SóProvas



Prova Aeronáutica - 2015 - CIAAR - Primeiro Tenente - Análise de Sistemas


ID
1747078
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                                               Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que é democracia e uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos niveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provável que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas é também qualidade do conhecimento. É a virtude do conhecimento.É essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nivel dogmático para um nivel reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou à rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esqueço que a vida social e a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Nao sou democratica quando minhas ações não contribuem para a manuteção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentals: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

Cada palavra é constituída por unidades fônicas, as sílabas. A partir das sequências a seguir, indique quais contêm divisão silábica incorreta.

I. cre-i-o / de-mo-cra-ci-a / pou-cos

II. con-vi-vên-cia / a-goes / de-mo-cra-ci-a

III. cog-ni-ti-va / im-po-nho / vio-len-ta-men-te

IV. ques-tio-nan-do / dog-má-ti-co / re-fle-xi-vo

Apresentam alguma incorreção apenas as sequências:

Alternativas
Comentários
  • A palavra violentamente está separada de forma errada!!

     

  • Não concordo com o gabarito , consta como alternativa: A

    Se alguém puder me informar sobre, por favor envie uma msg para mim!

  • Questão com Gabarito equivocado . 

     

    Definição de Violentamente

    Classe gramatical: advérbio
    Separação silábica: vi-o-len-ta-men-te

  • Esse Gabarito informado está incorreto. O Gabarito Oficial da Banca foi letra "D".

    JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)
    I. cre-i-o, de-mo-cra-ci-a, pou-cos;
    Separação das sílabas: crei-o.
    III. cog-ni-ti-va, im-po-nho, vio-len-ta-men-te
    Separação das sílabas: vi-o-len-ta-men-te
    IV. ques-tio-nan-do, dog-má-ti-co, re-fle-xi-vo
    Separação das sílabas: que-ti-o-nan-do
    Fonte: SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática completa Sacconi: teoria e prática. 31. ed. São Paulo: Nova
    Geração Gram, 2011.

  • Todas alternativas estão erradas.


ID
1747102
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                     Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que é democracia é uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos níveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provavél que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas é também qualidade do conhecimento.  a virtude do conhecimento. È essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nível dogmático para um nível reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou à rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esquego que a vida social é a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Nao sou democrática quando minhas ações não contribuem para a manutenção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentals: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

“ Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prova-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo, há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que se hão de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer as dificuldades, há de impugnar e refutar com toda a força da eloquência os argumentos contrários, e depois disso há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar.”

(VIEIRA, A. Pe. Sermdes e lugares seletos. Selegao, introdugao e notas de Mario Gongalves Viana. Porto: Educagao Nacional, 1941.)

O trecho anterior faz parte do Sermão da Sexagésima de autoria do padre Antônio Vieira, em 1655. Tendo em vista o texto “Democracia e Autoritarismo", afirma-se que a estrutura proposta por Vieira,

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder explicar, já solicitei a explicação do prfessor e estou no aguardo

  • É parcialmente seguida em virtude de no trecho não haver refutação, um dos recursos da argumentação.

  • Alguém poderia explicar melhor a parte "mantendo as caracerísticas argumentativas"?

  • Essa questão deveria ser anulada. O segundo texto do Padre Antônio Vieira é claramente um texto INJUNTIVO, o qual não possui características argumentativas, mas sim instrutivas.

  • Justificativa da banca:

    A argumentação é constituída de proposição, análise da proposição, formulação dos argumentos e conclusão. No texto em análise, não ocorre a refutação, um dos recursos da argumentação que se trata de opor aos argumentos favoráveis precedentes, ou à proposição toda, outros contrários.  

    Fonte: https://provas.sanar.online/provas/farmaceutico-farmacia-industrial-cafar-aeronautica-2015/pv_gabaritada_gramatica_interpretacao_texto.pdf?st=4CUmV7ceN9DvTrXWZTRZtg&e=1623076830


ID
1747108
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                                 Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que e democracia e uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos níveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provável que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas e  também qualidade do conhecimento. a virtude do conhecimento. É essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nível dogmático para um nível reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou a rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esqueço que a vida social é a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Não sou democrática quando minhas ações não contribuem para a manutenção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentais: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

Acerca dos operadores argumentativos e organizacionais no processo de coesão conectiva, estabeleça a relação correta entre o valor indicado na 1ª coluna e o destacado na 2ª.

(1 ) causa
(2) exclusão
(3) oposição
(4) disjunção
(5) espaço textual
(6) metalinguístico

( ) ‘Mas muitas vezes [...]” (1°§)
( ) “[...] pois somos vítimas [...]” (1°§)
( ) “[...] se age por impulso ou por leviandade.” (3°§)
( ) “e neste, caso, sobre o que seja a democracia” (1°§)

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Coesão sequencial:

    1) Oposição: por outro lado, paradoxalmente, pelo contrário, em contraste com, mas, porém, contudo

    2) Causa: em virtude de, por causa de, devido a, é resultado de, pois

     

    OBS: Disjunção:

    1.ato ou efeito de disjungir; separação, desunião

    2.GRAMÁTICA supressão da conjunção copulativa entre duas ou mais frases

    3.GRAMÁTICA período constituído por duas orações coordenadas ligadas pela conjunção conjuntiva ou

     

    A título de informação:

    Metalinguístico: É a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra.

     

     

  • O que seria espago textual? Espaço textual?

    Neste é um pronome demonstativo que referencia ao espaço textual, temporal ou geográfico. Mas, a palavra caso também está sublinhada. Qual seria a explicação?


ID
1747120
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Assinale o termo em destaque que exerce função sintática cuja característica e ser um complemento diretamente ligado ao verbo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar, e se possível peça o comentário do professor para que possamos tirar possíveis dúvidas.

  • O verbo acompanhar é Transitivo Direto, cujo complemento "drama humanitário" se liga sem necessidade de preposição. As demais pedem preposição, respectivamente: em + o (no); de; com.

  • a) Verbo se referiu a local = Adj. adverbial

    b) Complemento (algo, alguém) do verbo sem preposição = Objeto direto

    c) Complemento do nome (substantivo concreto) = Adj. adnominal

    d) Complemento do nome (substantivo concreto) = Adj. adnominal


ID
1747123
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

A expressão “traficantes do desespero e da esperança" (1°§) empregada para se referir aos agentes relacionados aos desastres nas embarcações, citados no texto, demonstra,

Alternativas
Comentários
  • Em breves palavras a respeito da questão:

    O sujeito traficante por estar "trazendo" essas pessoas por meio de embarcações clandestinas para o outro lado do continente, são ao mesmo tempo traficantes do desespero porque a maior parte do imigrantes aceitam fazer essa travessia por já não mais suportar a realidade do país e se submetem a risco reais de morte por total desespero de continuar naquela onda de violência, e traficantes da esperança porque são esses mesmos traficantes que tentam trazer esses imigrantes para uma vida melhor do outro lado do oceano.

     

    Espero ter ajudado


ID
1747126
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

A partir das ideias e informações trazidas ao texto, julgue as afirmativas a seguir.

I. No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a exploração de várias ideias no mesmo parágrafo.

II. A expressao “mera criminalidade” (2°§) propõe uma redução da importância da criminalidade praticada no evento descrito no texto.

III. Para que haja compreensão textual acerca da referência a Nelson Mandela, é necessário que o contexto sociocognitivo seja ativado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Seria possível alguém explicar a alternativa I.

  • "No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a
    exploração de várias ideias no mesmo parágrafo. (falso) “o parágrafo é uma unidade de composição, constituída por
    um ou mais de um período em que desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras,
    secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” Apesar de haver referência a
    dramas humanitários distintos, “... sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da
    África do Norte para a Europa.” e “... a violência e a xenofobia dos últimos dias...”, a ideia central é o “drama
    humanitário” os dramas citados relacionam-se pelo sentido apresentado."

  • No qconcursos não ficou claro ondem termina e onde começa o parágrafo. Estou com a prova em mãos e vou separar.

    O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]

    A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estão roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violência (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 

    Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-íris. O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA:

    "I. No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a

    exploração de várias ideias no mesmo parágrafo. (falso) “o parágrafo é uma unidade de composição, constituída por

    um ou mais de um período em que desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras,

    secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” Apesar de haver referência a

    dramas humanitários distintos, “... sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da

    África do Norte para a Europa.” e “... a violência e a xenofobia dos últimos dias...”, a ideia central é o “drama

    humanitário” os dramas citados relacionam-se pelo sentido apresentado.

    II. A expressão “mera criminalidade” (2º§) propõe uma redução da importância da criminalidade praticada no evento

    descrito no texto. (falso) Em “A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país

    em crescente crise econômica,...” o uso do termo “mera” não diminui a importância, negativa, ou seja, a gravidade da

    criminalidade referida. Indica que um dos elementos para tal violência é por “pura criminalidade”, ou seja, execução

    do crime apenas pelo “prazer” de fazê-lo.

    III. Para que haja compreensão textual acerca da referência a Nelson Mandela, é necessário que o contexto

    sociocognitivo seja ativado. (verdadeiro) O contexto sociocognitivo faz referência a conhecimentos de caráter

    enciclopédico, sociointeracional, procedural, textual etc. Tais conhecimentos devem ser, ao menos em parte,

    compartilhados pelo leitor para haja entendimento da mensagem expressa."

  • Antigamente existia essa disposição:

    Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

    (...)

    § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

    MAS ESSA DISPOSIÇÃO NÃO É MAIS VÁLIDA!


ID
1747129
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

“A orientação argumentativa pode-se realizar pelo uso de termos ou expressões metafóricas ou não. Trata-se de uma manobra bastante comum, particularmente em gêneros opinativos."
(KOCH, Ingedore Villaga, ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. Sao Paulo: Contexto, 2006.)

A partir de tal pressuposto, indique o segmento que apresenta expressões constituintes de tal orientação argumentativa textual em que há o uso de expressão de sentido metafórico.

Alternativas
Comentários
  • Metáfora:

    Quando um termo substitui o outro através de uma relação de semelhança resultante da subjetividade de quem a cria.

    Também pode ser entendida como uma comparação abreviada em que o conectivo não está expresso, mas subentendido.

    Ex: Seus olhos são como luzes brilhantes. = comparação (como)

    Seus olhos são luzes brilhantes. = não há comparação (ausência da partícula comparativa), e sim um símile (qualidade de quem é semelhante).

    As luzes brilhantes olhavam-me. = há substituição da palavra olhos por luzes brilhantes.


ID
1747132
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

De acordo com o trecho destacado “No entanto, o catalisador da violência (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos." (2°§), pode-se inferir que,

Alternativas
Comentários
  • Fazendo uma interpretação da questão:

    Catalisador: é uma substância que reduz a energia de ativação de uma reação química e aumenta a sua velocidade de reação, sem, contudo, participar dela.

    No trecho "catalisador de violência", eu interpretei como um acelerador da violência (xenofobia: é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros,a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país.) De modo que, como é possível essa aceleração da xenofobia, se muitos dos mortos e donos de negócios saqueados são sul-africanos.

    Dessa forma, a alternativa "D", é a que faz mas sentido, pois não faz sentido o que é dito com o que realmente é constatado. 


ID
1747135
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 texto a seguir foi redigido com incorreções linguísticas propositais. Considerando o uso da linguagem padrão e o correto emprego do verbo “haver" em “[...] há pouco mais de 20 anos." (1°§), identifique os registros em desacordo com a norma padrão da língua.

Quando, há(1) alguns meses, o tema foi sugerido e adotado na reunião, todos concordaram unanimemente com o mesmo. Dali há(2) três meses, devido a determinados acontecimentos, alguns mudariam de opinião. Há (3) anos não há um consenso verdadeiro na empresa.

Não está(ão) de acordo com a linguagem padrão.

Alternativas
Comentários
  • É sempre "daqui a um ano". Veja por quê:

    é verbo, indica passado e equivale a faz: "Ele esteve aqui há algumas horas"; "Há mais de um ano não vou a campo de futebol"

    A é preposição e indica tempo futuro ou distância física: "Sua cidade fica a 50 quilômetros da minha"; "Raios e trovões paralisaram a partida a dois minutos do fim"; "A quase um mês das festas juninas, ainda há vagas nos hotéis de Caruaru"; "É uma coisa que deve acontecer daqui a pouco"; "Os resultados só aparecerão daqui a um ano".

  • HÁ PASSOUUUUUUU

    a------ futurouuuuuuuuuuuuu!!!!


ID
1747138
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris esta ainda mais distante no horizonte." Acerca do último período do texto, é correto afirmar que, em relação às ideias anteriores, o autor,

Alternativas
Comentários
  • Conotação é o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto.

    No período "o arco-íris esta ainda mais distante no horizonte." O autor quer passar a ideia de que a beleza, as coisas boas de um arco-íris, toda ideia que a palavra trás estão cada vez mais distante do que foi idealizado por Mandela na chamada Nação Arco-Íris, nação que viveria em paz, na tranquilidade, todos se ajudando.


ID
1747141
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Na composição do texto apresentado, é possível identificar a comunicação de conteúdos de consciência que, sendo impessoais, neles prevalece o conteúdo a ser comunicado. É um exemplo de tal uso da língua:

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder me explicar a questão. Eu também sugerir comentário do professor

  • é a única alternativa em que o autor do texto não exprime as suas posições. Fica adstrito a informar, prevalecendo o conteúdo a ser informado.


ID
1747144
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Nos trechos selecionados a seguir, os termos sublinhados possuem o mesmo valor sintático, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O pronome relativo "que" se refere a um termo da oração anterior (antecedente) projetando-o na oração seguinte, subordinada a esse antecedente.

    Ex: Mudei para a casa que eu mesmo construir.

    A palavra "que" se relaciona com o antecedente "a casa".

    De forma que a única alternativa em desconformidade com as demais é a letra "C"

  • Nas opções A, B e C a função sintática exercida é a de sujeito da oração. A palavra “que” se classifica de várias formas, entre elas como “pronome relativo” que substitui o substantivo ou pronome substantivo e pode exercer funções sintáticas as mais diversas.  Na opção D, em “Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-íris.” o “que” é integrante, neste caso, o verbo saber é transitivo direto.  
    Fonte: SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática completa Sacconi: teoria e prática. 31. ed. São Paulo: Nova Geração Gram, 2011. 


ID
1747147
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Em “A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos”. A proposta de substituição do segmento do texto em que há adequação quanto ao tempo verbal empregado na(s) forma(s) em destaque é:

Alternativas
Comentários
  • Assertativa correta: "B"

    Por eliminação é possível realizar essa questão. A única alternativa que se enquadra de forma correta é a letra "b", pois as outras alternativas sempre um dos verbos no momento de empregar o texto, ficam meio desconformes com o entendimento correto.

  • Acertei, entendi? não, mas acertei

  • A questão é relativamente simples. Se pensar muito, erra rs


ID
1747150
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Acerca dos elementos evidenciados, informe se as afirmativas abaixo sao certas (C) ou erradas (E) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Em “para a Europa”, o “para” contém uma ideia de finalidade.

( ) As duas ocorrências da expressão “no entanto” apresentam o mesmo valor.

( ) No último parágrafo do texto, “sempre” traz uma ideia de tempo, assim como “ainda”.

( ) 0 segmento “o drama humanitário e os dilemas europeus” é sujeito composto pois possui dois núcleos.

Alternativas
Comentários
  • Classificação das preposições, "para" é classificada como essencial e só desempenha papel de preposição, não tendo o sentido de finalidade conforme é cobrado na alternativa.

  • No último parágrafo do texto, “sempre” traz uma ideia de tempo, assim como “ainda”. Não vejo ideia de tempo no "ainda" no contexto do texto. Alguém pode me ajudar?

  • Anna Paula, não sei se ajuda a visualizar, mas entenda o "(...) está ainda mais distante" como "(...) está, agora, mais distante". Entenda como: "está, nesse momento, mais distante no horizonte".


ID
1747153
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 título do texto e estruturado a partir de um questionamento; a partir do conteúdo textual, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questão meramente interpretativa, pois conforme pode ser visto somente a letra "D" possui seu conteúdo como correto.

    a) tal questionamento é plenamente respondido a partir dos recursos argumentativos utilizados.

    O texto não responde o que Mandela faria na atual situação que se encontra a Nação Arco-Íris

     

    b) apenas parcialmente, tal questionamento é respondido, de modo que há uma lacuna contextual.

    Nem parcialmente o título é respondido com o decorrer do texto

     

    c) a partir das informações apresentadas, é possível ao leitor determinar, objetivamente, o complemento de tal questionamento.

    Quem ler o texto não sabe objetivamente o que Mandela faria no momento atual.


ID
1747159
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A partir da _____________ textual, é correto afirmar que o autor do texto mostra-se_______________em relação aos fatos geradores da discussão proposta.

Alternativas
Comentários
  • Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia.

    Um texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela.

  • JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)

    A argumentação esteia-se em dois elementos principais: a consistência do raciocínio e a evidência das provas. O

    texto argumentativo apresenta razões em face de evidência de provas buscando convencer o leitor de que a ideia,

    posicionamento do articulador é consistente, coerente e correto. O texto em análise possui tais características na

    estrutura textual apresentada. A partir dos argumentos apresentados como fatos, dado estatístico, raciocínio

    (evidência da razão); autor do texto mostra-se contrário em relação aos fatos geradores da discussão proposta. Em

    “O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.” o autor mostra-se insatisfeito,

    contrário aos fatos (desastres constantes, dramas humanitários) apresentados, não os aprovando.

    Fonte:

     GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: Aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed.

    Rio de Janeiro: FGV, 2010.

     PIMENTEL, Carlos. Redação descomplicada. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.


ID
1747162
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Quanto a construção dos referentes textuais e suas estratégias de referenciação, indique a alternativa que apresenta expressão que foi utilizada com tal intencionalidade, ou seja, a retomada de um elemento ou expressão como estratégia de referenciação.

Alternativas
Comentários
  • A referenciação faz parte do processo de organização global de um texto e, dentre esses processos, destacaremos aqueles que se dão por meio da anáfora e da catáfora. Resumidamente, podemos dizer que as anáforas dizem respeito ao resgate dos termos que foram previamente explicitados em um texto. Sobre as catáforas, podemos dizer que é uma referência feita sobre aquilo que ainda será exposto no texto, resultando, assim, em dois movimentos, respectivamente regressivo e progressivo. As anáforas e catáforas estão presentes em nosso discurso e ocorrem com uma frequência bem maior do que imaginamos.

    Carolina acordou às cinco da manhã daquela segunda-feira e seguiu rumo à estação do metrô. A garota esperou durante vinte minutos e era aquilo que estava à sua espera: um vagão lotado, inexplicavelmente habitado por centenas de trabalhadores que se abarrotavam naquele lugar à procura de qualquer mínimo espaço.

    Fazendo uma leitura cuidadosa do trecho acima, encontramos alguns exemplos que podem ilustrar os conceitos de anáfora e catáfora. O termo a garota faz referência a um termo expresso anteriormente, nesse caso, o substantivo próprio Carolina. Posteriormente, podemos observar outra anáfora, dessa vez o termo naquele lugar, que retoma o termo vagão lotado. Quanto à catáfora, ela está evidenciada pelo pronome aquilo, que fará referência a um termo ainda não expresso, que é representado pela expressão um vagão lotado.

  • Ótimo, Vitor Martins! 

  • JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA A)

    Em “O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que

    tentam atravessar o Mediterrâneo da África do Norte para a Europa. São desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança.” a expressão em

    destaque reativa por meio de uma forma referencial o drama humanitário em foco.

    Fonte: KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo:

    Contexto, 2006.


ID
2085598
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Nos sistemas Linux, a biblioteca de chamadas de sistema e o próprio sistema operacional, em todas as versões, é fornecida uma série de programas-padrão, sendo que alguns desses são especificados pelo padrão POSIX 1003.2 e outros diferem entre as várias versões Linux. Entre esses programas estão o interpretador de comandos (shell), editores, compiladores, programas de processamento de textos e os utilitários de manipulação de arquivos. Acerca de alguns programas utilitários requeridos pelo POSIX, preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

(____ ) - Concatena vários arquivos para a saída-padrão.

(____ ) - Procura certo padrão dentro de um arquivo.

(____ ) - Extrai as últimas linhas de um arquivo.

Alternativas
Comentários
  • cat: Mostra o conteúdo de um arquivo, como o comando type do MD-DOS, e é muito usado também para concatenar arquivos, como por exemplo fazendo cat a.txt b.txt > c.txt para juntar o arquivo a.txtb.txt num único de nome c.txt.

     

    grep: Procura um arquivo por um padrão, sendo um filtro muito útil e usado, por exemplo um "cat a.txt | grep" ola irá mostrar-nos apenas as linhas do arquivo a.txt que contenham a palavra "ola".

     

    tail: Funciona de forma inversa ao comando head, mostra-nos as últimas linhas de um arquivo ou mesmo do output de outro comando, quando usado como filtro.

     

    mkdir: Cria um diretório, vem de "make directory".

     

    head: Mostra as primeiras linhas de um arquivo, como por exemplo com head -10 a.txt, ou usado como filtro para mostrar apenas os primeiros x resultados de outro comando.

  • A-- cat / grep / tail 


ID
2085601
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O IPv4 (Internet Protocol version 4), ou Protocolo de Internet versão 4, é um endereço que toda máquina conectada a uma rede de computadores possui, que pode ser atribuído dinamicamente, através do servidor, com o uso do protocolo DHCP, ou ser configurado estaticamente, por um usuário ou mesmo alguém com conhecimento para essa atividade, e que tenha autorização para fazê-lo. É formado por quatro octetos, possui 32 bytes de tamanho e é dividido em classes. Assinale a alternativa correta referente a um IP da classe D.

Alternativas
Comentários
  • O IP de classe D é: 11100000.1010.1100100.1011 (224.10.100.11). A classe D vai de 224.0.0.0 a 239.255.255.255.

  • A - 0.0.0.0 até 127.0.0.0
    B - 128.0.0.0 até 191.255.0.0
    C - 192.0.0.0 até 223.255.255.255
    D - 224.0.0.0 até 239.255.255.255
    E - 240.0.0.0 até 255.255.255.254

  • É só prestar atenção nos bits. A - 0xxxxxxx.x... B - 10xxxxxx.x... C - 110xxxxx.x... D - 1110xxxx.x... Etc... Seguindo essa lógica.
  • A- 11100000.1010.1100100.1011 


ID
2085604
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O padrão 802.11, da subcamada MAC, é bem diferente do protocolo da Ethernet, e isso acontece por causa da complexidade que é inerente às comunicações sem fio. Acerca dos espaçamentos entre os quadros do 802.11, analise as afirmativas a seguir:

I. O intervalo entre quadro de dados regulares é chamado de espaçamento entre quadros DCF, ou DIFS (DCF InterFrame Spacing).

II. O menor intervalo é o espaçamento estendido entre quadros, ou EIFS (Extended InterFrame Spacing).

III. O último intervalo, o espaçamento curto entre quadros, ou SIFS (Short InterFrame Spacing), só é usado por uma estação que tenha acabado de receber um quadro defeituoso ou desconhecido, a fim de informar sobre o problema.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • I. O intervalo entre quadro de dados regulares é chamado de espaçamento entre quadros DCF, ou DIFS (DCF InterFrame Spacing). CORRETA

    II. O menor intervalo é o espaçamento estendido  CURTO entre quadros, ou EIFS (Extended InterFrame Spacing) SIFS (Short InterFrame Spacing).

    III. O último intervalo, o espaçamento curto  estendido entre quadros, ou SIFS (Short InterFrame Spacing) EIFS (Extended InterFrame Spacing) , só é usado por uma estação que tenha acabado de receber um quadro defeituoso ou desconhecido, a fim de informar sobre o problema.

     

  • Bizu:

    DIFS - Regular (Default)

    SIFS - curto/pequeno (Short)

    EIFS - Defeito/Erro (Estendido)

     

    @papirobizurado

  • Vamos aos comentários.

    I. O intervalo entre quadro de dados regulares é chamado de espaçamento entre quadros DCF, ou DIFS (DCF InterFrame Spacing). Fonte: Tanenbaum (2011) pg. 193

    II. O menor intervalo é o espaçamento estendido entre quadros, ou EIFS (Extended InterFrame Spacing). O menor intervalo é o espaçamento curto entre quadros, ou SIFS (Short InterFrame Spacing). Fonte: Tanenbaum (2011) pg. 193

    III. O último intervalo, o espaçamento curto entre quadros, ou SIFS (Short InterFrame Spacing), só é usado por uma estação que tenha acabado de receber um quadro defeituoso ou desconhecido, a fim de informar sobre o problema. O último intervalo, o espaçamento estendido entre quadros, ou EIFS (Extended InterFrame Spacing). Tanenbaum (2011) pg. 194

    Para mais informações sugiro a leitura do livro Tanenbaum (2011) pg 193-194

    #SóNinja

    #CursoAdonai


ID
2085607
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O WIMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) é considerado um padrão de rede sem fio metropolitana, com velocidade da casa dos megabits/s, se aproximando do cabo ou DSL. WIMAX foi projetado para transportar pacotes IP pelo ar, dessa forma se conectando a uma rede com fios, baseada em IP, sem muito alarde. Nesse padrão de rede, um esquema flexível divide o canal entre as estações, de modo que diferentes conjuntos de subportadoras podem ser atribuídos a diferentes estações, e assim mais de uma estação pode enviar ou receber ao mesmo tempo. O referido esquema está apresentado em:

Alternativas
Comentários
  • O TDD (Time Division Duplex) – é usado em alguns sistemas: WLAN e sistemas celular chinês TD-SCDMA (Time Division Synchronous CDMA) – permite circuitaria mais barata, pois não é preciso isolar transmissão da recepção.

     

    • Evolução do FDMA - Orthogonal Frequency Division Multiple Access (OFDMA) • Baseado na técnica de modulação conhecida como OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing)

  • D- OFDMA - Orthogonal Frequency Division Multiple Access. 

  • Vamos aos comentários.

    OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access): Esquema flexível para dividir o canal entre estações, diferentes conjuntos de subportadoras podem ser atribuídos a diferentes estações, de modo que mais de uma estação possa enviar ou receber aos mesmo tempo.

    Para mais informações sugiro a leitura do livro Tanenbaum (2011) pg, 198

    #SóNinja

    #CursoAdonai


ID
2085610
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

0 SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é um protocolo de envio de e-mail, que originariamente usava a porta 25, mas, em virtude do alto número de spams que estava circulando no Brasil, o CGI (Comitê Gestor da Internet) do Brasil emitiu uma recomendação, para que os provedores de e-mail trocassem a porta padrão para 587. Para resolver diversos problemas, relacionados ao processamento da mensagem, o SMTP foi revisado para ter um mecanismo de extensão. ESMTP (Extended SMTP) é o nome que se dá ao uso do SMTP com extensões. Uma dessas extensões permite ao servidor aceitar mensagens grandes em pedaços. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • AUTH, AUTH GSSAPI LOGL NTLM e AUTH = LOGIN-

    Sinaliza que o servidor virtual SMTP local suporta a extensão do serviço de autenticação SMTP. As informações adicionais após a palavra-chave AUTH identificam os mecanismos de autenticação suportados.

    ---------------------------------------------------------------------------------

    BDAT, CHUNKING

    Uma alternativa para o comando DATA, que aceita dois argumentos. Quando um servidor virtual SMTP responde à palavra-chave EHLO com CHUNKING, o servidor SMTP indica que ele suporta o comando BDAT e aceita mensagens em partes.

    O primeiro argumento indica o comprimento do pacote de dados binários, para que o host SMTP não precise examinar continuamente o final dos dados. O servidor de recebimento conta os bytes na mensagem e, quando o tamanho da mensagem é igual ao valor enviado pelo comando BDAT, o servidor supõe que recebeu todos os dados da mensagem. O segundo argumento indica se o pacote de dados é o último pacote na transmissão atual. O segundo argumento é opcional.

    ---------------------------------------------------------------------------------

    BINARYMIME

    Indica que o servidor virtual SMTP aceita mensagens que contêm material binário sem codificação de transporte usando um parâmetro BODY com um valor de "BINARYMIME" com o comando MAIL. Quando o servidor SMTP aceita um comando MAIL com um parâmetro BODY de BINARYMIME, o servidor concorda em preservar todos os bits em cada octeto passado usando o comando BDAT. A extensão SMTP BINARYMIME só pode ser usada com o CHUNKING.

    ---------------------------------------------------------------------------------

    STARTTLS

    Indica que o servidor SMTP suporta SMTP seguro em TLS (Transport Layer Security). A extensão de serviço SMTP para SMTP seguro por TLS é definida no RFC 2487.


  • C- CHUNKING.

  • Vamos aos comentários.

    CHUNKING: Servidor aceita mensagens grandes em pedaços.

    Para mais informações realizar consulta ao livro do Tanenbaum (2011) pg. 402

    #CursoAdonai

    #SóNinja


ID
2085613
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em Java, as sequências de escape podem ser utilizadas para impressão de texto numa mesma linha utilizando-se de várias instruções, ou mesmo realizar a impressão do texto em várias linhas utilizando-se de uma única instrução. Uma dessas sequências é utilizada para posicionar o cursor de tela no início da linha atual - não avançando para a próxima linha. Acerca dessa sequência de caracteres, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • +-------------------+------------------+  

    | Character         |  Escape Sequence |  

    +-------------------+------------------+  

    | Backslash         |  \              |  

    | Backspace         |  \b              |  

    | Carriage return   |  \r              |  

    | Double quote      |  \"              |  

    | Form feed         |  \f              |  

    | Horizontal tab    |  \t              |  

    | New line          |  \n              |  

    | Octal character   |  \DDD            |  

    | Single quote      |  \'              |  

    | Unicode character |  \uHHHH          |  

    +-------------------+------------------+  

  • Sequência de escape --- Representa

    \n --- Nova linha

    \r --- Retorno de carro

    \t --- Tabulação horizontal

    \a --- Campainha (alerta)

    \b --- Backspace

    \f --- Avanço de página

    \v --- Tabulação vertical


  • B--  \r


ID
2085616
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Applets são considerados programas em Java, que são tipicamente incorporados a documentos XHTML, que também podem ser chamadas páginas web. Acerca dos applets em Java, analise as afirmativas a seguir:

I. O método start é chamado uma vez pelo contêiner de applets para inicializar um applet quando ele é carregado.

II. O método init é chamado pelo contêiner de applets depois dos métodos paint e stop. O método init também é chamado quando o applet precisa ser repintado.

III. O método destroy é chamado pelo contêiner de applets quando o applet é removido da memória.

IV. Cinco métodos do ciclo de vida de um applet são chamados pelo contêiner de applets entre o momento em que o applet é carregado no navegador e o momento em que ele é fechado pelo navegador.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. O método INIT é chamado uma vez pelo contêiner de applets para inicializar um applet quando ele é carregado.

    II. O método PAINT é chamado pelo contêiner de applets depois dos métodos INIT E START. O método PAINT também é chamado quando o applet precisa ser repintado.

     

    DEITEI - JAVA COMO PROGRAMAR - CAP 23

  • D-- III e IV. 


ID
2085619
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em Java, uma indicação de que ocorre um problema, durante a execução de um programa, é chamada de exceção. Existem vários tipos de exceções, como divisão por zero, esgotamento de memória, entre outros. Sobre o tratamento de exceções, preencha as lacunas das afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Pelo menos um bloco ____________ ou um bloco _____________ deve seguir imediatamente o bloco ____________ .

II. Se um bloco_____________lançar uma exceção, o bloco_____________ ainda executará. A exceção é então transferida para o próximo bloco____________ externo. 

Alternativas
Comentários
  • Falta uma lacuna no final da 1ª afirmação!

  • A- catch / finally / try / catch / finally / try


ID
2085622
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assim como em Java existem as exceções, há também os tratamentos para elas, permitindo remover o código de tratamento de erro da linha principal de execução do programa. Isso aprimora a clareza do programa e destaca a sua capacidade de modificação. Sobre o tratamento de exceções, em Java, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • D- Se houver múltiplos blocos try correspondentes quando uma exceção ocorrer, somente o primeiro é executado. 

  • try {

     // código que inclui comandos/invocações de métodos

     // que podem gerar uma situação de exceção.

    } catch (XException ex) {

     // bloco de tratamento associado à condição de

     // exceção XException ou a qualquer uma de suas

     // subclasses, identificada aqui pelo objeto

     // com referência ex

    } catch (YException ey) {

     // bloco de tratamento para a situação de exceção

     // YException ou a qualquer uma de suas subclasses

    } finally {

     // bloco de código que sempre será executado após

     // o bloco try, independentemente de sua conclusão

     // ter ocorrido normalmente ou ter sido interrompida

     // É OPCIONAL A INCLUSÃO DELE NO CÓDIGO

    }

  • O correto seria "Se houver múltiplos blocos catch que correspondem a um tipo particular de exceção, somente o primeiro bloco catch correspondente executará na ocorrência de uma exceção desse tipo."

    Deitel (Java, como programar 8º edição)


ID
2085625
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma coleção organizada de dados recebe o nome de banco de dados, e um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) fornece mecanismos para armazenar, recuperar, organizar e modificar dados para diversos usuários. Em Java, a JDBC (Java Database Connectivity) permite que os programas comuniquem-se com banco de dados e possam manipular seus dados. Acerca da manipulação de dados, com a JDBC, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2085628
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Informe se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre Threads em Java e, em seguida, marque a opção com a sequência correta.

( ) Um objeto Runnable representa uma “tarefa” que pode executar concorrentemente com outras tarefas.

( ) Pode-se prever a ordem em que as threads serão agendadas, sabendo a ordem em que elas foram criadas e iniciadas.

( ) O método ExecutorService (do pacote java.util.concurrent) estende a interface Executor e declara outros métodos para gerenciar o ciclo de vida de um Executor.

( ) Uma thread adormecida permanece no estado de espera sincronizada por um período de tempo designado, depois do qual ela retorna ao estado executável.

( ) Um objeto que implementa a interface Executor pode ser criado com os métodos static declarados na classe Executors (do pacote java.util.concurrent).

( ) A sincronização de threads coordena o acesso a dados compartilhados por múltiplas threads concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Justificando os erros:

     

    2- NÃO se pode prever a ordem em que as threads serão agendadas;

    3-  ExecutorService é INTERFACE;

    5-  Um objeto que implementa a interface ExecutorService pode ser criado com os métodos static declarados na classe Executors (do pacote java.util.concurrent).

     

    @papirobizurado


ID
2085634
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma consulta em um Banco de Dados Distribuídos pode ser processada em diversos estágios. Um desses estágios “[...] consiste em selecionar uma estratégia com base em uma lista de candidatas que está mais próxima do ideal. Uma lista de consultas de candidatas pode ser obtida ao permutar a ordenação das operações em uma consulta de fragmento gerada pelo estágio anterior.” Esse estágio apresenta-se em:

Alternativas
Comentários
  •  a) Localização: Mapeia consulta no esquema global para consultas em fragmentos individuais.

     b) Mapeamento de consulta: Especificada formalmente em linguagem de consulta, depois traduzida em linguagem algébrica

     c) Otimização de consulta local: comum a todos os sites BDD.

     d) Otimização global da consulta: seleciona estratégia com base em uma lista próxima do ideal.

     

    Gabarito D

     

    @papirobizurado


ID
2085640
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca do Sistema Operacional Windows, preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. compatibilidade.

”____________ são uma característica do sistema operacional OS/2 implementada no Windows para compatibilidade."

"____________ são como pipes, só que em geral conectam processos de máquinas diferentes.”

Alternativas

ID
2085646
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com Sommerville (2011), CMMI é “um modelo de maturidade e de capacidade integrado que inclui avaliação das capacidades de engenharia de software e de sistemas”. Esse modelo possui duas instâncias: estágios e contínuo. Na primeira, estágios, o modelo é expresso em termos de níveis de maturidade. Em contínuo, uma classificação da maturidade do processo é fornecida em menor granularidade. O modelo CMMI é composto por: áreas de processo, metas e práticas. Acerca das metas, relacionando-as com a área do processo, podem ser classificadas em específicas e genéricas. Assinale a alternativa correta que apresenta uma meta genérica.

Alternativas
Comentários
  • Meta Genérica 2 (GG2): Institucionalizar um Processo Gerenciado.

    Meta Genérica 3 (GG3): Institucionalizar um Processo Definido.

    Nível 2 (Gerenciado): Deve cumprir a Meta Genérica 2 (GG2);

    Nível 3 (Definido): Deve cumprir a Meta Genérica 3 (GG3);

    Nível 4 (Gerenciado Quantitativamente): Deve cumprir as Metas Genéricas 2 e 3 (GG2 e GG3);

    Nível 5 (Em Otimização): Deve cumprir as Metas Genéricas 2 e 3 (GG2 e GG3).

  • Metas Genéricas: determinam se uma área de processo está implementada.

    Metas específicas: descreve as características que devem estar presentes para uma implementação de uma área de processo.


ID
2085649
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A abordagem de implementação por estágios, do CMMI, é considerada uma evolução do CMM, pois também é baseada em cinco níveis de maturidade: Inicial (1), Gerenciado (2), Definido (3), Gerenciado Quantitativamente (4) e Otimizado (5). Sobre esses níveis de maturidade, assinale a alternativa correta, que apresenta as áreas de processo do nível 3, definido.

Alternativas
Comentários
  • A) Requisitos(Nível 2 - Engenharia) - Medição e análise(Nível 2 - Suporte);

    B) Planejamento de projeto(Nível 2 - Projeto) - Gestão configuração(Nível 2 - Suporte);

    C) GABARITO

    D) Desempenho processo organizacional(Nível 4 - Processo) - Gestão Quant. Projeto(Nível 4 - Projeto);

  • Corrigindo o comentário do colega Vinicius;

    Gestão de Requisitos(REQM) passou para área gestão de projetos, continuando no nível 2.

  • 3 Definido

    VAL                      OPF                     IPM                         DAR

    VER                     OPD                     RISKM

    PI                         OT

    TS

    RD


ID
2085652
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A Norma ISO/IEC 27002 é estruturada em diversas seções, como por exemplo: Política de Segurança da Informação, Organizando a Segurança da Informação, Gestão de Ativos, Segurança em Recursos Humanos, Gerenciamento das Operações e Comunicação, Controle de Acesso, Conformidade, entre outros. No total são 11 seções, de acordo com Fernandes e Abreu (2012). Assinale a alternativa incorreta acerca da seção Organizando a Segurança da Informação.

Alternativas

ID
2085655
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A Norma ISO/IEC 27001 adota o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act - Planejar, Executar, Verificar e Agir) e originariamente foi preparada para prover um modelo para monitorar, rever, operar, implantar, estabelecer e melhorar um ISMS (Information Security Management System) ou Sistema de Gestão da Segurança da Informação. A norma é dividida em cinco grandes seções, levando-se em conta termos operacionais. Uma dessas seções é o sistema de gestão da segurança da informação, que está subdividida em algumas subáreas. Uma dessas subáreas é a monitoração e revisão do ISMS, que possui várias seções. Qual é uma das ações dessa subárea?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Requisitos da Norma ISO 27001 para esta etapa:

    Executar procedimentos de monitoração e análise crítica

    Realizar análises críticas regulares da eficácia do SGSI (incluindo o atendimento da política e dos objetivos do SGSI, e a análise crí tica de controles de segurança), levando em consideração os resultados de auditorias de segurança da informação, incidentes de segurança da informação, resultados da eficácia das medições, sugestões e realimentação de todas as partes interessadas.

    Medir a eficácia dos controles para verificar que os requisitos de segurança da informação foram atendidos.

    Analisar criticamente as análises/avaliações de riscos a intervalos planejados e analisar criticamente os riscos residuais e os níveis de riscos aceitáveis identificados.

    Conduzir auditorias internas do SGSI a intervalos planejados.

    Realizar uma análise crítica do SGSI pela direção em b ases regulares para assegurar que o escopo permanece adequado e que são identificadas melhorias nos processos do SGSI.

    Atualizar os planos de segurança da informação para levar em consideração os resultados das ativid ades de monitoramento e análise crítica.

    Registrar açõ es e eventos que possam ter um impacto na eficácia ou no desempenho do SGSI.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A seção que aborda esse assunto é a conformidade: violações de leis.

    e quem faz auditoria interna para achar alguma vulnerabilidade é a Teste de Intrusão.

  • A 27001 é uma norma muito interessante e útil para ser aplicada, mas cobrar a 27001:2006 é pra acabar.


ID
2085658
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O COBIT (Control Objectives for Information and related Technology), criado em 1994 pela ISACF, é um framework que fornece boas práticas para a governança de TI, através de um modelo de domínios e processos. A sua versão 4.1 é pautada em algumas áreas-foco da Governança de TI, como Alinhamento Estratégico, Agregação de Valor, Gerenciamento de Riscos, Gerenciamento de Recursos e Medição de Desempenho. Esta versão conta com quatro domínios e 34 processos. Analise a seguinte afirmativa: “garantia de ligação entre os planos do negócio e de TI, manutenção e validação da proposição de valor da TI e alinhamento das operações da empresa com as de TI.” Essa área-foco encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • Falou em "ligação do negócio à TI..." 

    Falou em Alinhamento Estratégico!


ID
2085661
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

0 COBIT 4.1 é um framework, composto por quatro domínios e 34 processos. Acerca desses domínios e seus respectivos processos, relacione as colunas e depois marque a sequência correta nas alternativas abaixo. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.

(1) Planejamento e organização

(2) Aquisição e implementação

(3) Entrega e suporte

(4) Monitoração e avaliação


( ) fornecer governança para a TI.

( ) gerenciar o investimento em TI.

( ) gerenciar dados.

( ) identificar e alocar custos.

( ) gerenciar mudanças.

( ) avaliar e gerenciar riscos de TI.

( ) viabilizar operação e utilização.

Alternativas
Comentários
  • ((1) Planejamento e organização) avaliar e gerenciar riscos de TI.

    ((1) Planejamento e organização) gerenciar o investimento em TI. 

    ((2) Aquisição e implementação) gerenciar mudanças.

    ((2) Aquisição e implementação) viabilizar operação e utilização. 

    ((3) Entrega e suporte) identificar e alocar custos.

    ((3) Entrega e suporte) gerenciar dados.

    ((4) Monitoração e avaliação) fornecer governança para a TI. 

  • Tento resolver essas questões tentando utilizar poucos conceitos, pois não tenho todos decorado!

    Gerenciamento de mudança é algo que está relacionado ao desenvolvimento da solução, esse desenvolvimento é feito na etapa de "Construir, adquirir e implementar".

    Apenas o D coloca o "Gerenciamento de mudanças" no lugar correto! Eis a nossa resposta


ID
2085664
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Os processos do COBIT 4.1 estão ligados diretamente com a matriz de objetivos de TI (Tecnologia de Informação). Cada processo, de todos os domínios, tem seus respectivos objetivos nessa matriz. Um desses processos, o P06, Comunicar as Diretrizes e Expectativas da Diretoria, pertence ao domínio Planejar e Organizar (Planejamento e Organização). Um dos objetivos desse processo, de acordo com essa matriz, é assegurar a

Alternativas

ID
2085667
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library - Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação), em sua versão 3, é pautada no ciclo de vida do serviço. Seu modelo está estruturado em cinco publicações, cada uma tem os seus respectivos processos e cobre uma etapa do ciclo de vida do serviço. A estratégia de serviço é uma das publicações da ITIL e transforma o Gerenciamento de Serviço em Ativos Estratégicos, atendendo dessa forma aos objetivos estratégicos da empresa. Essa estratégia está baseada em quatro Ps, que são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    4Ps da Estratégia: plano, padrão, posição, perspectiva

     

    4Ps do Desenho: produtos, processos, pessoas, parceiros

     

    Não entendi qual o objetivo do "respectivamente" do enunciado. Mas é só detalhe, nada que prejudique a resolução da questão.

  • Os 4 Ps da estratégias - Perspectiva (visão e missão sobre o mercado), padrão (maneira de fazer as coisas com o tempo), posição (qual imagem a organização quer passar aos clientes), plano (estratégia para chegar a algo)


ID
2085670
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A publicação Operação de Serviço, da ITIL V3, tem como principal objetivo a orientação sobre como alcançar a eficiência e eficácia na entrega e também no suporte dos serviços. Isso é feito para garantir o valor esperado pelo cliente, atendendo dessa forma aos objetivos estratégicos da empresa. A Operação de Serviço está estruturada em Processos e Funções. As alternativas apresentam os Processos da Operação de Serviço, exceto o que se apresenta em gerenciamento de

Alternativas
Comentários
  • Os Processos da Operação de Serviço são:

    Gerenciamento de Evento;
    Gerenciamento de Incidente; 
    Cumprimento de Requisição
    Gerenciamento de Acesso;  e
    Gerenciamento de Problemas.

    Não existe o processo de Operações de TI.

    "AD ASTRA ET UTRA" (EEAR)

  • Gerenciamento das operações de TI é uma das funções do estágio de Operação de serviço


ID
2085673
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em Sistemas Operacionais, quando um processo P1 aguarda por um recurso R2, que está alocado ao processo P2, o qual aguarda o recurso R1, alocado em P1, e P1 não libera o recurso para P2, e vice-versa, essa situação é chamada de deadlocks, ou impasse, ou ainda adiamento infinito. Um evento que não irá ocorrer, ou a espera de um recurso que nunca vai estar disponível, caracteriza deadlock. Quatro condições são necessárias para que se ocorra um deadlock, e cada uma pode ter uma abordagem diferente para evitar que se ocorra o deadlock. Exclusão mútua é uma situação de ocorrência de deadlock. Assinale a alternativa correta, que apresenta a abordagem da condição Exclusão mútua.

Alternativas
Comentários
  • a) Usar spool em tudo -> Exclusão Mútua;

    b) Retomar os recursos alocados -> Não preempção;

    c) Ordenar numericamente -> Espera Cricular;

    d) Requisitar incialmente todos os recursos alocados -> Posse e espera

     

     

  • A- Usar spool em tudo.

  • Abordagens para evitar o DEADLOCK

    Exclusão mútua: usar spool em tudo.

    Posse e espera: requisitar inicialmente todos os recursos necessários.

    Não preempção: retomar recursos alocados.

    Espera circular: forçar o processo a ter apenas um recurso por vez.

    Alternativa: A


ID
2085676
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Todas as instruções de um computador são executadas na Unidade Central de Processamento, ou popularmente CPU (Central Processing Unit), que possui um conjunto específico de instruções que pode executar. A CPU contém vários registradores, com a seguinte classificação: registradores de propósito geral e registradores específicos. Um desses registradores “contém os bits do código de condições, os quais são alterados pelas instruções de comparação, pelo nível de prioridade da CPU, pelo modo de execução, e também por vários outros bits de controle”. Esse registrador denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • a) Ponteiro de pilha -> Aponta para o topo da pilha;

    b) Contador de programa -> Contém o endereço de memória da próxima instrução a ser usada;

    c) IR -> NÃO ENCONTREI REFERÊNCIAS...

    d) PSW -> Contém os bits do código de condições, alterados pelas intruções de comparações, nivel de prioridade da cpu...

  • Complemento o comentário do Vinicius!

    c) IR -> Armazena a instrução em execução.


ID
2085679
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com a evolução da computação, todos os modernos computadores podem executar diversas coisas ao mesmo tempo. Cada tarefa/serviço realizado pelo computador tem um processo responsável. Numa definição de processo mais objetiva, pode-se dizer que é um programa em execução. Quatro eventos principais são os responsáveis pela criação dos processos, assim como também existem as razões para que algum processo seja encerrado. Alguns exemplos de encerramento do processo podem ser: a execução de uma instrução ilegal, a referência à memória inexistente ou mesmo uma divisão por zero. Assinale a alternativa correta que apresenta a condição de término de um processo referente às ações apresentadas.

Alternativas
Comentários
  • Saída por erro: o processo descobre um erro fatal

    Erro fatal: erro causado pelo processo, muitas vezes por um erro de programa.

  • • Saída normal (voluntária);
    • Saída por erro (voluntária);
    • Erro fatal (involuntário);
    • Cancelamento por outro processo (involuntário);

     

    FONTE - Organizacao Estruturada de Computadores - Tanenbaum, Andrew  - 5ed

     

     

    @papirobizurado


ID
2085682
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca das operações de álgebra relacional, preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Produz uma relação que inclui todas as tuplas em R1 ou R2 ou tanto R1 quanto R2; R1 e R2 precisam ser compatíveis na união. (________________)

II. Produz uma relação que inclui todas as tuplas em R1 e R2; R1 e R2 precisam ser compatíveis na união. (________________)

III. Produz uma relação que inclui todas as tuplas em R1 que não estão em R2; R1 e R2 precisam ser compatíveis na união. (________________)

Alternativas
Comentários
  • A

     União / Interseção / Diferença 

  • União: é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R ou em S ou tanto em R quanto em S. as duplas duplicadas são eliminadas.

    Intersecção: é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R quanto em S.

    Diferença de Conjunto: é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R, mas não em S.

    Alternativa: A


ID
2085685
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Segundo Tanenbaum (2009), “algo que permite ao sistema distribuído conseguir uniformidade na presença de diferentes hardwares e sistemas operacionais é ter uma camada de software no topo do sistema operacional”. A citação anterior trata-se da camada:

Alternativas
Comentários
  • Middleware ou mediador, no campo da computação distribuída, é um programa de computador que faz a mediação entre software e demais aplicações. É utilizado para mover ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional.


    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Middleware

     

    FONTE - Organizacao Estruturada de Computadores - Tanenbaum, Andrew  - 5ed

     

     

    @papirobizurado