SóProvas


ID
1715737
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

  Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes, ouro e montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimentos, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar.

UME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.

Hume estabelece um vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que


Alternativas
Comentários
  •   David Hume nasceu em uma época em que a filosofia europeia era dominada pela natureza do conhecimento. Com uma clareza de linguagem, Hume lançou um olhar cético para o problema do conhecimento e argumentou energicamente contra a noção de “ideias inatas, um princípio central do racionalismo. Ele o fez primeiramente ao dividir o conteúdo da mente em dois tipos de fenômenos e, depois, perguntando como eles se relacionam um com o outro. Os dois fenômenos são impressões ( sensações, paixões e emoções) e ideias ( pensamentos, reflexões e imaginação). Para Hume, grande parte das ideias é formada por meio da junção de materiais fornecidos pelas sensações.

       Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.

  • Quando o site vai disponibilizar o acesso às provas aplicadas aos presidiários?

  • caraca, eu tenho esse livro no meu celular.

  • Não, Wellington, você que não tá se deixando entender. Esses caras pensavam sobre a vida, e os trechos sobre os pensamentos deles nas questões não passam de resumos à fim de nos fazer pensar. Se você parar para ler as obras deles, ou avaliar os pensamentos completos você vai entender tudo, e quem sabe até concordar.

  • HUME:

    . Todo conhecimento deriva da experiência sensível

    . A experiência sensível só causa sensações, nunca sentimentos

    . Impressões + ideias = conhecimento

  • Logo no início em "Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência" já temos a resposta.

    Letra A

  • Princípio da correspondência lógica

  • David Hume é um pensador muito importante do período Iluminista (séc XVIII a XIX) que defendia a tese empirista.

    Iluminismo - crê que a razão é capaz de evolução e progresso, ao libertar-se da superstição e do medo, graças as conhecimento, às ciências, às artes e à moral.

    Empiristas (nível básico) - Nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos (vemos cores, sentimos sabores), as sensações se reúnem e formam uma percepção (cor vermelha, forma arredondada e odor adocicado = uma rosa), as percepções se combinam formando as ideias (criamos hábitos de pensar que toda forma arredondada, de cheiro adocicado e de certa cor é uma rosa) e as impressões (sensações, emoções e paixões). As ideias, trazidas pela experiência, isto é, pela sensação, pela percepção e pelo hábito, são levadas à memória e, de lá, a razão as apanha para formar os pensamentos.

    Empiristas (nível intermediário) nas teorias empiristas, a percepção é a única fonte de conhecimento, estando na origem das ideias abstratas formuladas pelo pensamento. Hume, por exemplo, afirma que todo conhecimento é percepção e que existem dois tipos de percepção: as impressões (sensações, emoções e paixões) e as ideias (imagens das impressões);

    Pensador importante - Hume sempre é tema porque seu pensamento questiona várias vertentes (rompe com os pensamentos do passado e permite evoluir em novos pensamentos no futuro:

    1 - Teoria do conhecimento - Diz que o conhecimento é um efeito psíquico que não permite a universalidade ("não da pra saber se o sol nascerá amanhã" - porque o que temos são apenas hábitos de causalidade que veio de nossa percepção de que o sol sempre nasceu todos os dias). A causa e o efeito são reformulados na ciência do conhecimento com Hume.

    2 - Metafísica - Hume modifica o entendimento sobre a metafísica que vinha desde Platão e Aristóteles quando Hume demonstra que os conceitos metafísicos não correspondem a nenhuma realidade externa, existente em si mesma e independente de nós, mas são meros nomes gerais para as coisas, nomes que nos vêm pelo hábito mental ou psíquico de associar em ideias.

    3 - Kant - Immanuel Kant utiliza os conceitos de Hume para defender seu pensamento, principalmente na obra A crítica da razão pura.

    Imagine que no século XVIII, no ocidente, diante da afirmação da existência de um Ser Infinito (Deus) que garantia a realidade e a inteligibilidade de todas as coisas, dotando os humanos de um intelecto capaz de conhecê-las tais como são em si mesmas, chega Hume e diz que isso não é verdade! É muito forte o pensamento de Hume.

    Fonte: CHAUI, Marilena - Convite à Filosofia.Ed Ática (2000).

  • Letra A

    O filósofo Hume faz uso do método de raciocínio experimental para compreender a natureza humana. O meio utilizado era observar através da experiência como o Homem entendem os objetos, interpretar como compreendem e sentem as coisas.

  • Gabarito "A"

    ⨠ David Hume diz com a "Guilhotina de Hume (Lei de Hume)" que somente deve acreditar no conhecimento totalmente empírico, ou seja, aquilo que vê com as sensações que leva ao sentido.

  • porque não pode ser alternativa E ?

  • Alice Turato, pq a letra A é a resposta mais adequada, visto que conteúdos das ideias no intelecto nos remete a palavra "pensamento" que é o q o comando da questão está se referindo, assim como tbm, a sensação que remete a palavra "impressão" do comando da questão.