SóProvas



Questões de Web 2.0


ID
81601
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na Web 2.0, são princípios de utilização e otimização:

I. Quanto mais simples e modular a programação, mais fácil tirar ou acrescentar uma funcionalidade ou compartilhar uma parte desse software com outro software. Os módulos podem ser reutilizados em diversos softwares ou compartilhados para serem usados por programas de terceiros.

II. O uso de uma combinação de tecnologias já existentes (Web services APIs, AJAX, entre outras) e de uso simplificado, que aumentem a velocidade e a facilidade de uso de aplicativos Web e amplie o conteúdo existente na Internet para permitir que usuários comuns publiquem e consumam informação de forma rápida e constante.

III. Programas corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo, com o usuário participando deste processo, dando sugestões, reportando erros e aproveitando as melhorias constantes.

IV. Em vez de grandes servidores provendo uma enorme quantidade de arquivos, utilizam-se as redes P2P, na qual cada usuário é um servidor de arquivos e os arquivos são trocados diretamente entre eles.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários

ID
162907
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Nos testes de usabilidade de um sistema Web, foi definido um conjunto de tarefas a serem realizadas nesse sistema, assim como foi selecionado um conjunto de potenciais usuários para realizar essas tarefas. É atribuição dos membros da equipe de desenvolvimento do sistema Web, que aplica os testes,

Alternativas
Comentários
  • e) apresentar os casos de uso do sistema aos usuários, para que indiquem inconsistências entre os casos apresentados e a interface gráfica correspondente.

    Qual o erro desta opção?
  • Luciano, a comparação entre a especificação e os casos de uso seria um teste funcional, não de usabilidade. Usabilidade limita-se na facilidade em utilizar o sistema, sem avaliar a funcionalidade em si.
  • E) caso de uso é para usuário ver????
  • Respondendo:
    Diagrama de casos de uso pode auxiliar no entendimento dos requisitos entre equipe técnica e usuários (logo, o usuário pode sim ver  este diagrama e entende-lo sem problemas)
    Mas como já foi dito, ele não irá auxiliar se tratando de testes de usabilidade.
  • Eu acredito que erro da letra 'e' está relacionado: 

    1) Apresentar os casos de uso do sistema aos usuários e papel da equipe de Análise de requisitos.

    2) Casos de Uso e Protótipo de Interface gráfica faz parte da fase Iniciação ou Elaboração e não testes. 

    Resumindo a Equipe de Teste preocupa-se apenas com relatórios com resultados dos testes. Letra D



ID
236203
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Instruções: Para responder à  questão, considere que os aplicativos devem ser reputados sempre na
originalidade da versão referenciada e não quaisquer  outras passíveis de modificação (customização,
parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitados nas questões, as versões dos
aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padrão destro.

Considere:

Tim O'Reilly, um precursor do uso do termo Web 2.0, define que

I. o termo significa a mudança para uma internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma.

II. a regra mais importante é o uso de aplicativos isolados que se tornam melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência individual. As regras referenciadas em I, por O'Reilly,

III. nunca foram discutidas, mesmo que de alguma outra forma, antes do surgimento do termo Web 2.0.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • II - a regra mais importante é o uso de aplicativos isolados que se tornam melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência COLETIVA. As regras referenciadas em I, por O'Reilly,

  • Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.

     

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0

  • Tim define que:

    "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva." As regras a que se refere O'Reilly já foram discutidas antes do surgimento do termo, sob outros nomes como infoware, the internet operating system e the open source paradigm shift.

  • ALTERNATIVA CORRETA: LETRA A
     
    Atenção para essa questão! Somente o
    Item II está incorreto. Mas como, dentre as alternativas, não se tem como corretos os intens II e III, o gabarito é a alternativa A.

    ITEM I: "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva". 

    ITEM II: A regra mais importante seria desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

    ITEM III: As regras a que se refere O'Reilly já foram discutidas antes do surgimento do termo, sob outros nomes como infoware[5], the internet operating system[6]e the open source paradigm shift[7]e são produto de um consenso entre empresas como Google, Amazon, Yahoo e Microsoft e estudiosos da Web (como Tim O'Reilly, Vinton Cerf[8] e Tim Berners-Lee [9]) e da consolidação do que realmente traz resultado na Internet







  • Entendo que  a proposição III é incorreta, pois o conceito apresentado é anterior ao termo Web 2.0,

    portanto alternativa A
  • Ricardo o Item  III está incorreto justamente por isso, pois as regras já haviam sido discutidas mesmo antes do termo WEB 2.0


ID
946936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à interface web, julgue os itens que se seguem.

No SMIL, o atributo systemCaption permite a definição de um texto equivalente a uma porção de áudio de uma apresentação.

Alternativas
Comentários
  • systemCaptions (system-captions) values: on | off This attribute allows authors to specify a redundant text equivalent of the audio portion of the presentation. Examples of intended use are: audiences with hearing disabilities, those learning to read, or anyone who wants or needs this information. Evaluates to true if the user preference matches this attribute value. Evaluates to false if they do not match.

    Fonte: http://www.w3.org/TR/SMIL3/smil-content.html#adef-systemCaptions
  • Vamos primeiro entender o que é o SMIL (pronuncia-se SMILE)

    SMIL significa Synchronized Multimedia Integration Language.   1.0 Pontos Principais - Pronúncia: smile - Multimídia para a Web - Integração dos formatos para que estejam apresentáveis 2.0 Tópicos Principais - Poderosa em sincronização e tempo - Adapta-se ao usuário e sistemas - Modelo flexível, mas apresentação consistente   3.0Linguagem de integração  - Os objetos de multimídia são referenciados e não incluídos 4.0SMIL é XML - Definida por uma DTD XML - Pode ser de sua própria autoria - Linguagem declarativa - Integrável com ambientes XML

    O atributo systemCaptions indica que a sequência de texto deve ser apresentada quando a definição do leitor do utilizador para legendas indicar a preferência de apresentação das legendas. 
    Correta portanto a questão.
  • Resposta: CERTA.

    system-captions: Este atributo permite aos autores distinguir entre um equivalente textual redundante das componentes áudio da apresentação (destinado a público com deficiências auditivas ou em processo de aprendizagem da leitura e que deseja ou precisa desta informação) e texto destinado a um público vasto. O atributo pode tomar o valor "on" (activo) se o utilizador tiver expresso o desejo de ver informação sobre a forma de legendagem, tomando o valor "off"(desactivado) se o utilizador tiver indicado que não deseja ver esse tipo de informação. É avaliado como "true" se o valor for "on", como "false" se o valor for "off".

    Fonte: http://home.utad.pt/~leonelm/w3ctranslations/smil/#test


ID
1788472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

      Considere o projeto de uma aplicação com interface web, cujo número previsto de usuários é de 4 milhões de pessoas, e que deve atender a aspectos de acessibilidade a pessoas com deficiência visual. Considere, ainda, que durante a etapa de desenvolvimento da aplicação, a disciplina de testes tenha sido negligenciada devido ao curto prazo de entrega do projeto. Assim, quando a aplicação foi implementada em ambiente de produção e liberada para acesso, ocorreram os seguintes problemas:

  • lentidão ao acessar sistema por meio de nome de usuário e senha;
  • as páginas web da aplicação não funcionavam satisfatoriamente nos navegadores Internet Explorer e Safari;
  • todas as funcionalidades que envolvem gravação, alteração e consulta a banco de dados apresentaram lentidão superior ao tempo esperado de resposta definido pelo gestor do projeto;
  • existência de campos nas páginas de inserção de dados e consulta que permitem a inclusão de qualquer tipo de dados, sem qualquer tratamento.

No período de desenvolvimento da aplicação, o gerente de projeto optou por utilizar uma metodologia ágil (Scrum), deixando a cargo dos desenvolvedores a criação de testes unitários para testar a solução, sendo esta a única frente de testes do projeto. A fim de solucionar os problemas da aplicação, um analista de testes com conhecimento em programação foi designado para examinar a solução e apontar problemas na aplicação.

Com base nas informações apresentadas na situação hipotética, julgue o item que se segue.

As páginas web que não funcionaram satisfatoriamente nos navegadores citados não necessitam ser testadas semanticamente, visto que a conformidade com padrões W3C não é alvo dos processos de teste de um sistema.


Alternativas
Comentários
  • e-

    A web semântica é uma extensão da Web atual onde a informação é estruturada p/ permitor melhor cooperação entre computadores e pessoas. A WebSemântica estrutura a rede para os dados ser compreendidos  por qualquer computador conectado, refinando busca, aliviando a sobrecarga de informação com precisão.


ID
2362333
Banca
IDECAN
Órgão
INCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O trecho a seguir trata-se de um fragmento de um estudo de usuários. Leia-o atentamente.

“Recrutados em anúncios de jornais, 21 usuários da Web participaram de três sessões como voluntários. Cada sessão foi coordenada por um moderador e demorou de duas a três horas. O objetivo da utilização do método foi o de identificar as necessidades, expectativas e problemas dos usuários da informação em saúde na Web, com ênfase na avaliação destes em relação à qualidade da informação recuperada.”

A análise desse trecho permite afirmar que o método de coleta de dados utilizado foi:

Alternativas
Comentários
  • Grupo focal - Que é um grupo de discussão informal, com poucos participantes (até 12 pessoas), debatendo sobre um assunto específico, com o objetivo de obter informação qualitativa em profundidade. É de baixo custo e através dela encontra-se respostas rápidas.

  • Grupo focal - é um método de coleta de dados considerado por alguns autores como uma espécie de entrevista. Para a explicação da técnica, reúne-se um grupo relacionado com o problema a ser explorado e um moderador para assegurar que o assunto será discutido sem distorções. As vantagens da técnica consistem na obtenção de um maior número de informações com riqueza de detalhes.

    Observação - é um método pelo qual o pesquisador capta a realidade que se pretende analisar. Ela pode ser:

    Espontânea não estruturada;

    Observação participante não sistemática;

    Observação sistemática.

    Para Richardson (1999, p.259): "a observação apresenta muitas nuances em face de sua flexibilidade, pois seu objeto de estudo, bem como o objetivo da pesquisa que a utiliza, determina seu tipo e metodologia".

    Técnica de Delfos - uma variação do questionário, envolve a prospecção de natureza quantitativa a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes no tema em questão. Seu objetivo principal é identificar tendências.

    Entrevista - Após o questionário, a entrevista é o método mais utilizado. Ela pode ser:

    a) não-estruturada;

    b) semi-estruturada;

    c) estruturada.

    Gab. A

    BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados.Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n.2, p.168-184, maio/ago. 2007.

  • Esta questão está vinculada ao assunto Análise Essencial, acho que não tem a ver. Mas gostaria de saber qual assunto esta questão aborda, alguém poderia dizer? Obrigado a todos

ID
3173137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No Domain-Driven Design, a Ubiquitous Language é considerada

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    Domain-Driven Design, é uma linguagem do projeto de desenvolvimento de software, para comunicação com os envolvidos.

  • Domain-Driven Design - DDD (Design orientado a domínio): “É um conjunto de princípios com foco em domínio, exploração de modelos de formas criativas e definir e falar a linguagem Ubíqua, baseado no contexto delimitado.”

    FONTE: https://medium.com/beelabacademy/domain-driven-design-vs-arquitetura-em-camadas-d01455698ec5

    Ubiquitous Language basicamente é um dos conceitos que o DDD utiliza, que tem como finalidade: “falar” a língua do usuário/cliente. Manter uma única linguagem de domínio que seja entendível tanto para os desenvolvedores quanto para o cliente.

    FONTE: https://www.handersonfrota.com.br/ubiquitous-language/

    GAB C: No Domain-Driven Design, a Ubiquitous Language é considerada uma linguagem do projeto de desenvolvimento de software utilizada para comunicação de todos os envolvidos no projeto.


ID
3663709
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2009
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na Web 2.0, são princípios de utilização e otimização:

 
I. Quanto mais simples e modular a programação, mais fácil tirar ou acrescentar uma funcionalidade ou compartilhar uma parte desse software com outro software. Os módulos podem ser reutilizados em diversos softwares ou compartilhados para serem usados por programas de terceiros.
 
II. O uso de uma combinação de tecnologias já existentes (Web services APIs, AJAX, dentre outras) e de uso simplificado, que aumentem a velocidade e a facilidade de uso de aplicativos Web e amplie o
conteúdo existente na Internet, para permitir que usuários comuns publiquem e consumam informação de forma rápida e constante.
  
III. Programas corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo, com o usuário participando deste processo, dando sugestões, reportando erros e aproveitando as melhorias constantes.
  
IV. Em vez de grandes servidores provendo uma enorme quantidade de arquivos, utilizam-se as redes P2P, nas quais cada usuário é um servidor de arquivos e os arquivos são trocados diretamente entre eles.
  
É correto o que consta em

Alternativas

ID
3878239
Banca
AOCP
Órgão
COREN-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Qual das alternativas a seguir informa algumas características existentes em WEB 2.0?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Web 2.0 trás o conceito a "Web enquanto plataforma", envolvendo wikis, redes sociais, blogs e por aí vai. Neste sentido, o conteúdo de fato é alterado pelo usuário final, iteração e participação faz parte dessa Web 2.0 dinâmica.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0