- ID
- 559936
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Prefeitura de Salvador - BA
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Artes Plásticas
- Assuntos
A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)
A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)
No início do século XX, com a Primeira Guerra Mundial a Arte sofreria mudanças radicais. A modernidade da Arte estaria nos temas e nas técnicas, com ênfase nas máquinas, no movimento e na velocidade. As rupturas técnicas deram-se com o(a)
São monumentos religiosos representantes da Arte Sacra em Salvador, tanto pela expressividade histórico-cultural, quanto pela qualidade estética, a(o)
Na perspectiva da moderna estética visual, aprofundam- -se as discussões sobre o texto imagético, a materialidade, os suportes, a tecnologia e os meios de comunicação de massa. Arte e Ciência articulam-se numa relação dialógica, apresentando novos códigos de visualidade, que, entre outros, são:
O cenário artístico Pós-Moderno desvela-se impregnado de denúncias políticas, sociais, ambientais e éticas que refletem a preocupação com a preservação do planeta, do homem e da cultura. Quais estéticas visuais abordam os referidos temas?
Apresentar a poética simbólica presente na Animação e no Graffiti possibilita a reflexão sobre tempo e espaço, percepção e imaginação, além da curiosidade, pesquisa e ludicidade. A partir da apropriação dessas Linguagens Visuais nas práticas em sala de aula, possibilitam-se
A professora de Artes Plásticas, na 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) da Secretaria Municipal de Educa- ção (SME) do Rio de Janeiro, está preparando uma aula para sua turma de 6º ano cujo tema é o Renascimento. Para atingir o objetivo de leitura imagética e apreciação estética proposto pelas Orientações Curriculares de Artes Visuais, está buscando imagens dos principais artistas deste período: Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelângelo e Rafael Sanzio.
A alternativa que ilustra as imagens escolhidas pela professora, nesta ordem apresentada, é:
Strickland (2014) destaca que a Arte Tribal exerceu uma influência de longo alcance, chegando aos artistas e movimentos das sociedades pré-industriais. Sendo assim, a alternativa que NÃO condiz com o pensamento da autora é:
Marcel Duchamp (1887-1968) foi uma das figuras mais influentes na arte moderna. Ele inspirou diversos movimentos artísticos e se tornou uma lenda. Para ele a concepção da obra de arte era mais importante do que o produto acabado. Apesar do sucesso de seu quadro, abandonou a pintura no auge da fama. Logo após, passou a criar ready-mades.
Nesse sentido, a alternativa que ilustra as principais criações do artista: seu quadro mais famoso e seu ready-made mais polêmico, respectivamente, é:
Leia as assertivas abaixo:
I- Sua técnica original de cutiladas nas pinceladas o tornaram o pioneiro da angustiada arte do século XX. Foi pintor de Carlos IV da Espanha. Utilizou a arte como protesto social. Um de seus quadros O Três de Maio de 1808 mostra as execuções, em represália a uma revolta contra o exército francês.
II- Pintor da paixão. Foi um dos líderes do movimento romântico, escolheu temas da literatura ou eventos comoventes. Em 1827 pintou A Morte de Sardanapalo onde retrata o assassinato das concubinas de um imperador.
III- Considerado o pai do movimento realista. Em sua obra Interior do Meu Ateliê retrata dois mundos: o mundo real e o mundo da arte e sua posição de pivô em meio a eles.
IV- Destacou os retratos de camponeses. Ele dá dignidade a estes personagens. Sua obra apresenta trabalhadores rurais arando, colhendo. Um de seus quadros mais conhecidos é O Semeador de 1850
As assertivas se referem, respectivamente, aos pintores:
Leia os seguintes tópicos:
I- Revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX.
II- Os artistas registravam em suas telas as constantes alterações provocadas pelas cores presentes na paisagem natural.
III- As figuras não apresentam contornos nítidos e os contrastes de luz e sombras são obtidos de acordo com as regras das cores complementares.
As descrições acima se referem à História da Arte, cujo movimento e respectivo representante é:
“O real não é a forma externa (...) mas a essência das coisas”. Este pensamento é atribuído a um dos maiores escultores do século XX. Ele eliminou os detalhes quase até o ponto de desaparecerem totalmente. Ele retirou seus temas da natureza e os reduziu em termos de formas básicas e universais: ovo, seixo rolado, folha de grama. Esta assertiva se refere a:
Leia os tópicos abaixo:
I- Foi o primeiro a abandonar toda e qualquer referência à realidade reconhecível. Seus quadros eram compostos por manchas coloridas. Para ele, a cor podia despertar a emoção independente do conteúdo.
II- Baseou sua técnica na investigação de sua própria neurose. Buscava representar suas alucinações com meticuloso realismo. Um de seus trabalhos mais famosos é o quadro A Persistência da Memória.
III- Transmitiu sua “energia tornada visível” em suas telas abstratas do tamanho de murais que incorporavam seu estado psíquico no momento da criação. Sua técnica consistia em arremessar tintas num rolo de tela crua espalhado no chão do celeiro. IV- Buscava seus temas nas prateleiras de supermercados, nas manchetes de jornais e tabloides. Realizou retratos de celebridades, assim como latas de sopas e garrafas de refrigerantes.
Os artistas referidos são, respectivamente:
O Monumento às Bandeiras faz uma homenagem aos bandeirantes e é considerado um marco na escultura brasileira. Sua escultura possui 240 blocos de granito com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura. Foi inaugurada em 1954 para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo. O escultor criador desta importante obra foi:
Strickland (2014, p.106) destaca uma relação de pinturas que foram marcos na história da arte. Segundo a autora: “alteram o curso da arte ocidental, assinalando uma profunda mudança de um estilo ao seguinte. Essas obras seminais não só deslancharam uma revolução na forma como os pintores viam a arte, como também mudaram o modo de as pessoas pensarem o mundo”. Dentre estas obras ela cita: Conversão de Paulo, Juramento dos Horácios, Almoço sobre a Relva e Número 1.
A alternativa que corresponde aos pintores que as criaram é
A _______ é um elemento visual que é tanto concreto como virtual. Pode apresentar apenas qualidades óticas e com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato.
Assinale a alternativa que apresenta a palavra que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
“Não existe silêncio. O que eles pensaram ser silêncio, por não saberem ouvir, estava repleto de sons aleatórios.”
Esta fala, feita pelo compositor experimental John Cage, a propósito da primeira execução, em 1952, de sua composição chamada 4’ 33”, refere-se
A parede imaginária que separa o palco da plateia em uma apresentação teatral é chamada de
São conceitos de Técnica e Estética:
William Shakespeare (1564-1616) é considerado atualmente o mais influente dramaturgo do mundo. Considere o fragmento abaixo.
“Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e flechas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provocações
E em luta pôr-lhes fim?”
Ato III, Cena I
A frase “ser ou não ser, eis a questão” (no original em inglês: To be or not to be, that is the question) comumente utilizada como
reflexão existencial profunda vem da fala de um famoso personagem de uma de suas peças teatrais. O nome do personagem e
a peça teatral a que ele pertence são:
Sobre o termo Gótico, NÃO é correto afirmar que
A letra da musica Chá de Panela é uma composição de Guinga em homenagem ao compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal.
“Hermeto foi na cozinha pra buscar o instrumental
Do facão à colherinha tudo é coisa musical
Trouxe concha e escumadeira, ralador, colher de pau
Barril, terrina e peneira, tudo é coisa musical
Nesse chá de panela é que eu senti a vocação
De que música é tudo que avoa e rasga o chão
Foi Hermeto Paschoal que, magistral,
me deu o dom
de entender que do lixo ao avião
em tudo há tom
e que até penico dá bom som
Se a criação é mais, se o músico for bom
e que até penico dá bom som”
Considerando a letra da música, o conceito de metodologia de ensino musical é
A cor pode ser adicionada à massa cerâmica como elemento de decoração. Nesse caso, o ceramista utiliza, em geral, uma massa branca como base para seu trabalho. Qual material se deve acrescentar na massa para se obter uma palheta de cores?
As Paneleiras de Goiabeiras, artesãs da cidade de Vitória no Espírito Santo, utilizam uma técnica bem rudimentar para modelar suas panelas de barro.
Assinale a alternativa que apresenta essa técnica.
As argilas podem ser classificadas em primárias e secundárias. Assinale a alternativa que apresenta a definição de argila secundária.
Qual procedimento pode ser realizado rapidamente para se testar a plasticidade de uma argila?
O que é barbotina e para que serve?
Quando se termina de modelar uma peça e ela é deixada na prateleira sem cobrir, a peça
Após a finalização da peça em argila, o procedimento mais apropriado para a secagem é:
No Vale do Jequitinhonha, as ceramistas da região realizam grandes potes em forma de figuras femininas. Para isso, elas utilizam uma técnica específica. Assinale a alternativa que apresenta essa técnica.
Qual é o objetivo de se fazer uma placa como teste?
Qual é a técnica utilizada pelos ceramistas para acelerar o processo de produção na cerâmica?
Durante o processo de queima, a peça é submetida a uma série de transformações físico-químicas, sendo uma delas a inversão da sílica.
Assinale a alternativa que define corretamente essa transformação.
Em geral, os ceramistas usam outros materiais para preparar sua massa. Qual é a função do chamote na preparação de massas cerâmicas?
Ao se construir uma peça grande, pode-se levar dias para concluí-la. Para manter a peça úmida para trabalhar lentamente, é necessário
Existem várias formas de dar acabamento em uma peça em argila antes de ir ao forno. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Engobe é uma técnica muito antiga, mas é usada até hoje por vários ceramistas. O que é engobe e ele serve para quê?
Antes de modelar a peça é necessário amassar a argila para
Alguns fornos elétricos possuem um medidor de temperatura, por meio do qual se pode aferir o calor em seu interior e, assim, controlar as etapas durante a queima. Como se chama esse instrumento?
Se uma peça feita de argila for queimada a uma temperatura de 900ºC, ela
A palavra Cerâmica é um termo
Para que serve a bentonita?
Durante a primeira hora de queima, a rampa de subida da temperatura deve ter uma velocidade de aquecimento
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os cuidados que devem ser tomados ao se montar uma fornada de biscoito.
Não existe uma temperatura determinada para a realização da queima de biscoito. Cada ceramista escolhe sua temperatura de acordo com seu trabalho, massa e tipo de forno.
Assinale a alternativa que apresenta a faixa de temperatura geralmente utilizada pelos ceramistas na queima de biscoito.
No Brasil, pode-se citar a ceramista Shoko Suzuky, que trouxe do Japão a tradição do fazer cerâmico desde a modelagem, passando pela pintura até a queima.
Assinale a alternativa que apresenta a técnica de modelagem utilizada pela ceramista e o combustível utilizado por ela em suas queimas.
O torno é uma ferramenta que auxilia o ceramista na confecção de peças circulares de forma mais rápida do que na modelagem manual. No entanto, essa ferramenta exige que o ceramista siga uma sequência de etapas para a construção da peça.
Assinale a alternativa que descreve corretamente essas etapas.
Pode-se definir uma massa cerâmica como uma mistura de argilas e outras substâncias, dando origem a diversas classificações, dependendo da preparação. Qual das nomenclaturas abaixo pode ser atribuída a uma massa cerâmica?
Assinale a alternativa que define o estado da argila chamado de “ponto de couro”.
A mais importante propriedade das argilas para os que se dedicam à arte da cerâmica é a plasticidade. Qual das alternativas abaixo define corretamente essa importante propriedade?
A cor de uma argila crua não define a cor final para um ceramista, pois o importante é sua cor após a queima.
Qual dos minerais a seguir, que fazem parte da composição das argilas, atua como elemento determinante da cor após a queima?
A técnica do bloco, utilizada com frequência na criação de esculturas na cerâmica, exige que o ceramista, após a modelagem da forma no bloco maciço, faça com que a peça fique oca.
Assinale a alternativa que apresenta o instrumento mais apropriado para ser utilizado no processo de ocar.
Vera H. Suplicy, em Cerâmica arte da Terra, apresenta um texto sobre a toxicologia na Cerâmica. Qual é a postura da ceramista frente a essa questão?
“Vivemos a era “inter”. Estamos vivendo um tempo em que a atenção está voltada para a internet, a interculturalidade, a interdisciplinaridade e a integração das artes e dos meios como modos de produção de significados desafiadores de limites, fronteiras e territórios. Entretanto, os arte-educadores têm dificuldades de entender a arte “inter” produzida hoje.”.
BARBOSA, A. M. Interterritorialidade na Arte/Educação e na Arte. p. 23. In: BARBOSA, A. M.; AMARAL, L. (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
Ao estabelecer uma relação entre o termo “inter” e arte, BARBOSA enfatiza a dificuldade que
os "arte-educadores" têm de entender a(s)
A respeito do processo de fruição das artes, é correto afirmar que:
No texto a seguir, Elliot Eisner descreve a prática do ensino de artes desenvolvidas em Escolas Progressivas.
“Quando se sugeriam atividades criativas em arte, estas vinham quase sempre sob a forma de projetos de arte correlacionados ou integrados. O professor era frequentemente solicitado a usar a arte em conjunção com seu trabalho em estudos sociais etc. [...] A arte integrada se afigurou aos professores como uma hóspede dos assuntos a serem ensinados. Além disso, os projetos de arte poderiam aclarar os conceitos abstratos que os professores estivessem tentando fazer as crianças aprenderem.”
EISNER, Elliot. apud BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 8ªedição – São Paulo: Cortez, 2015.
A prática de ensino de arte acima descrita é assim entendida:
A qualidade estética é entendida por John Dewey como
Usando uma definição ampla, mas flexível, pode-se dizer que Estudos Críticos são a esfera do ensino que transforma os trabalhos de arte em percepção precisa e não casual, analisando neles a presença estética, os processos formativos, causas espirituais, sociais, econômicas, políticas e os efeitos culturais. Os Estudos Críticos alertam, assim, para o perigo de uma análise ingênua que prime somente pelas combinações de forma, cor, textura e outros aspectos, isentando a obra de outras questões importantes presentes na origem delas.
Marque a alternativa em que há exemplos de obras que trazem, respectivamente, a crítica social ao trabalho opressivo e à existência marginal, e fatos histórico-políticos.
A iconografia cristã, segundo a tradição é a representação por meio de interpretações plásticas, de Deus, de Cristo, de Maria e dos Santos, bem como de outros personagens do texto bíblico. As particularidades de cada invocação influenciaram sobremaneira as representações plástico-religiosas da arte ocidental e oriental e também a arte colonial brasileira. Leia as afirmativas, a seguir, acerca das iconografias cristãs:
I. São Francisco de Assis, cuja festa é celebrada em 04 de outubro, é representado, frequentemente, de pé, portando em uma das mãos um crucifixo e na outra, uma caveira.
II. Santa Margarida de Cortona, cuja festa é celebrada em 22 de fevereiro, é representada, geralmente, vestindo um hábito franciscano ou, ainda, com o tronco seminu e são atributos de sua representação um cachorro, uma cruz, uma caveira, um cilício e um azorrague.
III. São Miguel Arcanjo cuja festa é celebrada em 29 de setembro, é representado como jovem alado, geralmente sobre nuvens, trajando armadura romana, capacete com plumagem e manto vermelho, que o caracterizam como guerreiro. Além disso, são atributos de sua representação uma lança, uma espada, um estandarte com a inscrição latina Qui ut Deo que significa “aquele como Deus”, o demônio a seus pés e uma balança que simboliza a justiça divina.
IV. São João Batista, cuja festa é celebrada em 24 de junho, é representado em duas fases de sua vida. Como criança, é representado sozinho ou ao lado de Zacarias e Isabel, como adulto é representado como um homem barbado, ascético e semicoberto por uma pele de animal, e seus atributos são um livro, um cordeiro, um cajado terminado em cruz e de cujos braços pende um estandarte com a inscrição Ecce Agnus Dei que significa “Eis o Cordeiro de Deus”, e uma concha, símbolo do batismo.
V. São Gabriel Arcanjo, conhecido como Anjo Tutelar ou Anjo da Guarda, cuja festa é celebrada em 02 de outubro, é representado como um jovem alado, de cabelos longos e esvoaçantes, trajando túnica e capa.
É CORRETO o que se afirma em
Analise as afirmativas, a seguir, sobre a conceituação de distintos momentos da obra de arte, estabelecidos por Brandi (2004).
I. Duração: período da exposição de uma obra de arte, enquanto essa ainda é formulada pelo artista.
II. Intervalo: período que se inicia imediatamente após o fim do processo criativo, em que a consciência do expectador atualiza em si a obra de arte.
III. Átimo: período da fulguração da obra de arte na consciência do expectador.
IV. Declínio: período em que se inicia o processo de degradação da obra de arte.
V. Retorno: período em que se iniciam as ações restaurativas da obra de arte.
É CORRETO o que se afirma em
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
Filosofia do belo na arte é a designação aplicada, a partir
do século XVIII, à ciência filosófica que compreende o estudo
das obras de arte e o conhecimento dos aspectos da realidade
sensorial classificável em termos de belo ou feio, bom ou ruim.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
No Brasil, artes plásticas, música e teatro são o núcleo
curricular básico da arte-educação.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
O objetivo principal da arte-educação é a formação de artistas
profissionais eficientes nos vários modos de expressão.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
Nesse contexto, a função maior do ensino contemporâneo
da arte é o desenvolvimento da sensibilidade.
Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.
O dodecafonismo foi o principal sistema de organização
de alturas musicais adotado no período colonial.
A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.
Jongo, maxixe e xaxado são outros nomes dados ao coco
de roda.
A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia em um ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa intelligentsia, queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.
Sarampo antropofágico. In: Folha de S.Paulo, 15/5/1978 (com adaptações).
A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.
A Semana de Arte Moderna de 1922 significou a atualização
da arte e cultura brasileiras em relação às vanguardas
artísticas, como o expressionismo, o dadaísmo, o futurismo
e o surrealismo, assim como a questões nacionais de caráter
cultural e identitário.
A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia em um ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa intelligentsia, queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.
Sarampo antropofágico. In: Folha de S.Paulo, 15/5/1978 (com adaptações).
A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.
Um acontecimento efetivado pela Semana de Arte Moderna
foi o deslocamento da capital cultural brasileira da cidade
do Rio de Janeiro para a cidade de São Paulo.
A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia em um ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa intelligentsia, queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.
Sarampo antropofágico. In: Folha de S.Paulo, 15/5/1978 (com adaptações).
A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.
Nas obras de Tarsila do Amaral, o nativismo e o regionalismo
são marcados pela redução cromática e pela influência do
expressionismo alemão.