SóProvas



Questões de Arquitetura Orientada a Objetos


ID
163633
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere uma aplicação Web corporativa, orientada a objetos, que está projetada para ser distribuída fisicamente em camadas. A primeira, a camada da apresentação, deverá implementar a interação com o usuário. Essa interação será feita através de um navegador Web. As requisições do usuário são enviadas para a segunda camada, a camada da aplicação, que é responsável pelo processamento das requisições. Na terceira camada física, a camada de gerenciamento de dados, ficará localizado o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados usado pela aplicação. Considere também que a equipe de desenvolvimento está decidindo de que forma essa aplicação deve ser estruturada em camadas lógicas (layers). Nesse contexto, considere as assertivas a seguir.

I - É possível que a camada física de gerenciamento de dados contenha uma parte da lógica do negócio da aplicação.

II - A escolha da tecnologia para implementação da camada física da apresentação é irrelevante para o processo de implantação da aplicação.

III - As classes de acesso aos dados persistentes da aplicação podem estar localizadas na camada física da aplicação.

IV - O uso de um navegador (browser) na camada física da apresentação inviabiliza a implementação de um cliente rico.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - É possível que a camada física de gerenciamento de dados contenha uma parte da lógica do negócio da aplicação.

    Correto. Posso colocar em meu banco de dados alguma lógica usando PL/SQL (Oracle) ou T-SQL (SQL Server). Por exemplo, sempre que remover um funcionário, remova todos seus dependentes. Essa lógica do negócio pode estar no banco através de triggers. Regras mais complexas podem ser feitas com linguagens PL/SQL ou T-SQL. No entanto, colocar lógica do negócio na camada física dificultaria muito uma possível migração de tecnologia de banco. Por este motivo, deveremos usar esta abordagem somente quando for inevitável.

    II - A escolha da tecnologia para implementação da camada física da apresentação é irrelevante para o processo de implantação da aplicação.

    ERRADO
    A apresentação é o que o usuário vê. A camada física é a tecnologia (aplicação) que o usúario lança mão para acessar a apresentação de sua aplicação. Pode ser um browser, um cliente em java swing, um applet, etc. Dependendo da camada física de apresentação usada a sua aplicação deverá implantar o processo de uma forma específica. Se for browser é HTTP, se for interface java-swing pode ser RMI, etc.

    III - As classes de acesso aos dados persistentes da aplicação podem estar localizadas na camada física da aplicação.

    CERTO
    Classses de acesso são classes DAO (Data Access Object). Um exemplo delas são as classes do Hybernate. O Hybernate disponibiliza uma camada (classes) para facilitar a persistência de objetos sem precisar escovar bits com JDBC. A camada física pode então englobar o banco de dados e as classes DAO. Alguns autores optam por essa abordagem colocando classes DAO e banco de dados em uma única camada lógica chamada de camada física.

    IV - O uso de um navegador (browser) na camada física da apresentação inviabiliza a implementação de um cliente rico.
    ERRADO.

    Um cliente gordo é um cliente que executa diversas tarefas liberando a carga que estaria sobre o servidor. Por exemplo, quando acessamos o gmail temos um monte de javascript fazendo cálculos em nosso computador, usando para isso o browser. Isso caracteriza um cliente gordo. Feito os cálculos o browser envia para o Gmail os resultados e busca as atualizações necessárias.
  • "II - A escolha da tecnologia para implementação da camada física da apresentação é irrelevante para o processo de implantação da aplicação."

    Errada.
    o IE6 por exemplo é uma Tecnologia que inviabiliza/restringe muitas aplicações, ainda que um Browser... =)
  • Camada Física da Aplicação é uma coisa, Camada Física de Aplicação é outra...

ID
1478362
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

De acordo com o padrão orientado a objeto, é necessário determinar um padrão de projeto a ser utilizado em certa situação. O padrão escolhido foi o Iterator. Cada padrão tem uma intenção para o qual foi desenvolvido e/ou criado. Assinale, a seguir, a intenção do Iterator.

Alternativas
Comentários
  • A) Singleton

    B) Proxy

    C) State

    D) Prototype

    E) Iterator

    Bons estudos!

ID
2260735
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os Padrões de Projetos em Orientação a Objeto são arquiteturas utilizadas para desenvolver softwares orientados a objetos flexíveis e sustentáveis assim reduzindo sua complexidade. O modelo Singleton é utilizado para

Alternativas
Comentários
  • Singleton. - Garante que para uma classe específica só possa existir uma única instância, a qual é acessível de forma global e uniforme.

     

    Fonte: http://www.macoratti.net/vb_pd1.htm


ID
2358754
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. Em uma arquitetura de objetos distribuídos, os componentes fundamentais do sistema são objetos que fornecem uma interface para um conjunto de serviços fornecidos sem a necessidade de distinção entre cliente e servidor.

II. Os objetos podem ser distribuídos entre uma série de computadores na rede e se comunicam através de um middleware. Esse middleware é chamado de requisitor de objetos.

III. Como alternativa, pode-se usar uma abordagem de objetos distribuídos para implementar sistemas cliente-servidor.

IV. Arquitetura cliente-servidor e de objetos distribuídos são paradigmas distintos, inviabilizando alternativas de implementação de arquiteturas mistas entre as duas.

V. A maior desvantagem de arquiteturas de objetos distribuídos é que são mais complexas de projetar do que sistemas cliente-servidor.

Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • A Consulplan tem dessas coisas...

    Observem que a assertiva V sequer é apresentada em qualquer das alternativas. Ou seja, nem seria preciso perder tempo na sua leitura.

  • b-

    Client-server permite maior flexibilidade, agailidade e competitividade, criando mais robustez e desempenho. Surgiu como aprimoramento do processamento distribuido de pc's em rede e downsizing, o qual tinha desvantagens em comparacao com centralizacao do mainframe, pela dificuldade de administracao de dados, o que causava redundancia e inconsistencia. Em suma, cliente-servidor é produtividade de redes + controle dos mainframes e computacao centralizada. 

    O middleware sao processos ou objetos em um grupo de maquinas que interagem e fazem compartilhamento de recursos distribuidos. Sao middleware:

    -Remote procesure call - RPC

    -Isis

    - CORBA (common object request broker archiecture)

    -web services

    - microsoft DCOM (distributed component object model)

    -ISO/ITU-T RM-ODP (reference model for open distributed processing).


ID
2376859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O DDD (domain-driven design)

Alternativas
Comentários
  • Algumas das caracteristicas da orientacao a objetos e que, tambem, o DDD incorpora:

    Alinhamento do código com o negócio: o contato dos desenvolvedores com os especialistas do domínio é algo essencial quando se faz DDD (o pessoal de métodos ágeis já sabe disso faz tempo);

    Favorecer reutilização: os blocos de construção, que veremos adiante, facilitam aproveitar um mesmo conceito de domínio ou um mesmo código em vários lugares;

    Mínimo de acoplamento: Com um modelo bem feito, organizado, as várias partes de um sistema interagem sem que haja muita dependência entre módulos ou classes de objetos de conceitos distintos;

    Independência da Tecnologia: DDD não foca em tecnologia, mas sim em entender as regras de negócio e como elas devem estar refletidas no código e no modelo de domínio. Não que a tecnologia usada não seja importante, mas essa não é uma preocupação de DDD.

  • Fredson Menezes, você tem a fonte? Seria interessante o pessoal por a fonte das citações para a gente se atentar quando for estudar.

  • Complementando o primeiro comentário, segue a fonte:

    http://www.agileandart.com/2010/07/16/ddd-introducao-a-domain-driven-design/

  • Características DDD:

    DOMINIO: AREA de atuação, negocio (ex: aviação, farmácia, serviços bancários...)

    Foco no domínio principal e logico

    baseia projetos complexos em um modelo de domínio

    colaboração entre especialistas técnicos de domínio para refinar o modelo conceitual

    uso de linguagem UBIQUA

    independe de tecnologia usada


ID
2542459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção que descreve o requisito que deve ser atendido por uma classe de chave primária em JPA.

Alternativas
Comentários
  • As classes de entidade na JPA devem seguir três regras:

    - Devem ser anotadas com @Entity;

    - Devem ter um campo definido que representa a chave primária da tabela, anotado com @Id;

    - Devem ter um construtor público sem parâmetros.

     

    Fonte: JPA Eficaz: As melhores práticas de persistência de dados em Java.

  • Qual o erro da alternativa D?

  • Respondendo ao colega, Daniel Borges. Acredito que o erro na opção  "D" é porque a questão nos pede um requisito obrigatório da classe( o requisito que deve ser atendido...) . Entre as opçõe letra "B".  

  • pior que isso depende da implementação

    No hibernate por exemplo, funciona até com constructor private


ID
2810107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item subsequente, referente a Domain Driven Design e a Design Patterns.

No Domain Driven Design, o projeto de software baseia sua reação em eventos externos e internos, tendo como premissa uma quantidade finita de estados que enfatizam a separação entre os modelos abstratos independentes de implementação e os específicos de implementação.

Alternativas
Comentários
  • DDD - Domain Driven Design
        Aplicável à área de negócio específica e complexa
        Não tem como foco principal a tecnologia, mas o entendimento das regras de negócio e de como elas devem estar refletidas no código e no modelo de domínio. 
        Arquitetura 
            Camada de Apresentação (User Interface)
            Camada de Aplicação (Application)
            Camada de Modelo (Domain)
            Camada de Infraestrutura (Infrastructure)
        Características
            Alinhamento do código como o negócio
            Favorecer reutilização
            Mínimo de acoplamento
            Independência da Tecnologia
        Padrão
            Contexto
            Um problema
            Uma solução
        Não é arquitetura em camadas
        Úbiqua
        Anticorrupção
        Escrito por 
            Eric Evans
        Projeto Orientado a Domínio
     

  • Falou um comprimido, eu não entendi uma grama.

  • huahuahuahua

    palmas para o examinador que ganhou 500 reais pela questão que ele fez no gerador de lero lero

  • Se o examinador diz que é assim, quem sou eu para discordar... Espera um minuto. Maldito, me enganou!


ID
3361969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção que mostra a arquitetura cujo estilo é um sistema distribuído definido por um conjunto de componentes que são conectados por meio de uma chamada de procedimento.

Alternativas
Comentários
  • GAB-B.

    Não sei se pensei correto,mas pensei,é um procedimento(procedure,função,trigger e etc.),assim,tem tudo para ser um objeto.

    Bons estudos e boa sorte!

  • Arquitetura em camadas

    Arquitetura baseada em Objetos

    Arquitetura centrada em dados

    Arquitetura baseada em eventos

    Arquitetura de sistemas

    Fonte: Slideshare arquiteturas