SóProvas


ID
1000963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à mensuração dos estoques e à adoção da sistemática de correção monetária nos balanços das empresas, julgue os próximos itens.

O item não monetário — estoques — deve ser registrado pelo valor presente apurado na data de realização de cada operação.

Alternativas
Comentários
  • Conforme PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 16

    Uma questão fundamental na contabilização dos estoques é o valor do custo a ser reconhecido como um ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas.  Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo menor valor entre o valor de custo ou o valor realizável líquido, e deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais. 
     
    O valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.  Esses conceitos são próximos ao dos pronunciamentos contábeis brasileiros anteriores e não devem trazer modificações fundamentais naprática contábil dos emissores de valores mobiliários

    Fonte :http://www.cpc.org.br/mostraAudiencia.php?id_audiencia=9
  • Não desmerecendo o comentário do colega mas alguém poderia explicar melhor?! obrigado
  • Em outras palavras, o critério de avaliação de estoques é: custo ou realizável, dos dois o menor.
    Ou seja, ele é avaliado ou pelo custo de aquisição (que inclui transporte, seguros, impostos, etc) ou pelo valor realizável líquido (por quanto seria vendido no dia, deduzidos os custos de venda), o que for menor.
  • marquei errado pois o item fala em valor presente, creio que deveria ser valor realizavel liquido. Tem diferenças.


    O valor realizável é o valor da venda. Já o valor presente é o valor descontado dos juros, ou seja, pode ser considerado o valor de uma venda a prazo trazido para a data atual.


    Alguem poderia comentar?

  • Ajuste a valor presente em itens não monetários:

    Os itens não monetários, tais como estoques, imobilizado etc., devem ser registrados pelo VALOR PRESENTE apurado na data de realização de cada operação. Esse registro poderá ser feito com utilização de uma conta retificadora ou diretamente pelo seu valor líquido.

    Fonte: FIPECAFI 2010 - Capítulo 40: Correção Integral das Demonstrações Contábeis.

  • Então, quando a questão falar de registro de estoque, entenderemos o valor de custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor, mas quando falar de estoque como item não monetário vamos considerar o ajuste a valor presente?

  • Posso estar equivocado mas penso que o valor presente (gênero) tanto pode ser o valor de custo ou o valor realizável líquido. Assim, é correto falar que os estoques serão avaliados pelo valor presente.

  • Boa noite

    Pessoal

        Também fiquei $#$#$#$#$#$#$ com essa questão. Depois de pesquisar um pouco, a única coisa a respeito que encontrei foi um parecer da CVM, Nº 27, DE 27 DE JANEIRO DE 1994, P.11, que assim dispõe:

    "Os itens não monetários devem ser registrados pelo seu valor presente na origem de cada transação. O registro pode ser feito diretamente pelo valor líquido ou mediante a utilização de conta retificadora. Adotando se esta última alternativa, a realização do ativo implicará a apropriação de uma parcela daquela conta para retificação da despesa correspondente".

    Porém não sei explicar sobre a relação dessa orientação com a que os colegas citaram acima, sobre o metodo de custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor.

    Assim se alguém puder esclarecer melhor ficaremos gratos.


    Bons estudos.

  • Errei a questão, achava que está incorreta. Depois de analisar, acho que meu erro foi confundir registro e avaliação de estoques. Pelo princípio do registro pelo valor original, os componentes do patrimônio devem ser REGISTRADOS pelos valores originais das transações. Mensuração pelo menor valor entre o custo (que é o valor registrado originalmente) ou o valor realizável (valor de mercado, valor justo, valor de recuperação) tem a ver com AVALIAÇÃO de estoques para garantir que figurem no Balanço Patrimonial por um preço que seja realizável.

    Não sou formada em ciências contábeis, então não sei se meu raciocínio está correto. Alguém concorda?

  • Estoques — deve ser registrado pelo valor ORIGINAL. A avaliação é que deve ser feita pelo custo ou realizável liquido. Pegadinha do Cespe. 

  • Registro pelo valor presente, neste caso, é o mesmo que registro pelo valor original? Não estou entendendo essa parte.


    Como já dito, os colegas estão confundindo registro com mensuração posterior/avaliação (custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor). A questão fala de registro.

  • Deve ou pode>> Se a compra for a prazo, sim. Mas se for a vista>> 

    LP- deve VP

    CP- Se relevante, VP

  • A data da realização apresentada nada mais é do que o valor justo na data da operação. Ou seja, quando você adquire um estoque você, teoricamente, registra pelo valor definido na data da operação, ou seja, a data de realização.

     

     

    Neste caso, Valor presente não se confunde com Valor realizável líquido. Valor presente nessa questão só quer dizer que é o valor na data da realização da compra.

     

     

    Mas eu também errei a questão pois logo pensei em Custo de aquisição. E não pescebi que a questão disse custo de aquisição, porém em outras palavras. Bom essa foi a conclusão que cheguei para aceitar a questão como certa...rsrs

     

  • inicialmente, registram-se os estoques pelo CUSTO DE AQUISIÇÃO.

    Depois, ajustam-se os estoques pelo menor valor entre o valor realizável líquido e valor contábil.

    Cespe é toda errada...

  • O valor presente, não se confunde com valor justo, nem com o valor realizável líquido. O valor presente é o valor hoje retirando os efeitos financeiros ou como alguns dizem é o fluxo de caixa descontado. O estoque deve ser apresentado por seu valor presente, então se uma empresa adquire um estoque a prazo por 10.000, sendo 800 de juros que irão transcorrer, o valor que deve ser reconhecido no estoque é 9.200.

    A questão de valor de custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor é uma análise que deve ser feita após o reconhecimento inicial evitando que o estoque seja reconhecido por valor superior ao qual ele pode ser recuperável.

  • essa doeu

  • A INSTRUÇÃO CVM Nº 191/92 tratou do ajuste a valor presente da seguinte forma: 

    Art. 7º Os itens não-monetários deverão ser registrados pelo seu valor presente na data de sua aquisição ou formação, na forma prevista no "caput" e parágrafos do Art. 5º." 

    ITEM NÃO MONETÁRIO :

    Por outro lado, a característica essencial de item não monetário é a ausência do direito a receber (ou da obrigação de entregar) um número fixo ou determinável de unidades de moeda.

    Alguns exemplos incluem:

    1. adiantamento a fornecedores de mercadorias;
    2. adiantamento a prestadores de serviços;
    3. aluguéis antecipados;
    4. goodwill;
    5. ativos intangíveis;
    6. estoques;
    7. imobilizado;
    8. provisões a serem liquidadas mediante a entrega de ativo não monetário.