SóProvas



Questões de Lei nº 2.375 de 1988 - Institui o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis


ID
2709709
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Criciúma - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Acerca do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), instituído no Município de Criciúma mediante a edição da Lei 2375, de 30 de dezembro de 1988, com alterações posteriores, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2709712
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Criciúma - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No que se refere ao pagamento e ao parcelamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha do malandro nesta questão.

    Na alternativa B, que é o gabarito, é exigido apenas que se saiba o momento do pagamento do ITBI no caso de transferência de imóveis de/para PJ.

    Errei de cara porque interpretei que a alternativa dizia que o ITBI era devido nesta situação, o que considerei errado por não citar as ressalvas de realização de capital ou transformação societária.

     

  • SEÇÃO VII
    DO PAGAMENTO

    LEI Nº 2375, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1988.

     Essa lei é do Município de Criciúma SC.

    Art. 7º O imposto será pago até a data do fato translativo, exceto nos seguintes casos:

    I - na transferência de imóvel à pessoa jurídica ou desta para seus sócios ou acionistas ou respectivos sucessores, dentro de 30(trinta) dias contados da data da assembléia ou da escritura em que tiverem lugar àqueles atos;

  • Questão não é de Direito Tributário, e sim de Legislação Tributária Municipal.


ID
2709733
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Criciúma - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Tendo em vista as hipóteses de isenção previstas para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no Município de Criciúma, é correto afirmar:


1. É isento do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) o proprietário de imóvel que seja beneficiário do “Programa Bolsa-Família”, cujo imóvel não contenha área total edificada superior a 100 m², com uma única unidade familiar, e que seja possuidor de um único imóvel no Município de Criciúma, com área territorial de até 450 m².

2. É isento do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) o proprietário de imóvel que perceba renda familiar de até três salários mínimos, cujo imóvel não contenha área total edificada superior a 100 m², com uma única unidade familiar, e que seja possuidor de um único imóvel no Município, com área territorial de até 450 m².

3. É isento do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) o terreno que possuir cobertura vegetal e que seja destinado como reserva ecológica, exceto quando houver sido modificadas as condições originais com construções e benfeitorias alheias à vegetação.

4. A isenção não será concedida ao contribuinte que possuir edificação que não esteja devidamente regularizada perante o Município.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Não vai por aí Evenly, Itajaí isenta do IPTU: "Os que possuírem renda familiar inferior a 3 (três) salários mínimos, e possuírem tão somente um veículo automotor modelo e fabricação não inferior a 10 (anos), excluídas da definição de veículo automotor as motocicletas até 125 Cilindradas, independente do no de fabricação"