Os Diagramas da UML estão divididos em Estruturais e Comportamentais.
Diagramas Estruturais
- De Classe: Mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes.
- De Objeto: O diagrama de objeto esta relacionado com o diagrama de classes e, é praticamente um complemento dele. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução do processo do software.
- De Componentes: Está associado à linguagem de programação e tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos.
- De implantação: Determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema.
- De Pacotes: Representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compõem.
- De Estrutura: Descreve a estrutura interna de um classificador.
Diagramas Comportamentais
- De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para fases de levantamento e análise de Requisitos do Sistema.
- De Máquina de Estados: Procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo.
- De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade.
- De Interação: Dividem-se em:
1. De Sequência: Descreve a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos.
2. Geral interação: Fornece visão geral dentro do sistema ou processo do negócio.
3. De comunicação: Organização estrutural dos objetos.
4. De tempo: Descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.