- ID
- 350071
- Banca
- COVEST-COPSET
- Órgão
- HC-UFPE
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Medicina
- Assuntos
Considerando a história da intervenção coronária percutânea, assinale a alternativa correta entre assertivas abaixo:
Considerando a história da intervenção coronária percutânea, assinale a alternativa correta entre assertivas abaixo:
Os sistemas de fluoroscopia cardíaca modernos apresentam valores para “kinetic energy released to matter (KERMA)” aéreo e “dose área product (DAP)”. Os cardiologistas intervencionistas devem compreender o significado destes valores. Assinale a alternativa correta.
São recomendações obrigatórias para a realização de exames diagnósticos e terapêuticos em hemodinâmica, EXCETO:
A reserva de fluxo coronariano Doppler-derivada (CFR) não é mais utilizada como um indicador confiável para obtenção do significado funcional de gravidade da obstrução coronariana. Qual das alternativas abaixo explica esta afirmativa?
Homem de 64 anos apresentou angina de início recente. À angiografia, observou-se placa ateromatosa concêntrica e severa localizada no terço médio da artéria descendente anterior. O paciente foi submetido à angioplastia com implante de stent convencional 4,0mm x 12mm. Qual a probabilidade de nova revascularização da lesão nos próximos 4 anos?
Observe as colunas abaixo e correlacione-as de acordo com o que você conhece sobre os pioneiros da hemodinâmica e da cardiologia intervencionista:
1) Zeitler ( ) Pediatra.
2) Cournand ( ) Estados de Choque.
3) Sones ( ) Nasceu em Dresden.
4) Forssman ( ) Prêmio Nobel.
5) Gruentzig ( ) Radiologista de Nuremberg.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O modelo de Folts foi desenvolvido como um método de estudo da trombose utilizando artéria estenosada com dano endotelial. Entretanto, tem sido usada como meio para estudar várias intervenções terapêuticas que visam minimizar complicações trombóticas em síndrome coronariana aguda ou intervenção coronária percutânea. Os aspectos chaves do modelo de Folts incluem todos os mencionados abaixo, EXCETO:
Os pacientes portadores de cardiopatia isquêmica (definida como fração de ejeção do ventrículo esquerdo < 0,30) foram excluídos de todos os estudos abaixo, EXCETO:
Entre os métodos diagnósticos abaixo, qual o mais eficiente para avaliar inflamação na placa aterosclerótica?
Em estudos clínicos prospectivos randomizados e/ou metanálises, os stents eluídos com fármacos, quando comparados aos stents não eluídos, foram associados a redução estatística significativa em qual dos eventos a seguir?
Qual dos seguintes fatores associados com a coagulação não é liberado das plaquetas ativadas?
O mais comum estado de hipercoagulabilidade conhecido nos países ocidentais é:
Em relação às ações da trombina, assinale a alternativa incorreta.
A redução de risco relativo médio para ocorrência de óbito/infarto do miocárdio em 30 dias, em portadores de síndrome coronariana aguda que recebem inibidores IIb/IIIa plaquetários como terapia medicamentosa associada à aspirina e à heparina é:
A agregabilidade plaquetária é afetada por inúmeros fatores, incluindo hipertrigliceridemia. Qual das seguintes lipoproteina está associada com a redução da agregabilidade plaquetária?
O máximo de benefício clínico a partir de uma dose de ataque de 300mg de clopidogrel em análise post hoc do estudo Clopidogrel for the Reduction of Events During Observation (CREDO), é obtido a partir de:
Qual marcador inflamatório sistêmico, pré-intervenção coronária percutânea (pré-ICP), está associado a eventos cardíacos adversos subsequentes à ICP?
Sobre a colimação durante a cinecoronariografia, é incorreto afirmar que:
Nas lesões de bifurcação, a medida da reserva de fluxo fracionada (FFR) no ramo lateral com lesão residual > 50% após o implante de stent no vaso principal apresenta os seguintes achados:
Em relação à proliferação de células musculares lisas após o implante de stent, assinale a alternativa incorreta.
Sobre trombose e anticoagulação, assinale a alternativa incorreta.
Há oito dias, uma paciente M.S.V. com idade de 83 anos apresentou infarto agudo do miocárdio (IAM) com elevação do ST-T em V2 a V4. Contudo, não foi administrada terapêutica trombolítica porque há quatro meses antes da admissão a paciente apresentara quadro de acidente vascular encefálico. A paciente recusou cateterismo cardíaco. A mesma foi tratada com aspirina, heparina, clopidogrel, sinvastatina, metoprolol e lisinopril. M.S.V. respondeu bem ao tratamento e sua dor torácica cessou. O ECG, mais recente, apresenta ondas “Q” nas derivações anteriores. Ela está livre de dor desde o primeiro dia de hospitalização e hemodinamicamente estável, sem qualquer arritmia. O ecocardiograma realizado no quarto dia de hospitalização demonstrou hipocinesia anterior e uma fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) de 35%. O filho de seu médico chegou, após longo período de formação médica fora da cidade, e recomendou cateterismo cardíaco com possibilidade de intervenção coronária percutânea (ICP). O cateterismo cardíaco e a ICP reduzirá a morbidade e mortalidade?
Qual a causa mais comum de infarto do miocárdio peri- procedimento?
No estudo Enhanced Myocardial Efficacy and Recovery by Aspiration of Liberated Debris (EMERALD), a utilização de balão oclusor e aspiração do sistema microcirculatório distal, durante intervenção coronária percutânea, na vigência de quadro de infarto agudo do miocárdio, demonstrou melhorar qual das seguintes alternativas?
No Estudo SVG Angioplasty Free of Emboli Randomized (SAFER), a utilização de balão oclusor/sistema de aspiração (PercuSurge GuardWire) foi associado com qual dos seguintes resultados?
Em estudo hemodinâmico, quando a pressão capilar pulmonar “encunhada” for diferente da pressão diastólica final do ventrículo esquerdo, todas as hipóteses diagnósticas abaixo são possíveis, EXCETO:
O estudo randomizado e controlado SIRTAX comparando stents eluídos com sirolimus a stents eluídos com paclitaxel, em aproximadamente 1000 pacientes, favorece o tratamento com stents eluídos com sirolimus, por que?
Os inibidores da glicoproteina IIb/IIIa plaquetários podem ser usados como terapia farmacológica adjunta nas intervenções coronárias percutâneas. Ao considerar sua utilização ou não, você avalia os dados de estudos clínicos disponíveis. Entre os eventos clínicos abaixo, qual foi reduzido significativamente pelo epitifibatide quando comparado com placebo?
Uma colega médica de 53 anos pede a você uma segunda opinião. Ela foi submetida a implante de stent não eluído com fármaco para a coronária descendente anterior e tem-se preocupado com a possibilidade de trombose do stent. Nove meses após o implante, a médica foi submetida a nova intervenção coronária percutânea (ICP), quando recebeu um stent eluído com fármaco em decorrência de reestenose intra- stent. Desde então, ela está bem. Contudo, ela fez algumas pesquisas na internet e insiste que ela deveria ter sido submetida a ultra-som intracoronário (USIC) adjunto à sua primeira intervenção para reduzir o risco de reestenose. Você concorda?
Um paciente de 77 anos de idade foi submetido a implante de stent, sem proteção distal, em um enxerto de safena com 15 anos de cirurgia. Houve infarto do miocárdio periprocedimento, após fenômeno de noreflow, secundário ao implante de stent em um segmento longo, envolvendo a porção proximal e a anastomose proximal do enxerto. O que poderia ter sido feito de forma diferente, neste caso?
São indicações atuais para fechamento de forame oval patente, EXCETO:
Qual das seguintes complicações (< 30 dias) e respectiva incidência está incorreta para emprego da prótese de Amplatzer para fechamento de comunicação inter atrial (CIA)?
Sobre a revascularização do miocárdio, assinale a alternativa incorreta.
Entre as anomalias coronarianas congênitas abaixo, qual não pode levar à isquemia miocárdica?
Em um pós-opertório de cirurgia de Fontan que evolui com cianose, as seguintes lesões devem ser esperadas, EXCETO:
Em relação ao emprego de stents farmacológicos no estudo SYNTAX, assinale a alternativa correta.
Em relação à oclusão coronariana crônica, assinale a alternativa correta.
Em relação aos resultados do estudo Thrombus Aspiration during Percutaneous Coronary Intervention in Acute Myocardial Infarction Study (TAPAS), assinale a alternativa incorreta.
O melhor valor de corte da área de secção transversa (AST) adquirida por ultrassom intracoronário e que se correlaciona com reestenose em stent não eluído com fármaco é:
Paciente de 23 anos, assintomática, é portadora de estenose mitral. A avaliação ecocardiográfica realizada mostrou área valvar de 1,3cm2 , com insuficiência mitral leve, pressão da artéria pulmonar (PAP) de 50mmHg e escore de Wilkins de 6. Qual a conduta para este caso?