SóProvas



Prova INEP - 2018 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Espanhol


ID
2842126
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

El día en que lo iban a matar, Santiago Nasar se levantó a las 5:30 de la manana para esperar el buque en que llegaba el obispo. Había sonado que atravesaba un bosque de higuerones donde caía una llovizna tierna, y por un instante fue feliz en el sueno, pero al despertar se sintió por completo salpicado de cagada de pájaros. “Siempre sonaba con árboles”, me dijo Plácida Linero, su madre, evocando 27 anos después los pormenores de aquel lunes ingrato. “La semana anterior había sonado que iba solo en un avión de papel de estano que volaba sin tropezar por entre los almendros”, me dijo. Tenía una reputación muy bien ganada de intérprete certera de los suenos ajenos, siempre que se los contaran en ayunas, pero no había advertido ningún augurio aciago en esos dos suenos de su hijo, ni en los otros suenos con árboles que él le había contado en las mananas que precedieron a su muerte.

Na introdução do romance, o narrador resgata lembranças de Plácida Linero relacionadas a seu filho Santiago Nasar. Nessa introdução, o uso da expressão augurio aciago remete ao(à)

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta com relação ao uso da expressão "augurio aciago", analisaremos uma a uma:
    A) Essa alternativa está errada, pois, de acordo com o texto, a expressão em destaque não remete à relação mística que se estabelece entre Plácida e seu filho Santiago.
    B) Essa alternativa está certa, pois, analisando o texto, podemos perceber que, de fato, a expressão "augurio aciago" está remetendo ao destino trágico de Santiago, que Placida foi incapaz de prever. A expressão "augurio aciago" significa, no português "augúrio fatídico".
    C) Essa alternativa está errada, já que a expressão destacada não está remetendo ao descompasso entre a felicidade de Santiago nos sonhos e seu azar na realidade.
    D) Essa alternativa está errada, pois "augurio aciago" não remete à crença da mãe na importância da interpretação dos sonhos para mudar o futuro, até porque nos sonhos Santiago estava feliz.
    E) Essa alternativa está errada, já que a expressão destacada não remete à presença recorrente de elementos sombrios que se revelam nos sonhos de Santiago.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa de letra B.

    Gabarito dado pela banca: letra B.
    Gabarito do professor: letra B.

  • Questao simples.

    Alternativa correta B

  • No dia em que iam matá-lo, Santiago Nasar se levantou às 5h30 da manhã para aguardar o navio em que o bispo estava chegando. Tinha sonhado que estava passando por um bosque de figueiras onde caía uma garoa tenra, e por um momento sentiu-se feliz dormindo, mas ao acordar se sentiu todo salpicado de cocô de passarinho. “Ele sempre sonhou com árvores”, me disse sua mãe, Plácida Linero, 27 anos depois, evocando os detalhes daquela ingrata segunda-feira. “Na semana anterior, parecia que ele estava sozinho em um avião de papel alumínio que voava sem tropeçar nas amendoeiras”, ele me disse. Ele tinha uma reputação bem merecida de intérprete acurado dos sonhos de outras pessoas, desde que lhe fossem contados durante o jejum, mas não havia notado nenhum presságio sinistro naqueles dois sonhos de seu filho, nem nos outros sonhos com árvores que tinha dito a ele nas manhãs que precederam sua morte.


ID
2842129
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Revolución en la arquitectura china
Levantar rascacielos en 19 días

Un rascacielos de 57 pisos no llama la atención en la China del siglo XXI. Salvo que se haya construido en 19 días, claro. Y eso es precisamente lo que ha conseguido Broad Sustainable Building (BSB), una empresa dedicada a la fabricación de purificadores de aire y de equipos de aire acondicionado para grandes infraestructuras que ahora se ha empenado en liderar una revolución con su propio modelo de arquitectura modular prefabricada. Como subraya su presidente, Zhang Yue, es una fórmula econômica, ecológica, segura, y limpia. Ese último término, además, lo utiliza tanto para referirse al polvo que se produce en la construcción como a los gruesos sobres que suelen circular por debajo de las mesas en adjudicaciones y permisos vários. “Quiero que nuestros edifícios alumbren una nueva era en la arquitectura, y que se conviertan en símbolo de la lucha contra la contaminación y el cambio climático, que es la mayor amenaza a la que se enfrenta la humanidad”, sentencia.
“Es como montar un Lego. Apenas hay subcontratación, lo cual ayuda a mantener un costo bajo y un control de calidad estricto, y nos permite eliminar también la corrupción inherente al sector”, explica la vicepresidenta de BSB y responsable del mercado internacional, Jiang Yan.

Disponível em: http://tecnologia.elpais.com. Acesso em: 23jun. 2015 (adaptado).

No texto, alguns dos benefícios de se utilizar estruturas pré-moldadas na construção de altos edifícios estão expressos por meio da palavra limpia. Essa expressão indica que, além de produzir menos resíduos, o uso desse tipo de estrutura

Alternativas
Comentários
  • O texto apresentado acima se chama "Revolución en la arquitectura china" e foi publicado no jornal online El País.
    Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta com relação ao uso da expressão "limpia" no texto, analisaremos uma a uma:
    A) Essa alternativa está errada, pois no texto não é posto nada sobre a redução do contingente de mão de obra.
    B) Essa alternativa está certa, já que podemos verificar, a partir da linha 7, que o autor do texto diz que o termo "limpia" é utilizado tanto para se referir à poluição quanto para se referir à corrupção na construção civil.
    C) Essa alternativa está errada, porque o termo em destaque não está relacionado ao controle de qualidade da obra.
    D) Essa alternativa está errada, já que o termo "limpia" não apresenta um modelo arquitetônico conciso.
    E) Essa alternativa está errada, pois o termo em destaque não indica a otimização dos custos da construção de edifícios.

    Logo, concluímos que a resposta certa está na alternativa de letra B.

    Gabarito dado pela banca: letra B.
    Gabarito do professor: letra B.

  • Questao simples, LIMPA remete tanto a limpeza,literalmente, como tambem a honetidade.inibindo a corrupcao na construcao civil.

    Alternativa correta B

    As outras alternativas nao estao relacionadas ao enunciado da questao.

  • Revolução na arquitetura chinesa Construindo arranha-céus em 19 dias

    Um arranha-céu de 57 andares não é notável na China do século 21. A menos que tenha sido construído em 19 dias, é claro. E é precisamente isso que alcançou a Broad Sustainable Building (BSB), empresa que se dedica ao fabrico de purificadores de ar e equipamentos de ar condicionado para grandes infra-estruturas que se propõe agora a liderar uma revolução com um modelo de arquitectura modular próprio pré-fabricado. Como seu presidente, Zhang Yue, enfatiza, é uma fórmula econômica, ecológica, segura e limpa. Este último termo, ademais, é usado tanto para se referir ao pó que se produz na construção quanto aos grossos envelopes que costumam circular sob as mesas nos diversos prêmios e autorizações. “Quero que nossos prédios iluminem uma nova era da arquitetura e se tornem um símbolo da luta contra a poluição e as mudanças climáticas, que é a maior ameaça que a humanidade enfrenta”, afirma. “É como montar um Lego. Quase não há subcontratação, o que ajuda a manter baixo custo e rígido controle de qualidade, além de nos permitir eliminar a corrupção inerente ao setor ”, explica o vice-presidente e chefe de mercado internacional da BSB, Jiang Yan.

  • "Apenas hay subcontratación, lo cual ayuda a mantener un costo bajo y un control de calidad estricto, y nos permite eliminar también la corrupción inherente al sector”,


ID
2842132
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

¿Qué es la X Solidaria?

    La X Solidaria es una equis que ayuda a las personasmás vulnerables. Podrás marcaria cuando hagas ladeclaración de la renta. Es la casilla que se denomina“Fines Sociales”. Nosotros preferimos llamarla X Solidaria:

    • porque al marcaria haces que se destine un 0,7%de tus impuestos a programas sociales que realizanlas ONG. 

    • porque se benefician los colectivos más desfavorecidos, sin ningún coste econômico para ti.

    • porque NO marcarla es tomar una actitud pasiva, y dejar que sea el Estado quien decida el destino de esa parte de tus impuestos.

    • porque marcándola te conviertes en contribuyente activo solidario. 


Disponível em: http://xsolidaria.org. Acesso em: 20 fev. 2012 (adaptado).


As ações solidárias contribuem para o enfrentamento de problemas sociais. No texto, a ação solidária ocorre quando o contribuinte 

Alternativas
Comentários
  • O texto apresentado nesta questão trata de um projeto chamado X Solidaria.
    Analisaremos as alternativas uma a uma para encontrar a resposta correta:
    A) Essa alternativa está errada, pois o projeto não é do governo.
    B) Essa alternativa está errada, já que escolher projetos que terão isenção de impostos não faz parte do projeto.
    C) Essa alternativa está certa, pois no texto é dito que, ao contribuir, 0,7% dos impostos serão destinados a programas sociais realizados por ONGs.
    D) Essa alternativa está errada, já que o contribuinte não tem o papel de determinar a criação de impostos para implantação de projetos sociais.
    E) Essa alternativa está errada, porque não é papel do contribuinte selecionar programas para beneficiar cidadãos vulneráveis socialmente.

    Logo, a resposta certa está na alternativa de letra C.

    Gabarito dado pela banca: letra C.
    Gabarito do professor: letra C.

  • O que é o X Solidaria?

    O X Solidaria é um X que ajuda as pessoas mais vulneráveis. Você pode marcá-lo ao fazer a demonstração do resultado. É a caixa chamada "Fins Sociais". Preferimos chamá-lo de X Solidariedade:

    • Porque com a marcação você ganha 0,7% de seus impostos em programas sociais administrados por ONGs.

    • porque os grupos mais desfavorecidos se beneficiam, sem nenhum custo econômico para você.

    • porque NÃO marcar é ter uma atitude passiva e deixar que o Estado decida a destinação dessa parte dos seus impostos.

    • porque ao marcá-lo você se torna um contribuidor ativo e solidário.


ID
2842135
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

¿Cómo gestionar la diversidad lingüística en el aula?

El aprendizaje de idiomas es una de las demandas de la sociedad en la escuela: los alumnos tienen que finalizar la escolarización con un buen conocimiento, por lo menos, de las tres lenguas curriculares: catalán, castellano e inglés (o francés, português...).
La metodologia que promueve el aprendizaje integrado de idiomas en la escuela tiene en cuenta las relaciones entre las diferentes lenguas: la mejor ensenanza de una lengua incide en la mejora de todas las demás. Se trata de educar en y para la diversidad lingüística y cultural.
Por eso, la V Jornada de Buenas Prácticas de Gestión del Multilingüismo, que se celebrará en Barcelona, debatirá sobre la gestión del multilingüismo en el aula. El objetivo es difundir propuestas para el aprendizaje integrado de idiomas y presentar experiencias prácticas de gestión de la diversidad lingüística presente en las aulas.

Disponível em: www10.gencat.cat. Acesso em: 15 set. 2010 (adaptado).

Na região da Catalunha, Espanha, convivem duas línguas oficiais: o catalão e o espanhol. Além dessas, ensinam-se outras línguas nas escolas. De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário

Alternativas
Comentários
  • O texto exposto nesta questão se chama "Cómo gestionar la diversidad linguística en el aula?".
    Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta, com relação à administração da variedade linguística nas aulas, analisaremos uma a uma:
    A) Essa alternativa está errada, pois não é necessária a ampliação do número de línguas ofertadas para enriquecer o conteúdo.
    B) Essa alternativa está errada, porque no texto não é dito que é necessária a divulgação do estudo de diferentes idiomas e culturas para atrair os estudantes.
    C) Essa alternativa está errada, já que, para administrar a variedade linguística nas aulas, não é necessário privilegiar o estudo de línguas maternas para valorizar os aspectos regionais.
    D) Essa alternativa está certa, já que no texto, a partir do segundo parágrafo, é dito que é importante explorar a relação entre as línguas estudadas para promover a diversidade, é posto que propostas para a aprendizagem integrada de idiomas serão difundidas e que serão apresentadas experiências práticas de gestão da diversidade linguística nas aulas.
    E) Essa alternativa está errada, pois no texto não é dito que é necessário debater as práticas sobre multilinguismo para formar melhor os professores de línguas.

    Logo, a resposta certa está na alternativa de letra D.

    Gabarito dado pela banca: letra D.
    Gabarito do professor: letra D.

  • explorar as relações entre as línguas estudadas para promover a diversidade.

  •  ''las relaciones entre las diferentes lenguas: la mejor ensenanza de una lengua incide en la mejora de todas las demás'' entregou a letra D: explorar as relações entre as línguas estudadas para promover a diversidade.

  • "El objetivo es difundir propuestas para el aprendizaje integrado de idiomas y presentar experiencias prácticas de gestión de la diversidad lingüística presente en las aulas."

    Como gerenciar a diversidade linguística na sala de aula?

    A aprendizagem de línguas é uma das exigências da sociedade na escola: os alunos devem terminar a escola com um bom conhecimento de, pelo menos, as três línguas curriculares: catalão, espanhol e inglês (ou francês, português ...). A metodologia que promove a aprendizagem integrada de línguas na escola leva em consideração as relações entre as diferentes línguas: o melhor ensino de uma língua afeta o aprimoramento de todas as outras. Trata-se de educar na e para a diversidade linguística e cultural. Por este motivo, a 5ª Conferência de Boas Práticas de Gestão do Multilinguismo, a realizar-se em Barcelona, ​​irá discutir a gestão do multilinguismo na sala de aula. O objetivo é divulgar propostas de aprendizagem integrada de línguas e apresentar experiências práticas na gestão da diversidade linguística presente na sala de aula.

  • "La metodologia que promueve el aprendizaje integrado de idiomas en la escuela tiene en cuenta las relaciones entre las diferentes lenguas"


ID
2842138
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Mayo
15
Que manana no sea otro nombre de hoy

En el ano 2011, miles de jóvenes, despojados de suscasas y de sus empleos, ocuparon las plazas y las callesde varias ciudades de Espana.
Y la indignación se difundió. La buena salud resultómás contagiosa que las pestes, y las voces de losindignados atravesaron las fronteras dibujadas en losmapas. Así resonaron en el mundo:
Nos dijeron “ja la puta calle!”, y aquí estamos.
Apaga la tele y enciende la calle.
La llaman crisis, pero es estafa.
No falta dinero: sobran ladrones.
Los mercados gobiernan. Yo no los voté.
Ellos toman decisiones por nosotros, sin nosotros.
Se alquila esclavo econômico.
Estoy buscando mis derechos. ¿Alguien los ha visto?
Si no nos dejan sonar, no los dejaremos dormir.

GALEANO, E. Los hijos de los días. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2012.

Ao elencar algumas frases proferidas durante protestos na Espanha, o enunciador transcreve, de forma direta, as reivindicações dos manifestantes para

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião esse tipo de questão tem que ter o comentário do professor em vídeo, para que ele possa ler o texto traduzindo- o e fazendo a devida interpretação, apenas comentar dizendo que essa alternativa está errada e em seguida repetir o que está escrito na alternativa não adianta nada para o aluno!

  • Eduardo Galeano foi um ativista político e escritor uruguaio, editor do jornal Marcha (o mais importante jornal à esquerda no Uruguai). Suas obras são reconhecidas por transcenderem gêneros já estabelecidos, como ficção, jornalismo, análise política e história.

    Neste trecho de “Los hijos de los días", temos a sensação de estar mesmo dentro de movimentos populares quando o autor menciona: “Así resonaron en el mundo:" (Assim ecoaram no mundo). Ao trazer, diretamente, a maneira as frases que ficaram conhecidas pelo mundo, o autor tenta localizar o leitor geograficamente nos movimentos que proferiram tais falas. Desta maneira, ele não faz apenas um movimento de trazer o Outro para dentro do contexto de lutas, mas, além disso, torna o movimento popular reconhecido por pessoas que não participaram dele.

    A) A provocação traz uma conotação negativa – provoca-se algo ou alguém porque tem-se, como expectativa, que a ação em resposta seja desagradável à pessoa/situação que é alvo da provocação. Por outro lado, a ausência de qualquer tom satírico, irônico ou mesmo debochado no texto em indica que existe uma concordância com o movimento do qual foram extraídas as falas diretas. Isso fica particularmente claro no trecho “las voces de los indignados atravesaron las fronteras dibujadas en los mapas", em que o uso que é feito do termo “indignados" transparece empatia pelo movimento (não são “vagabundos" ou “pessoas sem ter o que fazer", mas um grupo de indivíduos que tem uma reação legítima em virtude de uma situação que lhes é desfavorável e, conscientes de seus direitos, coloca tal indignação em evidência). INCORRETA


    B) A empatia em relação ao movimento popular fica clara no texto no trecho “las voces de los indignados atravesaron las fronteras dibujadas en los mapas", em que o uso que é feito do termo “indignados" transparece certa aproximação com aqueles que fazem parte do movimento (não são “vagabundos" ou “pessoas sem ter o que fazer", mas um grupo de indivíduos que tem uma reação legítima em virtude de uma situação que lhes é desfavorável e, conscientes de seus direitos, coloca tal indignação em evidência). CORRETA


    C) Não obstante o convite ao leitor para que participe não apenas da indignação coletiva, informada no trecho, como também o incentive a alguma ação que coloque essa indignação em maior evidência na sociedade, esse parece ser um objetivo secundário, caso exista de fato. O que fica claro é o desejo em dar voz às reivindicações feitas, e isso fica evidente quando o autor reproduz, em discurso direto, o que é dito. Tal efeito de sentido acontece porque, no discurso relatado direto, o enunciador que inclui as vozes no trecho citado “não se coloca como responsável por essa fala, nem como sendo o ponto de referência de sua ancoragem na situação de enunciação" (MAINGUENEAU, 2004, p.138). INCORRETA


    D) Não há, no trecho, elementos suficientes que garantam que o objetivo do autor era estabelecer algum diálogo entre governo e sociedade. Parece, em realidade, ser uma crítica à maneira pela qual o governo opera a despeito daquilo que parte da sociedade tem como objetivo: “Los mercados gobiernan. Yo no los voté." INCORRETA


    E) Para afirmar que o texto tem como objetivo instaurar dúvidas sobre a legitimidade da causa, seria necessário que houvesse críticas ao movimento. Encontra-se, no entanto, alguma crítica à própria atuação do governo ou dos poderes necessários e paralelos ao Estado, como os mercados, que não foram escolhidos por nenhum eleitor, ainda que “ellos toman decisiones por nosotros, sin nosotros." INCORRETA



    Gabarito da Professora: B.