SóProvas


ID
1001578
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Para que haja cidadania, é necessário, segundo Marshall, que o indivíduo tenha garantidos os direitos:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Thomas Humprey Marshall foi um sociólogo britânico, conhecido principalmente por seus ensaios, entre os quais se destaca Citizenship and Social Class ("Cidadania e Classe Social"), publicado em 1950, a partir de uma conferência proferida no ano anterior.

    Analisou o desenvolvimento da cidadania como desenvolvimento dos direitos civis, seguidos dos direitos políticos e dos direitos sociais, nos séculos XVIII, XIX e XX, respectivamente. Introduziu o conceito de direitos sociais, sustentando que a cidadania só é plena se é dotada de todos os três tipos de direito e esta condição está ligada à classe social.


  • Questão exige do candidato conhecimento acerca dos direitos de cidadania. A cidadania pressupõe a conjugação de três elementos básicos: o elemento civil, o elemento político e o elemento social (Marshall,1967).

    Ante o exposto, para que haja cidadania, é necessário, segundo Marshall, que o indivíduo tenha garantidos os direitos: civis, políticos e sociais, conforme exposto na alternativa “b”.

    GABARITO: B.

  • GABARITO: LETRA B

    Thomas Humphrey Marshall, sociólogo britânico do início do século XX, desenvolveu em Citizenship and Social Class a ideia de cidadania a partir do conjunto de três elementos de natureza normativa, uma parte civil, uma parte política e uma parte social. T. H. Marshall relaciona o desenvolvimento da cidadania ao desenvolvimento de cada um daqueles três de seus elementos, surgidos e afirmados cada qual em um século diferente: os direitos civis teriam se formado no século XVIII; os direitos políticos, no século XIX, e os direitos sociais, no século XX. A divisão é didática e, como adverte o próprio autor, ditada mais pela história que pela lógica (MARSHALL, 2002, p. 9). O autor considera que é por meio dessa construção histórica que se estabelece a ideia de cidadania.

    FONTE: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/