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Questões de Pensamento pós-moderno


ID
949498
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A lei não nasce da natureza, junto das fontes freqüentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes
que agonizam no dia que está amanhecendo.
FOUCAULT, M. Aula de  14 de janeiro de  1976.  In: Em  defesa da sociedade. São Paulo: Martins  Fontes,  1999.

O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é

Alternativas
Comentários
  • Para melhor entendermos essa questão, que solicita mais do que compreensão textual, somos levados até o próprio autor do texto: Foucault. É solicitado ao candidato que vislumbre duas características dessa fase da Filosofia contemporânea:
    A primeira é um dos elementos da chamada, por muitos, pós-modernidade. Pós-moderno significa ruptura com o moderno ou modelo. É um rompimento não somente com a tradição da Filosofia moderna, mas também com o pensamento clássico que pressupunham uma natureza humana, algo necessariamente comum a todos os homens e que daí deveriam ser derivados todos os princípios tanto para o pensamento como para ação humana. Nada pode ser, na pós-modernidade, pressuposto. Nem mesmo, diria principalmente, a noção ou conceito de natureza humana. Esse seria o ponto central da questão, considerando o pensamento do autor.
    O segundo elemento é que Foucault vê as estruturas de poder como forma de dominação – quem tem o poder, domina; para dominar, exerce força de coação. Assim, lembramos o candidato de obras clássicas como Vigiar e Punir e a História da Loucura. Deste modo, podemos ver:
    A alternativa “a” como errada, dado que pressupõe que os homens sejam naturalmente não-violentos ou pacíficos.
    A alternativa “b” como errada, dado que pressupõe que os homens sejam naturalmente violentos.
    A alternativa “c” como errada, pois vemos que ao criar limites, esses só poderiam ser feitos numa estrutura de poder, no qual pelo menos uma das partes é dominante e coage sobre a outra.
    A alternativa “d” como errada, pois estabelecer princípios éticos pressupõe uma universalidade dada por algum tipo de natureza humana, e como vimos, isso não é possível segundo Foucault.
    A alternativa “e” como correta uma vez que consideramos não haver algo “naturalmente” humano ou derivado de sua natureza – uma vez que essa não existe. É necessário, então, organizar essas mesmas relações entre os homens na esfera pública ou política, sem todavia manter uma estrutura de poder e coação que privilegie somente umas das partes. 
  • PRA QUEM Ñ PODE PAGAR A RESPOSTA CORRETA É A LETRA E. Eu acertei, mas vou te dizer, 3 respostas idênticas, aumenta a dificuldade mas ñ seja desonesto com o estudante, uma prova de 90 questões colocarem gabaritos como esse? piada!

  • A sociedade moderna segundo Foucault , é aquela sociedade que tem necessidade de destruir o outro ,então as letras - a , b, c e d estabelecem desejo de paz.

  • resolução:

    Para melhor entendermos essa questão, que solicita mais do que compreensão textual, somos levados até o próprio autor do texto: Foucault. É solicitado ao candidato que vislumbre duas características dessa fase da Filosofia contemporânea:

    A primeira é um dos elementos da chamada, por muitos, pós-modernidade. Pós-moderno significa ruptura com o moderno ou modelo. É um rompimento não somente com a tradição da Filosofia moderna, mas também com o pensamento clássico que pressupunham uma natureza humana, algo necessariamente comum a todos os homens e que daí deveriam ser derivados todos os princípios tanto para o pensamento como para ação humana. Nada pode ser, na pós-modernidade, pressuposto. Nem mesmo, diria principalmente, a noção ou conceito de natureza humana. Esse seria o ponto central da questão, considerando o pensamento do autor.

    O segundo elemento é que Foucault vê as estruturas de poder como forma de dominação – quem tem o poder, domina; para dominar, exerce força de coação. Assim, lembramos o candidato de obras clássicas como Vigiar e Punir e a História da Loucura. Deste modo, podemos ver:

    A alternativa “a” como errada, dado que pressupõe que os homens sejam naturalmente não-violentos ou pacíficos.

    A alternativa “b” como errada, dado que pressupõe que os homens sejam naturalmente violentos.

    A alternativa “c” como errada, pois vemos que ao criar limites, esses só poderiam ser feitos numa estrutura de poder, no qual pelo menos uma das partes é dominante e coage sobre a outra.

    A alternativa “d” como errada, pois estabelecer princípios éticos pressupõe uma universalidade dada por algum tipo de natureza humana, e como vimos, isso não é possível segundo Foucault.

    A alternativa “e” como correta uma vez que consideramos não haver algo “naturalmente” humano ou derivado de sua natureza – uma vez que essa não existe. É necessário, então, organizar essas mesmas relações entre os homens na esfera pública ou política, sem todavia manter uma estrutura de poder e coação que privilegie somente umas das partes. 

  • Letra E

    De acordo com Michel Foucault, as relaçoes humanas se dão através de relaçoes de poder, em que o ordenamento de forças é que estabelece uma organização das sociedades. É importante ressaltar que, para Michel Foucault, o poder nao é estático, ou seja, de cima para baixo. Nao acredita em poder puro e simples, mas em relaçoes de poder que pode ser utilizado como forma de dialogo de indivíduos em uma sociedade.

  • Sendo sincero esse texto não ajuda a tirar muita coisa dele não! Eu particularmente só acertei porque vi isso na fonte FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

    A letra E relaciona a sociedade, decidi marcar ela e acertei. Mas o texto não ajuda muito não!

  • Como foi dito pelo MORTY, O TEXTO não indica muita coisa, porém, o enunciado entregava tudo: "O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault ,a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é"

    Única alternativa que relaciona LEIS a PODER é a E

    E-organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.

  • As ações bélicas são aquelas que têm relação com a área militar, como a estratégia em uma batalha, os movimentos de tropas ou qualquer outra circunstância da tática de um exército.


ID
1715737
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

  Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes, ouro e montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimentos, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar.

UME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.

Hume estabelece um vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que


Alternativas
Comentários
  •   David Hume nasceu em uma época em que a filosofia europeia era dominada pela natureza do conhecimento. Com uma clareza de linguagem, Hume lançou um olhar cético para o problema do conhecimento e argumentou energicamente contra a noção de “ideias inatas, um princípio central do racionalismo. Ele o fez primeiramente ao dividir o conteúdo da mente em dois tipos de fenômenos e, depois, perguntando como eles se relacionam um com o outro. Os dois fenômenos são impressões ( sensações, paixões e emoções) e ideias ( pensamentos, reflexões e imaginação). Para Hume, grande parte das ideias é formada por meio da junção de materiais fornecidos pelas sensações.

       Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.

  • Quando o site vai disponibilizar o acesso às provas aplicadas aos presidiários?

  • caraca, eu tenho esse livro no meu celular.

  • Não, Wellington, você que não tá se deixando entender. Esses caras pensavam sobre a vida, e os trechos sobre os pensamentos deles nas questões não passam de resumos à fim de nos fazer pensar. Se você parar para ler as obras deles, ou avaliar os pensamentos completos você vai entender tudo, e quem sabe até concordar.

  • HUME:

    . Todo conhecimento deriva da experiência sensível

    . A experiência sensível só causa sensações, nunca sentimentos

    . Impressões + ideias = conhecimento

  • Logo no início em "Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência" já temos a resposta.

    Letra A

  • Princípio da correspondência lógica

  • David Hume é um pensador muito importante do período Iluminista (séc XVIII a XIX) que defendia a tese empirista.

    Iluminismo - crê que a razão é capaz de evolução e progresso, ao libertar-se da superstição e do medo, graças as conhecimento, às ciências, às artes e à moral.

    Empiristas (nível básico) - Nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos (vemos cores, sentimos sabores), as sensações se reúnem e formam uma percepção (cor vermelha, forma arredondada e odor adocicado = uma rosa), as percepções se combinam formando as ideias (criamos hábitos de pensar que toda forma arredondada, de cheiro adocicado e de certa cor é uma rosa) e as impressões (sensações, emoções e paixões). As ideias, trazidas pela experiência, isto é, pela sensação, pela percepção e pelo hábito, são levadas à memória e, de lá, a razão as apanha para formar os pensamentos.

    Empiristas (nível intermediário) nas teorias empiristas, a percepção é a única fonte de conhecimento, estando na origem das ideias abstratas formuladas pelo pensamento. Hume, por exemplo, afirma que todo conhecimento é percepção e que existem dois tipos de percepção: as impressões (sensações, emoções e paixões) e as ideias (imagens das impressões);

    Pensador importante - Hume sempre é tema porque seu pensamento questiona várias vertentes (rompe com os pensamentos do passado e permite evoluir em novos pensamentos no futuro:

    1 - Teoria do conhecimento - Diz que o conhecimento é um efeito psíquico que não permite a universalidade ("não da pra saber se o sol nascerá amanhã" - porque o que temos são apenas hábitos de causalidade que veio de nossa percepção de que o sol sempre nasceu todos os dias). A causa e o efeito são reformulados na ciência do conhecimento com Hume.

    2 - Metafísica - Hume modifica o entendimento sobre a metafísica que vinha desde Platão e Aristóteles quando Hume demonstra que os conceitos metafísicos não correspondem a nenhuma realidade externa, existente em si mesma e independente de nós, mas são meros nomes gerais para as coisas, nomes que nos vêm pelo hábito mental ou psíquico de associar em ideias.

    3 - Kant - Immanuel Kant utiliza os conceitos de Hume para defender seu pensamento, principalmente na obra A crítica da razão pura.

    Imagine que no século XVIII, no ocidente, diante da afirmação da existência de um Ser Infinito (Deus) que garantia a realidade e a inteligibilidade de todas as coisas, dotando os humanos de um intelecto capaz de conhecê-las tais como são em si mesmas, chega Hume e diz que isso não é verdade! É muito forte o pensamento de Hume.

    Fonte: CHAUI, Marilena - Convite à Filosofia.Ed Ática (2000).

  • Letra A

    O filósofo Hume faz uso do método de raciocínio experimental para compreender a natureza humana. O meio utilizado era observar através da experiência como o Homem entendem os objetos, interpretar como compreendem e sentem as coisas.

  • Gabarito "A"

    ⨠ David Hume diz com a "Guilhotina de Hume (Lei de Hume)" que somente deve acreditar no conhecimento totalmente empírico, ou seja, aquilo que vê com as sensações que leva ao sentido.

  • porque não pode ser alternativa E ?

  • Alice Turato, pq a letra A é a resposta mais adequada, visto que conteúdos das ideias no intelecto nos remete a palavra "pensamento" que é o q o comando da questão está se referindo, assim como tbm, a sensação que remete a palavra "impressão" do comando da questão.


ID
2362270
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Friedrich Nietzsche dedicou boa parte de sua obra ao tema da moral. Seu trabalho terminou por constituir-se, em grande medida, em uma contraposição às perspectivas kantianas acerca do tema. A respeito do pensamento moral desses dois grandes filósofos, julgue o item a seguir.

Nietzsche defende, como Kant, que se faz necessária a universalização de uma ação para que ela possa ser considerada boa.

Alternativas

ID
2462767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Nietzsche, no ensaio Richard Wagner em Bayreuth (1876), criticou os valores modernos, a hipocrisia e a decadência. Nesse ensaio, Nietzsche propôs uma releitura do mito da caverna de Platão, associando a sociedade moderna à caverna e o artista a um homem superior, que tem acesso à luz e à verdade, livre das amarras da caverna. Com base nas teorias de Nietzsche, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Não é a E porque o mundo moderno não é iluminado, só o artista o é

  • Trivial é algo que é conhecido por todos; algo comum; uma banalidade. Quando se diz que algo ou alguém tem características triviaissignifica que não são tidos como extraordinários ou especiais, mas sim como batidos, simples, repetidos e ordinários, ou seja, a arte liberta o homem disso, da trivialidade da vida moderna.


ID
2462770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Duas figuras da mitologia grega são fundamentais para a definição da tragédia segundo Nietzsche. Uma representa o princípio vital elementar e, portanto, remete à dissolução do indivíduo no fluxo do caótico do ser primordial e leva à embriaguez, ao excesso, ao êxtase e à potência do irracional que dissolve as formas. A outra figura mítica corresponde à potência ordenadora e estabilizadora, que faz nascer a medida, as formas claras e bem individualizadas e o sonho das belas aparências. Assim sendo, é correto afirmar que essas figuras míticas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Nietzsche apresenta em sua filosofia dois conceitos que se referem aos deuses gregos Apolo e Dionísio. E é a partir dessas duas figuras de forças contrárias que ele traça uma dicotomia das artes. ... Por outro lado, Apolo é o deus da luz e Dionísio é o deus do vinho.

  • Dionisiaco:

    • Força extintiva
    • Embriaguez criativa
    • Paixão sensual
    • Símbolo da humanidade que diz sim á vida

    Apolíneo:

    • Medida e moderação
    • Símbolo da humanidade que é equilibrada e limpida.

ID
3235213
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A modernidade está relacionada, também, à época da sociedade industrial, com base no poder econômico e político dos grandes industriais e na exploração do trabalho produtivo. A ideia de que a modernidade terminou vem dos anos 1980, quando iniciou a chamada pós-modernidade, que corresponde à sociedade pós-industrial, aquela em que o poder econômico e político pertencem ao capital financeiro e ao setor de serviços de automação e informação. Analise:
I. Considera a ordem histórica ou cultural instituída pelos homens como invenções ou instituições humanas, contingentes, efêmeras e passageiras.
II. Concebe o ser humano como animal racional dotado de livre arbítrio e responsabilidade civil.
III. Um conhecimento (filosófico, científico, artístico) é válido se for útil ou eficaz para a obtenção de fins desejados por quem conhece, não importando seus fins.
IV. Considera que o conhecimento se define pelos critérios da verdade e falsidade.
V. Define a Ética pela busca de satisfação de desejos, felicidade que se realiza na esfera da intimidade individual.

Correspondem ao pensamento Pós-Moderno o que se afirma APENAS em

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