O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada com atuação em âmbito nacional. A sua manutenção é garantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Seu objetivo é o bem estar social dos empregados e familiares, porém ele também é aberto à comunidade em geral. O Presidente Eurico Gaspar Dutra autorizou a Confederação Nacional do Comércio a criar o SESC em 1946.
O SESC possui diferentes programas que contemplam os seus cinco eixos de atuação: saúde, lazer, cultura, assistência e educação. A questão cita dois deles na área da saúde: o Programa Passaporte para a Saúde e o Odonto Sesc.
O Programa Passaporte para a Saúde foi criado no Distrito Federal em maio de 2003, para promover a prevenção de doenças e a educação em saúde. Ele preza pela qualidade de vida combatendo doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes. Os pacientes são atendidos por uma equipe composta por nutricionistas, médicos, técnico de enfermagem e um instrutor de educação física.
O objetivo é diagnosticar de forma precoce doenças crônicas não transmissíveis e para isso são feitos exames e avaliação física para diagnóstico de pressão arterial, glicemia e alteração de peso. O programa é gratuito e tem como público alvo os comerciários e dependentes acima de 18 anos.
O OdontoSesc é um programa que tem por objetivo levar atendimento odontológico gratuito a comunidades distantes que não possuem consultórios dentários. Além disso eles também desenvolvem ações lúdicas e educativas para prevenir doenças da boca.
O projeto viaja de carreta pelo interior do Brasil para levar saúde, qualidade de vida e atividades educativas a crianças, adultos e idosos.
Os principais atendimentos são tratamento de cárie, limpeza, extrações e aplicação de flúor. O objetivo desse programa é diagnosticar de forma precoce as doenças e contribuir para promoção integral da saúde; promover a qualidade de vida da clientela comerciária, seus dependentes e sociedade em geral; estender atendimento à população de baixa renda e sem acesso às clínicas odontológicas fixas e divulgar serviços comunitários de referência para saúde bucal.
A) INCORRETA – O Programa Passaporte para a Saúde começou a ser disponibilizado, em 2003 e suas consultas são realizadas mediante agendamento prévio.
B) INCORRETA - O Odontosesc oferece atendimento nas áreas de prevenção, promoção de saúde, tratamento de cárie, limpeza, extrações e aplicação de flúor.
C) INCORRETA – O objetivo do Programa Passaporte para a Saúde é diagnosticar de forma precoce doenças crônicas não transmissíveis.
D) CORRETA – O SESC-DF oferece tratamentos odontológicos em clinica geral e nas áreas de endodontia, periodontia, ortodontia, próteses e dentística a preços acessíveis, ou são encaminhados ao serviço do Serviço Único de Saúde (SUS).
E) INCORRETA – No Programa Passaporte para a Saúde, os pacientes são atendidos em três etapas. Por um médico, por um nutricionista e por um preparador físico.
RESPOSTA: D