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Questões de Classificação dos Gêneros Literários


ID
662380
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Cárcere das almas

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.

Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!

CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.

Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são

Alternativas
Comentários
  •  Para responder a questão, o aluno deve saber as características quanto à forma e ao conteúdo do movimento literário denominado Simbolismo. Quanto à forma, o Simbolismo apresenta linguagem vaga, fluida, misticismo, refinamento quanto à estética do poema, metáforas, uso do soneto e utilização de letras maiúsculas, para dar um valor absoluto a certos termos, como nos exemplos encontrados no poema, “Espaço da Pureza”, “Dor”, “Céu” e “Mistério”. Quanto ao conteúdo temos presença de subjetivismo, misticismo, interesse pelo mistério e angústia metafísica (angústia que vai além do sentimento físico), além de temas universais, como a morte. De todas as alternativas, aquela que responde a questão é a letra C
  • A alternativa correta é a “C”.
  • Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo =  metafísico

  • O poema é :

    -Soneto:forma mais antiga com 2 quartetos e 2 tercetos

    -contém rimas intercaladas :ABBA que é responsável pela musicalidade

    -Trata de temas universais:liberdade , prisão (pode ser interpretado até mesmo no contexto histórico contemporâneo daí o nome universal)

    -metafísico

    -Inovador ,pois contém palavras com inicial maiúscula mesmo no meio do poema.Ex:Da Dor

  • literatura simbolista pode ser caracterizada como uma arte profundamente marcada pelo pessimismo em relação à existência, espaço marcado, agora, pela desilusão. Utilizando uma linguagem fluida, imprecisa, os autores desse movimento não buscavam retratar o mundo, mas apenas sugeri-lo a partir de suas visões subjetivas, interesse pelo mistério e angústia metafísica (angústia que vai além do sentimento físico).


ID
2680873
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Ricardo Reis é, assim, o heterônimo clássico, ou melhor, neoclássico: sua visão da realidade deriva da Antiguidade greco-latina. Seus modelos de vida e de poesia, buscou-os na Grécia e em Roma.

(Massaud Moisés. “Introdução”. In: Fernando Pessoa. O guardador de rebanhos e outros poemas, 1997.)


Levando-se em consideração esse comentário, pertencem a Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa (1888-1935), os versos:

Alternativas
Comentários
  • Os neoclássicos são os árcades(aqueles que cultuam a natureza, temas pastoris e etc)

    Alternativa C


ID
3077182
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

TEXTO 1

- Leia o texto abaixo e responda à questão..

EUCLIDES DA CUNHA

Autor de “Os sertões” era, antes de tudo, um órfão sem casa, um adolescente poeta e um cadete rebelde. Entenda como sua formação única contribuiu para a criação de um clássico.

      No dia 4 de novembro de 1888, um domingo, o ministro da Guerra de Dom Pedro II passava em revista as tropas da Escola Militar da Praia Vermelha quando um cadete tentou quebrar o próprio sabre e gritou: “Infames! A mocidade livre, cortejando um ministro da monarquia!” O rebelde republicano foi expulso, mas recebeu um convite para escrever no jornal “A província de São Paulo” (futuro “O Estado de S. Paulo”), onde ficaria célebre seu nome, Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1866-1909).

      Homenageado da 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa na quarta-feira (10/07/19), Euclides é autor de uma das mais potentes interpretações do Brasil: “Os sertões” (1902). Baseado em reportagens do autor, o livro narra o confronto entre soldados da jovem República e sertanejos monarquistas liderados pelo beato Antônio Conselheiro no interior da Bahia. Após quatro expedições, o exército dizimou o arraial de Canudos, onde viviam 25 mil pessoas.

      Misto de ensaio, tratado científico e análise social com caudalosa prosa poética, “Os sertões” é um livro que só Euclides poderia escrever, graças à sua trajetória e a interesses únicos. Como explica a crítica literária e professora emérita da USP Walnice Nogueira Galvão, estudiosa do autor:

      —Ele é um escritor de estilo naturalista com incrustações de parnasianismo, sobretudo nas descrições da paisagem. O romantismo é fortíssimo nele e vem de submersões literárias. É por isso que “Os sertões” é um livro tão apaixonado.

      UNIVERSIDADE NO QUARTEL

      —Nascido em Cantagalo, no interior do Rio, o menino Euclides pulou de casa em casa depois de perder a mãe, aos anos. Primeiro, morou com uma tia, em Teresópolis. Quando ela morreu, foi acolhido na fazenda de outra tia, em São Fidélis, onde iniciou os estudos no Instituto Colegial Fidelense. Aos 11 anos, morou com a avó paterna em Salvador.

      Euclides aportou no Rio em 1879, aos 13 anos, para viver com um tio. Matriculou-se no Colégio Aquino, onde teve Benjamin Constant como professor de matemática. Veterano da Guerra do Paraguai, republicano e positivista fervoroso, Constant colaboraria com o golpe que derrubou a monarquia e foi ministro da Guerra e da Instrução Pública no governo provisório. Suas lições transformaram Euclides num republicano irredutível. 

      Mas nem tudo era militância. No Aquino, Euclides leu os poetas românticos Fagundes Varela e Castro Alves. Seu pai, que era guarda-livros, publicara versos em homenagem ao poeta de “O navio negreiro”. Ainda adolescente, Euclides preencheu um caderno com poemas. Fã das imagens marítimas do francês Victor Hugo, deu-lhe o título de “Ondas”. Mais tarde, publicou poemas na revista editada pelos alunos da Praia Vermelha. Que fique claro: os versos nem de longe lembram a beleza da prosa de “Os sertões”:

      —Euclides era um bom avaliador dos próprios méritos e renegou sua poesia — conta Walnice Nogueira Galvão. As leituras românticas compensavam a aridez da ciência positivista.

      —Virou lugar-comum associá-lo ao positivismo, mas sua grande influência foi o romantismo —afirma Francisco Foot Hardman, professor da Unicamp. — Ele pensava num diálogo entre criação literária e conhecimento científico.

      Esse diálogo vinha da Escola Militar. No Brasil imperial e escravocrata, ela formava soldados comprometidos com a República, a abolição e a filosofia positivista. Um dos professores mais populares da Praia Vermelha era, novamente, Benjamin Constant.

      —Os próprios alunos chamavam a Escola Militar de Tabernáculo da Ciência. Para eles, ciência era o positivismo de Comte e os evolucionismos e biologismos de Darwin, Spencer e Haeckel—diz o historiador José Murilo de Carvalho, autor de “Forças armadas e política no Brasil”, que tem um capítulo sobre o autor. — Era uma universidade dentro de um quartel.

      Um ano após aquele incidente dos gritos contra o ministro monarquista a República foi proclamada e, Euclides, reincorporado ao Exército. Em 1891, ingressou na Escola Superior de Guerra. Na imprensa, defendia a consolidação da República — mas não deixou de censurar o mestre Constant, que, ao ser nomeado ministro, distribuiu cargos a parentes. “Perdeu a auréola, desceu à vulgaridade de um político qualquer”, denunciou, em carta ao pai.

      —Euclides era um republicano puro. A realidade da política logo o levou a se desencantar com o novo regime e com o próprio Constant – diz Carvalho. — E o crime cometido em Canudos pelo Exército foi a gota d’água.

      REVENDO CONCEITOS

      Quando estourou a Guerra de Canudos, Euclides considerava os sertanejos inimigos da ordem e do progresso republicanos. Comparou o povo de Canudos aos camponeses rebeldes que se opuseram à Revolução Francesa.

      Mudou de opinião depois de assistir ao massacre dos sertanejos pelas forças republicanas. Em “Os sertões”, registrou ou últimos defensores de Canudos: “eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados”. 

      O sucesso de “Os sertões” possibilitou o ingresso em instituições que o credenciavam como homem da ciência e da arte: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e a Academia Brasileira de Letras (ABL). Passou a colaborar com revistas científicas e literárias e, entre 1904 e 1906, incursionou pela Amazônia como chefe da Comissão Mista Brasil-Peru.

      O sucesso, porém, durou pouco. Em 15 de agosto de 1909, Euclides invadiu a casa do tenente Dilermando de Assis, amante de sua mulher, Anna, para vingar sua honra. Acertou dois tiros no rival, que revidou e o matou imediatamente. Notícias da Tragédia da Piedade alastraram-se por todo o país. E o episódio virou até série da Globo. Agora, 110 anos depois, o próprio autor e sua obra ganham novos olhares.

GABRIEL, Ruan de Souza. O Globo, 06/07/2019, Segundo Caderno, p. 1.

Para caracterizar o estilo e a grandeza literária de Euclides da Cunha, o autor do texto 1, parte da afirmativa: “Misto de ensaio, tratado científico e análise social com caudalosa prosa poética, ‘Os sertões’ é um livro que só Euclides poderia escrever, graças à sua trajetória e a interesses únicos” (3º §), além de recorrer ao testemunho de proeminentes professores. Com base nas informações contidas no texto, quanto ao gênero literário, está correto definir “


Os sertões” no gênero:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → O livro "os sertões" é uma narrativa linear, progressiva, dividida em 3 partes: – a terra, o homem e a luta – associados, para um fim implícito. Ao mesmo tempo analítico, ao estudar o tipo humano e suas características, retrata uma realidade vivenciada pelo autor.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3485263
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em relação aos gêneros literários, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D

    Por coincidencia poemas epícos tambem são chamados de epopeia, porem nao tem ligação com sentimentos e emoções. Um grande exemplo do genero épico/epopeia é Ilíada e a Odisseia, do poeta grego homero que narrava os grandes feitos de Aquiles (Troia), Heitor e Odisseu

  • Complementando...

    Lírico: É certo tipo de texto no qual um eu-lírico exprime suas emoções, ideias e impressões em face do mundo exterior

    Épico: narram histórias de um povo ou uma nação, envolvendo aventuras, guerras, viagens, gestos históricos, etc. Normalmente apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de seus heróis e seus feitos

    Dramático: texto escrito para ser encenado no teatro 

    LETRA D


ID
3815848
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Francisco Pereira da Silva e José Expedito de Carvalho Rêgo e H. Dobal são três autores piauienses que escreveram obras literárias em vários gêneros. Qual dos gêneros abaixo não está contemplado nas obras desses autores?

Alternativas

ID
3876682
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do seguinte texto.


Para um maior entendimento da literatura, Aristóteles, na obra Arte Poética, definiu os gêneros literários. Cada um deles reúne um conjunto de obras com características análogas ou parecidas de forma e conteúdo. Tais gêneros se dividem, na classificação aristotélica, em épico, lírico e dramático.
Atualmente, entretanto, os textos literários são classificados, quanto à forma, em prosa ou em poesia; quanto ao conteúdo, em narrativos, líricos e dramáticos. No gênero ___________ há a presença de um _________, responsável por contar uma história em que os personagens atuam em um determinado espaço e tempo. Já os textos do gênero __________ têm predominância da função poética da linguagem. Os textos classificados como ___________ são próprios para a representação ou encenação teatral e têm __________ como base.

Alternativas
Comentários
  • Para um maior entendimento da literatura, Aristóteles, na obra Arte Poética, definiu os gêneros literários. Cada um deles reúne um conjunto de obras com características análogas ou parecidas de forma e conteúdo. Tais gêneros se dividem, na classificação aristotélica, em épico, lírico e dramático. Atualmente, entretanto, os textos literários são classificados, quanto à forma, em prosa ou em poesia; quanto ao conteúdo, em narrativos, líricos e dramáticos. No gênero épico ou narrativo há a presença de um narrador, responsável por contar uma história em que os personagens atuam em um determinado espaço e tempo. Já os textos do gênero lírico têm predominância da função poética da linguagem. Os textos classificados como dramáticos são próprios para a representação ou encenação teatral e têm o diálogo como base.

    Gabarito letra B - ESTRATÉGIA

  • Muito bomm

  • Letra B 

    Gênero épico/narrativo:

    - presença de um NARRADOR

    - sempre CONTA UMA HISTÓRIA que têm personagens

    - existe espaço (onde) e tempo (quando)

    AO FALAR DE NARRAÇÃO, LEMBRAR-SE DO (PENTE):

    - (P)ERSONAGENS> PROTAGONISTA, ANTAGONISTA, PERSONAGEM SECUNDÁRIO, FIGURANTES.

    - (E)SPAÇO> FÍSICO, PSICOLÓGICO E SOCIAL.

    - (N)ARRADOR> ONISCIENTE, PERSONAGEM, OBSERVADOR. 

    - (T)EMPO> CRONOLÓGICO E PSICOLÓGICO.

    - (E)NREDO> POSSUI A APRESENTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CLÍMAX E O DESFECHO.

    Gênero lírico:

    - expressa sentimentos e emoções

    - predominância de pronomes e verbos na 1º pessoa

    - exploração da musicalidade das palavras 


ID
4013908
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
FAGOC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre os gêneros literários e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As principais espécies do gênero dramático são: Tragédia, Comédia e Drama


ID
4192534
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia também este texto, para responder às questão.



Quando Bauer, o de pés ligeiros, se apoderou da cobiçada esfera, logo o suspeitoso Naranjo lhe partiu ao encalço, mas já Brandãozinho, semelhante à chama, lhe cortou a avançada. A tarde de olhos radiosos se fez mais clara para contemplar aquele combate, enquanto os agudos gritos e imprecações em redor animavam os contendores. A uma investida de Cárdenas, o de fera catadura, o couro inquieto quase se foi depositar no arco de Castilho, que com torva face o repeliu. Eis que Djalma, de aladas plantas, rompe entre os adversários atônitos, e conduz sua presa até o solerte Julinho, que a transfere ao valoroso Didi, e este por sua vez a comunica ao belicoso Pinga. (...)

Assim gostaria eu de ouvir a descrição do jogo entre brasileiros e mexicanos, e a de todos os jogos: à maneira de Homero. Mas o estilo atual é outro, e o sentimento dramático se orna de termos técnicos.

Carlos Drummond de Andrade, Quando é dia de futebol. Rio: Record, 2002.


Ao narrar o jogo entre brasileiros e mexicanos "à maneira de Homero", o autor adota o estilo

Alternativas
Comentários
  • o Gênero narrativo á foi denominado gênero épico em sua origem por Aristóteles!

    Gabarito letra A

    #MedicinaUNB


ID
5009878
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

    Montaigne deu o nome para um novo gênero literário; foi dos primeiros a instituir na literatura moderna um espaço privado, o espaço do “eu", do texto intimo. Ele cria um novo processo de escrita filosófica, no qual hesitações, autocríticas, correções entram no próprio texto.

COELHO. M. Montaigne.  São Paulo Publicita. 2001 (adaptado).

O novo gênero de escrita aludido no texto é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Michel de Montaigne ficou conhecido pela sua obra essais ("ensaios"), textos nos quais desenvolve temas partindo de um ponto de vista, como a dor, a morte, a medicina, a sabedoria e, inclusive, assuntos domésticos.

  • Letra B

    Ensaio é um texto opinativo que expõe mais o íntimo, citando ideais, criticas, reflexões e impressões PESSOAIS sobre algum tema.

  • textos do ''eu'' costumam ser subjetivos e Montaigne ficou conhecido por seus ensaios

  • Essa questão é chatinha para aqueles que não sabem que Montaigne ficou conhecido pelos ensaios, pois a alternativa A tem muito cara de gabarito, mas a confissão ela não é necessariamente experiência de transformação, pode ser a confissão de qualquer pessoa sobre qualquer segredo e isso não faz com que a pessoa se transforme.

  • Dá para fazer por eliminação:

    Montaigne é um cara do século XVI, então todo gênero já produzido antes dele não é, logicamente, "novo".

    a) Santo Agostinho escrevera suas Confissões ainda nos primórdios da Idade Média

    b) gabarito

    c) o gênero carta deve ser um dos mais antigos da humanidade; certamente não foi criado por Montaigne

    d) o imperador estoico Marco Aurélio escrevera suas Meditações ainda na vigência do Império Romano do Ocidente

    e) o gênero diálogo também não representa, nesse contexto, uma inovação; basta lembrar das tragédias gregas, que eram escritas dessa forma

  • Nesse trecho vc mata as alternativas A, C, E "um espaço privado, o espaço do “eu", do texto intimo", depois é só pensar e correr pro abraço!

    ENEM2021


ID
5040088
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Santa Leopoldina - ES
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Analise as características dos textos seguintes:

I - Saí para dar uma volta, outro dia, e notei uma coisa. Fazia um tempo glorioso - melhor impossível, e com toda probabilidade o último do gênero a se ver por estas bandas durante muitos meses gelados -, no entanto quase todos os carros que passavam estavam com os vidros fechados. Todos aqueles motoristas tinham ajustado o controle de temperatura de seus veículos hermeticamente fechados para criar um clima interno idêntico ao que já existia no mundo exterior, e me ocorreu então que, no que se refere ao ar fresco, os americanos perderam de vez a cabeça, ou
(...)
(BRYSON, Bill. Crônicas de um país bem grande. Trad. De Beth Vieira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. Fragmento)

II - Minha verdade espantada é que sempre estive só de ti e não sabia. Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama. Quanto a mim, assumo a minha solidão, que, às vezes, se extasia como diante de fogos de artifício. Sou só e tenho que viver uma certa glória íntima que, na solidão, pode se tornar dor. E a dor, silencia. Guardo o seu nome em silêncio. Guardo o seu nome em segredo. Preciso de segredo para viver. (Clarice Lispector)

Marque a alternativa com identificação carreta dos gêneros literários, de acordo com suas respectivas características textuais:

Alternativas
Comentários
  • Dramático/narrativo: maneira de se expressar, estilo cronica = (cronica: coisas do cotidiano, textos curtos)

    Lírico: sentimental e emotivo, em 1° pessoa

  • Narrativo estilo crônico por descrever acontecimentos do cotidiano,geralmente em textos curtos

    Lírico por demostrar sentimento na palavras e emoção além de ser escrito na 1° pessoal


ID
5161930
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a única alternativa que indica um gênero literário.

Alternativas
Comentários
  • Gêneros Literários: épico, lírico, dramático.

    Escolas Literárias: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo.

    Gabarito: letra B

  • Com exceção do Épico, as outras alternativas são chamadas de escolas literárias.

  • Letra B

    Gêneros Literários: épico/narrativo, lírico, dramático.

    Escolas Literárias: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo.

    Modalidades do gênero narrativo/épico:

    - Fábula

    - Épico

    - Epopeia

    - Novela

    - Conto

    - Crônica

    - Romance

    AO FALAR DE NARRAÇÃO, LEMBRAR-SE DO (PENTE):

    - (P)ERSONAGENS > PROTAGONISTA, ANTAGONISTA, PERSONAGEM SECUNDÁRIO, FIGURANTES.

    - (E)SPAÇO > FÍSICO, PSICOLÓGICO E SOCIAL.

    - (N)ARRADOR > ONISCIENTE, PERSONAGEM, OBSERVADOR. 

    - (T)EMPO > CRONOLÓGICO E PSICOLÓGICO.

    - (E)NREDO > POSSUI A APRESENTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CLÍMAX E O DESFECHO.


ID
5631517
Banca
IBFC
Órgão
SEED - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O ensino de literatura, comumente, é feito por meio da periodização literária articulada pelos chamados estilos de época. Quanto a isso, Domício Proença Filho lembra-nos o seguinte conceito proposto por Hatzfeld:


    “é a atitude de uma cultura ou civilização que surge com tendências análogas em arte, literatura, música, arquitetura, religião, psicologia, sociologia, formas de polidez, costumes, vestuário, gestos etc. No que diz respeito à literatura o estilo de época só pode ser avaliado pelas contribuições da feição do estilo, ambíguas em si mesmas, constituindo uma constelação que aparece em diferentes obras e autores da mesma era e parece informada pelos mesmos princípios perceptíveis nas artes vizinhas.” (1969, p.60)

Considerando este conceito, é correto afirmarmos que os estilos de época na literatura deveriam ser apresentados aos alunos como: 

Alternativas