei n.º 8.245/1991 acerca da locação de imóveis urbanos e dos procedimentos a ela pertinentes, julgue o item a seguir.


Na ação de revisão de aluguel, é possível a homologação de acordo de desocupação a ser executado mediante expedição de mandado de despejo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Lei 8.245-91 - Locações dos imóveis urbanos:

     

    Art. 70. Na ação de revisão do aluguel, o juiz poderá homologar acordo de desocupação, que será executado mediante expedição de mandado de despejo.

  • É o que dispõe, expressamente, o art. 70, da Lei nº 8.245/91, senão vejamos: "Na ação de revisão do aluguel, o juiz poderá homologar acordo de desocupação, que será executado mediante expedição de mandado de despejo".

    Gabarito do professor: Afirmativa correta.

  • Correto, conforme a lei 8.245/91.

    LoreDamasceno, seja forte e corajosa.


ID
2669530
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Quanto à ação revisional de aluguel, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra de lei. L 8.245/91.

    Art. 70. Na ação de revisão do aluguel, o juiz poderá homologar acordo de desocupação, que será executado mediante expedição de mandado de despejo.

  • Gabarito letra A. Todas as alternativas a mais pura letra fria da lei.

    ALTERNATIVA  a) Na ação o juiz poderá homologar acordo de desocupação, que será executado mediante expedição de mandado de despejo. CORRETA.

    Letra de lei. L 8.245/91. Art. 70. Na ação de revisão do aluguel, o juiz poderá homologar acordo de desocupação, que será executado mediante expedição de mandado de despejo.

    ALTERNATIVA  b) O aluguel fixado na sentença retroage à data do reajuste anteriormente pactuado. ERRADA.

    Letra da lei. Art. 69. O aluguel fixado na sentença retroage à citação, e as diferenças devidas durante a ação de revisão, descontados os alugueres provisórios satisfeitos, serão pagas corrigidas, exigíveis a partir do trânsito em julgado da decisão que fixar o novo aluguel.

    ALTERNATIVA  c) A sentença não poderá estabelecer periodicidade de reajustamento do aluguel diversa daquela prevista no contrato revisando. ERRADA

    Letra da lei: art. 69, §1° Se pedido pelo locador, ou sublocador, a sentença poderá estabelecer periodicidade de reajustamento do aluguel diversa daquela prevista no contrato revisando, bem como adotar outro indexador para reajustamento do aluguel.

    ALTERNATIVA   d) No curso da ação, o aluguel provisório não será reajustado. ERRADA

    Letra da lei. Art. 68, §2° No curso da ação de revisão, o aluguel provisório será reajustado na periodicidade pactuada ou na fixada em lei.

    ALTERNATIVA  e) Em ação proposta pelo locatário, o aluguel provisório não poderá ser inferior ao aluguel vigente. ERRADA

    Letra da lei. Art. 68, inciso II, alínea b) em ação proposta pelo locatário, o aluguel provisório não poderá ser inferior a 80% (oitenta por cento) do aluguel vigente; (Incluída pela Lei nº 12.112, de 2009)

  • Art. 70 da Lei 8.245/91 - Na ação de revisão do aluguel, o juiz poderá homologar acordo de desocupação, que será executado mediante expedição de mandado de despejo.

     

    Questão idêntica para ajudar a memorizar:

     

    Q874947 – CESPE – ABIN – 2018 > Considerando o disposto na Lei n.º 8.245/1991 acerca da locação de imóveis urbanos e dos procedimentos a ela pertinentes, julgue o item a seguir. 

     

    Na ação de revisão de aluguel, é possível a homologação de acordo de desocupação a ser executado mediante expedição de mandado de despejo. CERTO.

  • GABARITO: A

     

    LEI No 8.245, DE 18  DE OUTUBRO DE 1991.

    Art. 70. Na ação de revisão do aluguel, o juiz poderá homologar acordo de desocupação, que será executado mediante expedição de mandado de despejo.

  • a) Na ação o juiz poderá homologar acordo de desocupação, que será executado mediante expedição de mandado de despejo. []

    b) O aluguel fixado na sentença retroage à data do reajuste anteriormente pactuado. [citação!]

    c) A sentença não poderá estabelecer periodicidade de reajustamento do aluguel diversa daquela prevista no contrato revisando. [poderá!]

    d) No curso da ação, o aluguel provisório não será reajustado. [será!]

    e) Em ação proposta pelo locatário, o aluguel provisório não poderá ser inferior ao aluguel vigente. [pode! não pode ser inferior a 80% do aluguel vigente]

  • A - Literalidade do artigo 70 da Lei 8245/91.
    .
    B - Retroage à citação.
    .
    C - A sentença pode, sim, estabelecer periodicidade distinta da prevista em contrato.
    .
    D - Reajusta-se conforme pactuado ou o que determinar a lei.
    .
    E - Não pode ser inferior a 80% do aluguel vigente.

    A questão cobrou os artigos 68, 69 e 70 da Lei 8245/91. 

  • Decoreba pura Art. 70 da Lei 8.245/91 - Na ação de revisão do aluguel, o juiz poderá homologar acordo de desocupação, que será executado mediante expedição de mandado de despejo.

  • Alguém tem aqueles resumos maravilhosos sobre lei de locações?

    (:

  • 19 da Lei de Locações (Lei n. 8.245 /1991) prevê que "não havendo acordo, o locador ou locatárioapós três anos de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizadopoderão pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá-lo ao preço de mercado".

  • Art. 68. Na ação revisional de aluguel, que terá o rito sumário, observar-se-á o seguinte: 

    I - além dos requisitos exigidos pelos  e  a petição inicial deverá indicar o valor do aluguel cuja fixação é pretendida; 

    II – ao designar a audiência de conciliação, o juiz, se houver pedido e com base nos elementos fornecidos tanto pelo locador como pelo locatário, ou nos que indicar, fixará aluguel provisório, que será devido desde a citação, nos seguintes moldes: 

    a) em ação proposta pelo locador, o aluguel provisório não poderá ser excedente a 80% (oitenta por cento) do pedido; 

    b) em ação proposta pelo locatário, o aluguel provisório não poderá ser inferior a 80% (oitenta por cento) do aluguel vigente; 

    III - sem prejuízo da contestação e até a audiência, o réu poderá pedir seja revisto o aluguel provisório, fornecendo os elementos para tanto;  

    IV – na audiência de conciliação, apresentada a contestação, que deverá conter contraproposta se houver discordância quanto ao valor pretendido, o juiz tentará a conciliação e, não sendo esta possível, determinará a realização de perícia, se necessária, designando, desde logo, audiência de instrução e julgamento; 

    V – o pedido de revisão previsto no inciso III deste artigo interrompe o prazo para interposição de recurso contra a decisão que fixar o aluguel provisório. 

    § 1º Não caberá ação revisional na pendência de prazo para desocupação do imóvel (arts. 46, parágrafo 2° e 57), ou quando tenha sido este estipulado amigável ou judicialmente. 

    § 2º No curso da ação de revisão, o aluguel provisório será reajustado na periodicidade pactuada ou na fixada em lei. 

    Art. 69. O aluguel fixado na sentença retroage à citação, e as diferenças devidas durante a ação de revisão, descontados os alugueres provisórios satisfeitos, serão pagas corrigidas, exigíveis a partir do trânsito em julgado da decisão que fixar o novo aluguel.


ID
5562748
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Considerando revisional de locação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Qconcursos traz como gabarito a LETRA C, mas acredito que esteja errado, pois há sim possibilidade de inclusão dos aluguéis vencidos, ao contrário do que afirma a alternativa. Veja o julgado: 

    "Na execução de contrato locatício, é possível a inclusão dos aluguéis vencidos no curso do processo com base em valor fixado provisoriamente em anterior ação revisional.STJ. 3ª Turma. REsp 1714393-SP, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 13/08/2019 (Info 654)."

    Entendo, pois, que a alternativa correta seria a LETRA D, que está na conformidade da jurisprudência. Veja o julgado:

    “Em ação revisional de contrato de locação comercial, o reajuste do aluguel deve refletir o valor patrimonial do imóvel locado, considerando, inclusive, em seu cálculo, as benfeitorias e acessões realizadas pelo locatário com autorização do locador. STJ. Corte Especial. EREsp 1411420-DF, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 03/06/2020 (Info 678).”

    ERRO DA ALTERNATIVA A: O valor estabelecido em ação revisional de aluguel de imóvel não residencial não tem sua incidência limitada ao período compreendido entre a citação e o termo final do contrato original de locação, devendo incidir até a efetiva entrega das chaves caso a locação venha a ser prorrogada por prazo indeterminado em razão da permanência do locatário no imóvel (art. 56, parágrafo único, da Lei nº 8.245/91).STJ. 3ª Turma. REsp 1566231-PE, Rel. Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, julgado em 1º/3/2016 (Info 578).

  • Acredito que o gabarito trazido pelo QC esteja equivocado. Tendo como alternativa correta a letra D

  • Relaxooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo...................QC agora não coloca uma prova sem ERRAR O GABARITO........................................... serviço cada vez pior...................................menos propaganda para vender planos e mais qualidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Sentença citra petita é aquela que não examina em toda a sua amplitude o pedido formulado na inicial (com a sua fundamentação) ou a defesa do réu. Exemplos: o autor pediu indenização por danos emergentes e lucros cessantes. O juiz julgou procedente o pedido com relação aos danos emergentes, mas não fez qualquer referência aos lucros cessantes.

    Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.

    Finalmente, a sentença é extra petita quando a providência jurisdicional deferida é diversa da que foi postulada; quando o juiz defere a prestação pedida com base em fundamento não invocado; quando o juiz acolhe defesa não arguida pelo réu, a menos que haja previsão legal para o conhecimento de ofício (art. , , ).

    Note-se que no julgamento ultra petita o juiz foi além do pedido. Exemplo: além dos danos emergentes pleiteados, deferiu também lucros cessantes. Já no julgamento extra petita a providência deferida é totalmente estranha não só ao pedido, mas também aos seus fundamentos. Exemplo: o autor pede proteção possessória e o juiz decide pelo domínio, reconhecendo-o na sentença.

  • Muita propaganda e pouco comprometimento, QC! Comentário de Professor virou milagre... Gabarito errado é rotina.

  • Gabarito letra D, conforme fundamentação da colega Isadora. Complementando sobre a letra B.

    --

    "A quantia requerida pelo autor, a título de revisão de aluguel, é meramente estimativa, a depender de laudo pericial e da fixação pelo juiz, não configurando julgamento 'ultra petita' estabelecer valor superior ao postulado pelo locador com remissão ao chamado preço de mercado".

    STJ. AgInt no REsp 1837394/PB, Rel. Ministro ANTONIO CARLOS FERREIRA, QUARTA TURMA, DJe 28/05/2020.

  • Galera, o gabarito preliminar dado pela VUNESP realmente é a letra C.

    Como bem apontado pela colega Isadora Cosci, há um erro muito grande nesse gabarito, posto que em julgados recentes o STJ já asseverou a possibilidade de ser incluído alugueis vencidos.

    Esperemos os julgamentos dos recursos e ulterior gabarito definitivo. Tomara que mudem!

  • STJ, EDRESP 1.411.420/DF, Corte Especial, julgado em 03/06/2020. (...) A ação revisional é resguardada para as hipóteses em que não há acordo entre locador e locatário sobre o valor do aluguel. Por exercício da autonomia privada das partes contratantes, nada impede que: i) os gastos relativos à acessão sejam descontados do valor do aluguel por determinado tempo; ii) a acessão seja realizada por investimento exclusivo de uma das partes com a correspondente indenização ao final do contrato, seja pelo locador, seja pelo locatário; iii) a acessão seja custeada por apenas uma parte, renunciando-se à indenização correspondente ao investimento. Contudo, ausente consenso entre as partes, em sede de ação revisional de locação comercial, o novo aluguel deve refletir o valor patrimonial do imóvel locado, inclusive decorrente de benfeitorias e acessões nele realizadas pelo locatário, pois estas incorporam-se ao domínio do locador, proprietário do bem. Embargos de divergência conhecidos e providos. 


ID
5609242
Banca
FGV
Órgão
DPE-MS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Sobre as ações locatícias e seus reflexos processuais, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • A ) Incorreta. na ação de despejo, independentemente do fundamento, o locatário poderá purgar a mora e, eventualmente, complementar o depósito no prazo de quinze dias, caso o locador alegue que a oferta não é integral; 

    • Lei de Locações - Art. 62. Nas ações de despejo fundadas na falta de pagamento de aluguel e acessórios da locação, de aluguel provisório, de diferenças de aluguéis, ou somente de quaisquer dos acessórios da locação, observar-se-á o seguinte: (...) III – efetuada a purga da mora, se o locador alegar que a oferta não é integral, justificando a diferença, o locatário poderá complementar o depósito no prazo de 10 (dez) dias, contado da intimação, que poderá ser dirigida ao locatário ou diretamente ao patrono deste, por carta ou publicação no órgão oficial, a requerimento do locador;

    B) Incorreta. na ação de consignação em pagamento de aluguel e acessório da locação, a apelação terá efeito suspensivo e devolutivo, independentemente de requerimento específico da parte interessada;

    • Art. 58. Ressalvados os casos previstos no parágrafo único do art. 1º, nas ações de despejo, consignação em pagamento de aluguel e acessório da locação, revisionais de aluguel e renovatórias de locação, observar-se-á o seguinte: (...) V - os recursos interpostos contra as sentenças terão efeito somente devolutivo.

    C) Incorreta. na ação renovatória envolvendo locação comercial, se não houver renovação do aluguel, o juiz determinará a expedição de mandado de despejo, que conterá o prazo de trinta dias para a desocupação voluntária, independentemente de pedido na contestação;

    • Art. 74. Não sendo renovada a locação, o juiz determinará a expedição de mandado de despejo, que conterá o prazo de 30 (trinta) dias para a desocupação voluntária, se houver pedido na contestação.

    D) a ação revisional não será cabível na pendência de prazo para desocupação do imóvel, ou quando tenha sido este estipulado amigável ou judicialmente. (art. 68. §1º, Lei de locações)

  • JURIS EM TESES 53 (CORRIGINDO)

    12) Nas ações de despejo, renovatória ou revisional o recurso de apelação terá apenas efeito devolutivo, nos termos do art. 58, V, da Lei n. 8.245/1991.

     

    13) Em casos excepcionais, o relator pode atribuir efeito suspensivo à apelação interposta nas ações de despejo, renovatória ou revisional art. 558, parágrafo único, do CPC.

    RESUMO: EFEITO SUSPENSIVO AUTOMÁTICO DO RECURSO

    a) de forma ORDINÁRIA: recurso de APELAÇÂO

    b) de forma EXTRAORDINÁRIA: o RESp/ RE no IRDR (art. 987 NCPC)

    Outras hipóteses são previstas em Lei, nas quais o RECURSO DE APELAÇÃO não terá efeito suspensivo e a decisão poderá já ser cumprida, senão vejamos:

    a) Apelação na Lei de Locações.

    b) Apelação da sentença de improcedência dos Embargos á Monitória (art. 702, § 9º e Enunciado 134 do CJF)

    c) Apelação da sentença que concede a ordem em HABEAS DATA (art. 15,§ único da Lei 9.507/97

    d) Apelação em Execução de título Extrajudicial contra sentença que julgue IMPROCEDENTE os Embargos.

    e) Recurso Inominado no JEF/JEC (que tem execução imediata. Lembrando que o Recurso Inominado não é Apelação, mas faz "ás vezes " .Aqui também não terá efeito suspensivo)

    f) ACP

    g) MS

    h) ECA

  • Lei de locações é um assunto chato e complicado!