SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Analista de Suporte


ID
3467932
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A gratidão tem o poder de salvar vidas (ou por que você deveria escrever aquela nota de agradecimento)


                                                                      Richard Gunderman. Tradução: Camilo Rocha



    A gratidão pode ser mais benéfica do que costumamos supor. Um estudo recente pediu que pessoas escrevessem uma nota de agradecimento para alguém e depois estimassem o quão surpreso e feliz o recebedor ficaria. Invariavelmente, o impacto foi subestimado. Outro estudo avaliou os benefícios para a saúde de se escrever bilhetes de obrigado. Os pesquisadores descobriram que escrever apenas três notas de obrigado ao longo de três semanas melhorava a satisfação com a vida, aumentava sentimentos de felicidade e reduziria sintomas de depressão.

   Existem múltiplas explicações para os benefícios da gratidão. Uma é o fato de que expressar gratidão encoraja os outros a continuarem sendo generosos, promovendo, assim, um ciclo virtuoso de bondade em relacionamentos. Da mesma maneira, pessoas agradecidas talvez fiquem mais propensas a retribuir com seus próprios atos de bondade. Falando de modo mais amplo, uma comunidade em que as pessoas se sentem agradecidas umas com as outras tem mais chance de ser um lugar agradável para se viver do que uma caracterizada por suspeição e ressentimento mútuos.

   Os efeitos benéficos da gratidão podem ir ainda mais longe. Por exemplo, quando muitas pessoas se sentem bem sobre o que outra pessoa fez por elas, elas sentem um senso de elevação, com um consequente reforço da sua consideração pela humanidade. Alguns se inspiram a tentar se tornar também pessoas melhores, fazendo mais para ajudar a trazer o melhor nos outros e trazendo mais bondade para o mundo à sua volta.

   É claro, atos de bondade também podem fomentar desconforto. Por exemplo, se pessoas sentem que não são merecedoras de bondade ou suspeitam que há algum motivo por trás da bondade, os benefícios da gratidão não se realizarão. Do mesmo modo, receber bondade pode fazer surgir um senso de dívida, deixando nos beneficiários uma sensação de que precisam pagar de volta a bondade recebida. A gratidão pode florescer apenas se as pessoas têm confiança o suficiente em si mesmas e nos outros para permitir que isso aconteça.

   Outro obstáculo para a gratidão é frequentemente chamado de senso de merecimento. Em vez de sentir um benefício como uma virada boa, as pessoas às vezes o veem como um mero pagamento do que lhes é devido, pelo qual ninguém merece nenhum crédito moral. Ainda que seja importante ver que a justiça está sendo feita, deixar de lado oportunidades por sentimentos genuínos e expressões de generosidade também podem produzir uma comunidade mais impessoal e fragmentada.

    Quando Defoe retratou a personagem Robinson Crusoe fazendo da ação de graças uma parte diária de sua vida na ilha, ele estava antecipando descobertas nas ciências sociais e medicina que não apareceriam por centenas de anos. Ele também estava refletindo a sabedoria de tradições religiosas e filosóficas que têm início há milhares de anos. A gratidão é um dos estados mentais mais saudáveis e edificantes, e aqueles que a adotam como hábito estão enriquecendo não apenas suas próprias vidas mas também as vidas daqueles à sua volta.


Adaptado de: https://www.nexojornal.com.br/externo/2018/08/11/Agratid%C3%A3o-tem-o-poder-de-salvar-vidas-ou-por-quevoc%C3%AA-deveria-escrever-aquela-nota-de-agradecimento Acesso em: 04 fev. 2020.

Considere as ideias e informações apresentadas no texto e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

    ? Ocorre uma contradição interna no texto, visto que, primeiramente, é apresentada a serventia da gratidão, porém, em seguida, o autor se contradiz ? incorreto, em ponto algum o autor apresenta contradições em referência à gratidão, o autor apresenta apenas obstáculos frente à gratidão e a sua efetivação.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • ai é que tá!

    A sequência lógica do texto revela que não apenas aspectos positivos estão articulados à gratidão, pois, nos 4o e 5o parágrafos, é apresentado um contraponto aos benefícios da gratidão.

    o texto não apresenta contraponto aos benefícios e sim aos atos de bondade

  • Pessoal, me ajudem! Concordo que ele nao se cotradiz. Contudo, o que leva a letra E estar correta? Em qual parte do texto ele fala sobre o individualismo ?

    O autor acredita que o atual individualismo na sociedade pode ser uma consequência da falta de atitudes de agradecimento nas relações pessoais.

  • Sinceramente, pra mim, gabarito letra E: Ele não cita nada , nem implicitamente, o individualismo.

  • Sobre as assertivas C) e E):

    E) Embora o autor não se refira diretamente ao individualismo percebemos que é este o rumo que o texto ganha. Veja pela passagem: Da mesma maneira, pessoas agradecidas talvez fiquem mais propensas a retribuir com seus próprios atos de bondade. " Falando de modo mais amplo, uma comunidade em que as pessoas se sentem agradecidas umas com as outras tem mais chance de ser um lugar agradável para se viver do que uma caracterizada por suspeição e ressentimento mútuos".

    C) (..) Nos parágrafos anteriores estávamos falando sobre o efeito da gratidão. Nos parágrafos posteriores nos referimos aos atos de bondade. Acompanhe o período: " atos de bondade também podem fomentar desconforto. Por exemplo (...)".

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Nesse tipo de situação, você deve marcar a MAIS ERRADA.. (letra C). Concurseiro malandro já sabe disso, a não ser que você queira entrar com recurso, mas nesse caso não vai adiantar nada.

  • Eu também não entendi... Mas ainda fico com a Letra E.

  • Outro obstáculo para a gratidão é frequentemente chamado de senso de merecimento. Em vez de sentir um benefício como uma virada boa, as pessoas às vezes o veem como um mero pagamento do que lhes é devido, pelo qual ninguém merece nenhum crédito moral. Ainda que seja importante ver que a justiça está sendo feita, deixar de lado oportunidades por sentimentos genuínos e expressões de generosidade também podem produzir uma comunidade mais impessoal e fragmentada.

    a letra D que é um absurdo, pois em momento algum citam passagem de tempo.

  • Letra E está correta e podemos perceber isso ao analisar o trecho do 5º parágrafo:

    Ainda que seja importante ver que a justiça está sendo feita, deixar de lado oportunidades por sentimentos genuínos e expressões de generosidade também podem produzir uma comunidade mais impessoal e fragmentada.

    Ao falar que a falta de generosidade pode levar a uma comunidade mais impessoal e fragmentada, esses dois últimos termos, remetem à ideia de individualização, se você fragmenta uma comunidade, você está separando os indivíduos, e uma comunidade mais impessoal significa que as pessoas privilegiarão suas vontades individuais.

  • Quando ele pede idéias e informações do TEXTO quer dizer que é uma compreensão e não interpretação, a compreensão é tudo que está explicito no texto e a letra E está mais errada do que a C no meu intendimento.

  • Quando ele pede idéias e informações do TEXTO quer dizer que é uma compreensão e não interpretação, a compreensão é tudo que está explicito no texto e a letra E está mais errada do que a C no meu intendimento.

  • PERCEBI QUE AS ULTIMAS PROVAS DE INTERPRETAÇÃO ESTÃO COM TEXTOS CADA VEZ MAIORES INDEPENDENTES DA BANCA

  • PERCEBI QUE AS ULTIMAS PROVAS DE INTERPRETAÇÃO ESTÃO COM TEXTOS CADA VEZ MAIORES INDEPENDENTES DA BANCA O QUE DIFICULTA A ANALISE

  • A respeito da assertiva E - Ela está correta através do trecho "uma comunidade em que as pessoas se sentem agradecidas umas com as outras tem mais chance de ser um lugar agradável para se viver do que uma caracterizada por suspeição e ressentimento mútuos."

  • "consideração pela humanidade" creio que seja a resposta para a alternativa E.
  • Não há contradição no texto e sim empecilhos que levam determinadas pessoas a praticarem ou aceitarem a prática da gratidão.

  • pra mim a certa seria a E...

  • pra mim a certa seria a E...

  • Oh gente, sem condição dessa 'E' está correta.

    Não há uma linha no texto que fale sobre individualismo.

  • Eu concordo com os colegas que a E também não condiz... extrapola e muito! Ainda que fale, no segundo paragrafo, de uma sociedade caracterizada por suspeição e ressentimentos não é sinônimo de individualismo! Pra mim o item E também está incorreto.

  • Marquei a E... errei :(

    fiquei entre a alternativa E e C

  • Muitos aqui estão confundido o que está no texto com o que você pode extrair dele.

  • A incorreta é a letra C, pois não há contradição no texto.

  • Prova de 2020, 24 comentários, já abri logo pra ver a M...* que foi feita e não perder meu tempo tentando realizar a questão. Uma coisa é uma prova difícil, outra coisa é uma questão com gabarito duplo ou sem gabarito, a qual o QConcursos não se preocupa.

    Como deveria dizer o grande A. C, com seus gabaritos duvidosos e por vezes jocosos, que provavelmente almejou virar monitor do QC (mas até agora está tentando): 

    ☛ FORÇA, BANCAS(QUINHAS)!!

  • Concordo com a galera letras C e E estão erradas

    A letra E extrapolou o que o texto informava, e o enunciado da questão é bem claro Considere as ideias e informações apresentadas no texto.

  • A questão é sobre interpretação e compreensão textual. Teremos que indicar qual alternativa está de acordo com o texto.

    a) Os três primeiros parágrafos têm a função de apresentar os efeitos positivos da gratidão na vida das pessoas.

    Correta. Está correto o que se afirma, irei postar as partes de cada parágrafo aqui para termos certeza da afirmação da alternativa. Vejamos: 1º; parágrafo "A gratidão pode ser mais benéfica do que costumamos supor", 2º; parágrafo "Existem múltiplas explicações para os benefícios da gratidão", 3º parágrafo; "Os efeitos benéficos da gratidão podem ir ainda mais longe".

    b) A sequência lógica do texto revela que não apenas aspectos positivos estão articulados à gratidão, pois, nos 4o e 5o parágrafos, é apresentado um contraponto aos benefícios da gratidão.

    Correta. Contraponto é aquilo que, embora apresente contraste ou oposição, complementa um assunto ou texto. No final de um e no começo do outro parágrafo temos essa ideia de contraste e complemento vejam:

    "A gratidão pode florescer apenas se as pessoas têm confiança o suficiente em si mesmas e nos outros para permitir que isso aconteça.

      Outro obstáculo para a gratidão é frequentemente chamado de senso de merecimento....Ainda que seja importante ver que a justiça está sendo feita, deixar de lado oportunidades por sentimentos genuínos e expressões de generosidade também podem produzir uma comunidade mais impessoal e fragmentada."

    c) Ocorre uma contradição interna no texto, visto que, primeiramente, é apresentada a serventia da gratidão, porém, em seguida, o autor se contradiz.

    Incorreta. O texto não apresenta em momento algum contradição. Temos aqui o nosso gabarito.

    d) A referência à obra literária de Dafoe exemplifica, por meio da experiência de Robinson Crusoe, que a importância do hábito da gratidão não é recente.

    Correta. Sim, temos exatamente essa afirmação no último parágrafo. Vejam: "Quando Defoe retratou a personagem Robinson Crusoe fazendo da ação de graças uma parte diária de sua vida na ilha, ele estava antecipando descobertas nas ciências sociais e medicina que não apareceriam por centenas de anos."

    e) O autor acredita que o atual individualismo na sociedade pode ser uma consequência da falta de atitudes de agradecimento nas relações pessoais.

    Correta. Aqui a alternativa exigiu compreensão do candidato. Vejam esse trecho: "Falando de modo mais amplo, uma comunidade em que as pessoas se sentem agradecidas umas com as outras tem mais chance de ser um lugar agradável para se viver do que uma caracterizada por suspeição e ressentimento mútuos"

    Podemos entender por esse trecho sublinhado que se as pessoas agradecem mais, há chance de ser um lugar mais agradável, ou seja, sem individualismo.

    GABARITO: D

  • Gabarito. (C)

    letra E está correta.

    (E) O autor acredita que o atual individualismo na sociedade pode ser uma consequência da falta de atitudes de agradecimento nas relações pessoais.

    A gratidão é um dos estados mentais mais saudáveis e edificantes, e aqueles que a adotam como hábito estão enriquecendo não apenas suas próprias vidas mas também as vidas daqueles à sua volta.

  • e) O autor acredita que o atual individualismo na sociedade pode ser uma consequência da falta de atitudes de agradecimento nas relações pessoais.

    "Falando de modo mais amplo, uma comunidade em que as pessoas se sentem agradecidas umas com as outras tem mais chance de ser um lugar agradável para se viver do que uma caracterizada por suspeição e ressentimento mútuos."

  • Para matar a charada da contradição:

    a) O autor INTRODUZ sua tese defendendo os benefícios da gratidão;

    " A gratidão pode ser mais benéfica do que costumamos supor."

    b) O autor argumenta com os benefícios da gratidão;

    c) O autor complementa, justificando que NEM SEMPRE a gratidão estará presente, o que depende de como as pessoas enxergam os atos de gratidão;

    d) O autor CONCLUI o texto defendendo os benefícios da gratidão.

    "A gratidão é um dos estados mentais mais saudáveis e edificantes(...)"

    Contraditório seria introduzir uma tese e concluir divergentemente. O autor apenas introduz alguns elementos argumentativos para deixar claro que a gratidão não está totalmente presente na sociedade e que, se estivesse, teríamos uma sociedade com mais "(...)pessoas se sentem agradecidas umas com as outras tem mais chance de ser um lugar agradável(...)".

  • Houve extrapolação na letra E. Em momento algum no texto se fala sobre "individualismo atual". Não concordo com esse gabarito. O professor do QC poderia comentar essa questão..

  • GAB C

    Acredito que a letra E é justificado neste trecho "deixar de lado oportunidades por sentimentos genuínos e expressões de generosidade também podem produzir uma comunidade mais impessoal e fragmentada".

  • GABARITO C e eu concordo com isso, no entanto na alternativa E houve clara extrapolação em relação ao texto.

  • NÃO HÁ CONTRADIÇÃO, UMA VEZ QUE O AUTOR NÃO FALA DE PONTOS NEGATIVOS DA GRATIDÃO, MAS SIM COMO AS PESSOAS NEGATIVAMENTE PODEM EQUIVOCADAMENTE INTERPRETAR UM ATO DE GRATIDÃO, OU SEJA O PROBLEMA NÃO SERIA A GRATIDÃO EM SIM, MAS O PONTO DE VISTA INTERPTRETATITIVO DA PESSOA QUE A RECEBE

  • Queria que toda prova pra carreira policial fosse pura de Interpretação de Texto + Redação.

    Gramática é um atraso na vida do concurseiro.

  • aocp é uma fgv sem grife.

  • Dúvida entre C e E. Fui de E. Lasquei-me.

  • a)CORRETA, 01 parágrafo expõe estudos para introduzir o que os atos de bondade podem trazer de benefícios para as pessoas. 02 e 03, o autor já se posiciona defendendo que, de fato, podem haver reflexos positivos.

    b)CORRETA, A sequência lógica do texto revela que não apenas aspectos positivos estão articulados à gratidão, pois, nos 4o e 5o parágrafos, é apresentado um contraponto aos benefícios da gratidão. (O autor também expõe que uma atitude pode também gerar outras consequências. Argumentativamente, temos um "contra-argumento" baseado em evidências, o que dá credibilidade ao texto e dá ao leitor a oportunidade de pensar a respeito. O autor torna-se mais transparente apresentando outro ponto de vista antes de concluir, finalmente, o que pensa de fato".

    c)ERRADO, Ocorre uma contradição interna no texto, visto que, primeiramente, é apresentada a serventia da gratidão, porém, em seguida, o autor se contradiz.

    R: A contra-argumentação não significa contradição interna do texto. É, na verdade, um elemento muito utilizado para conferir legitimidade e transparência. A contradição, por outro lado, é comum quando uma tese é levantada, defendida, e no momento da conclusão, o autor defenderia algo contraditório. No texto, teríamos contradição se após levantar a tese dos aspectos positivos da gratidão, defender essa tese, como se segue no parágrafo 02 e 03, o autor concluísse com o parágrafo que expõe os efeitos negativos.

    Teríamos uma conclusão com algo parecido como:  "É claro, atos de bondade também podem fomentar desconforto, por isso, a gratidão não deve ser algo praticado no dia a dia das pessoas, uma vez que fomenta a individualidade."

    Ademais, amplie a sua compreensão, veja que ao introduzir o tópico frasal com "É claro, atos de bondade também PODEM fomentar desconforto" o autor não quer te passar que os atos de bondade anulam as consequências positivas, ele quer te dizer que, sim, como tudo na vida, consequências negativas podem acontecer, mas isso não quer dizer que a intenção principal seja essa...

    Por fim, para tirar de vez sua pulga atrás da orelha, veja que ao fim do parágrafo o autor deixa sua "marca oficial": parágrafo 04:  A gratidão pode florescer apenas se as pessoas têm confiança o suficiente em si mesmas e nos outros para permitir que isso aconteça. (Check Mate - não temos contradição!)

    d)CORRETA,  ele estava antecipando descobertas nas ciências sociais e medicina que não apareceriam por centenas de anos" a assertiva parafraseia esse trecho.

    e)CORRETA, de antemão peço que entenda o comando da questão: "Considere as ideias e informações apresentadas no texto " a banca nada mais quer que você compreenda o texto. Implicitamente o autor defende a vida em comunidade e os benefícios disso: "um ciclo virtuoso de bondade em relacionamentos. (Parágrafo 02) "uma comunidade em que as pessoas se sentem agradecidas umas com as outras tem mais chance de ser um lugar agradável" o autor flerta com esse pensamento durante o texto.