Uma equipe de topografia mediu o perímetro de um terreno com uma trena de 20m e obteve um valor igual a 400m. Verificou-se posteriormente que a trena media na verdade 19,95m. O valor real medido foi, em metros, igual a
Uma equipe de topografia mediu o perímetro de um terreno com uma trena de 20m e obteve um valor igual a 400m. Verificou-se posteriormente que a trena media na verdade 19,95m. O valor real medido foi, em metros, igual a
Para gerar preferencialmente óleo, uma rocha geradora deve caracterizar-se pela seguinte condição:
A migração envolve um conjunto de processos e mecanismos complexos a partir da formação do hidrocarboneto até sua acumulação em um reservatório. Nesse contexto, tem-se que a(s)
Entre as rochas sedimentares carbonáticas abaixo, qual apresenta características sedimentológicas, do ponto de vista de porosidade primária, para constituir-se em reservatório?
Entre as rochas abaixo listadas, qual rocha sedimentar terrígena constitui o melhor reservatório em termos de porosidade e permeabilidade?
Dentre as rochas abaixo, qual é a mais eficiente como selante?
Armadilhas (trapas) são necessárias para a acumulação final do petróleo. Sobre essas armadilhas, tem-se que as de natureza
Com relação às características de depósitos fluviais, é CORRETA a correspondência:
A Formação X, de idade permiana, corresponde a uma sucessão distinta de arenitos e folhelhos, contendo fósseis vegetais da flora Glossopteris. A partir dessa descrição, conclui-se que a Formação X constitui uma unidade
Com base no modelo da Estratigrafia de Sequências, o leque submarino é formado no Trato de Sistemas
Entre as bacias da margem continental brasileira abaixo relacionadas, qual NÃO apresenta uma seção evaporítica expressiva?
Com relação à bacia de Campos, analise as afirmações a seguir.
I - A bacia de Campos apresenta estruturas relacionadas à tectônica salífera.
II - A bacia de Campos possui rochas vulcânicas relacionadas à fase Rifte.
III - A bacia de Campos apresenta um registro pouco expressivo da fase de subsidência termal.
IV - A bacia de Campos contém reservatórios turbidíticos atualmente em produção.
São corretas as afirmativas
Dentre as bacias abaixo, duas grandes bacias de interior cratônico brasileiras são:
Foram tomadas em campo cinco medidas de mergulho de uma camada de folhelho, em um determinado local, sendo que apenas uma dessas medidas representa o mergulho verdadeiro da camada (ângulo de caimento da camada medido ortogonalmente à direção da camada). Entre as medidas tomadas, mostradas abaixo, qual se refere ao ângulo de mergulho verdadeiro da camada de folhelho considerada?
A bacia de Taubaté corresponde a um semigráben cenozoico, localizado na porção leste do Estado de São Paulo. Tendo em vista a sua estratigrafia e evolução tectônica, tem-se que essa bacia apresenta
Com relação à evolução tectono-sedimentar da bacia do Recôncavo, tem-se que
Entre as rochas sedimentares abaixo relacionadas, qual corresponde a uma rocha carbonática cujos componentes originais foram agregados por ação orgânica (recifes biogênicos)?
De acordo com o ânion, ou grupo aniônico presente em sua fórmula química, os minerais são divididos em 12 classes, dentre as quais feldspato, calcita, pirita e hematita pertencem, respectivamente, às classes minerais dos
A nomenclatura das rochas ígneas é definida com base nas suas composições mineralógicas e nas suas texturas, padronizada internacionalmente pela IUGS (International Union of Geological Sciences). Com base nessa classificação, tem-se que
Qual das explicações a seguir refere-se ao respectivo tipo de metamorfismo?
Considere as seguintes descrições mineralógicas.
• Mineral de cor preta, brilho vítreo a resinoso, hábito prismático, dureza elevada (7,0 a 71/2 ), com faces estriadas verticalmente;
• Mineral incolor, hábito prismático terminado por uma combinação de romboedros, dureza 7,0; com fratura conchoidal e faces estriadas horizontalmente.
Essas descrições correspondem, respectivamente, aos seguintes minerais:
O método sísmico se baseia na propagação, pelo interior da Terra, de ondas elásticas, a partir de fontes naturais ou artificiais. Sobre o método sísmico, analise as afirmativas abaixo.
I - As ondas elásticas, ao se propagarem em subsuperfície, são refletidas e refratadas nas interfaces entre as camadas geológicas.
II - Na sísmica de reflexão, as ondas elásticas refletidas a partir das interfaces entre camadas geológicas são registradas em superfície.
III - A imagem sísmica é composta pela disposição lado a lado dos traços sísmicos, que registram os valores de amplitude do sinal recebido.
IV - Nos levantamentos sísmicos terrestres, o sinal sísmico emitido pelos sismógrafos, a partir da fonte sísmica, é captado pelo geofone.
V - Na sísmica marinha, os receptores do sinal sísmico são denominados hidrofones.
São corretas APENAS as afirmativas
A respeito dos métodos de gravimetria e magnetometria, conhecidos como métodos potenciais, analise as afirmativas abaixo.
I - As medidas de gravidade, obtidas pelos gravímetros, variam com a latitude e variações de densidade das rochas em subsuperfície.
II - Tanto a gravimetria como a magnetometria são úteis para o reconhecimento e mapeamento de grandes estruturas geológicas que não aparecem na superfície da Terra.
III - A magnetometria só pode ser utilizada em terra, pois, nos oceanos, a presença da lâmina d’água impede a determinação das variações magnetométricas em subsuperfície.
IV - Em geral, as rochas básicas apresentam altos valores de susceptibilidade magnética, enquanto que os valores de susceptibilidade magnética das rochas sedimentares são baixos.
V - A prospecção gravimétrica pode ser realizada nos continentes e nos oceanos e, até mesmo, a partir de gravímetros aerotransportados.
São corretas APENAS as afirmativas
Com base no estudo da propagação das ondas sísmicas P e S, no interior da Terra, a velocidade de propagação das ondas
A Teoria da Tectônica de Placas afirma que a porção rígida mais externa da Terra é subdividida em placas com movimentação relativa entre si. Com base nesse conceito, tem-se que a porção rígida mais externa da Terra
Com relação ao ciclo das rochas, considere as afirmativas a seguir.
I - O ciclo das rochas é o resultado da interação de dois sistemas fundamentais da Terra: o sistema da tectônica de placas e o sistema clima.
II - O sistema da tectônica de placas é responsável pelos processos geológicos que operam no interior da crosta e do manto, os denominados processos endorreicos ou intrusivos.
III - O sistema clima é o responsável pelos processos atuantes na superfície terrestre, os denominados processos exógenos ou extrusivos.
IV - As principais fontes de energia dos processos geológicos são o calor do interior do planeta e o calor do sol.
Estão corretas APENAS as afirmativas
Os limites entre algumas eras geológicas coincidem com fenômenos de extinção em massa. No último período da Era Paleozoica, ocorreu a extinção dos trilobitas e, no ultimo período da Era Mesozoica, ocorreu a extinção dos amonitas. Estes períodos são, respectivamente,
De acordo com o que é estabelecido na Geocronologia, qual dos conceitos abaixo está INCORRETO?
Com relação à poluição dos oceanos por atividades relacionadas à indústria do petróleo, analise as afirmações a seguir.
I - Derramamentos de óleo causam danos severos aos ecossistemas costeiros e marinhos, em uma escala sempre regional.
II - A poluição decorrente de vazamentos de navios transportadores é rara e não causa maiores consequências.
III - Em termos do impacto ambiental global, a poluição dos oceanos por derramamento de óleo é mais significativa do que a poluição por esgotos.
IV - A maior frequência dos derramamentos de óleo ocorre nas zonas costeiras, onde tais derramamentos têm maior impacto sobre os recursos da vida marinha.
É correto APENAS o que se afirma em
São fatores ambientais importantes para o controle de derramamentos de óleo em regiões marinhas ou costeiras, EXCETO
A formação de depósitos evaporíticos envolve
O método de datação por traços de fissão no mineral apatita
Ciclo de Wilson é o ciclo completo pelo qual passam os domínios oceânicos. Essa ideia foi originalmente proposta por J. Tuso Wilson. O Ciclo de Wilson
Em uma margem continental do tipo convergente,
A bacia de Campos localiza-se na margem continental sudeste do Brasil. A evolução geológica dessa bacia apresenta
São características de zonas de transferência ou de acomodação entre segmentos das falhas de borda em bacias rifte, EXCETO o fato de que elas
Sobre a distribuição dos sedimentos nas bacias do tipo rifte, afirma-se que, em
As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre, nas quais ocorre ou ocorreu o depósito de sedimentos. A relação INCORRETA entre a bacia sedimentar e seu ambiente tectônico característico de formação é
Com base nas estruturas características dos diversos ambientes deformacionais, analise as afirmações abaixo.
I - As estruturas em flor, positiva e negativa, são características de zonas transcorrentes e transformantes.
II - Nas estruturas em flor negativas, verifica-se movimentação direcional e normal.
III - Os duplexes estruturais são exclusivos dos regimes compressivos.
IV - Os “cavalos”, que são corpos rochosos limitados por falhas, podem desenvolver-se em regimes compressivos, direcionais e distensivos.
São corretas APENAS as afirmações
Armadilhas são feições ou estruturas que permitem a acumulação dos hidrocarbonetos dentro dos reservatórios. Com respeito às armadilhas de petróleo estruturais e estratigráficas, afirma-se que
A bacia do Paraná abriga uma sucessão sedimentar-magmática com idades entre o Neo-Ordoviciano e o Neocretáceo, que se estendem pelo sul do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. A respeito da bacia do Paraná, afirma-se que
A bacia do Recôncavo é um rifte intracontinental abortado durante o Eocretáceo, cuja evolução geológica é dividida nas fases tectônicas Pré-rifte, Rifte e Pós-rifte. Com respeito a essa bacia, afirma-se que
A supersequência rifte da bacia Potiguar foi depositada em suas porções emersa e submersa, durante o Cretáceo Inferior. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I - A supersequência rifte pode ser subdividida em duas fases, durante as quais se observou a passagem de um regime tectônico distensivo inicial, com altas taxas de subsidência, para uma fase posterior de implantação de um regime transcorrente.
II - Falhas normais, com direção preferencial NE-SW, definem meio-grábens assimétricos e altos internos do embasamento, que representam importantes elementos estruturais que condicionam em parte os sistemas petrolíferos da bacia.
III - Os sistemas deposicionais que caracterizam a fase inicial do rifte representam ambientes lacustrinos, flúvio-deltaicos e fandeltas.
IV - O topo da seção rifte é marcado por uma forte discordância angular sobre a qual se depositaram os sedimentos da formação Alagamar, que marca a passagem dos sistemas deposicionais continentais para marinhos.
V - Os folhelhos marinhos da fase Rifte, pertencentes à formação Pendências são considerados os principais geradores dessa bacia.
Estão corretas APENAS as afirmativas
A bacia de Barreirinhas, na margem equatorial brasileira, tem sua origem e evolução associadas à separação transformante dos continentes sul-americano e africano. Com relação a essa bacia, tem-se que sua
A bacia de Sergipe-Alagoas apresenta exposta a mais completa sucessão estratigráfica dentre as bacias marginais brasileiras. Com respeito a essa bacia, analise as afirmativas abaixo.
I - Apresenta estágios evolutivos de sinéclise, pré-rifte, rifte, transicional e drifte, com limites graduais entre eles, que refletem modificações do estilo tectônico e sedimentar desde o Neocarbonífero até o Recente.
II - Os evaporitos da formação Muribeca depositaram- -se no Aptiano, marcando as primeiras incursões marinhas nessa bacia.
III - Sua subsidência termal, que teve início no Albiano, resultou na concentração dos depósitos fluviais que caracterizam os arenitos de granulação grossa a média da formação Penedo.
IV - A depressão afro-brasileira corresponde a um conjunto de depressões periféricas preenchidas por sedimentos fluviais e lacustres durante o estágio pré-rifte dessa bacia.
V - O início da fase Drifte nela ocorrida se caracteriza pela sedimentação em uma ampla e rasa plataforma carbonática, que, por sua vez, foi completamente afogada a partir do Cenomaniano, sendo recoberta posteriormente pelos siliciclásticos do grupo Piaçabuçu.
São corretas APENAS as afirmativas
Da bacia de Campos se extraem cerca de 90% do petróleo produzido no Brasil. Tem-se que, nessa bacia,
A bacia de Pelotas, no extremo sul da margem continental do Brasil, pode ainda ser considerada uma área de fronteira exploratória, em função do escasso conhecimento atual sobre essa bacia. Sobre a bacia de Pelotas, afirma-se que
Os sistemas petrolíferos incluem as rochas geradoras, os reservatórios e as armadilhas de acumulação. No que diz respeito aos reservatórios de petróleo, tem-se que
Diagênese refere-se a qualquer mudança química, física ou biológica sofrida por um sedimento após a sua deposição, excluindo alteração superficial e metamorfismo. Com relação à diagênese, é característica do seu processo:
As rochas sedimentares carbonáticas perfazem de 25% a 35% das seções estratigráficas. Com relação à formação dos sistemas deposicionais carbonáticos, qual dos processos descritos abaixo corresponde à formação das rochas carbonáticas?
Diversos ambientes recentes apresentam acumulações de sedimentos carbonáticos. Nesse contexto, com relação à formação de depósitos carbonáticos atuais, tem-se que as(os)
Os leques aluviais são depósitos sedimentares em forma de leque (ou cone) encontrados comumente em áreas de sopé de regiões montanhosas. Os leques aluviais,
A precipitação do sal ocorre quando o soluto atinge o ponto de saturação salina daquele componente. Dessa maneira, a deposição de camadas salinas ocorre, em uma sequência ou sucessão de precipitação progressiva, na bacia de deposição. Qual é a sequência ideal de precipitação na água do mar?
A porosidade primária refere-se ao volume, à geometria e à distribuição de poros que o agregado sedimentar tinha no momento de deposição. Qual das características abaixo corresponde à porosidade primária?
A geocronologia é o ramo da geologia que trata da datação absoluta das rochas, portanto fornece a idade da ocorrência de um evento. Para a datação utilizam-se radioisótopos, além de eventos de abrangência global com idades conhecidas. A esse respeito, tem-se que
A deposição de sedimentos numa bacia de margem continental passiva é determinada pela quantidade de espaço disponível e pela taxa sedimentar, podendo os dois serem variáveis ao longo do tempo. A esse respeito, tem-se que
Na conceituação moderna, a sequência deposicional constitui uma sucessão de tratos de sistemas deposicionais. Esses são definidos pela geometria estratal nas superfícies limitantes, pela sua posição dentro de uma sequência deposicional e pelo padrão interno de empilhamento. Nessas circunstâncias, tem-se que
Unidades bioestratigráficas são definidas com base no conteúdo fossilífero, na maioria microfósseis, em rochas sedimentares e metassedimentares. Os seus representantes mais importantes são: foraminíferos, ostracodes, radiolários, silicoflagelados, diatomáceas, nanofósseis calcários e palinomorfos, entre outros. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I - Para definição de biozonas, buscam-se microfósseis que apresentem grande distribuição geográfica e que sejam cosmopolitas.
II - A zona de intervalo é uma biozona definida por biorizontes relacionados, principalmente, ao surgimento ou à extinção de entidades taxonômicas, e, secundariamente, a início e fim de acmes (predominância de um ou mais entidades taxonômicas).
III - A integração e correlação do zoneamento dos vários grupos microfósseis de uma bacia permite o controle temporal das cronocorrelações delineadas de uma área para outra.
IV - Microfósseis marinhos de hábito planctônico, assim como grãos de pólen e esporos, são inadequados para zonea- mentos.
V - A bioestratigrafia possibilita o dimensionamento de hiatos envolvidos nas discordâncias erosivas que delimitam sequências.
Está correto APENAS o que se afirma em
A micropaleontologia se ocupa com o estudo de fósseis diminutos. Através de lupas e microscópios possantes, são estudados vários grupos de protozoários, metazoários e algas, habitantes de ambientes aquosos, além de pólen e esporos de vegetais superiores. Com relação a esses estudos micropaleontológicos, analise as afirmativas a seguir.
I - Os cocolitoforídeos são organismos fotossintetizantes que vivem na zona fótica e apresentam associações ricas e diversificadas no cinturão tropical e regiões offshore, onde as águas apresentam baixos teores de nutrientes.
II - Os ostracodes são predominantemente bentônicos e ocorrem em ambientes lacustres, transicionais e marinhos rasos e são amplamente utilizados na interpretação dos depósitos pré-rifte e rifte das bacias marginais brasileiras.
III - Foraminíferos bentônicos são encontrados desde o ambiente transicional ao hadal e são utilizados na interpretação paleoecológica e paleoambiental, quando não são corroídos na zona de compensação da calcita.
IV - Pólens e esporos são células reprodutoras de vegetais que, em sedimentos marinhos, são alóctones e, devido à grande dispersão, permitem correlações cronoestratigráficas entre depósitos formados em diferentes contextos ambientais.
É correto o que se afirma em
Entre as áreas do Brasil afetadas pelas atividades vulcânicas, no passado geológico, especialmente no Mesozoico, encontra-se a bacia do Amazonas, sobretudo no médio vale do seu rio principal.
A área geográfica mencionada, em função direta das atividades do vulcanismo, é marcada, atualmente, por
Existem basicamente duas estruturas para armazenar e representar dados espacias em um sistema de informação geográfica. A estrutura que promove um processamento mais rápido e eficiente de algoritmos de análises espaciais e que facilita simulações e modelagens é denominada
Os planos de informação analisados por sistema de infor- mação geográfica, para fins de planejamento urbano, foram organizados segundo diferentes escalas de medição. Entre os variados mapas gerados, um mostrou a distribuição do número de domicílios por setor censitário e o outro espacializou os índices comparativos de morbidade para as doenças com causas ambientais. As escalas de medição utilizadas nos exemplos de mapas citados foram, respectivamente,
Em um sistema de informação geográfica, o modelo de armazenamento de informações relacionadas entre si por meio de apontadores como 1: 1, 1: n ou m: n recebe o nome de
Pesquisas a respeito da compartimentação interna da Terra revelam que o(a)
No modelo de sismoestratigrafia proposto por Vail e colaboradores, sabe-se que
Em relação às fácies e processos de depósitos fluviais, analise as afirmações que se seguem.
I - Os ciclos de granocrescência ascendentes são frequentes.
II - Os conglomerados heterolíticos com estratificação cruzada plano paralela representam registros significativos.
III - Os arenitos grossos com estratificações cruzadas acanaladas são abundantes em rios entrelaçados
IV - Os níveis argilosos com marcas de raízes e estruturas de exposição subaérea identificam zonas de extravasamento
V - As bioturbações podem ser preservadas.
Está correto APENAS o que se afirma em
Com base no ensaio de pirólise para avaliação do potencial de uma rocha geradora, segundo metodologia proposta por Espistalié e outros (1985), compreende-se que
Associe os tipos de perfis mais utilizados na perfilagem de poços indicados na 1º coluna com a respectiva propriedade da rocha, na 2º coluna
I – Dipmeter
II – Raios gama
III – Sônico
IV – Neutrônicos
P - Porosidade, velocidade, constantes elásticas
Q - Porosidade/presença de HC leves nas rochas
R - Mergulho e direção das camadas.
S - Litologia
T - Resistividade de grandes volumes de rocha
As associações corretas são
Quanto aos principais horizontes geradores de hidrocarbonetos das bacias brasileiras, analise as afirmações abaixo.
I - O intervalo anóxico do Frasniano da Bacia do Amazonas, associado à Formação Barreirinhas, constitui-se no principal intervalo gerador dessa bacia.
II - A Formação Irati, do Permiano da Bacia do Paraná, apresenta um excelente potencial gerador para gás.
III - Na seção siluriana da Bacia do Parnaíba são registrados horizontes potencialmente geradores de hidrocarbonetos no Grupo Serra Grande.
IV - A Formação Ponta Grossa (Devoniano da Bacia do Paraná) apresenta condições potencialmente favoráveis à geração de gás na bacia.
V - As principais ocorrências de hidrocarbonetos na seção pós-sal da Bacia de Campos associam-se a geradores posicionados na seção pré-sal.
Está correto APENAS o que se afirma em
Na Pedologia os solos são divididos em horizontes de acordo com suas características morfológicas, o que acaba se refletindo nas propriedades físicas e químicas de cada horizonte. Por esse motivo, há muito se procura relacionar as propriedades geotécnicas dos solos com sua gênese. No entanto, é preciso tomar cuidado com as diferentes nomenclaturas e conceitos empregados pela Pedologia e pela Geotecnia. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I - O material de origem dos solos pedológicos são as rochas na Geotecnia.
II - Os horizontes A e B correspondem ao solo maduro na Geotecnia.
III - O horizonte C é o horizonte diagnóstico do tipo de solo na Pedologia.
Está correto APENAS o que se afirma em