SóProvas



Questões de Comissão de Financiamentos Externos - COFIEX


ID
937762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nas reuniões plenárias periódicas, a Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) aprecia cartas-consultas previamente agendadas e, em suas deliberações, essa comissão busca o consenso entre os membros presentes, admitindo a deliberação por maioria simples. Para examinar a pauta das sessões, o colegiado deve estar completo.

Tendo em vista essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
937783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos do Decreto n.º 3.502/2000, é finalidade da COFIEX

Alternativas

ID
3533584
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca dos ministérios e de suas áreas de competência e dos poderes e deveres do administrador público, julgue o item .


Se determinado Ministério pretender realizar operação de crédito externa, só poderá fazê‐lo após a manifestação da Comissão de Financiamentos Externos do Ministério da Economia.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A Comissão de Financiamentos Externos - COFIEX - é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Economia - ME, que tem por finalidade examinar e autorizar a preparação de programas/projetos do setor público com apoio de natureza financeira de fontes externas relativas às operações de crédito externa de interesse da União; dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, quando houver garantia da União ou financiamento de organismo internacional ou de agencia governamental estrangeira; das operações de crédito externo das empresas não dependentes, cujo controle pertença à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou às suas administrações indiretas, quando houver garantia da União. 

    Desconfio que a competência da COFIEX visa atender ao importante art. 32 da LRF, "O Ministério da Fazenda verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente."

    Lembrando que O Ministério da Fazenda foi extinto em 1 de janeiro de 2019 por meio da Medida Provisória 870/2019. O MF, o MP, o MDIC e o MTrab foram transformados em Ministério da Economia (ME) e suas funções foram por ele absorvidas.

    Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias-e-manuais/manual-de-financiamento-externos.pdf; p.4