✅ Gabarito: E
a) Aos vinte dias do mês de julho do ano de dois mil e dezenove, os membros desta Comissão de Fiscalização e Controle reuniu‐se, em caráter extraordinário, para tratar da denúncia de irregularidades verificado no controle de contas da entidade → INCORRETO. Temos um sujeito simples com núcleo no plural, o correto é "reuniram-se".
b) Em 25 de abril de 2019, esta Comissão inquiriu dois funcionários do setor de compras para verificar denúncia de favorecimento indevido a empresa XYZ, fornecedora de equipamento odontológico → INCORRETO. Favorecimento indevido a alguém (=preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "empresa" (=crase= à empresa).
c) Após análise e manifestação, favor retornar à Gerência de Pessoal, com o devido encaminhamento seguido da rúbrica do responsável, para prosseguimento do trâmite burocrático → INCORRETO. O correto é "rubrica" (=paroxítona terminada em -a, ela não é acentuada).
d) Em caso de não se tratarem a matéria de suas competências, ou de não se exaurir no âmbito de suas atribuições, o pleito deverá ser redirecionado ao setor competente, com efeito intinerante → INCORRETO. O correto é "se tratar" (=no singular).
e) Segue anexa a este documento, para avaliação dessa Comissão de Controle e Fiscalização, a planilha de custos elaborada pela Gerência de Compras para o segundo semestre de 2019 → CORRETO
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Esta questão exige do candidato
conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência
oficial.
a) Neste
período ocorrem dois erros de concordância. O 1º é referente ao verbo 'reunir', que deve concordar com o sujeito simples com núcleo no plural "membros". Então, o correto é "reuniram-se". O 2º erro diz respeito à concordância do verbo 'verificar', que deve concordar com "denúncia", que está no feminino. Então, o correto é "para tratar da denúncia de irregularidades verificada no controle de contas da entidade".
b) Neste
período ocorre apenas um erro, que é referente à ausência de crase na construção "favorecimento indevido a empresa XYZ". Se o favorecimento é indevido a alguém, então, há necessidade de preposição "a" + artigo definido "a" antes do substantivo feminino "empresa". Assim, há necessidade de crase e, portanto, a construção correta é "favorecimento indevido à empresa XYZ".
c) Neste
período há apenas um erro referente à acentuação do vocábulo "rúbrica". Sendo ele uma paroxítona terminada em -a, não ocorre acentuação e, portanto, o correto é 'rubrica'.
d) Neste
período ocorre apenas um erro referente à concordância do verbo 'tratar', que deve concordar com 'matéria', que está
no singular. Assim, o correto é que tal verbo também esteja no singular para que ocorra
a correta concordância.
e) Verificamos que este período atende ao uso da norma padrão, pois é claro,
conciso e coerente. Além disso, todos as vírgulas foram empregadas
corretamente, bem como as palavras grafadas e acentuadas de forma
devida.
Dessa forma, esta é a alternativa correta.
Gabarito:
Letra E