Em relação à última publicação do Código de Ética Médica, assinale a alternativa correta.
Em relação à última publicação do Código de Ética Médica, assinale a alternativa correta.
Tendo por base a Lei Federal n.º 12.527, de 18.11.2011 – Lei de Acesso à Informação – assinale a alternativa correta.
Paciente com antecedentes de crises convulsivas, em uso de fenobarbital, é encontrado em casa, caído no chão, com duas cartelas vazias do medicamento ao seu lado e uma carta, despedindo-se dos familiares. Espera-se encontrar na avaliação clínica inicial desse paciente:
Mulher, 24 anos de idade, sexualmente ativa e sem usar métodos de contracepção, procura atendimento médico-hospitalar por quadro de febre, adinamia, mal estar e dor em baixo ventre que tem piorado na última semana, durante relação sexual. Relata sentir dor difusa no abdome, principalmente em região infraumbilical e em fossa ilíaca direita. Apresentou, ainda, episódios de pequeno sangramento vaginal e, há dois dias, notou corrimento vaginal purulento.
A principal hipótese diagnóstica e os principais agentes envolvidos são, respectivamente:
Lesões cutâneas constituídas por placas eritematosas bem delimitadas, circunscritas, ovaladas, com discreta palidez central, associada a prurido intenso, que desaparecem em horas, sem deixar marcas, e que reaparecem em outras áreas do corpo.
Assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico correto e seu respectivo tratamento.
Paciente do sexo masculino, 78 anos, encontra-se internado em pós-operatório de cirurgia de revascularização miocárdica. A cirurgia foi eletiva, transcorreu sem intercorrências e, no pós-operatório, não foram detectadas anormalidades infecciosas. No quinto dia após a cirurgia, o paciente passou a apresentar confusão mental, déficit de atenção, sonolência diurna e falta de sono no período noturno, além de labilidade emocional. Acredita estar em um cativeiro após ter sido raptado e que precisa urgentemente retornar para sua casa.
Trata-se de um provável quadro de
Paciente do sexo masculino, 35 anos, com vida sexual ativa e sem uso de preservativos, refere quadro de mal estar inespecífico, poliadenopatia dolorosa em região cervical acompanhada de aparecimento de lesões eritemato-papulares em palma das mãos, planta dos pés e em tronco.
Considerando não se tratar de paciente portador de alergias, o tratamento empírico deverá, obrigatoriamente, conter o(a)
Em relação às complicações pulmonares da esquistossomose, assinale a alternativa correta.
Mulher, 45 anos, previamente hígida, apresenta quadro de déficit motor progressivo, ascendente, iniciado em membros inferiores, atingindo cintura pélvica e escapular, acompanhado de arreflexia nos quatro membros. Relata que há cerca de 10 dias teve quadro viral com adinamia, mal estar, febre baixa e dores musculares, o que se resolveu sem procurar atendimento médico. Realizada ressonância nuclear magnética de encéfalo que foi normal.
Em relação ao exame de líquor dessa paciente, espera-se en- contrar:
Assinale a alternativa correta em relação à poliomielite em sua forma paralítica.
Mulher, 43 anos, com diagnóstico de depressão maior, ingeriu 22 comprimidos de bromazepam simultaneamente, tentando o suicídio. Foi levada ao pronto atendimento por familiares, dando entrada bastante sonolenta. O exame físico revelou pressão arterial = 100 x 60 mmHg, com boa perfusão periférica, frequência cardíaca = pulso regular = 70 bpm, frequência respiratória de 4 incursões por minuto e Glasgow Coma Score = 12, sem alterações motoras aparentes.
Espera-se encontrar na gasometria arterial dessa paciente:
Mulher jovem, na segunda década de vida, procura atendimento médico com queixa de rash cutâneo malar, simétrico, bilateral, poupando o sulco nasolabial. Além disso, apresenta quadro de poliartrite simétrica migratória não deformante.
Assinale a alternativa que contém mais dois critérios que fechariam o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico.
Paciente do sexo masculino, 68 anos de idade, portador de fibrilação atrial crônica, faz uso de varfarina 7,5 mg ao dia. Há 10 dias passou a utilizar cefalexina para tratamento de erisipela em membro inferior direito. Procura atendimento médico por aparecimento de hematomas e equimoses nos braços. Assintomático e sem outros achados propedêuticos. Relata que o último controle do tempo de protrombina foi colhido há cerca de 30 dias, e o INR estava em 2,1. Após sua admissão, foi coletado tempo de protrombina, que evidenciou INR = 11,2.
A melhor conduta ao paciente em questão será, além da sus- pensão do dicumarínico, administrar
Homem, 32 anos, natural e procedente do interior de Pernambuco, procura atendimento hospitalar com queixa de sensação de empachamento, aumento do volume abdominal há duas semanas, sem outros fatores acompanhantes. O exame físico constatou hepatoesplenomegalia com aumento acentuado do lobo esquerdo hepático. O baço era percutível e palpável a cerca de 7 cm do rebordo costal esquerdo.
A hipótese diagnóstica mais provável é
Assinale a alternativa correta em relação à análise laboratorial nas anemias hemolíticas.
Homem, 58 anos, previamente hígido, apresenta queixas dispépticas há cerca de 20 dias. Realizada endoscopia digestiva alta, que evidenciou úlcera duodenal. Cerca de 30 dias após a conclusão do esquema terapêutico para a úlcera, que incluiu terapia para erradicação do Helicobacter pylori, voltou a apresentar os sintomas dispépticos. Realizada nova endoscopia digestiva alta, que evidenciou persistência da úlcera péptica e teste da urease positivo.
Provavelmente, trata-se de
Paciente com antecedente de neoplasia gástrica e gastrectomia total curativa há cerca de 8 anos. Relata que há pelo menos dois anos interrompeu a suplementação vitamínica que havia sido prescrita e não faz uso de medicamentos atualmente. Queixa-se de fraqueza, adinamia, palidez cutânea e parestesia dos pés e das mãos.
Espera-se encontrar na avaliação laboratorial desse paciente:
Durante exame admissional, paciente realiza sorologia de hepatite B que evidencia anti-HBsAg positivo. Todos os demais anticorpos e antígenos encontram-se negativos.
Trata-se de
Paciente do sexo feminino, 42 anos, asmática de longa data, sem controle adequado das crises e com baixa aderência terapêutica, é levada ao pronto atendimento por crise de broncoespasmo refratária há pelo menos 48 horas, sem melhora alguma após uso de broncodilatador e corticoide inalatórios. À sua chegada, nota-se paciente sonolenta, sem obedecer a ordens verbais adequadamente, taquidispneica, com frequência respiratória de 32 ipm, cianose de extremidades e uso de musculatura acessória. A ausculta pulmonar evidencia raros sibilos inspiratórios e expiratórios.
A conduta adequada no caso em questão será
Neoplasia que se manifesta por formação tumoral em topografia do mediastino anterossuperior e que é encontrada em cerca de 15% dos pacientes portadores de miastenia gravis. Trata-se do
Nas pneumonias adquiridas em comunidade (PAC), algumas situações são preditoras de complicações e, frente a elas, o médico geralmente deverá indicar a internação hospitalar do paciente.
Assinale a alternativa que contém alguma dessas situações.
Paciente do sexo masculino, 66 anos, foi submetido a toracocentese diagnóstica em hemitórax direito após ser detectado derrame pleural volumoso nessa topografia. Foram retirados cerca de 3,0 litros de líquido amarelo citrino, e o procedimento transcorreu sem intercorrências, apenas com um pouco de tosse no final. Cerca de 20 minutos após a punção, o paciente evoluiu com piora intensa da tosse, dispneia e intenso desconforto respiratório.
As hipóteses diagnósticas mais prováveis são:
No tratamento das dislipidemias, o risco de miopatia aumenta muito em decorrência da associação de alguns fármacos ou de situações clínicas. Assinale a alternativa que contém a situação de maior risco potencial.
Paciente idoso é admitido no pronto atendimento com quadro de insuficiência renal e apresenta os seguintes exames laboratoriais: ureia = 203 mg/dL, creatinina = 1,48 mg/dL e fração de excreção de sódio < 1%.
Assinale a alternativa que contém a situação clínica que melhor explica esse achado.
Adolescente previamente hígido, sexo masculino, apresenta quadro de diarreia crônica associada a esteatorreia, perda de peso ponderal e cólica intestinal periumbilical. Refere flatulência intensa, episódios de evacuações explosivas e mau cheiro nas fezes.
O agente etiológico envolvido é, provavelmente, a(o)