SóProvas



Prova INEP - 2019 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Espanhol


ID
3164854
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Adelfos

Yo soy como las gentes que a mi tierra vinieron

— soy de la raza mora, vieja amiga del sol —,

que todo lo ganaron y todo lo perdieron.

Tengo el alma de nardo del árabe español.

MACHADO, M. Disponível em: www.poetasandaluces.com.

Acesso em: 22 out. 2015 (fragmento).


Nessa estrofe, o poeta e dramaturgo espanhol Manuel Machado reflete acerca

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta com relação ao texto "Adelfos", analisaremos uma a uma:
    A) Essa alternativa está certa, já que, na estrofe apresentada acima, o autor do poema fala acerca de sua identidade, de sua origem moura, ele diz que sua alma vem do árabe espanhol.
    B) Essa alternativa está errada, pois no texto o autor não deixa explícito que seus antepassados eram nômades.
    C) Essa alternativa está errada, pois no texto não é falado sobre possíveis perdas que o poeta pode ter sofrido.
    D) Essa alternativa está errada, já que não é falado nada acerca de dívidas do povo espanhol com o povo árabe.
    E) Essa alternativa está errada, pois apesar do poeta citar que a raça moura é uma "velha amiga do sol", a reflexão do texto não gira em torno de sua identificação com elementos da natureza.

    Logo, concluímos que a resposta certa está na alternativa A.

    Gabarito dado pela banca: letra A.
    Gabarito do professor: letra A.





  • Oleandro

    Eu sou como as pessoas que vieram para minha terra

    - Sou da raça mourisca, velha amiga do sol -,

    que ganharam tudo e perderam tudo.

    Tenho a alma nardo do árabe espanhol.


ID
3164857
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Millennials: Así es la generación que ya no recuerda cómo era el mundo sin Internet


Algunos los llaman generación Y, otros “Millennials”, generación del milenio o incluso “Echo Boomers”.

Nacieron y crecieron en una era de rápido desarrollo de las nuevas tecnologías, y casi no recuerdan cómo era el mundo sin Internet.

Son idealistas, impacientes y están bien preparados académicamente. Muchos de ellos han tenido oportunidad de viajar por el mundo a una edad temprana, de estudiar en las mejores universidades y de trabajar en empresas multinacionales y extranjeras.

La generación Y se compone de este tipo de personas que quieren todo a la vez. No están dispuestos a soportar un trabajo poco interesante y rutinario, no quieren dejar las cosas buenas para luego. Lo que sí quieren es dejar su huella en la historia, vivir una vida interesante, formar parte de algo grande, crecer y desarrollarse, cambiar el mundo que les rodea, y no solo ganar dinero.

Disponível em: https://actualidad.rt.com. Acesso em: 4 dez. 2018.


O texto aponta características e interesses da “Geração Y”. Nele, a expressão dejar su huella refere-se a um dos desejos dessa geração, que é o de

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, pois a expressão destacada não se refere a conhecer lugares diferentes, apesar de esse ser um dos interesses da geração Y.
    B) Essa alternativa está certa. Em espanhol, "huella" significa "marca/rastro", portanto, quando o autor põe que a geração Y deseja "dejar su huella", ele quer dizer que essa geração quer deixar a sua marca, fazer a diferença no mundo.
    C) Essa alternativa está errada, pois a expressão destacada no enunciado não se refere a aproveitar todas as oportunidades.
    D) Essa alternativa está errada, já que a expressão em destaque não se refere a obter uma formação acadêmica de excelência.
    E) Essa alternativa está errada, pois, quando o autor utiliza a expressão "dejar su huella", ele não quer dizer que a geração Y deseja conquistar boas colocações no mundo do trabalho.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa B.

    Gabarito dado pela banca: letra B.
    Gabarito do professor: letra B.




  • letra b

    pois traduzindo ele no contexto do texto

  • o que ele querem e deixar sua marca no mundo.

  • "dejar su huella"

    Millennials: esta é a geração que não se lembra mais de como era o mundo sem a Internet

    Alguns os chamam de Geração Y, outros de “Millennials”, Millennials ou mesmo “Echo Boomers”.

    Eles nasceram e foram criados em uma era de rápido desenvolvimento de novas tecnologias e mal se lembram de como era o mundo sem a Internet.

    São idealistas, impacientes e bem preparados academicamente. Muitos deles tiveram a oportunidade de viajar pelo mundo desde muito jovens, de estudar nas melhores universidades e de trabalhar em empresas multinacionais e estrangeiras.

    A geração Y é formada por esse tipo de pessoa que quer tudo de uma vez. Não estão dispostos a suportar trabalhos desinteressantes e rotineiros, não querem deixar coisas boas para depois. O que eles querem é deixar sua marca na história, viver uma vida interessante, fazer parte de algo grande, crescer e se desenvolver, mudar o mundo ao seu redor, e não apenas ganhar dinheiro.


ID
3164860
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Que hay de cierto en la fábula de la cigarra y la hormiga


Cuenta una conocida fábula que, tras pasar todo un verano cantando y ociosa, una cigarra se encontró sin alimento y decidió pedir a su vecina, la hormiga algo que llevarse a la boca. Esta le ofreció granos de arroz acompañados de una moraleja: más vale prevenir que lamentar. ¿Merecen su fama de previsoras y afanosas las hormigas? Sin duda. Las hormigas cortadoras de hojas (Atta cephalotes), por ejemplo, son consideradas las primeras agricultoras del planeta, dedicadas a cortar, acarrear e integrar hojas en el jardín de hongos del que se alimentan. Otro dato curioso es que se ha comprobado que, prácticamente en todas las especies de hormigas, las más ancianas asumen trabajos de mayor riesgo. De acuerdo con Dawid Moron de la Universidad de Jagiellonian (Polonia), esto se debe a que es mejor para la colonia sacrificar una vida que está cerca de su fin que a un individuo joven.

En cuanto a las cigarras, no se les puede acusar de perezosas. Lo que sí es cierto es que los machos pasan el verano “cantando” — un sonido que producen con unas membranas llamadas timbales — y encaramados a un árbol, de cuya savia se alimentan.

Disponível em: www.muyinteresante.es. Acesso em: 31 out. 2012 (adaptado).


A fábula é um gênero de ampla divulgação frequentemente revisitado com diversos objetivos. No texto, a fábula A cigarra e a formiga é retomada para

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada. De fato, o foco do gênero fábula é apresentar uma moral ao final da história, no entanto, no texto acima, a fábula da cigarra e da formiga não foi citada com esse objetivo.
    B) Essa alternativa está errada, pois a retomada da fábula A cigarra e a formiga não ocorre para reforçar o esterótipo de que cigarras são preguiçosas.
    C) Essa alternativa está certa, pois o autor do texto cita a fábula para exemplificar, descrever o comportamento dos dois insetos na vida real.
    D) Essa alternativa está errada, pois o autor não demonstra, em momento algum, que as formigas são superiores em relação às cigarras.
    E) Essa alternativa está errada, pois o autor não estabelece, no texto, relação social entre os dois insetos na natureza.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa C.

    Gabarito dado pela banca: letra C.
    Gabarito do professor: letra C.







  • Esse trechos"en todas las especies de hormigas, las más ancianas asumen trabajos de mayor riesgo. De acuerdo con Dawid Moron de la Universidad de Jagiellonian (Polonia), esto se debe a que es mejor para la colonia sacrificar una vida que está cerca de su fin que a un individuo joven."

    "En cuanto a las cigarras, no se les puede acusar de perezosas. Lo que sí es cierto es que los machos pasan el verano “cantando” — un sonido que producen con unas membranas llamadas timbales — y encaramados a un árbol, de cuya savia se alimentan."

    Está descrevendo o comportamento da formiga e da cigarra na natureza e não como na alternativa A que diz que está apresentando algum ensinamento moral sendo que só ta sendo explicado a função das mesmas e na B que é reforçar o estereótipo associado às cigarras. já que eles só estão explicando o papel da formiga e da cigarra na natureza e não só da cigarra como mostra na alternativa.

  • O que é verdade na fábula do gafanhoto e da formiga

    Uma conhecida fábula conta que, depois de passar um verão inteiro cantando e ociosa, uma cigarra se viu sem comida e resolveu pedir a sua vizinha, a formiga, algo para colocar em sua boca. Ela lhe ofereceu grãos de arroz acompanhados de uma moral: melhor prevenir do que remediar. As formigas merecem sua reputação de serem perspicazes e ávidas? Sem dúvida. As formigas cortadeiras (Atta cephalotes), por exemplo, são consideradas as primeiras agricultoras do planeta, dedicando-se a cortar, carregar e integrar as folhas no jardim de fungos de que se alimentam. Outro fato curioso é que está comprovado que, em praticamente todas as espécies de formigas, as mais velhas assumem trabalhos de maior risco. De acordo com Dawid Moron, da Universidade Jagiellonian (Polônia), isso ocorre porque é melhor para a colônia sacrificar uma vida que está se aproximando do fim do que um jovem.

    Quanto às cigarras, não podem ser acusadas de preguiça. O certo é que os machos passam o verão “cantando” - som que produzem com membranas chamadas tímpanos - e empoleiram-se em uma árvore, de cuja seiva se alimentam.


ID
3164863
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Empanada


Overa en bayo claro,

vaquilla echada,

eres del vino tinto

la camarada.

[...]

Vienes llena de pino,

cebolla y carne,

con pasas, huevo duro,

y aliño de hambre.

Con el primer mordisco

por una oreja,

se abre tu boca ardiente

como sorpresa.

Te la lleno de pebre

quedas picante

si te beso muy fuerte,

no me reclames.

Busco, loco, en tu vientre,

delicia oscura,

la traición exquisita

de tu aceituna.

[...]

Y repite el ataque

por andanadas:

Nadie queda con hambre

si hay empanadas.

ANTRIX, J. Disponível em: http://versado-en-la-cocina.blogspot.com. Acesso em: 8 dez. 2018 (fragmento).


A gastronomia é uma das formas de expressão cultural de um povo. Nesse poema, ao personificar as empanadas, o escritor chileno Antrix

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está certa, pois o objetivo principal do texto é justamente enaltecer o prato típico da culinária hispânica.
    B) Essa alternativa está errada, pois no texto não são descritas etapas de preparação do prato. 
    C) Essa alternativa está errada, pois o autor, apesar de citar o vinho, não destaca sua importância na alimentação hispânica.
    D) Essa alternativa está errada, pois no texto não é posto que o alimento teve papel histórico em tempos de fome.
    E) Essa alternativa está errada, pois o objetivo do autor não é evidenciar a relevância de alguns condimentos na cozinha hispânica.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa A.

    Gabarito dado pela banca: letra A.
    Gabarito do professor: letra A.




  • Patty

    Overa em light bay,

    novilha deitada,

    você é de vinho tinto

    o camarada.

    [...]

    Você vem cheio de pinheiros,

    cebola e carne,

    com passas, ovo cozido,

    e curativo para a fome.

    Com a primeira mordida

    para uma orelha,

    sua boca ardente se abre

    como uma surpresa.

    Eu encho com pebre

    você fica picante

    se eu te beijar muito forte,

    não me reivindique.

    Eu olho, louco, na tua barriga,

    delícia negra,

    traição requintada

    de sua azeitona.

    [...]

    E repetir o ataque

    por lado:

    Ninguém fica com fome

    se houver empanadas.


ID
3164866
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

El Hombre Electrónico


¿Cuántas veces has cambiado de móvil? ¿Cuántos ordenadores has tenido ya? ¿Tienes cámara digital, IPOD, Nintendo Wii y televisión de pantalla de plasma? Ordenadores, teléfonos móviles, GPS, walkmans, televisiones, lavadoras, tostadores, aspiradores y un larguísimo etcétera. Todos usamos aparatos eléctricos que tarde o temprano se convertirán en residuos. El Hombre Electrónico mide 7 metros de altura y pesa 3,3 toneladas. Es una escultura hecha con la cantidad de residuos eléctricos y electrónicos que un ciudadano medio (en el Reino Unido) tirará a la basura a lo largo de su vida, si se sigue consumiendo este tipo de productos al ritmo actual. El Hombre Electrónico ha sido diseñado por el escultor Paul Bomini con objetivo de aumentar la conciencia de los ciudadanos a la hora de consumir aparatos eléctricos. Esta campaña parte de la base de que todos compramos aparatos electrónicos como herramientas de trabajo u ocio, pero haciéndonos unas cuantas preguntas podemos inducir cambios en nuestro comportamiento que beneficiarán al medio ambiente, otras personas y a nosotros mismos: ¿Tienes algún aparato eléctrico o electrónico que no necesitas? ¿Podrías ser más responsable a la hora de comprar un nuevo producto electrónico? ¿Podrías reciclar o reparar estos productos una vez que se han quedado obsoletos o se han roto? ¿Intentas ahorrar energia en tu vida diaria?

Disponível em: www.verdecito.es. Acesso em: 20 fev. 2009 (adaptado).


Considerando a necessidade de assumir uma conduta mais responsável com o meio ambiente, Paul Bomini criou a escultura O homem eletrônico para

Alternativas
Comentários
  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, analisaremos todas.
    A) Essa alternativa está errada, pois o objetivo da criação da escultura não é esse.
    B) Essa alternativa está errada, pois, apesar do autor da obra ter construído O homem eletrônico a partir de aparelhos descartados, o objetivo principal não é esse.
    C) Essa alternativa está errada, pois a criação da escultura não objetiva a divulgação de produtos eletrônicos sustentáveis.
    D) Essa alternativa está certa, pois, no texto, é dito que Paul Bomini construiu a escultura a fim de aumentar a consciência dos cidadãos na hora de consumir aparatos eletrônicos, problematizando o descarte inconsequente de equipamentos.
    E) Essa alternativa está errada, pois o objetivo da construção da escultura não é alertar sobre as escolhas tecnológicas da população, e sim sobre o descarte de aparelhos eletrônicos.

    Logo, concluímos que a resposta certa está na alternativa D.

    Gabarito dado pela banca: letra D.
    Gabarito do professor: letra D.






  • Como o texto diz   "Podrías reciclar o reparar estos productos una vez que se han quedado obsoletos o se han roto? ¿Intentas ahorrar energia en tu vida diaria? "esses trechos diz que devemos ter consciência dos aparelhos eletrônicos ,se eles realmente são necessário e o descarte desnecessário dos equipamentos como mostrado nesse trecho "Todos usamos aparatos eléctricos que tarde o temprano se convertirán en residuos"

    Letra D

  • A letra E também está correta. Aliás, a D e a E estão corretas. Basta analisar.

  • "El Hombre Electrónico ha sido diseñado por el escultor Paul Bomini con objetivo de aumentar la conciencia de los ciudadanos a la hora de consumir aparatos eléctricos."

    O Homem Eletrônico

    Quantas vezes você mudou de celular? Quantos computadores você já possui? Você tem câmera digital, IPOD, Nintendo Wii e televisão de plasma? Computadores, telefones celulares, GPS, walkmans, televisores, máquinas de lavar, torradeiras, aspiradores de pó e um muito longo etc. Todos nós usamos aparelhos elétricos que mais cedo ou mais tarde se tornarão lixo. O Homem Eletrônico tem 7 metros de altura e pesa 3,3 toneladas. É uma escultura feita com a quantidade de lixo elétrico e eletrônico que um cidadão comum (no Reino Unido) vai jogar fora ao longo da vida, se continuar a consumir esse tipo de produto no ritmo atual. O Homem Eletrônico foi idealizado pelo escultor Paulo Bomini com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre o consumo de aparelhos elétricos. Esta campaña parte de la base de que todos compramos aparatos electrónicos como herramientas de trabajo u ocio, pero haciéndonos unas cuantas preguntas podemos inducir cambios en nuestro comportamiento que beneficiarán al medio ambiente, otras personas ya nosotros mismos: ¿Tienes algún aparato eléctrico o electrónico que não precisa? Você poderia ser mais responsável ao comprar um novo produto eletrônico? Você poderia reciclar ou consertar esses produtos quando eles estiverem desatualizados ou quebrados? Você está tentando economizar energia em sua vida diária?

  • Pra mim a letra e também está correta