SóProvas



Questões de Lei 4.084 de 1962 – Profissão de bibliotecário


ID
1350910
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O mandato do Presidente, dos Conselheiros federais efetivos e dos suplentes terá a duração de:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.084/1962

    Art. 14: O mandato do Presidente, dos Conselheiros federais efetivos e dos suplentes terá a duração de 3 anos.

    Gab. C


ID
1350913
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando-se o disposto na Lei nº 4.084/62, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

     

    Art 32. Os casos omissos verificados nesta lei serão resolvidos pelo Conselho Federal de
    Biblioteconomia.

  • Lei 4.084/1962

    Dispõe sobe a profissão de bibliotecário e regula seu exercício.

    a) Art. 31. Os presidentes dos Conselhos Federal e Reginais de Biblioteconomia prestarão anualmente suas contas perante o Tribunal de Contas da União.

    b) Art. 31 §1º A prestação de contas do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia será eita diretamente ao referido Tribunal, após aprovação do Conselho.

    c) Art. 31 §2° A prestação de contas dos presidentes dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, será feita diretamente ao referido Tribunal por intermédio do Conselho Federal de Biblioteconomia.

    d) Art. 31 §3º Cabe aos presidentes de cada Conselho a responsabilidade pela prestação de contas.

    e) Art. 32. Os casos omissos verificados nesta lei serão resolvidos pelo Conselho Federal de Biblioteconomia.

     

    Gab. E


ID
1818940
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei 4.084/1962, o exercício da profissão de bibliotecário somente será permitido após o registro de títulos ou diplomas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Art 4º Os profissionais de que trata o art. 2º, letras a e b desta lei, só poderão exercer a profissão após
    haverem registrado seus títulos ou diplomas na Diretoria de Ensino Superior do Ministério da Educação
    e Cultura.


ID
1818943
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei 7.504/1986 estabelece que as pessoas que tenham exercido cargo ou função de Técnico de Documentação até 30 de junho de 1962, devem satisfazer alguns requisitos e que para se habilitarem conforme o disposto na Lei devem fazê-lo no prazo de:

Alternativas
Comentários
  • Lei 7.504/86:

    Art. 2: Parágrafo Único:

    Os técnicos de documentação dispõem de 180 dias para se habilitarem, conforme o estabelecido em lei.


ID
1902835
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962, dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. A respeito de seu conteúdo podemos afirmar que: Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

I. A fiscalização do exercício da Profissão do Bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelas Associações de Bibliotecários dos respectivos estados.

II. A sede do Conselho Federal de Biblioteconomia será no Distrito Federal.

III. O exercício da profissão de Bibliotecário só será permitido aos Bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diplomas que tenham sido obtidos em escolas de Biblioteconomia de nível superior ou equiparadas, oficialmente, e aos bibliotecários cujo diploma tenha sido expedido por instituições estrangeiras, mas validado no Brasil.

IV. São atribuições exclusivas do Bacharel em Biblioteconomia a preservação de acervos: realizando o controle de temperatura e umidade relativa do ar, bem como a higienização do acervo.

Alternativas
Comentários
  • Art 8º A fiscalização do exercício da Profissão do Bibliotecário será exercida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelos Conselhos regionais de Biblioteconomia, criados por esta lei.

  • Conforme a Lei 4.084/1962

    Art. 8°. A fiscalização do exercício da Profissão de Bibliotecário será exercida pelo CFB e pelos CRB, criados por esta lei.

    Art. 10°. A sede do Conselho Federal de Biblioteconomia será no Distrito Federal.

    Art. 2°. O exercício da profissão de Bibliotecário, em qualquer de seus ramos, só será permitido:

    a) aos Bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diplomas expedidos por Escolas de Biblioteconomia de nível superior, oficiais, equiparadas, ou oficialmente reconhecidas;

    b) aos Bibliotecários portadores de diplomas de instituições estrangeiras que apresentem os seus diplomas revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.

    Parágrafo único. Não será permitido o exercício da profissão aos diplomados por escolas ou cursos cujos estudos hajam sido feitos através de correspondência, cursos intensivos, cursos de férias etc.

    Gab. E


ID
4925140
Banca
FEPESE
Órgão
TCE-SC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n. 4.084/1962, que dispõe sobre a profissão do bibliotecário e regula seu exercício e as demais Resoluções do CFB, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) O Bacharel em Biblioteconomia, para o exercício de sua profissão é obrigatório ao registro no Conselho Regional de Biblioteconomia a cuja jurisdição estiver sujeito, ficando obrigado ao pagamento de uma anuidade ao respectivo Conselho Regional de Biblioteconomia até o dia 31 de março de cada ano, acrescida de 20% (vinte por cento) de mora, quando for deste prazo.

    b) O Registro Provisório será concedido pelo CRB competente e terá validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período.

    c) O presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia é o responsável administrativo pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, inclusive pela prestação de contas, perante o órgão competente.

    d)O Conselho Federal de Biblioteconomia tem por finalidade orientar, supervisionar e disciplinar o exercício da profissão de bibliotecário, em todo território nacional, bem como contribuir para o desenvolvimento biblioteconômico do país.

    e)A licença temporária NÃO se aplica a funcionários, servidores ou empregados da administração pública, direta, indireta, ou qualquer pessoa jurídica de direito público, da União, Estados, Distrito Federal e Municípios bem como do setor privado que estejam exercendo suas funções no exterior.