- ID
- 3901294
- Banca
- FUNDATEC
- Órgão
- Prefeitura de Corumbá - MS
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Fonoaudiologia
- Assuntos
Para responder à questão, considere a Cartilha “Contribuições do fonoaudiólogo educacional para seu município e sua escola”, do Conselho Federal de Fonoaudiologia.
O fonoaudiólogo pode contribuir nas questões educacionais dentro de sua área de competência das seguintes formas:
I. Colaborando com orientações a professores, pais e alunos.
II. Propondo programas de estimulação de linguagem, habilidades auditivas e/ou visuais, controle de ruídos, entre outros.
III. Participando da análise de dados da rede de ensino, na elaboração de projetos para políticas públicas, na avaliação e monitoramento de sistemas e propostas educacionais de redes de ensino, bem como na coordenação de projetos.
IV. Analisando e discutindo estratégias de ensino com os professores.
Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere a Cartilha “Contribuições do fonoaudiólogo educacional para seu município e sua escola”, do Conselho Federal de Fonoaudiologia.
No exercício da sua atividade em escola regular, o fonoaudiólogo escolar/educacional
pode fornecer laudos ou diagnósticos clínicos de alterações encontradas nos alunos?
Para responder à questão, considere a Cartilha “Atuação do Fonoaudiólogo Educacional – Guia Norteador”, do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia.
O fonoaudiólogo, lotado em órgão público municipal, tem as unidades educacionais como partes de seu território de atuação, nas quais pode desenvolver atividades intersetoriais. São exemplos de atividades intersetoriais que tenham interface direta com a educação:
I. Ações voltadas à saúde do trabalhador.
II. Ações em média e alta complexidade nas unidades hospitalares de referência.
III. Participar nas instâncias de controle social, tanto na área da saúde quanto na educação.
Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere a Cartilha “Atuação do Fonoaudiólogo
Educacional – Guia Norteador”, do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia.
Um dos principais objetivos da atuação do Fonoaudiólogo Educacional é colaborar com o processo educativo. Para isso, as ações podem ser divididas em eixos. Analise os possíveis eixos norteadores da atuação da Fonoaudiologia Educacional abaixo:
I. Monitoramento das ações.
II. Acolhimento da demanda.
III. Avaliação e diagnóstico individual.
IV. Implementação das propostas.
V. Planejamento terapêutico por grupo de patologias.
VI. Análise da situação institucional.
VII. Proposição de estratégias.
Quais estão corretos?
No capítulo “Educação: questões para reflexão do fonoaudiólogo educacional frente aos desafios para ensinar a ler e escrever”, do livro Fonoaudiologia Educacional: reflexões e relatos de experiências, Zorzi (2015) trata da relação entre conhecimento metafonológico e alfabetização. Sobre essa relação, analise as afirmativas abaixo:
I. Conhecimento metafonológico é um sinônimo de método fônico de alfabetização.
II. Embora o método fônico tenha ficado no passado, o conhecimento metafonológico é uma necessidade comprovadamente existente na alfabetização.
III. Estratégias até mesmo simples de conhecimento metafonológico levam a reflexão das propriedades sonoras das palavras e ao estabelecimento das correspondências grafo-fonêmicas com resultados bastante eficazes para a consolidação das competências de escrita e leitura.
Quais estão corretas?
No capítulo “Formação do Fonoaudiólogo e sua atuação na área educacional”, do livro Fonoaudiologia Educacional: reflexões e relatos de experiências, Garcia (2015) afirma que “A formação do profissional generalista é orientada de forma que o profissional seja aquele que tenha vínculo com o território e seja capaz de promover atuações intersetoriais e desenvolver ações de prevenção e de promoção de saúde”. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo:
I. Para desenvolver atividades na educação, é recomendável apropriar-se de conhecimento e vocabulário comum desde a graduação, tais como os seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva, Plano Nacional de Educação (PNE).
II. A Resolução nº 309/2005 do CFFa, que dispõe sobre a atuação do Fonoaudiólogo na educação infantil, ensino fundamental, médio, especial e superior, promoveu grande discussão sobre o papel do fonoaudiólogo no âmbito educacional e a identificação de experiências para além da realização de triagem no momento da entrada do aluno na escola e/ou focadas apenas em um modelo preventivista.
III. O fonoaudiólogo, enquanto profissional da saúde, deve entender como se organiza o sistema de saúde vigente (Sistema Único de Saúde – SUS), sua contribuição para a saúde individual e coletiva, a partir de estratégias de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde – todas essas ações aplicadas diretamente no ambiente escolar.
Quais estão corretas?
Sobre frênulo da língua, analise as assertivas abaixo:
I. No Brasil, existe o Teste da Linguinha, aprovado pela Lei Federal nº 13.002/2014. As etapas previstas são: triagem neonatal, reteste e cirurgia.
II. Para crianças acima de 5 anos de idade, existe protocolo específico de avaliação do frênulo da língua, proposto por Marchesan (2014), contendo provas anatômicas e funcionais.
III. Estudos apontam que alterações do frênulo lingual são citadas como uma das causas da interrupção da amamentação e a frenotomia tem sido indicada para evitar o desmame precoce.
Quais estão corretas?