SóProvas



Questões de Lesões Cerebrais e Medulares


ID
353935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

No que concerne a primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

Constituem sintomas característicos de acidente vascular cerebral: dor ou sensação de opressão no peito, irradiando-se para o queixo, antebraços, mandíbula e costas; náuseas; dificuldade respiratória; sudorese; fraqueza.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva incorreta. 

    Lembre sempre quando o socorrido apresentar dores fortes no peito irradiando para braços é um forte indício de início de infarto. A dor aguda caracteriza-se pela falta de compasso do coração e as dores se iniciam pela falta de irradiação sanguínea. 
  • INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO

    O sintoma mais importante e típico do IAM é a dor ou desconforto intenso retroesternal (atrás do osso esterno) que é muitas vezes referida como aperto, opressão, peso ou queimação, podendo irradiar-se para pescoçomandíbulamembros superiores e dorso.

    Frequentemente esses sintomas são acompanhados por náuseasvômitossudoresepalidez e sensação de morte iminente. A duração é caracteristicamente superior a 20 minutos. Dor com as caraterísticas típicas, mas com duração inferior a 20 minutos sugere angina do peito, onde ainda não ocorreu a morte do músculo cardíaco.

    Pacientes diabéticosidosos e as mulheres têm maior probabilidade de apresentarem uma dor ou desconforto atípico, ou seja, com características e intensidade diferentes da descrição acima.


    Os achados dependerão da extensão do infarto. Na maioria das vezes os pacientes apresentam-se desconfortáveis, ansiosos, com sinais de liberação adrenérgica. Naqueles em que a área necrosada supera os 40% da massa ventricular esquerda têm alto risco de evoluírem com Insuficiência cardíacaedema agudo de pulmão e choque cardiogênico. É possível a ocorrência de IAM sem dor. Este é o chamado infarto silencioso. Um infarto silencioso só será identificado na fase aguda se, por coincidência, um eletrocardiograma ou uma dosagem de enzimas cardíacas for feita enquanto ele ocorre.

  • Não entendi a resposta. A questão fala sobre AVC, responderam infarto.

  • Errado! Os sintomas expressos na questão são de INFARTO! 

    AVC - Como cada área do cérebro coordena determinada função do organismo, os sintomas provocados pelo AVC são muito variáveis. Vão desde alterações motoras evidentes – a pessoa perde o movimento do braço ou entorta a boca – até alterações cognitivas e da memória, da visão e da audição muito sutis que podem até passar despercebidas pelo paciente ou por quem está perto dele. No entanto, os sintomas se instalam sempre abruptamente, podem regredir ou mesmo desaparecer depois de algum tempo. ( FONTE: http://drauziovarella.com.br/letras/a/avc-acidente-vascular-cerebral-2/)

  • Sintomas de AVC

    Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo

    Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo

    Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos

    Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem

    Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente

    Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

    FONTE: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/avc

  • Dor e sinais de opressão no peito são sintomas característicos de infarto (Ataque cardíaco ou Enfarte agudo do miocárdio).

    Já os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:

    --fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;

    --confusão mental;

    --alteração da fala ou compreensão;

    --alteração na visão (em um ou ambos os olhos);

    --alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;

    --dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.


ID
355231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Um engenheiro de segurança foi chamado após grave
acidente em uma fábrica. Ao chegar ao local, encontra uma vítima
inconsciente e que apresenta fratura exposta em fêmur direito. Após
alguns minutos, a vítima recobra a consciência, mostra-se
desorientada e permanece com os olhos fechados, porém
conversando. Ao comando verbal, no entanto, abre os olhos e move
os braços.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca
de primeiros socorros.

Pela escala de coma de Glasgow, a vítima sofreu traumatismo cranioencefálico leve.

Alternativas
Comentários
  • Alguém precisa avisar a CESPE que o engenheiro de Segurança não tem habilitação nem capacidade para dar diagnósticos tão específicos, e nem deve fazer isso. Esse pessoal desconhece as atribuições do Engenheiro de Segurança e elabora tais questões. 
    Nosso dever é investigar os acidentes e implantar as medidas de prevenção à acidentes e saúde do trabalhador. 

    Esta questão é questão para médico do trabalho ou enfermeiro do trabalho. 
  • fratura exposta em fêmur direito VERSUS traumatismo cranioencefálico!!! SENSACIONAL! ARGH!


  • Queria saber de onde descobriu o Tce... só pela escala de coma de Glasgow.. a região atingida foi mmii... qual a relação com Tce ??
  • , mostra-se desorientada e permanece com os olhos fechados, porém
    conversando. Ao comando verbal, no entanto, abre os olhos e move os braços.

    Abertura ocular À voz (comando verbal)  3

    Melhor resposta verbal Confuso   4

    Resposta motora Obedece a comandos 6

    Total 13 pontos

    Traumas  Leves :  13 a 15.

    Classificação do Trauma cranioencefálico (ATLS, 2005)

    3-8 = Grave; (necessidade de intubação imediata)

    9-12 = Moderado;

    13-15 = Leve.

     

    Questão deve apresentar gabarito certo.

     

     

     

     

  • Famoso nocaute.


ID
652936
Banca
CEFET-BA
Órgão
PC-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

São sinais do Traumatismo Crânio-Encefálico, exceto

Alternativas
Comentários
  • Dispneia também chamada de falta de ar é um sintoma no qual a pessoa tem desconforto para respirar, normalmente com a sensação de respiração incompleta. É um sintoma comum a um grande número de doenças, em especial na área da cardiologia e pneumologia. Exemplos são as afecções pulmonares, as lesões no bulbo raquidiano ou as obstruções da laringe, etc.

    wikipedia.
  • Sinal de BATLLE:  Sinal que leva à suspeição de ocorrência de fratura basilar de crânio, representado por presença de equimose em região temporal ou pré-auricular.
  • Olhos de Guaxinim, ou equimose periorbitária são sinais de TCE >>>

     Fratura craniana e fratura de base do crânio (sinal de Battle: equimose da região mastóide; "olhos de guaxinim": equimose periorbitária);

    DISPNÉIA não se enquadra como sinal sugestivo de TCE.

    Letra B: dIspnéia

  • Rinorragia

    Corrimento de sangue pelas cavidades nasais. Contrariamente à epistaxe, a hemorragia pode ter uma proveniência que não a mucosa nasal (ex.: uma fratura da base do crânio).

    Otorragia é um tipo de hemorragia interna exteriorizada que acomete o canal auditivo. Esta expectoração sanguinolenta pode ser ocasionada por uma variedade de fatores tais como lesão no ouvido, por fratura craniana, trauma no canal auditivo, infecções graves, aneurismas, por tumores e pela ruptura dos tímpanos.

    Sinal de Battle

    Fraturas que se estendem por toda a base do CRÂNIO, normalmente envolvendo o osso petroso. Sinais de Battle (caracterizados por descoloração cutânea devido ao extravasamento de sangue no tecido subcutâneo atrás da orelha e sobre o processo mastoide), traumatismos dos nervos cranianos.

     Olhos de guaxinim

     A equimose periorbitária (olhos de guaxinim) surge algumas horas após o trauma. A equimose de mastoide é um sinal tardio (mais de 24 horas após a lesão).

     

  • Os olhos de guaxinim é a presença de  grandes anéis escuros ao redor dos olhos. Geralmente esta condição está associada a presença de sangramento interno na face por algum tipo de trauma na face ou no crânio.

    Esta condição não é devido a  falta de sono ou ao uso de cosméticos, mas resultado de uma lesão na face ou no crânio. O tratamento deste agravo irá depender da causa.

    Olhos de guaxinim também conhecida  como equimose periorbital, é caracterizada pela presença de hematomas e descoloração em torno dos olhos de uma pessoa que se assemelham a círculos escuros em torno dos olhos de um guaxinim.

    A coleção de sangue presente nos tecidos moles ao redor dos olhos,  provoca hematomas que podem variar de cor de vermelho para roxo escuro. O tamanho dos hematomas também pode variar,  dependendo da causa e do tipo de lesão.


ID
1081981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Os traumatismos cranioencefálicos podem ser a causa de lesões no sistema nervoso central e no periférico, com consequências que podem limitar as atividades usuais da vítima. A respeito da gravidade das lesões encefálicas, julgue os itens que se seguem.

A contusão cerebral — que pode ser aberta ou fechada, linear, deprimida ou composta, sem caracterizar fratura de crânio — provoca danos cerebrais graves e exige observação rigorosa pelo profissional especializado.

Alternativas
Comentários
  • As contusões cerebrais são lesões derivadas de algum traumatismo craniano que são causadas por um impacto direto e violento na cabeça."http://www.tuasaude.com/contusao-cerebral/"

  • Questão errada

    O erro está em falar que a contusão não tem características de fratura de crânio.

    A Contusão Cerebral resulta de um traumatismo mais violento. O impacto do cérebro no crânio provoca um ferimento que pode envolver derrame sanguíneo e edema/inflamação. Imaginemos um ovo, em que a casca é o crânio, a clara o liquido cefalorraquidiano e a gema o cérebro. Se agitarmos esse ovo com violência a casca mantêm-se intacta mas a gema, apesar da clara absorver alguns impactos, sofre vários traumatismos contra a parede do ovo. Daí resulta a contusão cerebral, que pode estar associada a fratura craniana.

    Os sintomas são muito mais assustadores do que numa Concussão Cerebral: inconsciência demorada, convulsões, vómitos, alterações na linguagem, para além dos sintomas característicos de uma concussão.


    Desta forma e perante qualquer um destes sinais a pessoa que sofre um traumatismo craniano deve de imediato consultar um Médico a fim de obter o diagnóstico exato da sua lesão.


  • A contusão cerebral é uma lesão cerebral que causa sangramento e inchaço ao redor da área onde ocorreu o trauma.
    A contusão podem ocorrer com fraturas do crânio e outros coágulos de sangue como um hematoma subdural ou epidural.

  • Creio que o erro está em dizer "pode ser aberta ou fechada, linear, deprimida ou composta, sem caracterizar fratura de crânio". 

    Não tem como uma contusão cerebral ser aberta - ou seja, houve rompimento do crânio - e não caracterizar fratura de crânio.


    E também creio que a contusão não exige só observação do profissional especializado, como também uma intervenção (cirúrgica, clínica...)

  • Nenhum comentario convincente ate o momento!

  • que pode ser aberta ou fechada, linear, deprimida ou composta, sem caracterizar fratura de crânio. Resposta ERRADA : como o ferimento pode ser aberto, sem caracterizar fratura no crânio?

  • Contusão ou hematoma intracerebral
    A contusão cerebral é uma lesão cerebral que causa sangramento e inchaço ao redor da área onde ocorreu o trauma.
    A contusão pode ocorrer com uma fratura do crânio e outros problemas como um hematoma subdural ou epidural.
    Uma hemorragia dentro do cérebro (também chamado de “hemorragia difusa”) pode ocorrer espontaneamente. Quando o trauma não causou o hematoma intracerebral, as causas comuns são a pressão arterial elevada durante longos períodos nos pacientes adultos mais idosos, distúrbios de sangramento em crianças ou adultos, o uso de medicamentos que causam a diluição do sangue ou o abuso de certas drogas.

    A priori é intracerebral, logo não pode ser aberta.

  • Concussão

    Quando uma pessoa recebe um golpe na cabeça ou na face, pode
    haver uma concussão encefálica, causando choque da massa encefálica com
    a caixa craniana em virtude do impacto. O paciente apresenta alterações na
    função neurológica, mais comumente, perda da consciência, outros achados
    neurológicos incluem deficits de memória, amnésia retrógrada (incapacidade
    de lembrar os eventos antes do trauma), amnésia anterógrada (dificuldade de
    lembrar de detalhes depois de ter recobrado a consciência). Esse curto período
    de perda de memória freqüentemente provoca ansiedade e faz com que o
    doente faça perguntas repetitivas. Dores de cabeça, tonturas, náuseas, visão
    turva, sonolência, lentidão nos movimentos, resposta a estímulos e vômitos acompanham
    a concussão.

    Contusão
    O cérebro pode sofrer uma contusão quando qualquer objeto bate com
    força contra o crânio. Causando sangramento a partir de vasos lesados.
    Quando existe uma contusão cerebral, o paciente pode perder a
    consciência, apresentar paralisia de um dos lados do corpo, dilatação
    de uma pupila e alteração dos sinais vitais
    . As contusões mais graves
    podem produzir inconsciência por período de tempo prolongado e também
    causar paralisia em todos os membros.

  • Creio que a contusão pode sim ser aberta sem caracteirzar fratura, uma vez que o couro cabeludo pode ser rompido sem que os ossos do crânio tenham sido quebrados


ID
1081984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Os traumatismos cranioencefálicos podem ser a causa de lesões no sistema nervoso central e no periférico, com consequências que podem limitar as atividades usuais da vítima. A respeito da gravidade das lesões encefálicas, julgue os itens que se seguem.

A comoção caracteriza-se pela presença de sintomas neurológicos sem lesão identificável, mas com danos microscópicos reversíveis ou irreversíveis.

Alternativas
Comentários
  • COMOÇÃO:É uma perda de consciência,e as vezes da memória,de curta duração ,depois de uma lesão cerebral.

    A recuperação é na hora ou em dias.(o erro da questāo estar em dizer que o os danos são irreversíveis)

  • Questão errada

    Uma comoção é uma perda de consciência, e às vezes da memória, de curta duração que se produz depois de uma lesão cerebral e que não causa qualquer lesão orgânica evidente.

  • Comoção cerebral. É o traumatismo craniencefálico mais ligeiro, originando uma perturbação temporária da actividade cerebral sem lesões orgânicas aparentes. No entanto, provoca uma imediata perda de consciência que pode durar alguns minutos ou, em casos raros, várias horas. Ao recuperar a consciência, a vítima não se costuma recordar do que lhe aconteceu (amnésia pós-traumática) e, normalmente, encontra-se desorientada e sonolenta. Nos dias seguintes, a vítima pode ser afectada por uma síndrome pós-comoção, com dores de cabeça, náuseas, vómitos e uma certa irritabilidade, mas acaba por recuperar totalmente, sem complicações nem sequelas. - 

    fonte: See more at: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=318#sthash.XXHVJF7v.dpuf

  • "Uma comoção é uma perda de consciência, e às vezes da memória, de curta duração que se produz depois de uma lesão cerebral e que não causa qualquer lesão orgânica evidente.

    As comoções causam uma disfunção cerebral, mas não têm consequências visíveis em termos de lesões estruturais. Podem ocorrer depois de um traumatismo craniano, por mais ligeiro que seja, dependendo do modo como tenha sido sacudido o cérebro dentro do crânio. Uma comoção, embora leve, pode deixar a pessoa algo confusa, com dor de cabeça e com uma sonolência anormal, mas a maioria recupera completamente em horas ou dias.

    Algumas pessoas manifestam enjoo, dificuldade em se concentrarem, esquecimentos, depressão, falta de sensação ou de emoções e ansiedade. Estes sintomas podem prolongar-se durante alguns dias ou várias semanas, mas é raro que se prolonguem por mais tempo. Entretanto, a pessoa pode ter dificuldade em efectuar o seu trabalho ou estudos ou em se relacionar com os outros. Esta situação é conhecida como síndroma pós-concussão."

    Manual Merck - Biblioteca Médica


  • Concussão caracteriza-se pela presença de sintomas neurológicos sem nenhuma lesão identificada, mas com danos microscópicos, dependendo da situação, reversíveis ou não.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Concuss%C3%A3o_(medicina)

     

  • Comoção é mais ligada à concussão!


ID
1735978
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Perda momentânea da consciência com alteração da memória após traumatismo cranioencefálico sem lesão de tecido cerebral. Essa é a definição de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta c.

    Concussão: caracteriza-se pela presença de sintomas neurológicos sem nenhuma lesão identificada, mas com danos microscópicos, dependendo da situação, reversíveis ou não. Podem ocorrer perda da consciência, prejuízo da memória, cefaleia, náuseas e vômitos, distúrbios visuais e da movimentação dos olhos.

    Contusão: é uma lesão grave do cérebro que normalmente acontece após um traumatismo craniano grave.

  • A concussão é uma perda da consciência e, algumas vezes, da memória de curta duração que ocorre após uma lesão cerebral e que não causa nenhuma lesão orgânica evidente. As concussões causam uma disfunção cerebral, mas não acarretam lesão estrutural visível. Elas podem ocorrer mesmo após um traumatismo crânio-encefálico menor, dependendo da intensidade com que o cérebro foi mobilizado no interior da caixa craniana