SóProvas



Questões de Engenharia de Produção

  1. Questões de Administração da Produção
  2. Questões de Avaliação de Projetos
  3. Questões de Contabilidade de Custos
  4. Questões de Ergonomia na Engenharia de Produção
  5. Questões de Gestão de Projetos em Engenharia de Produção
  6. Questões de Logística
  7. Questões de Pesquisa Operacional
  8. Questões de Planejamento e Controle da Produção
  9. Questões de Planejamento Estratégico
  10. Questões de Probabilidade e Estatística
  11. Questões de Projeto
  12. Questões de Qualidade

ID
46834
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A monitoração e o controle da produção são atividades doPlanejamento e Controle da Produção (PCP). Dentre osmétodos de controle mais usados pelas empresas, estão o controle puxado e o controle empurrado, sobre os quaisforam feitas as afirmações que se seguem.

I - No controle puxado, o posto de trabalho a jusante é o que determina o ritmo de produção dos postos detrabalho anteriores.
II - No controle puxado, o posto de trabalho passa osseus itens ao posto de trabalho seguinte, conformetermina a produção do lote programado.
III - O controle empurrado faz com que as ordens de produção de itens sejam colocadas para produção quando o estoque de segurança começa a ser usado.
IV - O controle empurrado está relacionado ao momento da entrada do pedido de um cliente na área comercial.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • nControle Empurrado: produzir e mandar para frente de acordo com a programação.
    nControle Puxado: só produzir e mandar para frente o que for requisitado pela etapa posterior.


    lote programado = mrp - controle empurrado

    justin time/kanban - lote unitário
  • Controle empurrado:

    - Obedece a ordem de produção (programação), de acordo com a demanda do cliente

    - Atividade a montante (anterior) que determina o ritmo de produção

    - Lote programado

    A ---> B (A determina o ritmo da produção)

     

    Controle puxado:

    - Obedece a requisição da atividade jusante (posterior), de acordo com o nível de estoque desta

    - Atividade a jusante (posterior) que determina o ritmo de produção

    - Lote mediante requisição

    A ---> B (B determina o ritmo da produção)

  • PUXADA :"Do inglês “pull system”, a produção puxada controla as operações fabris sem a utilização de estoque em processo. Neste modelo, diferentemente da produção empurrada, o fluxo de materiais ganha relevante importância. Aqui, a demanda gerada pelo cliente é o “start” da produção. O controle de o que, quando e como produzir é determinado pela quantidade de produtos em estoque. Assim, a operação final do processo “percebe” a quantidade de produtos vendidos aos clientes, e que, naturalmente, saíram do estoque, e as produz para repor o consumo gerado.Desta forma, cada processo produtivo “puxa” as peças fabricadas no processo anterior, eliminando, assim, a programação das etapas do processo produtivo através do MRP. Neste tipo de produção o consumo do cliente é que determina a quantidade produzida, gerando o que chamamos de sistema com nível mínimo de inventário."

    EMPURRADA: Do inglês “push system”, o sistema de Produção Empurrada é determinado a partir do comportamento do mercado. Neste modelo, a produção em uma empresa começa antes da ocorrência da demanda pelo produto. Ou seja, a produção depende de uma ordem anteriormente enviada, geralmente advinda de um sistema MRP (Material Requirement Planning). Após o recebimento de tal ordem, é feita a produção em lotes de tamanho padrão. Aqui não existe qualquer relação com a real demanda dos clientes da empresa.Este modelo de produção surgiu no início da era industrial, onde a qualidade dos produtos não importava muito, uma vez que existia uma demanda praticamente infinita em um mercado sem competição. O volume dos produtos produzidos para atender à esta demanda era a única preocupação das indústrias.

     

    FONTE: http://www.sobreadministracao.com/producao-puxada-e-empurrada-conceito-e-aplicacao/ 

     

     

  • letra A

    I - No controle puxado, o posto de trabalho a jusante é o que determina o ritmo de produção dos postos detrabalho anteriores.


ID
84499
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

As inovações tecnológicas são importantes para o desenvolvimento local e regional na medida em que:

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento econômico de uma nação depende crucialmente de sua capacidade de geração de inovações tecnológicas. O economista Joseph A. Schumpeter foi um dos primeiros defensores desta vinculação entre o desenvolvimento de um país e sua capacidade inovativa. Sua importância para a teoria econômica contemporânea é tão marcante que atualmente uma das mais promissoras correntes em economia é chamada de neo-shumpeteriana. A idéia original de Schumpeter e que até hoje norteia o pensamento de um amplo grupo de economistas é que a inovação tecnológica é o verdadeiro motor do desenvolvimento econômico. Tais inovações ocorrem de forma descontinuada no tempo e dão origem a um processo de "destruição criadora” no qual as velhas estruturas são abandonadas e substituídas pelo novo, pela inovação. 

    Fonte: www.funpar.ufpr.br/PUBLICO/inovacao/artigo_inov_tec_des_econ.pdf

ID
220339
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Nos trabalhos de Hayes e Wheelwright, foram elaborados conceitos importantes sobre estratégia de manufatura, dentre eles o modelo de quatro estágios de avanço na posição estratégica que o setor de manufatura pode ter numa empresa. O estágio no qual se encontram as empresas cujo setor de manufatura procura NÃO ser pior do que as práticas usuais do mercado é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Em linhas gerais, o primeiro estágio indicado por Wheelwright&Hayes apresenta a Produção num segundo plano em relação a outras atividades, o segundo visa a sua igualdade técnica com as empresas concorrentes, o terceiro envolve sistematização e controle para propiciar um suporte confiável à atuação da empresa e no quarto estágio, a Produção é tratada como oportunidade competitiva, fonte de vantagem estratégica diante dos concorrentes, de forma similar ao exposto por Garvin ao se referir à qualidade. A diferença entre o terceiro e o quarto estágio é que do terceiro espera-se ganhos advindos da padronização, redução de custos, produtividade, etc., e do quarto, inovação contínua, precisão do processo e qualidade do produto visando, estrategicamente, competitividade.
    http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0914.PDF

    Papel Estragégico e Objetivos da Produção Modelo de 4 estágios (Hayes e Wheelwright) - Progressão da função produção - Usado para avaliar o papel competitivo e a contribuição da função produção na empresa. 1. Neutralidade Interna Nível mais fraco de contribuição da função produção. Sua ambição é ser internamento neutra, passar despercebida. 2. Neutralidade Externa (implementadora) Começa a comparar-se com a empresa ou organizações similares. Tenta ser “externamente neutra”. Adotar melhores práticas, benchmarking.
    http://www.slideshare.net/danieljp/unidade-2-papel-estratgico-e-objetivos-da-produo
  • Hayes e Wheelwright (1984)

    Neutralidade interna: neste estágio estão empresas cujo setor de manufatura apenas tenta "parar de atrapalhar“

    Neutralidade externa: neste estágio estão as empresas cujo setor de manufatura procura não ser pior do que as práticas usuais do mercado.

    Apoio interno: neste mais avançado estágio encontram-se as empresas cujo setor de manufatura apoia adequadamente os outros setores, principalmente o setor de marketing.

    Apoio externo: neste estágio, o mais avançado, estão empresas cujo setor de manufatura desenvolve proativamente habilidades que "mudam as regras" da competição e a empresa pode de fato ter uma competitividade baseada em manufatura.

    Fonte: CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de Produção e Operações: Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica. Editora Atlas, 2007.


ID
220354
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A produção de pequenos lotes, de uma grande variedade de produtos, com múltiplos roteiros de fabricação, caracteriza o processo produtivo do tipo:

Alternativas
Comentários
  • jOB sHOP - produção de vários itens, em pequnas quantidades e frequentemente de acordo com determinadas especificações do cliente (customizado).
  • O termo job shop é utilizado para designar o tipo de processo onde é produzido um elevado número de artigos diferentes, normalmente em pequenas quantidades e frequentemente de acordo com determinadas especificações do cliente

  • Processo por tarefa (Job Shop) – produção de pequenos lotes, de uma grande variedade de produtos com variados roteiros de fabricação (sequência de etapas do processo produtivo) em geral associados com arranjos físicos funcionais nos quais os equipamentos são agrupados por função. Em geral, os grupos de trabalho ou os trabalhadores ficam a cargo de produzir o produto, necessitando para isso ser polivalentes

    Processo em lotes (Batch) – similar ao processo por tarefa por ser funcional, mas já há especialização e dedicação de funcionários aos equipamentos (não há o aspectos de um grupo ou funcionário ficar responsável por todas as etapas do processo, como no job shop) e há ainda a ocorrência de economias de escala, como por exemplo, na preparação de equipamentos

    Processo em linha – produção de peças discretas (em unidades) fluindo de estação de trabalho a estação de trabalho (conexas, portanto, umas as outras) numa taxa preestabelecida. As estações de trabalho são arranjadas de forma a respeitar a sequência de etapas do processo produtivo do produto (isso, evidentemente, só tem sentido quando os produtos são feitos em altos volumes). Ex:. linha de montagem de veículo.

    Processo em fluxo contínuo – processamento de material em fluxo (não discreto) contínuo. Semelhante à produção em linha, tem seus equipamentos arranjados conforme sequência de etapas do processo produtivo que um produto requer. Os equipamentos são conexos uns aos outros, em geral por tubulação ou correias transportadoras, resultando em baixos níveis de estoques no processo.

    Processo híbrido – os quatro tipos de processo acima são chamados processos clássicos. Os híbridos buscam beneficiar-se dos pontos fortes de mais de um tipo clássico de processo.


ID
221722
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Algumas inovações recentes reduziram o custo de transporte, de comunicação, de educação a distância, e alteraram as chamadas economias ou vantagens de proximidade. Em consequência, alteraram também as políticas de desenvolvimento regional. Assim, uma região necessitaria:

I - investir em infraestrutura de comunicação e transporte que a integre com outras regiões ou países, a baixo custo;
II - criar vantagem comparativa em bens ou serviços produzidos na região, e que usufruam de economias de proximidade e de escala nos processos produtivos locais;
III - criar capacidade de inovação para realizar o giro cada vez mais rápido do ciclo de vida dos seus produtos, processos e instituições;
IV - obter financiamentos a longo prazo que permitam realizar os investimentos necessários, a taxas de juros compatíveis com o fato de que tais investimentos geram externalidades.

Para a promoção do desenvolvimento regional, dentre os listados acima, estão corretos os itens

Alternativas
Comentários
  • Achei a questão extremamente mal formulada, além de induzir ao erro.

    A introdução da questão diz que houve redução dos custos de transporte e comunicação alterando as vantagens relativas referentes à proximidade. Sendo assim, a banca te induz a responder apenas os itens que auxiliam na promoção do desenvolvimento regional com base nas afirmações anteriores. Mas o que ela quer, na verdade, são TODOS os fatores que influenciam na promoção do desenvolvimento regional.

    É um tanto óbvio que todos os 4 itens tratam de políticas de desenvolvimento 

    I - Menores custos, maior competitividade. Verdadeira!
    II - Vantagens comparativas significam menores custos relativos, portanto maior competitividade. Verdadeira!
    III - Capacidade de inovação significa maior demanda pelos seus produtos, portanto promove desenvolvimento. Verdadeira!
    IV - investimentos impactam todo o processo produtivo e alavancam outras empresas, gerando desenvolvimento. Verdadeira!

    O gabarito da questão é a Letra E.
  • Para mim, a  I  pode estar correta ou não:

    I - investir em infraestrutura de comunicação e transporte que a integre com outras regiões ou países, a baixo custo;

    O custo pode ser baixo ou alto, desde que os benefícios superem os custos. A questão não especifica se o custo é relativo ou se é o custo bruto. Bem confusa.