SóProvas



Prova UEM - 2010 - UEM - Vestibular - Primeiro Semestre - Prova 3 - Artes


ID
4052254
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte da Grécia Antiga, assinale o que for correto.

Por questões de ordem religiosa, os gregos não desenvolveram nenhum tipo de pintura.

Alternativas

ID
4052257
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte da Grécia Antiga, assinale o que for correto.

A escultura grega teve como uma de suas origens a escultura egípcia.

Alternativas

ID
4052260
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte da Grécia Antiga, assinale o que for correto.

As cópias de esculturas gregas realizadas pelos artífices romanos possuíam grande grau de inventividade, portanto não podem ser consideradas fidedignas.

Alternativas

ID
4052263
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte da Grécia Antiga, assinale o que for correto.

A partir do período Clássico, atingindo determinado domínio da técnica na representação do real, a escultura grega não sofreu nenhuma alteração posterior.

Alternativas

ID
4052266
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte da Grécia Antiga, assinale o que for correto.

Durante o período denominado arcaico, os artífices gregos ainda praticavam uma escultura com certa rigidez formal.

Alternativas

ID
4052269
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura do Movimento Moderno, assinale o que for correto.

Uma das obras mais conhecidas do arquiteto franco-suíço Le Corbusier é a Villa Savoie.

Alternativas

ID
4052272
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura do Movimento Moderno, assinale o que for correto.

De um modo geral, os arquitetos desse movimento preconizavam o retorno à cidade tradicional europeia.

Alternativas

ID
4052275
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura do Movimento Moderno, assinale o que for correto.

Os arquitetos desse movimento reuniam-se nos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (CIAM), para debater os modelos de cidade e de arquitetura.

Alternativas

ID
4052278
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura do Movimento Moderno, assinale o que for correto.

O denominado plano piloto de Brasília foi obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemayer.

Alternativas

ID
4052281
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura do Movimento Moderno, assinale o que for correto.

A cidade de Chandigard, capital do Paquistão, foi projetada pelo arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright.

Alternativas

ID
4052284
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação à arquitetura na Grécia Antiga, assinale o que for correto.

Os construtores gregos desconheciam o arco e praticavam exclusivamente o sistema arquitravado.

Alternativas

ID
4052287
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação à arquitetura na Grécia Antiga, assinale o que for correto.

O interior dos templos gregos era um espaço público democrático, ao qual todos os fiéis tinham acesso.

Alternativas

ID
4052290
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação à arquitetura na Grécia Antiga, assinale o que for correto.

Mesmo sendo uma convenção artística, o intercolúnio não era praticado de maneira rígida e possuía variações.

Alternativas

ID
4052293
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação à arquitetura na Grécia Antiga, assinale o que for correto.

Os templos denominados tholos possuíam o frontão mais artisticamente elaborado que os demais templos.

Alternativas

ID
4052296
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação à arquitetura na Grécia Antiga, assinale o que for correto.

A ordem denominada jônica era mais ornamentada que a ordem dórica.

Alternativas

ID
4052299
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a pintura europeia de vanguarda do final do século XIX e início do século XX, assinale o que for correto.

O movimento artístico que inaugurou esse período foi o Fauvismo.

Alternativas

ID
4052302
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a pintura europeia de vanguarda do final do século XIX e início do século XX, assinale o que for correto.

Com a criação da fotografia, muitos artistas serviramse dessa técnica para auxiliá-los na pintura.

Alternativas

ID
4052305
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a pintura europeia de vanguarda do final do século XIX e início do século XX, assinale o que for correto.

Os impressionistas romperam por completo com a técnica de representação chamada de perspectiva científica.

Alternativas

ID
4052308
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a pintura europeia de vanguarda do final do século XIX e início do século XX, assinale o que for correto.

A divulgação, no Ocidente, da arte japonesa influenciou muitos pintores europeus.

Alternativas

ID
4052311
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a pintura europeia de vanguarda do final do século XIX e início do século XX, assinale o que for correto.

O pintor neerlandês Van Gogh foi o criador do movimento denominado Escola de Barbizon.

Alternativas

ID
4052314
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte no Egito Antigo, assinale o que for correto.

No Egito Antigo, praticava-se uma arte baseada em convenções. Tal civilização nunca conheceu um período em que a representação pudesse ser considerada realista.

Alternativas

ID
4052317
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte no Egito Antigo, assinale o que for correto.

A construção das pirâmides esteve predominante baseada no trabalho escravo.

Alternativas

ID
4052320
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte no Egito Antigo, assinale o que for correto.

Muito do que se conhece da arquitetura egípcia pode ser considerado, desde a sua denominação, de “arquitetura monumental”.

Alternativas

ID
4052323
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte no Egito Antigo, assinale o que for correto.

Os egípcios desconheciam o adobe, que foi um material de construção usado com frequência na Mesopotâmia.

Alternativas

ID
4052326
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte no Egito Antigo, assinale o que for correto.

Um dos principais sistemas construtivos empregados pelos construtores egípcios foi o sistema arquitravado.

Alternativas

ID
4052329
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A música se estrutura principalmente de acordo com regras que postulam a organização de seus materiais básicos constitutivos, como classes de alturas, durações, intensidades e timbres. Tais regras de organização se modificaram ao longo da história da música por inúmeros fatores. Com base nesses dados, assinale o que for correto.

O canto gregoriano ou cantochão é classificado como música polifônica, pois apresenta melodias diferentes cantadas simultaneamente.

Alternativas

ID
4052332
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A música se estrutura principalmente de acordo com regras que postulam a organização de seus materiais básicos constitutivos, como classes de alturas, durações, intensidades e timbres. Tais regras de organização se modificaram ao longo da história da música por inúmeros fatores. Com base nesses dados, assinale o que for correto.

A música do período denominado Classicismo é quase sempre monódica.

Alternativas

ID
4052335
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A música se estrutura principalmente de acordo com regras que postulam a organização de seus materiais básicos constitutivos, como classes de alturas, durações, intensidades e timbres. Tais regras de organização se modificaram ao longo da história da música por inúmeros fatores. Com base nesses dados, assinale o que for correto.

A música da Renascença é considerada por inúmeros autores como o apogeu da música polifônica. Esta buscava a homogeneidade e o equilíbrio entre as várias linhas melódicas que constituem a textura musical.

Alternativas

ID
4052338
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A música se estrutura principalmente de acordo com regras que postulam a organização de seus materiais básicos constitutivos, como classes de alturas, durações, intensidades e timbres. Tais regras de organização se modificaram ao longo da história da música por inúmeros fatores. Com base nesses dados, assinale o que for correto.

No período Barroco, dá-se o estabelecimento definitivo da música instrumental, inclusive iniciando a formação dos grupos sinfônicos que, posteriormente, terão a sessão de cordas como núcleo central.

Alternativas
Comentários
  • É exatamente isso.


ID
4052341
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A música se estrutura principalmente de acordo com regras que postulam a organização de seus materiais básicos constitutivos, como classes de alturas, durações, intensidades e timbres. Tais regras de organização se modificaram ao longo da história da música por inúmeros fatores. Com base nesses dados, assinale o que for correto.

Na primeira fase do período Barroco, desenvolve-se fortemente a ideia de melodia acompanhada, na qual o ritmo melódico irá seguir de forma precisa a prosódia textual, o que deu origem ao que será conhecido como recitativo.

Alternativas

ID
4052344
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte na Roma Antiga, assinale o que for correto.

Os romanos não faziam pinturas afresco com temas religiosos, servindo-se apenas de temas mitológicos.

Alternativas

ID
4052347
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte na Roma Antiga, assinale o que for correto.

O domus possuía a maioria das suas paredes internas ornamentada com afrescos.

Alternativas

ID
4052350
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte na Roma Antiga, assinale o que for correto.

A insula era a residência destinada às classes sociais mais abastadas e, por essa razão, possuía grandes espaços destinados a demonstrar a importância social de seu proprietário.

Alternativas

ID
4052353
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte na Roma Antiga, assinale o que for correto.

Na maioria das vezes, os artífices romanos esculpiam buscando aproximar esteticamente a representação daquilo que era representado.

Alternativas

ID
4052356
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte na Roma Antiga, assinale o que for correto.

A técnica de pintura afresco é assim denominada porque é realizada sobre uma superfície que não recebia nenhum tipo de tratamento.

Alternativas

ID
4052359
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O início do século XX caracterizou-se por uma busca de novas formas de organização que dessem conta de estruturar o pensamento musical, que não podia mais se sustentar a partir do sistema tonal. Dentro desse panorama, assinale o que for correto.

Comparando o aspecto melódico do repertório do início do século XX com as longas e sinuosas melodias do Romantismo imediatamente anterior, podemos afirmar que as melodias do início do século XX, quando existentes, eram mais curtas, apresentavam grandes saltos melódicos e eram construídas com intervalos geralmente dissonantes.

Alternativas

ID
4052362
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O início do século XX caracterizou-se por uma busca de novas formas de organização que dessem conta de estruturar o pensamento musical, que não podia mais se sustentar a partir do sistema tonal. Dentro desse panorama, assinale o que for correto.

Foi um período que apresentou poucas transformações, devido a grandes crises criativas enfrentadas por compositores, como J. Sibelius e J. Strauss.

Alternativas

ID
4052365
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O início do século XX caracterizou-se por uma busca de novas formas de organização que dessem conta de estruturar o pensamento musical, que não podia mais se sustentar a partir do sistema tonal. Dentro desse panorama, assinale o que for correto.

O ritmo passa a ser explorado de forma mais ampla, com o emprego de métricas não usuais, acentuações em tempos fracos, mudanças de compasso bruscas, uso de polirritmias, entre outros recursos.

Alternativas

ID
4052368
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O início do século XX caracterizou-se por uma busca de novas formas de organização que dessem conta de estruturar o pensamento musical, que não podia mais se sustentar a partir do sistema tonal. Dentro desse panorama, assinale o que for correto.

A preocupação com o timbre é muito maior, deixando de ser um parâmetro, por muitas vezes, ornamental e passando a ser parte estruturante do discurso musical.

Alternativas

ID
4052371
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O início do século XX caracterizou-se por uma busca de novas formas de organização que dessem conta de estruturar o pensamento musical, que não podia mais se sustentar a partir do sistema tonal. Dentro desse panorama, assinale o que for correto.

A harmonia tonal é adaptada e encontra-se presente em grande parte dos compositores dodecafônicos, principalmente da Segunda Escola de Viena.

Alternativas

ID
4052374
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura da Roma Antiga, assinale o que for correto.

Os templos romanos eram cópias dos templos gregos, com poucas variações.

Alternativas

ID
4052377
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura da Roma Antiga, assinale o que for correto.

Os aquedutos eram construções destinadas a abastecer com água potável os banheiros das residências romanas.

Alternativas

ID
4052380
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura da Roma Antiga, assinale o que for correto.

O templo conhecido pelo nome de Panteão, com uma abertura em sua cúpula, possuía um sistema interno para escoar a água pluvial.

Alternativas

ID
4052383
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura da Roma Antiga, assinale o que for correto.

Os construtores romanos praticavam o arco e a abóbada, mas não foram os inventores desses sistemas construtivos.

Alternativas

ID
4052386
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura da Roma Antiga, assinale o que for correto.

As ordens em arquitetura eram resultantes de uma convenção estética rígida e não comportavam nenhuma variação.

Alternativas

ID
4052389
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A Semana de Arte de 1922, realizada na cidade de São Paulo, é considerada como um importante marco para a história da arte moderna brasileira. Nesse contexto, assinale o que for correto

Foi antecedida por um período de progresso técnico, em virtude da criação de novas fábricas, o que contribuiu para impulsionar um ideal artístico que tivesse maior compromisso com a civilização técnica.

Alternativas

ID
4052392
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A Semana de Arte de 1922, realizada na cidade de São Paulo, é considerada como um importante marco para a história da arte moderna brasileira. Nesse contexto, assinale o que for correto

No campo da música, Carlos Gomes foi o principal expoente, sendo sua ópera “Il Guarany” considerada como uma das mais importantes representações dos valores e ideais autenticamente brasileiros.

Alternativas

ID
4052395
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A Semana de Arte de 1922, realizada na cidade de São Paulo, é considerada como um importante marco para a história da arte moderna brasileira. Nesse contexto, assinale o que for correto

A chegada de grande número de imigrantes e o crescimento econômico do período também foram fatores que contribuíram para a modificação de valores sociais que posteriormente iriam embasar os ideais artísticos da Semana.

Alternativas

ID
4052398
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A Semana de Arte de 1922, realizada na cidade de São Paulo, é considerada como um importante marco para a história da arte moderna brasileira. Nesse contexto, assinale o que for correto

Monteiro Lobato foi um grande incentivador dos artistas da Semana de 1922, tendo elogiado o trabalho de Anita Malfatti em várias críticas jornalísticas.

Alternativas

ID
4052401
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

A Semana de Arte de 1922, realizada na cidade de São Paulo, é considerada como um importante marco para a história da arte moderna brasileira. Nesse contexto, assinale o que for correto

Oswald de Andrade foi um grande articulador do movimento, alertando para a importância dos valores presentes no manifesto Futurista de Marinetti, mas também discorrendo sobre a importância de valorizar as raízes nacionais.

Alternativas

ID
4052404
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte europeia da Idade Média, assinale o que for correto

No Ocidente do início da Idade Média, com o gradual desaparecimento da estrutura social e política do Império Romano, a produção artística conheceu uma transformação na maneira de representação do real.

Alternativas

ID
4052407
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte europeia da Idade Média, assinale o que for correto

O artista desse período desfrutava de um grande prestígio social, tendo sido, muitas vezes, enobrecido com títulos pela realeza.

Alternativas

ID
4052410
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte europeia da Idade Média, assinale o que for correto

O Império Romano do Oriente, denominado de Império Bizantino, possuía, por questões religiosas, uma relação com a representação artística que era diferente daquela do Ocidente.

Alternativas

ID
4052413
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte europeia da Idade Média, assinale o que for correto

Durante todo esse período, a técnica mais praticada para a representação artística foi a pintura a óleo.

Alternativas

ID
4052416
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arte europeia da Idade Média, assinale o que for correto

As denominadas iluminuras eram uma técnica de pintura bastante difundida durante esse período.

Alternativas

ID
4052419
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O desenvolvimento tecnológico foi um fator que transformou sensivelmente a arte do século XX. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Já no final do século XIX, inúmeros compositores se interessaram pelas possibilidades geradas pelo gravador, que significou uma sensível transformação da estética musical do período.

Alternativas

ID
4052422
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O desenvolvimento tecnológico foi um fator que transformou sensivelmente a arte do século XX. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

No final dos anos 1940, são realizadas as primeiras experiências com gravadores de áudio, encabeçadas pelo compositor e engenheiro francês Pierre Schaeffer.

Alternativas

ID
4052425
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O desenvolvimento tecnológico foi um fator que transformou sensivelmente a arte do século XX. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

As técnicas de manipulação sonora utilizadas pelos compositores do final dos anos 1940 foram obtidas de processos já presentes e amplamente utilizados pela indústria da música popular, no período.

Alternativas

ID
4052428
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O desenvolvimento tecnológico foi um fator que transformou sensivelmente a arte do século XX. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

O período de desenvolvimento tecnológico ocorrido em meados das décadas de 1940 e 1950 foi centrado na busca sistemática de uma estética que valorizasse as culturas folclóricas de cada país, impulsionada pelo surgimento de estudos etnográficos que passaram a ocorrer em várias partes do mundo.

Alternativas

ID
4052431
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O desenvolvimento tecnológico foi um fator que transformou sensivelmente a arte do século XX. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

As duas vertentes musicais mais importantes da música apoiadas no desenvolvimento tecnológico do final dos anos 1940 são a Música Concreta, encabeçada pelo compositor francês Pierre Schaeffer, e a Música Eletrônica, desenvolvida pelos compositores do estúdio de Colônia, na Alemanha.

Alternativas

ID
4052434
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

“Para descrever um estilo em arquitetura, é preciso descrever suas características próprias. Mas as características, por si sós, não constituem um estilo. É necessário que haja uma idéia central atuando em todas elas.” (PEVSNER, Nikolaus. Panorama da arquitetura ocidental. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 46). Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre a arquitetura europeia medieval. 

A abóbada de berço é a forma mais engenhosa para cobrir grandes vãos, sendo superior à abóbada de aresta.

Alternativas

ID
4052437
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

“Para descrever um estilo em arquitetura, é preciso descrever suas características próprias. Mas as características, por si sós, não constituem um estilo. É necessário que haja uma idéia central atuando em todas elas.” (PEVSNER, Nikolaus. Panorama da arquitetura ocidental. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 46). Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre a arquitetura europeia medieval. 

Os mestres construtores do estilo gótico possuíam prestígio social, tendo tido, muitas vezes, uma atuação profissional para além das fronteiras da sua região de origem.

Alternativas

ID
4052440
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

“Para descrever um estilo em arquitetura, é preciso descrever suas características próprias. Mas as características, por si sós, não constituem um estilo. É necessário que haja uma idéia central atuando em todas elas.” (PEVSNER, Nikolaus. Panorama da arquitetura ocidental. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 46). Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre a arquitetura europeia medieval. 

As igrejas bizantinas eram austeras no interior e ricamente ornamentadas no exterior, com uso de relevos e esculturas.

Alternativas

ID
4052443
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

“Para descrever um estilo em arquitetura, é preciso descrever suas características próprias. Mas as características, por si sós, não constituem um estilo. É necessário que haja uma idéia central atuando em todas elas.” (PEVSNER, Nikolaus. Panorama da arquitetura ocidental. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 46). Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre a arquitetura europeia medieval. 

Além de imagens com temas religiosos, as igrejas góticas possuíam imagens com temas profanos.

Alternativas

ID
4052446
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

“Para descrever um estilo em arquitetura, é preciso descrever suas características próprias. Mas as características, por si sós, não constituem um estilo. É necessário que haja uma idéia central atuando em todas elas.” (PEVSNER, Nikolaus. Panorama da arquitetura ocidental. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 46). Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre a arquitetura europeia medieval. 

A Espanha islâmica não desenvolveu uma arquitetura original. Os mestres construtores dessa região tomavam como modelo a arquitetura romana.

Alternativas

ID
4052449
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Classicismo musical teve como base os valores do Iluminismo. Tomando como referência essa afirmação, assinale o que for correto

Os compositores se dedicaram mais ao repertório vocal nesse período, buscando texturas polifônicas complexas e rebuscadas, o que, na maioria das vezes, dificultava a clareza de entendimento do texto.

Alternativas

ID
4052452
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Classicismo musical teve como base os valores do Iluminismo. Tomando como referência essa afirmação, assinale o que for correto

Os ideais iluministas fizeram com que houvesse uma mudança brusca e repentina das técnicas barrocas para as clássicas, sendo o ano de 1750, ano do falecimento de Bach, marco histórico dessa brusca transformação da linguagem musical.

Alternativas

ID
4052455
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Classicismo musical teve como base os valores do Iluminismo. Tomando como referência essa afirmação, assinale o que for correto

A música do Classicismo desenvolve-se dentro de ideais de equilíbrio, proporcionalidade e ordem, em concordância com a ideia de resgate da antiguidade clássica.

Alternativas

ID
4052458
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Classicismo musical teve como base os valores do Iluminismo. Tomando como referência essa afirmação, assinale o que for correto

Os principais compositores clássicos são Haydn, Mozart e Beethoven, que passaram a ser denominados posteriormente como Primeira Escola de Viena.

Alternativas

ID
4052461
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Classicismo musical teve como base os valores do Iluminismo. Tomando como referência essa afirmação, assinale o que for correto

Grandes massas orquestrais, harmonias centradas em fortes dissonâncias e ritmos complexos e pouco usuais até esse período foram os recursos mais adotados pelos compositores clássicos, devido à necessidade de buscar um equilíbrio expressivo entre forma e conteúdo.

Alternativas

ID
4052464
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta sobre a arte do Renascimento.

O Hospital dos Inocentes, obra que inaugura o período, é singular na história da arquitetura, não tendo gerado imitações mais ou menos fidedignas nos séculos posteriores.

Alternativas

ID
4052467
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta sobre a arte do Renascimento.

Esse período artístico não foi uma retomada apenas da linguagem plástica clássica, mas uma retomada geral dos valores culturais clássicos.

Alternativas

ID
4052470
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta sobre a arte do Renascimento.

Com o advento da pintura de cavalete, a pintura afresco deixou de ser um objeto de invenção e especulação artísticas.

Alternativas

ID
4052473
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta sobre a arte do Renascimento.

Donatello foi o pintor responsável por introduzir, no Norte da Itália, a chamada “perspectiva científica”, a pedido dos comerciantes e banqueiros dessa região.

Alternativas

ID
4052476
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta sobre a arte do Renascimento.

Os artistas italianos Bramante e Rafael dedicaram-se tanto à pintura como à arquitetura.

Alternativas

ID
4052479
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

O som pode ser decomposto em parâmetros, que por sua vez podem ser medidos e analisados. Tais parâmetros sonoros têm denominações diferentes no campo da música e da física. Sendo assim, é correto afirmar que

a intensidade de um som ou dinâmica é, na física, geralmente associada à amplitude da onda sonora.

Alternativas

ID
4052482
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O som pode ser decomposto em parâmetros, que por sua vez podem ser medidos e analisados. Tais parâmetros sonoros têm denominações diferentes no campo da música e da física. Sendo assim, é correto afirmar que

a altura de um som é normalmente associada, na física, à amplitude da onda sonora e medida em decibels. No caso da música, as alturas dos sons são grafadas com símbolos que indicam gradações entre o forte e o fraco (piano).

Alternativas

ID
4052485
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O som pode ser decomposto em parâmetros, que por sua vez podem ser medidos e analisados. Tais parâmetros sonoros têm denominações diferentes no campo da música e da física. Sendo assim, é correto afirmar que

o timbre é a característica do som que está exclusivamente relacionada com a sua duração.

Alternativas

ID
4052488
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O som pode ser decomposto em parâmetros, que por sua vez podem ser medidos e analisados. Tais parâmetros sonoros têm denominações diferentes no campo da música e da física. Sendo assim, é correto afirmar que

a duração dos eventos sonoros foi representada de formas diferentes ao longo da história da música.

Alternativas

ID
4052491
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O som pode ser decomposto em parâmetros, que por sua vez podem ser medidos e analisados. Tais parâmetros sonoros têm denominações diferentes no campo da música e da física. Sendo assim, é correto afirmar que

o parâmetro musical altura refere-se à amplitude da forma de onda, e o parâmetro intensidade refere-se à duração do evento sonoro.

Alternativas

ID
4052494
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à arte barroca, assinale o que for correto.

Rubens foi um dos mais influentes pintores do período Barroco.

Alternativas

ID
4052497
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à arte barroca, assinale o que for correto.

Rembrandt tornou-se famoso por introduzir, no ambiente artístico neerlandês, a marinha como tema de pintura.

Alternativas

ID
4052500
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à arte barroca, assinale o que for correto.

A Espanha, nesse período, estava economicamente enfraquecida devido à guerra com a Inglaterra e, por essa razão, não produziu uma arte barroca influente.

Alternativas

ID
4052503
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à arte barroca, assinale o que for correto.

De um modo geral, a arte barroca foi mais sóbria na França do que na Itália.

Alternativas

ID
4052506
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à arte barroca, assinale o que for correto.

O artista italiano Gianlorenzo Bernini foi responsável por uma versão do projeto do palácio do Louvre, em Paris.

Alternativas

ID
4052509
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

“Os compositores clássicos haviam objetivado atingir o equilíbrio entre estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar a balança. Eles buscaram maior liberdade de forma e de concepção em sua música, e a expressão mais intensa e vigorosa de sua emoção (...)” (BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1986, p. 57). “Ao negar a estética neoclássica, a pintura romântica aproxima-se das formas barrocas. (...) Além disso, a natureza, relegada a pano de fundo nas cenas aristocráticas pelo Neoclassicismo, ganha importância. Ela mesma passa a ser o tema da pintura. Ora calma, ora agitada, a natureza exibe, na tela dos românticos, um dinamismo equivalente às emoções humanas.” (SANTOS, M. das G. V. P. dos. História da arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 175). Dentro do panorama apresentado pelos trechos acima, assinale o que for correto.

O romantismo musical, ao buscar formas de representar conteúdos emocionais, apoia-se exclusivamente no texto, característica essa que impede o desenvolvimento de novas técnicas harmônicas e melódicas, durante o período.

Alternativas

ID
4052512
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

“Os compositores clássicos haviam objetivado atingir o equilíbrio entre estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar a balança. Eles buscaram maior liberdade de forma e de concepção em sua música, e a expressão mais intensa e vigorosa de sua emoção (...)” (BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1986, p. 57). “Ao negar a estética neoclássica, a pintura romântica aproxima-se das formas barrocas. (...) Além disso, a natureza, relegada a pano de fundo nas cenas aristocráticas pelo Neoclassicismo, ganha importância. Ela mesma passa a ser o tema da pintura. Ora calma, ora agitada, a natureza exibe, na tela dos românticos, um dinamismo equivalente às emoções humanas.” (SANTOS, M. das G. V. P. dos. História da arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 175). Dentro do panorama apresentado pelos trechos acima, assinale o que for correto.

Compositores como Schumann, Schubert e Brahms foram importantes articuladores da música do período, promovendo grandes transformações estéticas e técnicas.

Alternativas

ID
4052515
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

“Os compositores clássicos haviam objetivado atingir o equilíbrio entre estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar a balança. Eles buscaram maior liberdade de forma e de concepção em sua música, e a expressão mais intensa e vigorosa de sua emoção (...)” (BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1986, p. 57). “Ao negar a estética neoclássica, a pintura romântica aproxima-se das formas barrocas. (...) Além disso, a natureza, relegada a pano de fundo nas cenas aristocráticas pelo Neoclassicismo, ganha importância. Ela mesma passa a ser o tema da pintura. Ora calma, ora agitada, a natureza exibe, na tela dos românticos, um dinamismo equivalente às emoções humanas.” (SANTOS, M. das G. V. P. dos. História da arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 175). Dentro do panorama apresentado pelos trechos acima, assinale o que for correto.

Na pintura de Goya, Delacroix e de outros pintores românticos, o dinamismo e a sugestão de agitação negados pelos neoclássicos são resgatados. A valorização da cor e dos contrastes são tentativas de produzir efeitos de dramaticidade mais proeminentes que no período anterior.

Alternativas

ID
4052518
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

“Os compositores clássicos haviam objetivado atingir o equilíbrio entre estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar a balança. Eles buscaram maior liberdade de forma e de concepção em sua música, e a expressão mais intensa e vigorosa de sua emoção (...)” (BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1986, p. 57). “Ao negar a estética neoclássica, a pintura romântica aproxima-se das formas barrocas. (...) Além disso, a natureza, relegada a pano de fundo nas cenas aristocráticas pelo Neoclassicismo, ganha importância. Ela mesma passa a ser o tema da pintura. Ora calma, ora agitada, a natureza exibe, na tela dos românticos, um dinamismo equivalente às emoções humanas.” (SANTOS, M. das G. V. P. dos. História da arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 175). Dentro do panorama apresentado pelos trechos acima, assinale o que for correto.

W. A. Mozart é considerado o compositor expoente do período Romântico.

Alternativas

ID
4052521
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

“Os compositores clássicos haviam objetivado atingir o equilíbrio entre estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar a balança. Eles buscaram maior liberdade de forma e de concepção em sua música, e a expressão mais intensa e vigorosa de sua emoção (...)” (BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1986, p. 57). “Ao negar a estética neoclássica, a pintura romântica aproxima-se das formas barrocas. (...) Além disso, a natureza, relegada a pano de fundo nas cenas aristocráticas pelo Neoclassicismo, ganha importância. Ela mesma passa a ser o tema da pintura. Ora calma, ora agitada, a natureza exibe, na tela dos românticos, um dinamismo equivalente às emoções humanas.” (SANTOS, M. das G. V. P. dos. História da arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 175). Dentro do panorama apresentado pelos trechos acima, assinale o que for correto.

O retorno às técnicas de escrita vocal renascentistas são de grande importância para o estabelecimento da ópera romântica.

Alternativas

ID
4052524
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura do século XIX, assinale o que for correto.

O estilo denominado Historicismo é um retorno apenas aos valores plásticos praticados no Renascimento e no Maneirismo.

Alternativas

ID
4052527
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura do século XIX, assinale o que for correto.

Durante esse século, o Brasil não conheceu o Historicismo porque ainda estava sob a influência da Missão Artística Francesa.

Alternativas

ID
4052530
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura do século XIX, assinale o que for correto.

O denominado Palácio de Cristal foi um marco na história da arquitetura do século XIX.

Alternativas

ID
4052533
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura do século XIX, assinale o que for correto.

Com o surgimento do Neoclassicismo, o Historicismo deixou de ser praticado na Europa.

Alternativas

ID
4052536
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a arquitetura do século XIX, assinale o que for correto.

A produção em larga escala de novos materiais de construção afetou, paulatinamente, a prática da arquitetura.

Alternativas

ID
4052539
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Inúmeros conceitos que descrevem os elementos constitutivos ou materiais utilizados são partilhados por diversas formas de arte. “Harmonia, tonalidade, composição, escala e textura são palavras que existem tanto na pintura, quanto na música.” (PAULA, Carlos Alberto de et al. Arte: ensino médio. 2. ed. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2007, p. 100). Nesse contexto, assinale o que for correto

A unidade de medida Hertz é utilizada tanto para medir ondas sonoras quanto luz.

Alternativas

ID
4052542
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Inúmeros conceitos que descrevem os elementos constitutivos ou materiais utilizados são partilhados por diversas formas de arte. “Harmonia, tonalidade, composição, escala e textura são palavras que existem tanto na pintura, quanto na música.” (PAULA, Carlos Alberto de et al. Arte: ensino médio. 2. ed. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2007, p. 100). Nesse contexto, assinale o que for correto

Polifonia é o nome dado à textura musical formada pelo relacionamento de diferentes linhas melódicas.

Alternativas

ID
4052545
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Inúmeros conceitos que descrevem os elementos constitutivos ou materiais utilizados são partilhados por diversas formas de arte. “Harmonia, tonalidade, composição, escala e textura são palavras que existem tanto na pintura, quanto na música.” (PAULA, Carlos Alberto de et al. Arte: ensino médio. 2. ed. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2007, p. 100). Nesse contexto, assinale o que for correto

Monodia ou monofonia é a textura musical que é formada por diversas linhas melódicas diferentes.

Alternativas

ID
4052548
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Inúmeros conceitos que descrevem os elementos constitutivos ou materiais utilizados são partilhados por diversas formas de arte. “Harmonia, tonalidade, composição, escala e textura são palavras que existem tanto na pintura, quanto na música.” (PAULA, Carlos Alberto de et al. Arte: ensino médio. 2. ed. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2007, p. 100). Nesse contexto, assinale o que for correto

De uma forma bem simples, harmonia em música pode ser definida como combinação de sons simultâneos.

Alternativas

ID
4052551
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Inúmeros conceitos que descrevem os elementos constitutivos ou materiais utilizados são partilhados por diversas formas de arte. “Harmonia, tonalidade, composição, escala e textura são palavras que existem tanto na pintura, quanto na música.” (PAULA, Carlos Alberto de et al. Arte: ensino médio. 2. ed. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2007, p. 100). Nesse contexto, assinale o que for correto

Tonalidade em música é o conceito utilizado para descrever as relações de duração dos sons musicais.

Alternativas