A abordagem cirúrgica do pseudocisto de pâncreas consiste em realizar:
A abordagem cirúrgica do pseudocisto de pâncreas consiste em realizar:
As doenças com associação mais forte com a colangite esclerosante primária são:
Paciente que apresentou, durante a colecistectomia videolaparoscópica, lesão do colédoco por cautério com mais de 30% da sua área, a melhor opção cirúrgica é:
Uma contraindicação da anastomose esplenorrenal distal é:
O marcador tumoral mais confiável no hepatocarcinoma é:
A incidência de estrangulamento é maior nas hérnias:
A principal complicação pós-operatória no reparo cirúrgico da hérnia inguinal quer seja aberta ou laparoscópica é:
O sintoma mais comum do câncer retal é:
A substância que dosada no plasma tem 99% de sensibilidade em se detectar o feocromocitoma é:
O tratamento cirúrgico de um divertículo do esôfago médio, com dor torácica, disfagia e anormalidade motora é:
No traumatismo extenso do reto é aconselhável realizar:
A nutrição enteral é preferencialmente a via de nutrição artificial utilizada, quando comparada a nutrição parenteral exclusiva. Assinale a alternativa correta que justifique essa afirmação.
Qual alternativa abaixo indica o fator associado à maior incidência de lesão de via biliar em colecistectomia videolaparoscópica:
São elementos técnicos essenciais na realização do Bypass Gástrico para Cirurgia Bariátrica, exceto:
Leia atentamente as afirmativas a respeito do trauma torácico:
I – Cerca de 85% dos pacientes com trauma torácico são manejados com observação clínica ou drenagem torácica.
II – O tórax instável é caracterizado por 3 ou mais fraturas em uma (1) costela.
III – O pneumotórax aberto ocorre quando há perda de substância da parede torácica, permitindo a entrada de ar a esta cavidade.
IV – O trauma craniano fechado está frequentemente presente em pacientes com tórax instável.
Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s):
Qual das alternativas abaixo não é indicação de toracotomia no trauma no manejo imediato das seguintes situações:
Paciente masculino, 40 anos de idade, vítima de ferimento por arma de fogo com orifício de entrada em hipocôndrio esquerdo, na linha axilar anterior, no nono (9.o ) espaço intercostal, sem orifício de saída. Chega consciente, corado referindo dor abdominal. Ao exame: Bom estado geral; frequência cardíaca de 100 bpm; pressão arterial de 112/80 mmHg; FR: 20 mrpm. Apresenta exame torácico sem alterações e abdome flácido doloroso a palpação da região peri-umbilical. Após medidas ressuscitativas, foi indicado laparotomia exploradora. Identificou-se lesão duodenal Grau V. Qual o tratamento cirúrgico mais adequado:
Assinale a alternativa correta a respeito das consequências do aumento da pressão intra- abdominal persistente (Síndrome Compartimental Abdominal):
Leia as assertivas abaixo atentamente:
I – Ferimento em sigmoide por arma branca, com mínima contaminação da cavidade e 2 horas de evolução, pode ser manejado com debridamento da lesão e rafia primária.
II – O tratamento das lesões perfurativas no reto inferior não devem ser tratadas com rafia primária.
III – A terapia com corticoesteroide não está indicada após Manobra de Pringle com tempo maior que 1 hora.
IV – A estabilidade hemodinâmica e lesões de baixo grau (I – III) são critérios para manejo conservador no Trauma Hepático.
Assinale a alternativa que contém a(s) assertiva(s) incorreta(s):
Assinale a alternativa correta sobre o Pâncreas Divisum:
Paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, apresenta quadro de dor abdominal de média intensidade com evolução de 10 dias e pico febril ao final da tarde. Ao exame físico: afebril; PA= 110/70 mmHg; FC= 86 bpm; FR=16 mrpm. Mucosas coradas. Abdome doloroso à palpação, principalmente em região da FID, sem sinais de irritação peritonial. Realizou ecografia de abdome que evidenciou coleção com reação inflamatória da gordura peri-cecal, indicativa de abscesso na região cecal. A conduta mais adequada para esse paciente será:
Assinale a alternativa correta a respeito do manejo da apendicite aguda:
Qual a principal hipótese diagnóstica para um pré–escolar de 4 anos de idade com anemia, história de emagrecimento, tumoração de consistência endurecida em hipocôndrio e flanco esquerdos, cuja urografia excretora evidencia distorção do sistema pielo-calicial homolateral:
O que é verdadeiro em relação a cricotireoidotomia:
Os tumores hepáticos que podem levar a eritrocitose, hipercalcemia e hiperlipidemia são os:
Um paciente, de 50 anos de idade, relata que, há um ano e meio, vem apresentando, ocasionalmente, episódios de disfagia, halitose e regurgitação de alimentos ingeridos em dias anteriores. Menciona, também, episódios frequentes de tosse noturna e pneumonia recente. O diagnóstico mais provável é:
O procedimento inicial de escolha no paciente com pseudo-obstrução do cólon (síndrome de Olgivie), sem sinais de complicação, é:
Um paciente sofreu um acidente de carro que resultou em alargamento mediastinal nos raios X de tórax com paciente sentado. O exame físico apresentou-se normal, os sinais vitais estáveis e os pulsos estavam amplos. Identifica-se como correto o seguinte procedimento:
A tríade de Charcot consiste em:
Na colecistite aguda, no paciente diabético: