- ID
- 2162227
- Banca
- CRSP - PMRJ
- Órgão
- PM-RJ
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Medicina
- Assuntos
NÃO podemos afirmar que a senescência celular
NÃO podemos afirmar que a senescência celular
Uma forma de tratamento de determinados tumores envolve a utilização de medicamentos que interferem em seu suprimento sanguíneo.
Com relação a esse processo, podemos afirmar que
Qual das opções abaixo contém uma neoplasia não relacionada ao tabagismo?
Infecções virais podem estar relacionadas ao desenvolvimento de determinadas neoplasias.
Assinale a afirmativa correta
Quanto aos dados epidemiológicos relativos ao câncer, é correto afirmar que
Uma determinada neoplasia, habitualmente, apresenta comportamentos distintos em regiões distintas do mundo e, mesmo em uma mesma população, em diferentes grupos, taxas de incidência, mortalidade e letalidade podem diferir.
Nesse contexto, assinale a opção correta.
Quanto aos critérios de avaliação de resposta em tumores sólidos (RECIST), é correto afirmar que
Um tema recorrente nas discussões sobre alocação de recursos na área oncológica refere-se à implantação de medidas preventivas. Essas medidas podem ser implementadas em níveis diferentes e seu sucesso depende de diversos fatores.
Podemos afirmar que
Em que fase do desenvolvimento das terapias antineoplásicas podemos ter maior chance de identificar efeitos adversos como esterilidade e aplasia medular?
O tratamento definitivo com quimioterapia e radioterapia pode apresentar resultados comparáveis a cirurgia em que situações abaixo?
Qual das opções abaixo contém uma droga que não pertence ao grupo dos agentes alquilantes?
Os agentes antimetabólicos são extensamente utilizados em oncologia.
Assinale a opção correta sobre sua utilização.
Alterações epigenéticas são
O desenvolvimento de drogas quimioterápicas habitualmente passa por diversas etapas.
Considerando a fase II, podemos afirmar que
Assinale a opção na qual os tumores são, em mais de 70% dos casos, relacionados a um agente infeccioso.
Os tumores do trato aerodigestivo superior possuem diversas características em comum.
Assinale a única opção que NÃO está de acordo com essa afirmação.
Qual das características abaixo pode ser considerada desejável para um biomarcador da eficácia de uma quimioprevenção?
Um paciente de 54 anos com importante história de tabagismo é encaminhado ao seu ambulatório. Vem se queixando de dor no ombro esquerdo há cerca de dois meses. O paciente está em bom estado geral e não tem comorbidades associadas. Tem uma radiografia de tórax que revela uma massa de sulco superior com erosão posterior da primeira costela, sem derrame pleural. Exames laboratoriais sem alterações. É subme-tido a uma broncoscopia que não identificou qualquer lesão, mas com um lavado bronquioloalveolar mostran-do um carcinoma indiferenciado de grandes células. A cintilografia óssea mostra hipercaptação na primeira costela à esquerda. Tomografias computadorizadas de tórax e abdome superior com vários linfonodos mediastinais com 2,0 cm e sem evidências de lesões no fígado e adrenais.
Qual a conduta mais indicada nessa situação?
Qual dos fatores abaixo eleva as chances da existência de uma síndrome de câncer hereditário?
Um paciente de 45 anos, portador de câncer gástrico, é levado à laparotomia exploradora quando se identifica adenomegalia em cadeia celíaca e para- -aórtica, e nódulos hepáticos, cuja biópsia revela adenocarcinoma moderadamente diferenciado. O paciente encontra-se em bom estado geral, KPS 70, e é referido para o Serviço de Oncologia Clínica para avaliação. Apresenta bilirrubinas totais de 3,5 mg/dl, clearence de creatinina de 75 ml/min, albumina de 2,5 g/dl.
Qual é a melhor conduta para esse indivíduo?
Quanto aos princípios relacionados aos testes diagnósticos para rastreamento, podemos afirmar que
Um homem de 58 anos previamente hígido, procurou o urologista com quadro de hematúria macroscópica. Realizada cistoscopia que revelou lesão tumoral em bexiga na região do trígono vesical envolvendo o óstio ureteral direito, cuja biópsia revelou tratar-se de carcinoma de células transicionais, estendendo-se até a camada muscular, com focos de tumor in situ. Exames de estadiamento evidenciaram dilatação do sistema pielocaliciano à direita.
Assinale a melhor opção para esse paciente.
Paciente com história de alcoolismo e tabagismo de longa data (>40 maços ano), evoluindo com rouquidão, disfagia, emagrecimento, febre e tosse produtiva. Ao exame clínico, identificam-se linfonodos cervicais aumentados níveis III, IV e V à esquerda.
Qual das condutas abaixo parece mais apropriada?
Um homem de 35 anos apresentou aumento de volume do testículo direito. Foi submetido à orquiectomia radical, cujo laudo histopatológico revelou seminoma clássico com cerca de 5cm em seu maior diâmetro. Tomografias computadorizadas de tórax, abdome e pelve foram normais, exames de sangue revelaram alfafetoproteína de 2,0 ng/ml, fração beta da gonadotrofina coriônica humana de 25 mU/ml, desidrogenase lática 180 U/ml.
Assinale a opção adequada para esse paciente.
Jovem de 27 anos, sem exposição ao tabaco e álcool, evoluindo com massa em pilar anterior de amígdala. Biópsia revelou tratar-se de carcinoma escamoso. Podemos afirmar que
Mulher de 68 anos foi diagnosticada com Neoplasia Epitelial de Ovário IIIc; é submetida à laparotomia com citorredução ótima. Cinco meses após o término da quimioterapia adjuvante com carboplatina e paclitaxel, apresenta elevação do marcador CA-125, que progride nos dois meses seguintes (26,0ng/ml, 36,5ng/ml, 59,8ng/ml). Não há sintomas específicos e as tomografias computadorizadas de abdome e de pelve são normais.
Nesse caso a conduta mais apropriada é
Homem com lesão expansiva em bronco fonte direito cuja biópsia revelou carcinoma muco epidermoide.
Considerando esse tipo histológico, é correto afirmar que se trata de
Uma mulher de 54 anos foi submetida à tumorectomia seguida de pesquisa de linfonodo em sentinela para tumor de mama direita. O laudo histopatológico revelou carcinoma ductal infiltrante grau III, com cerca de 2,5 cm em seu maior diâmetro, linfonodo sem malignidade, receptores hormonais para estrogênio e progesterona negativos. A pesquisa de HER-2 por imunohistoquímica (HERCEPTEST) revelou positividade com 3 cruzes. Recebeu quimioterapia adjuvante com 4 ciclos de docetaxel e ciclofosfamida; em seguida, trastuzumabe a cada 21 dias por 1 ano e radioterapia em plastrão. Seis meses após o término da adjuvância, a paciente apresentou adenomegalia axilar esquerda cuja punção aspirativa por agulha fina evidenciou carcinoma mamário. Tomografia computadorizada revelou nódulos pulmonares esparsos e lesão hipodensa captante de contraste em segmento VII do fígado. Avaliação laboratorial normal.
Qual é a melhor conduta a seguir?
Homem, 68 anos, com diagnóstico de carcinoma escamoso em 1/3 proximal de esôfago estádio T2 N1 M0 com performance status I (Zubrod) com passado de mediastinite por trauma torácico.
Qual das opções abaixo é a mais apropriada?
Uma mulher de 48 anos procurou auxílio médico por quadro de ganho ponderal, hirsutismo e acne. Após extensa avaliação clínica, foi identificada tumoração em topografia da glândula adrenal esquerda. A paciente foi submetida à laparotomia exploradora quando se evidenciou massa em adrenal de 7cm em seu maior diâmetro, ausência de adenomegalias. Exames de estadiamento normais. O laudo histopatológico revelou carcinoma de adrenal com elevado índice mitótico e presença de necrose e invasão da cápsula.
Assinale a alternativa correta em relação à paciente.
Assinale a opção mais correta referente ao tratamento do adenocarcinoma gástrico:
Um homem de 64 anos apresentou lesão pigmentada em parede abdominal, acima da cicatriz umbilical, com cerca de 1 cm de diâmetro. Submetido à biópsia excisional da lesão, que revelou melanoma com presença de fase de crescimento vertical, ulceração, espessura máxima de 2,2 mm e comprometimento da derme reticular. Encaminhado ao cirurgião oncológico, que procedeu à ampliação de margens e pesquisa de linfonodo sentinela.
Assinale a alternativa correta.
Selecione a opção que estabelece de forma adequada a correlação entre o aspecto radiológico e o diagnóstico das neoplasias em intestino delgado.
Em relação aos tumores ósseos mesenquimais, é correto afirmar que
Considerando o tratamento adjuvante do adenocarcinoma de cólon, é correto afirmar que
Um homem de 62 anos apresentou história de evolução de 1 mês de cefaleia intensa, progressiva, seguida de crise convulsiva focal com posterior generalização. Realizada ressonância magnética do crânio, que revelou lesão expansiva hipointensa em T1, hiperintensa em T2, com captação irregular de contraste paramagnético, comprometendo o lobo parietal direito, estendendo-se desde o córtex até a região periventricular, com grande edema associado, desviando a linha média, colabando ventrículo lateral direito e promovendo hérnia subfalciana. Após introdução de anticonvulsivante e corticoterapia, houve melhora sintomática e o paciente foi submetido a uma ressecção parcial da lesão (cerca de 85%), cujo laudo histopatológico revelou glioblastoma multiforme.
Assinale a alternativa correta.
Considerando os pacientes com carcinoma de células renais metastático (estádio IV), NÃO é correto afirmar que
Em relação ao câncer de sítio primário indeterminado, é correto afirmar que
Está correto afirmar que, no tratamento do adenocarcinoma de próstata,
Em relação ao linfoma agressivo, é correto afirmar que
Quanto ao uso da tomografia por emissão de pósitrons nos tumores germinativos de testículo, é correto afirmar que
Um paciente de 54 anos, tabagista de longa data apresenta quadro de fraqueza muscular proximal e parestesias. Realizados exames eletrofisiológicos que revelaram aumento no potencial de ação muscular após estimulações repetidas. Radiografia de tórax revelou alargamento do mediastino e do hilo do pulmão esquerdo.
Assinale a alternativa correta
Considerando o diagnóstico de colangiocarcinoma, é correto afirmar que
Um homem de 45 anos é admitido na emergência do hospital com quadro de lombalgia intensa e diminuição da força em membros inferiores de evolução de 24h. Exerce funções de auxiliar administrativo, sem outras patologias que tivesse conhecimento. Encontra-se “um pouco acima do peso” e não exerce atividades físicas regulares. Possui carga tabágica de cerca de 45 maços/ano, consome bebidas alcoólicas regularmente nos finais de semana. Ao exame físico, apresenta-se eutrófico, com fraqueza muscular em membros inferiores, principalmente na musculatura posterior da coxa e da perna, mais acentuada do lado direito, reflexos profundos abolidos do lado direito e reduzidos à esquerda, reflexos superficiais (cutâneo plantar) indiferente bilateralmente, continência urinária e fecal preservadas, sensibilidade preservada. Realizados exames de imagem, que demonstraram formação expansiva comprometendo corpo vertebral com destruição óssea e extensão ao espaço subdural, determinando compressão da face ventral da medula espinhal.
Após a introdução de analgesia, qual é a conduta a ser tomada nesse momento?
Mulher, 67 anos, Performance Status 0, com cirrose hepática Child A, apresentando 4 nódulos hepáticos de 3,5 cm com acentuada vascularização arterial em dois estudos radiológicos diferentes e alfa-feto proteína de 250 ng/ml.
Qual a melhor conduta para esse caso?
Uma mulher de 62 anos é portadora de carcinoma ductal infiltrante da mama grau I, axila negativa, receptores hormonais positivos, HER-2 negativo, já submetida à ressecção do tumor há 3 anos e em terapia hormonal adjuvante, vem apresentando dores ósseas, predominantemente no quadril esquerdo, mesmo em repouso. Realizada cintilografia óssea, que revelou múltiplas áreas de hiperfixação do radiotraçador pelo esqueleto axial e nos fêmures e no quadril esquerdo. Realizadas radiografias, que revelaram lesões ósseas mistas disseminadas, bem como área de rarefação óssea peritrocanteriana à esquerda, comprometendo a maior parte do diâmetro do osso, com destruição da camada cortical.
Com relação a essa complicação, assinale a
alternativa correta.
Nos pacientes tratados com radioterapia para carcinoma de colo uterino, qual dos fatores abaixo NÃO aumenta o risco de complicação actínica em intestino delgado?
Um paciente de 44 anos, portador de linfoma de Hodgkin, possui acesso venoso precário e, após o 2º ciclo de quimioterapia com o esquema ABVD, foi submetido à colocação de cateter venoso central totalmente implantado. No momento, encontra-se no 3º ciclo de quimioterapia e apresentou quadro de febre com calafrios no 17º dia do ciclo. O hemograma apresentava contagem de neutrófilos de 350/µl. Foram coletadas culturas do sangue do cateter e do sangue periférico e foi iniciado esquema antimicrobiano com cefepime. Vinte e quatro horas após a hemocultura do cateter, mostrou-se positiva para Klebsiella pneumoniae e 3h após a cultura do sangue periférico, também tornou-se positiva para o mesmo germe. O teste de sensibilidade de antibióticos mostrou perfil de sensibilidade para cefalosporinas de 3ª geração.
Assinale a alternativa correta para esse caso.
Assinale a alternativa em que TODOS os elementos listados têm relação com o risco de surgimento do câncer de mama.
Sobre o uso de eritropeotina, é correto afirmar que