a)  o período da base de comparação deve ser posterior ao período empregado para a base de ponderação;
 
Errado: Os índices simples fazem comparação entre duas épocas – época de interesse e época base – para um único produto. Esse época base é um período fixo para comparação, podendo ser anterior ou posterior a época.
 
b)  por construção, ao trabalhar com os inversos dos relativos, o que se obtém é um valor para o índice que é o inverso do valor original, o de antes da inversão dos relativos;
 
Errado: O índice de preço se relaciona com o preço do produto de uma época de interesse, com o preço do mesmo produto em uma outra época base. O índice de quantidade é onde comparamos as quantidades produzidas, vendidas ou consumidas. O índice de valor é um indicador que representa as variações dos preços em relação às quantidades em momentos diferentes de tempo.
 
 
c)  a homogeneidade de um índice pode ser afetada pelo surgimento de novas tecnologias, que incidam sobre os hábitos e a cesta de consumo dos indivíduos;
 
Correto (com ressalvas): Homogeneidade de um índice ocorre quando as mudanças de unidade não alteram o valor do índice. Em outras palavras, o índice deve ser independente das unidades em que se exprimem as quantidades.
 
Claro que a mudança nos hábitos dos indivíduos pode influenciar no preço de um produto ou na quantidade medida. Ressalto, porém, que a homogeneidade está relacionada com a unidade monetária do produto, e não com os hábitos sobre o mesmo.
 
 
d)  dividindo-se o Índice de Valor por um dado Índice de Preços, o que se obtém é o correspondente Índice de Quantidades;
 
Errado: O índice de valor (Preço x Quantidade) mede a variação “nominal”de uma economia. O mesmo é definido por 
 Vt=∑ni=1pit⋅qit
  ___________
  ∑ni=1pi0⋅qi0
 
Com isso, o índice de valor pode ser decomposto no produto entre um índice de preço e um índice de quantidade. Em geral, ele pode ser decomposto de duas formas:
 
1. No produto entre um índice Paasche de quantidade por um índice Laspeyres de preço dividido por 100;
2. No produto entre um índice Paasche de preço por um índice Laspeyres de quantidade dividido por 100.
 
Notemos que, nos casos acima, a divisão do índice de valor pelo índice de preços não gera o correspondente índice de quantidades.
 
e)  o erro amostral em um Número Índice deverá ser tão maior quanto maior for o número de bens e serviços considerados para o seu cálculo ou apuração.
 
Errado: Tem-se exatamente o contrário. Quanto mais bens considerados no cálculo do índice, melhor será a representação do cenário considerado, a partir do ano base tomado.