SóProvas



Questões de Líquidos Corporais


ID
250231
Banca
FUNIVERSA
Órgão
HFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A aspiração do líquido sinovial é essencial na avaliação das articulações potencialmente infectadas. Realiza-se quase sempre sem dificuldades por meio de uma agulha calibrosa, no local de flutuação ou de hipersensibilidade máxima, ou pela via de acesso mais fácil. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico de artrite infecciosa bacteriana, em relação à análise de células no líquido sinovial.

Alternativas
Comentários
  • Efusões não inflamatórias (grupo 1) → Leucócitos  ↓ 3.000 cél/uL, sendo neutrófilos a minoria;

    Condições de pequena resposta inflamatória: osteoartrite, artrite traumática, osteoartropatia neuropática, sinovite vilonodular pigmentada e febre reumática em fase inicial. E também A artrite reumatoide em fase inicial, infecções bacterianas em estágio inicial e artrite viral.

    Efusões Inflamatórias (grupo 2) → Leucócitos 3.000 a 75.000 cél/uL e os neutrófilos são > 50% da população leucocitária

    Ex de condições: artrite reumatoide, SLE, síndrome de Reiter, febre reumática, artrite aguda induzida por cristais, artrite associada à doença inflamatória intestinal, artrite psoriática e sinovite por gotículas de gordura;

    Efusões purulentas (infecciosas) (grupo 3) → leucócitos ↑ 50.000 células, sendo 90% ou mais neutrófilos. 

    Ex: infecções articulares bacterianas, fúngicas e tuberculosas.

    Efusões hemorrágicas (grupo 4) → associadas com a artrite traumática, sinovite vilonodular pigmentada, hemangioma sinovial, osteoartropatia neuropática, próteses articulares e distúrbios hematológicos (hemofilia, trombocitopenia, terapia anticoagulante, anemia ou traço falciforme, síndrome mieloproliferativa).

    Diagnosticos Clínicos e Tratamento por Métodos Laboratoriais - Henry - 21ª Edição


ID
762364
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito de fluídos líquidos, analise as afirmativas a seguir.

I. Fluídos líquidos como sangue, esperma e saliva devem ser coletados em tubos, na forma líquida, e armazenados a –17o C.

II. Fluídos líquidos devem ser coletados por meio de uma haste coberta de algodão (swab), seco à temperatura ambiente e armazenado a –20o C em envelope de papel escuro.

III. Fluídos líquidos, como a urina, podem ser armazenados em frascos plásticos à temperatura ambiente.

IV. Fluídos líquidos, contidos em vestes ou em objetos contendo material biológico, deverão ser secos em local ventilado e armazenado a –20o C, em envelope de papel escuro.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Seguindo as normas estabelecidas na Resolução SSP 194/99, os fluidos líquidos (sangue, esperma e saliva) devem ser coletados por haste longa, flexível, com ponta de algodão (denominados swab) ou gaze. Deverão secar a temperatura ambiente em local ventilado e abrigado da luz solar, acondicionados isoladamente em envelope de papel escuro ou na própria embalagem do swab, e armazenados preferencialmente em congelador a 20ºC negativos, na impossibilidade, em geladeira, a 4ºC. Os demais fluidos líquidos (urina e outros) devem ser coletados com seringa ou pipeta plástica, transferidos para frasco próprio e armazenados sob refrigeração. Fluidos líquidos contidos em vestes ou em objetos deverão seguir o descrito para o item acima.

    Alternativa correta: B

ID
762418
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam procedimentos corretos para coleta de humor vítreo, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Humor vítreo é um fluido aquoso e claro que preenche as câmaras anterior e posterior do olho. Apresenta um índice de refração menor que o cristalino, o qual circunda, e está relacionado com o metabolismo da córnea. Para a coleta do material, deve ser retirado um volume de 2 a 3 mL de cada olho e armazenado em frascos separado. Quando não é possível retirar amostras de ambos os olhos, deve ser retirando de apenas um considerando a amostragem real e válida. 

    Alternativa correta: (A).

ID
858724
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A preparação de amostras de líquido cefalorraquidiano com tinta nanquim se presta ao diagnóstico de qual das leveduras a seguir?

Alternativas

ID
902725
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher, 45 anos, previamente hígida, apresenta quadro de déficit motor progressivo, ascendente, iniciado em membros inferiores, atingindo cintura pélvica e escapular, acompanhado de arreflexia nos quatro membros. Relata que há cerca de 10 dias teve quadro viral com adinamia, mal estar, febre baixa e dores musculares, o que se resolveu sem procurar atendimento médico. Realizada ressonância nuclear magnética de encéfalo que foi normal.

Em relação ao exame de líquor dessa paciente, espera-se en- contrar:

Alternativas

ID
1687027
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A meningoencefalite viral pode simular a apresentação clínica da meningite bacteriana. Os achados liquóricos fazem a distinção entre essas duas entidades.

Analise estas afirmações e identifique-as como verdadeiras(V) ou falsas (F).

( ) Na meningite bacteriana o LCR apresenta pleocitose por PMN e hipoglicorraquia.

( ) Na meningite viral o LCR apresenta pleocitose linfocitária e hipoglicorraquia.

( ) Em ambas, a pressão de abertura pode estar elevada.

Portanto, a ordenação correta de respostas é


Alternativas

ID
1950067
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 35 anos é levada ao setor de emergência em virtude de febre de início súbito, calafrios, cefaleia, fotofobia e dor ao movimentar os olhos. O exame físico evidencia meningismo sem sinais neurológicos de localização. A paciente relata também alguma diarreia e mialgias nas últimas 24 horas. Qual dos seguintes parâmetros do líquor(LCR) é característico na meningite e encefalite assépticas causadas por enterovírus?

Alternativas

ID
1951924
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Culdocentese é o procedimento caracterizado pela punção:

Alternativas

ID
2465428
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O líquido cefalorraquidiano é obtido principalmente por punção lombar, devendo ser utilizados, sequencialmente, 3 (três) frascos estéreis durante o processo de coleta. Essa divisão e identificação da ordem de obtenção de cada amostra é essencial para reduzir a influência de interferentes inerentes ao processo de coleta e direcionar adequadamente os frascos para as análises bioquímica, citológica e microbiológica. Considere que um laboratório recebeu 3 (três) amostras de líquor de um paciente com suspeita de meningite e os frascos estavam identificados de 1 a 3 de acordo com a ordem em que foram coletados.

Associe as colunas, relacionando a amostra mais adequada a cada tipo de análise.

Ordem de coleta

( 1 ) Primeiro frasco coletado

( 2 ) Segundo frasco coletado

( 3 ) Terceiro frasco coletado


Análises

( ) Citológica

( ) Bioquímica e sorológica

( ) Microbiológica

A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • De modo geral, a amostra é dividida em 3 tubos estéreis:

    Tubo 1- destinado para os estudos químicos e imunológicos

    Tubo 2- para exame microbiológico

    Tubo 3- para contagem celular e diferencial.


ID
2465479
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A classificação dos fluidos biológicos serosos entre transudato ou exsudato deve ser um dos primeiros passos para o diagnóstico laboratorial correto.

A combinação de testes que permite obter resultados mais sensíveis e acurados em relação à diferenciação do líquido pleural entre essas duas classificações é

Alternativas

ID
2515828
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a coleta do líquido cefalorraquidiano, sabe-se que devem ser coletados 3 tubos. Nesse contexto marque a alternativa que possui a ordem correta para análise dos tubos coletados.

Alternativas

ID
2528731
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O exame de líquido cefalorraquidiano (LCR) consiste em um conjunto de dados que facilitam o diagnóstico e permite avaliar o prognóstico do quadro clínico do paciente. Com relação ao tema, classifique as assertivas em verdadeiras ou falsas.


I. O exame físico do LCR compreende o aspecto e a cor;

II. O exame químico é realizado eventualmente e corresponde apenas à dosagem das proteínas;

III. Normalmente, o liquor é turvo e homogêneo. Em situações patológicas é comum à presença de suspensões no liquor;

IV. Em condições patológicas, o liquor apresenta-se sanguinolento ou xantocrômico.

V. O exame citológico compreende também a contagem de leucócitos que, por sua vez deve ser realizada em câmara de Neubauer.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  câmara de Fuchs-Rosental (na sua ausência pode ser usada a câmara de Neubauer).


ID
2861149
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um dos principais cristais encontrados no líquido sinovial e que está presente em casos de gota é o (a)

Alternativas

ID
2902933
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

       Homem, 22 anos, sem antecedentes mórbidos, desenvolve quadro abrupto, há 48 horas, de febre alta, prostração acentuada, cefaleia, vômitos e aparecimento de pequenas manchas violáceas na pele, disseminadas pelo corpo, que rapidamente aumentaram em densidade. Na sua admissão, o paciente se apresenta em mau estado geral, sonolento, com confusão mental e Glasgow = 13/14. Exame físico: pressão arterial = 90 x 60 mmHg, FC = 108 bpm, T axilar = 39° C, ausculta pulmonar limpa, ausculta cardíaca normal, petéquias violáceas disseminadas pelo tronco e membros, rigidez de nuca ao exame neurológico.

Assinale a alternativa correta em relação à abordagem inicial desse paciente, custo-efetiva e de maior impacto na morbimortalidade, após a adoção de medidas básicas de suporte como monitorização, acesso venoso, expansão volêmica com cristaloide e coleta de exames gerais.

Alternativas

ID
3546928
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2017
Disciplina
Medicina
Assuntos

Punção aspirativa por agulha fina é um método bem estabelecido para avaliar linfadenopatia, que pode estar associado a várias doenças, incluindo condições reativas, infecciosas, metástases ou neoplasia maligna primária. Em relação a citomorfologia de linfonodos, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
3546958
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2017
Disciplina
Medicina
Assuntos

O exame citopatológico do líquido cefalorraquidiano é útil para diagnóstico e monitoramento pós-terapia de tumores, incluindo estadiamento (por exemplo, meduloblastoma), meningite neoplásica e infecções. Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Exatamente, por isso marquei a letra A.


ID
3560566
Banca
FUNDEPES
Órgão
HRTN - MG
Ano
2015
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à punção arterial que é utilizada no centro de terapia intensiva com várias finalidades e em vários sítios diferentes, assinale a alternativa CORRETA

Alternativas

ID
3590437
Banca
FEC
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2007
Disciplina
Medicina
Assuntos

O exame complementar considerado como “padrão ouro” para o diagnóstico de gota é:

Alternativas

ID
3665287
Banca
FUNDEPES
Órgão
HRTN - MG
Ano
2017
Disciplina
Medicina
Assuntos

Analise o caso clínico a seguir 


Paciente de 37 anos de idade apresenta-se com hipertonia elástica em membros inferiores, aumento dos reflexos miotáticos e Babinski bilateral. Exame da sensibilidade profunda com leve redução abaixo do joelho. Exame do líquor com glicorraquia normal e leve pleocitose com proteinorraquia de 91 mg%. Exame da ressonância magnética não demonstra alteração estrutural de todo neuroeixo.

Qual teste diagnóstico é o mais provável de estar alterado? 

Alternativas

ID
3911656
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 2º Distrito Naval
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual é a anormalidade do líquido cerebroespinhal na meningite bacteriana?

Alternativas

ID
4904860
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considere uma análise de líquido sinovial com as seguintes características:

Aspecto = opaco.
Número de células/mm3 = 50.000 (57% de polimorfonucleares).
Glicose sinovial/sangue = 90/95 mg/dL.
Microscopia = cristais com birrefringência positiva.


A partir dos dados, o achado clínico correspondente é:

Alternativas