SóProvas


ID
1000981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Quando a soma das margens de contribuição se mostram suficientes para cobrir todos os custos e despesas fixos, tem-se determinado o ponto de equilíbrio. A respeito da relação custo, volume e lucro, julgue o item seguinte.

Considere que uma empresa tenha elaborado diversos produtos, com custos e despesas variáveis diferençados para cada um desses produtos. Nessa situação, não será possível calcular o ponto de equilíbrio global dessa empresa.

Alternativas
Comentários
  • Se o Ponto de Equilibrio me diz qual o momento em que a empresa estará no zero a zero, ou seja, não estou ganhando mas também não estou perdendo. COMO que, por causa da variedade de produtos - e respectivamente custos e depesas diferentes para cada - não vou poder calcular meu ponto de equilíbrio? Serei obrigado a calcular um a um e depois definir uma média? Pra não chamar esse gestor financeiro de MANÉ eu prefiro chamá-lo de limitado.
    A não ser que o P.Eq. Global seja muuuito diferente de todos os outros. Ou EU não saiba de absolutamenta xonhgas!!!!
  • O examinador esqueceu da Análise Custo-Volume-Lucro Multiprodutos.... Livro de Contabilidade de Custos do Eliseu Martins
    Essa questão está ERRADA!!!

    Um abraço

  • Gabarito: Correto.

    Ao que tudo indica, essa questão foi tirada do livro do Contabilidade de Custos, do Eliseu Martins. Lá o professor afirma que as aplicações dos conceitos de ponto de equilíbrio são de grande valia e de fácil entendimento quando aplicado a um único produto. O que não acontece quando a empresa trabalha com diversos produtos. Nesse caso, o assunto se complica, já que os custos e despesas variáveis são diferenciados também para cada um, o que provoca a impossibilidade de cálculo de um ponto de equilíbrio global.

    Mas realmente existem diversos autores que apresentam formulas e mais formulas para o calculo do PEG multiprodutos, mas sempre são formulas arbitrarias, que aceitam diversas combinações e apresentam várias condições para o cálculo. Uma procura rápida no google já nos dá uma boa ideia da complexidade do assunto.

    O erro da banca é não apresentar a bibliografia que utiliza, ou sequer citar o famoso "de acordo com...", e tudo isso ficar por conta de nós concurseiros. É dose.
  • Se o ponto de equilíbrio é expresso em unidades, então o resultado de um ponto de equilíbrio que misture produtos em quilos, litros, metros etc não seria possível. É possível o cálculo, desde que critérios sejam estabelecidos, como por exemplo a uniformidade de medidas (metro, litro etc) dos produtos. 

    Pelo enunciado das questões vejo que não é possível o cálculo. É uma regra geral, dessa forma.