SóProvas


ID
1001104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No plano de contas aplicado ao setor público (PCASP) para 2013, as contas desdobram-se em nove níveis, havendo em cada conta, quando necessário, mais níveis do que os dispostos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.


Na conta 2.1.2.6.1.00.00, constam os juros e encargos financeiros referentes a empréstimos e financiamentos assumidos no exterior e transacionados, em regra, em moeda estrangeira, com vencimento a curto prazo. Em caso de desvalorização da moeda estrangeira em relação à moeda nacional, essa conta é empregada para registrar a devolução de recursos de pagamentos em moeda estrangeira de despesas realizadas pelo agente suprido fora do país.

Alternativas
Comentários
  • 4.4 - 2.1.2.6.1.00.00 VALORES RECEBIDOS POR GRU - O saldo representa os valores
    recebidos por GRU a título de estorno de despesa. Não deverá conter saldo no
    encerramento do exercício. A regularização ocorre no momento da realização do
    compromisso do DOC.hábil GD, incluído para registrar o estorno da despesa.

    Fonte: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/pdf/020000/021100/021139
  • Considero essa questão errada pelo seguinte aspecto:

    Os encargos da dívida externa brasileira fazem parte da dívida consolidada. Ora, se é dívida consolidada, então "os juros e encargos financeiros a empréstimos e financiamentos assumidos no exterior" fazem parte do Passivo Exigível a Longo Prazo, ou seja, grupo 2.2 e não 2.1 (Passivo Circulante). É improvável mesmo para uma banca ferradora como o CESPE considerar que alguém irá decorar o plano de contas ao nível 2.1.2.6.1.00.00.





  • se o dólar desvalorizou em relação ao real então a entidade vai ter uma variação patrimonial aumentativa (VPA). Essa variação será reconhecida em uma conta do grupo 4 e não do grupo 2 como afirma a questão.

  • Me corrijam se estiver errado:

    Se a conta é registrada em moeda estrangeira, não importa a valorização cambial, não é mesmo?
  • Novo PCASP, está estruturado por 7 níveis de desdobramento.

    Obs: Os entes da Federação PODEM ter MAIS NÍVEIS de desdobramentos além desses.

  • Creio que o erro da questão está na parte final, pelo menos interpretei assim. "Em caso de desvalorização da moeda estrangeira em relação à moeda nacional, essa conta é empregada para registrar a devolução de recursos de pagamentos em moeda estrangeira de despesas realizadas pelo agente suprido fora do país." O agente suprido foi aquele que recebeu adiantamento através de SUPRIMENTO DE FUNDO, na devolução contabilizasse um VPA.

  • Gente, a questão fala em "AGENTE SUPRIDO" (Suprimento de Fundos). Supus que o agente estava com um suprimento de fundos para utilizar em despesas no exterior, mas pela desvalorização da moeda, gastará menos e devolverá o restante.

     

    Caso alguém ache essa interpretação errada comente, eu também não tenho certeza.

     

    MCAPS:

    - Devolução de valores não aplicados
    Natureza da informação: patrimonial
    D 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa e Moeda Nacional (F)
    C 1.1.3.1.x.xx.xx Adiantamentos Concedidos a Pessoal e a Terceiros (P)