-
O projeto Genoma Humano foi concluído no ano de 2003
-
O ano de 2001 está correto, acredito que o que invalida a questão é afirmar que o projeto contou com apoio DECISIVO da bioinformática o qual também contou com apoio de outras áreas de conhecimento.
-
Devido à grande cooperação da comunidade científica internacional, associada aos avanços no campo da bioinformática e das tecnologias de informação, um primeiro esboço do genoma foi anunciado em 26 de Junho de 2000, dois anos antes do previsto.
Em 14 de Abril de 2003, um comunicado de imprensa conjunto anunciou que o projeto foi concluído com sucesso, com o sequenciamento de 99% do genoma humano, com uma precisão de 99,99%.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo5.php
-
O Projeto Genoma Humano foi concluído em 2003 e a bioinformática foi apenas uma das diversas ferramentas que ajudaram nesse processo. Ou seja, ela não foi decisiva.
-
Até abril de 2000, eles só haviam sido capazes de decifrar 54% do genoma humano.
-
O Projeto Genoma Humano (Human Genome Project, HGP, começou como uma iniciativa do setor público, tendo a liderança de James Watson, na época chefe dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH). Numerosas escolas, universidades e laboratórios participam do projeto, usando recursos do NIH e Departamento de Energia Norte-americano.
Basicamente, 18 países iniciaram programas de pesquisas sobre o genoma humano. Os maiores programas desenvolvem-se na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Suécia e União Européia.
Com a entrada da iniciativa privada no Projeto Genoma, dando preferência a uma abordagem dirigida apenas aos genes que apresentam interesse para a cura de doenças, o setor público passou a rever seu cronograma e o processo de seqüenciamento foi acelerado.
-
O erro está no trecho ''análise dos genes que compõem o DNA humano'', não analisou apenas os genes, mas o genoma completo, não apenas os presentes no DNA.