SóProvas



Prova IADES - 2014 - CAU-RJ - Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos


ID
1213183
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura

Caso o ato exija que seja publicado na imprensa oficial, a publicação dos atos do Plenário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CAU/RJ) deve ocorrer, após a sessão em que tiver sido aprovada a deliberação plenária, em até

Alternativas

ID
1213186
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sem prejuízo da responsabilização pessoal pela violação ética, qual é o percentual de multa aplicável sobre o valor devido nos casos de não pagamento de anuidade no prazo, de acordo com o contido na Lei no 12.378/2010?

Alternativas
Comentários
  •  Lei no 12.378/2010

    Art. 44.  O não pagamento de anuidade no prazo, sem prejuízo da responsabilização pessoal pela violação ética, sujeita o infrator ao pagamento de multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor devido e à incidência de correção com base na variação da Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - SELIC até o efetivo pagamento.

    Gabarito: D

    Vale lembrar:

    A questão trata da lei 12378/10, mas o própio CAU/BR na resolução 121 de 19 de agosto de 2016 estipula:

    Art. 5º As anuidades, devidas pelos arquitetos e urbanistas e pelas pessoas jurídicas, que não forem pagas nas datas dos respectivos vencimentos serão acrescidas dos seguintes encargos:
    I - juros equivalentes à variação da Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), calculada desde o primeiro dia de atraso até o último dia do mês antecedente ao do pagamento, e juros de 1% (um por cento) no mês do pagamento; e
    II - multa de mora equivalente aos seguintes percentuais calculados sobre o valor do débito, devidamente corrigido na forma do inciso I antecedente:
    a) 2% (dois por cento): até o último dia útil do primeiro mês subsequente ao do vencimento;
    b) 5% (cinco por cento): até o último dia útil do segundo mês subsequente ao do vencimento;
    c) 8% (oito por cento): até o último dia útil do terceiro mês subsequente ao do vencimento;
    d) 10% (dez por cento): até o último dia útil do quarto mês subsequente ao do vencimento;
    e) 20% (vinte por cento): depois do quarto mês subsequente ao do vencimento.
    Parágrafo único. Para os fins de aplicação dos encargos previstos no caput deste artigo, considerar-se-á vencida a anuidade do exercício a partir do dia 1° de junho do respectivo exercício, ressalvados os casos de deferimento ou reativação de registro ocorridos após essa data.

  • d)

    Vinte por cento.

  • Gab. D

    Se o arquiteto não pagar a anvidade ele será deVedor: deverá pagar multa de Vinte por cento (20 %)


ID
1213189
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Perderá o mandato de conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) quem, sem justificativa, ausentar-se das reuniões do referido conselho por

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.378/2010

    Art 36.

    2° Perderá o mandato o conselheiro que:

    III - ausentar-se, sem justificativa, a 3 reuniões do Conselho, no período de 1 ano.


ID
1213192
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Acerca do Certificado de Serviços Meritórios, de que trata o Regimento Interno do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CAU/RJ), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1213195
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura

Um arquiteto e urbanista assume a responsabilidade pela autoria ou realização da atividade descrita no Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), juntamente com dois ou mais arquitetos e urbanistas que também efetuam, cada um deles, um RRT em que descrevem e assumem a responsabilidade pela autoria ou realização da mesma atividade e do mesmo endereço do anterior. Com base nessas informações e considerando o número de profissionais responsáveis técnicos pela autoria ou pela realização da atividade descrita no RRT, assinale a alternativa que corresponde à situação hipotética apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B, segundo a RESOLUÇÃO 91:

    Art. 7°.

    I – RRT Individual: quando um único arquiteto e urbanista realiza atividade de Arquitetura e Urbanismo, devendo efetuar o RRT por meio do qual assume a responsabilidade técnica pela mesma; 

    II – RRT de Equipe: quando mais de um arquiteto e urbanista realizam atividade técnica, devendo cada um efetuar um RRT, por meio do qual assume, de forma solidária, a responsabilidade técnica pela atividade considerada. 


ID
1213198
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura

De acordo com resolução própria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), assinale a alternativa que indica o prazo em que os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal poderão conceder registro temporário para os profissionais estrangeiros diplomados no exterior por instituição de ensino superior de arquitetura e urbanismo, com contrato temporário de trabalho no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Resposta E. Mas não encontrei todas estas especificidades da resposta na RESOLUÇÃO N° 35, DE 5 DE OUTUBRO DE 2012.

    Alguém sabe qual resolução traz esses detalhes todos?

  • realmente Rachel essas informações não encontrei na resolução 35, apenas o que segue abaixo:

    Art. 3° O registro temporário poderá ser concedido a arquiteto e urbanista, brasileiro ou estrangeiro, diplomado no exterior e sem domicílio no País:

    I    portador de diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo, obtido em instituição de ensino localizada no exterior e devidamente revalidado por instituição nacional credenciada, e que tenha contrato ou proposta de contrato temporário de trabalho no Brasil.

     

    § 2° Nos casos de que trata o inciso II, o registro temporário será concedido por prazo equivalente ao previsto no contrato assinado ou a ser oportunamente assinado entre o arquiteto e urbanista e o contratante.


ID
1213201
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura

Para fins de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), definido em resolução própria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), os projetos de adequação ergonômica, dentro das atribuições profissionais dos arquitetos e urbanistas, serão representados no Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU) como

Alternativas
Comentários
  • GAB B

     

    RESOLUÇÃO N° 51, DE 12 DE JULHO DE 2013

    Art 2º - VI - DO CONFORTO AMBIENTAL:

    a) projeto de arquitetura da iluminação do edifício e do espaço urbano;

    b) projeto de acessibilidade e ergonomia da edificação

     c) projeto de acessibilidade e ergonomia do espaço urbano

     

     

    RESOLUÇÃO N° 21, DE 5 DE ABRIL DE 2012

    Art 2. Parágrafo único

    X - do Conforto Ambiental, técnicas referentes ao estabelecimento de condições climáticas, acústicas, lumínicas e ERGONÔMICAS, para a concepção, organização e construção dos espaços;


ID
1213204
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura

Conforme disposição em resolução própria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), da decisão proferida em julgamento da Comissão de Exercício Profissional caberá recurso ao Plenário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao do recebimento da comunicação, no prazo de até

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    O prazo será de 30 dias, COM EFEITO SUSPENSIVO.

    Isso vale tanto para o RECURSO do julgamento da comissão quanto para o julgamento do Plenário.

    RESOLUÇÃO N° 22, DE 4 DE MAIO DE 2012

    SEÇÃO I – DA DEFESA PERANTE A COMISSÃO DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO CAU/UF

    Art. 20. A pessoa física ou jurídica autuada será comunicada do resultado do julgamento da comissão através de correspondência acompanhada de cópia da decisão proferida.

    § 1° Da decisão a que se refere o caput deste artigo a pessoa física ou jurídica autuada poderá interpor recurso, que terá efeito suspensivo, ao Plenário do CAU/UF, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao do recebimento da comunicação.

    SEÇÃO II – DO RECURSO AO PLENÁRIO DO CAU/UF

    Art. 25. A pessoa física ou jurídica autuada será comunicada do resultado do julgamento do Plenário do CAU/UF por meio de correspondência acompanhada de cópia da decisão proferida.

    Parágrafo único. Da decisão a que se refere o caput deste artigo a pessoa física ou jurídica autuada poderá interpor recurso ao Plenário do CAU/BR, com efeito suspensivo, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao do recebimento da comunicação.


ID
1213207
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura

O Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) deverá ser revisado,

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada.

    O artigo sobre revisão foi extinto.

    Revogado pela Resolução CAU/BR n° 147, de 17 de agosto de 2017


ID
1213210
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura

Os arquitetos e urbanistas constituem categoria (1) de formação (2), sujeitos a registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Unidade da Federação (CAU/UF) do local do seu domicílio.

De acordo com resolução própria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), assinale a alternativa que completa corretamente a disposição apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 21/2012

    Art. 1º Os arquitetos e urbanistas constituem categoria uniprofissional, de formação generalista, sujeitos a registro no conselho do local do seu domicílio.


ID
1213213
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Rio de Janeiro tem sido escolhido para abrigar grandes eventos internacionais. Em 2013, houve a Jornada Mundial da Juventude, da Igreja Católica, e a final da Copa das Confederações, organizada pela FIFA. E 2014 será o ano da Copa do Mundo de Futebol, com o estádio do Maracanã sendo escolhido para a realização da partida final. A esse respeito, assinale a alternativa que indica outro importante evento esportivo que está programado para acontecer, nos próximos anos, nessa cidade.

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra C

    Em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca, foi anunciando que o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, trazendo os dois eventos para a América do Sul pela primeira vez na história. O anúncio foi uma grande recompensa pelo trabalho duro e a visão da equipe de candidatura e marcou o início de uma caminhada repleta de oportunidades e desafios para o Rio de Janeiro e o Brasil. 

    Fonte: http://www.rio2016.com/


ID
1213216
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O conjunto de estações do sistema de teleférico do Complexo do Alemão constitui uma nova presença na paisagem do Rio de Janeiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Que rico seu comentário!!


ID
1213222
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Instalado em uma praça de 2.500 m², o Museu de Arte Contemporânea (MAC) destaca-se por suas formas arquitetônicas. Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C.


ID
1213225
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), quatro em cada dez domicílios brasileiros possuem acesso à internet. Quanto ao tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Metro (SP): Pesquisa. Internet chega a 40,8% dos domicílios

    Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) indica que 40,8% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. No entanto, há uma grande diferença no acesso entre as regiões. O alcance é maior no Sudeste (51,5%), seguido por Sul (42,9%), Centro-Oeste (40,7%), Nordeste  (29,2%) e Norte (20,7%).

    Entre os motivos mais citados a respeito da não contratação de serviços de acesso à internet estão o fato de não possuir computador (59,6%) e não ter condições de pagar o acesso (14,1%).

    Mais da metade dos entrevistados (55,2%) paga mensalmente entre R$ 31 e R$ 70 pelo acesso. Sobre a velocidade contratada, 31,6% declararam não saber qual era o pacote que haviam contratado.

    Entre os que respoderam, 69,1% têm uma percepção positiva do serviço de internet residencial. A TV a cabo teve a melhor avaliação (78,4% positiva), enquanto o acesso via modem de telefonia móvel teve a pior (positivo para 60,9%).

    O estudo mostra que a ampla maioria, 70,6%, contrata os serviços de telecomunicações separadamente e que apenas 19,7% pagam por pacotes combinados. “Isso pode ser consequência,
    principalmente do fato de o domicílio contratar os serviços de prestadores diferentes ou da ausência de oferta de pacotes em todas as áreas. Outra possível causa é a oferta de pacotes combinados não atenderem às possibilidades econômicas das famílias”, diz o Ipea.


  • Olá Felipe,

    Pode colocar o link dessa pesquisa, por favor? 
    No site da EBC, há pesquisa apontando que 51,25% dos domicílios têm acesso à computadores, internet e telefonia.
    http://www.ebc.com.br/tecnologia/2012/07/brasil-ocupa-72a-posicao-em-ranking-mundial-de-inclusao-digital
  • letra D Correta - Segue  a fonte referente aos comentários do Felipe.

    Fonte: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=21686&Itemid=75

    Bons Estudos!

     Alfartanos força!!!! Rumo à aprovação.

  • Em todo o país, a forma mais comum de acesso residencial é a internet banda larga via estrutura de TV a cabo (32,8%). Na sequência aparecem conexões via linha telefônica (23%), modem de telefonia móvel (18,3%), satélite (10,6%), rádio (10,2%), linha discada (1,5%) e outros (3,6%).

    Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/03/13/internet-chega-a-41-dos-domicilios-brasileiros-alcance-e-maior-no-sudeste.htm