SóProvas



Questões de Aproveitamento de Água de Chuva


ID
1367206
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A captação de água da chuva, com uso de cisternas, sempre foi considerada uma alternativa interessante para a zona rural. Mais recentemente, esses sistemas têm sido incentivados também nas regiões metropolitanas, até como forma de diminuir a quantidade de chuvas que resultam em enchentes e desastres.

O cálculo da área de captação da água de uma cisterna considera:

Alternativas

ID
2139280
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O reuso de água tem por finalidade tentar diminuir a escassez hídrica em algumas localidades ou mesmo a diminuição de sua retirada dos corpos hídricos, seja qual for o motivo é uma forma de diminuir a pressão causada pela demanda de usos e aplicação do uso da água.
NÃO é correto reuso de água para

Alternativas
Comentários
  • O problema é o banho, na verdade!

  • Qual a referência que a banca usou para essa questão?

  • Contado direto da água reutilizada na pele, ai não pode! Não especifica a procedência.

  • Utilizei o seguinte raciocínio para resolver à questão:

    RESOLUÇÃO N 54, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2005

    Estabelece modalidades, diretrizes e critérios gerais para a prática de reúso direto não potável de água, e dá outras providências. 

    Art. 2 Para efeito desta Resolução, são adotadas as seguintes definições:

    III - água de reúso: água residuária, que se encontra dentro dos padrões exigidos para sua utilização nas modalidades pretendidas;

    Art. 3 O reúso direto não potável de água, para efeito desta Resolução, abrange as seguintes modalidades:

    I - reúso para fins urbanos: utilização de água de reúso para fins de irrigação paisagística, lavagem de logradouros públicos e veículos, desobstrução de tubulações, construção civil, edificações, combate a incêndio, dentro da área urbana;

    II - reúso para fins agrícolas e florestais: aplicação de água de reúso para produção agrícola e cultivo de florestas plantadas;

    III - reúso para fins ambientais: utilização de água de reúso para implantação de projetos de recuperação do meio ambiente;

    IV - reúso para fins industriais: utilização de água de reúso em processos, atividades e operações industriais; e,

    V - reúso na aquicultura: utilização de água de reúso para a criação de animais ou cultivo de vegetais aquáticos.

    De acordo com a resolução em questão a modalidade 'usos Domiciliares' não é abrangida. Logo, a letra E está incorreta e é o gabarito da questão.

  • https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/reuso-de-agua-tipos-processos-especificos-e-contaminantes/

    o erro é BANHO


ID
2350021
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A utilização das águas pluviais para fins não potáveis contribui para a redução do consumo de água potável para fins não nobres e também para a redução de escoamento na superfície urbana. As soluções técnicas são relativamente simples, porém alguns fundamentos devem ser respeitados.
Das opções abaixo, aquela que se configura como um fundamento é:

Alternativas

ID
2660125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O aproveitamento de águas de chuva para fins não potáveis é uma das formas de reúso da água mais utilizada em edificações. Um engenheiro desenvolveu um projeto de uso da água de chuva captada em um telhado com declividade única na direção de uma única calha de coleta. A precipitação crítica de projeto foi de 200 mm/h, e a vazão de dimensionamento da calha, em L/s, obtida segundo a NBR 10.844/1989, foi de 55 L/s.


Qual foi a área de telhado, em m2 , considerada nos cálculos?

Alternativas
Comentários
  • VT/Pt = A

    Vt = Volume Total

    Pt = Precipitação total

    A = Area de captação

    VT = 55 l/s x 3600 s/h = 198.000 l/h

    Pt = 200mm/h = 200 l/m².h

    198.000 l/h / 200 l/m².h  = A

    990 m² = A


ID
2728792
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A tecnologia de retenção e armazenamento de água da chuva deve estar presente desde a fase inicial do projeto de um edifício.


Sobre o aproveitamento da água de chuva, antes descartada, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O volume do reservatório de águas pluviais deve ser suficiente para atender à demanda de irrigação de jardins, uso em descargas sanitárias e lavagem de pisos, mesmo no período de seca.


    Deve estar errado porque dá a entender que o volume do reservatório de águas pluviais deveria, obrigatoriamente, suportar tudo o que foi listado.

  • Gab oficial - A


    talvez o erro esteja no "período de seca"

  • Esta banca não entende nada sobre engenharia!

    Não vejo um erro na alternativa A, pois o sistema deve sim ser projetado de modo a comportar um volume adequado e previsto NO PROJETO inclusive em período de estiagem, que a meu ver é o período mais necessário.


    Na letra E não vejo sentido de que ao fim do reservatório auxiliar (que na verdade é o sistema de aproveitamento de água da chuva) funcionar como uma caixa-água regular. Este pensamento mistura as finalidades de cada projeto.

  • O volume do reservatório de águas pluviais PODE ser suficiente para atender à demanda de irrigação de jardins, uso em descargas sanitárias e lavagem de pisos, mesmo no período de seca.

    Não conheço legislação que obrigue o armazenamento de água da chuva. Apesar de ser uma boa ideia, não é uma obrigação.

  • acredito que o erro esta na palavra DEVE da letra A.

  • Letra A - incorreta.

    Justificativa:

    NBR 15527: O volume dos reservatórios deve ser dimensionado com base em critérios técnicos, econômicos e ambientais, levando em conta as boas práticas da engenharia, podendo, a critério do projetista, ser utilizados os métodos contidos no Anexo A ou outro, desde que devidamente justificado. 


ID
2838085
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O aproveitamento da água da chuva em centros urbanos é uma importante ferramenta de sustentabilidade, que reduz o consumo da água tratada e auxilia no controle de enchentes urbanas. Muitos moradores têm implantado esses sistemas em suas casas, como é o caso da família Silva. Essa família é constituída por um casal, um filho e uma filha. A filha mais nova, estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, propôs que a família investisse em um sistema de aproveitamento da água da chuva. Um engenheiro foi contratado para tal serviço e implantou um sistema no qual apenas uma parcela do telhado da casa foi utilizada para captação, o que corresponde a uma área de 12 m2. Para essa área de captação, foram implantados dois reservatórios, totalizando um volume de armazenamento de água de 2000 L. Nessa residência, ocorre um consumo médio de 15 Lˑhab-1 ˑdia-1 de água não potável.


O método da simulação, apresentado na norma ABNT NBR 15527:2007, permite estimar o volume de água no reservatório ao final de cada dia. Sabendo que, no segundo dia após o início da simulação, ocorre uma chuva com intensidade de 30 mmˑh-1 e duração de 30 min, é correto afirmar que,

Alternativas
Comentários
  • Só uma observação:

    Para este método, duas hipóteses devem ser feitas, o reservatório está cheio no início da contagem do tempo "t', os dados históricos são representativos para as condições futuras.


ID
2838094
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A instalação predial de águas pluviais se destina exclusivamente ao recolhimento e à condução das águas da chuva. Tradicionalmente, nos projetos de engenharia, essas águas são destinadas diretamente ao sistema de microdrenagem da cidade. Uma alternativa a essa prática é a implantação de reservatórios, na escala de lote, para armazenara água da chuva, que pode ser utilizada para fins não potáveis. Essa implantação implica em uma economia no consumo de água potável e auxilia no controle do aumento do escoamento superficial em meio urbano.


A fim de normatizar o dimensionamento desses reservatórios, em 2007, a ABNT disponibilizou a NBR 15527, Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - Requisitos.


De acordo com a norma supracitada, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • NBR 15527:2007

    4.2 Calhas e condutores 

    4.2.3 Devem ser instalados dispositivos para remoção de detritos. Estes dispositivos podem ser, por exemplo, grades e telas que atendam à ABNT NBR 12213.

    4.2.4 Pode ser instalado no sistema de aproveitamento de água de chuva um dispositivo para o descarte da água de escoamento inicial. É recomendado que tal dispositivo seja automático.

    4.3 Reservatórios 

    4.3.9 A água de chuva reservada deve ser protegida contra a incidência direta da luz solar e do calor, bem como de animais que possam adentrar o reservatório através da tubulação de extravasão.

    4.4 Instalações prediais 

    4.4.3 O sistema de distribuição de água de chuva deve ser independente do sistema de água potável, não permitindo a conexão cruzada de acordo com ABNT NBR 5626. 

    4.6 Bombeamento

    4.6.3 Pode ser instalado, junto à bomba centrífuga, dosador automático de derivado clorado, o qual convém ser enviado a um reservatório intermediário para que haja tempo de contato de no mínimo 30 min.

    Gabarito: B


ID
4952149
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A utilização de água de chuva apresenta várias vantagens. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a essas vantagens.

Alternativas

ID
4952155
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os reservatórios para sistemas de aproveitamento de águas pluviais podem ser instalados acima ou abaixo do solo. Assinale a alternativa correta que representa uma desvantagem de reservatório semi ou enterrado:

Alternativas