SóProvas


ID
1003318
Banca
NUCEPE
Órgão
PM-PI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Estatuto dos Policiais Militares regula a situação, obrigações, deveres, direitos e prerrogativas dos policiais militares do Estado do Piauí. Dentre estes direitos está a garantia ao policial militar com estabilidade assegurada, o poder de se candidatar a cargo eletivo e caso seja eleito incorrerá numa nova situação. Marque a alternativa CORRETA que corresponda a esta nova situação:

Alternativas
Comentários
  • Art. 51 – Os policiais-militares são alistáveis como eleitores na forma do que estabelece a Constituição Federal.

    Parágrafo Único: Os policiais militares alistáveis são elegíveis, atendidas as seguintes condições:

    a) o policial-militar que tiver menos de 05 (cinco) anos de efetivo serviço será, ao se candidatar a cargo eletivo, excluído do serviço ativo, mediante demissão ou licenciamento “ex-ofício”;

    b) o policial-militar em atividade, com 05 (cinco) ou mais anos de efetivo serviço, ao se candidatar a cargo eletivo, será afastado, temporariamente, do serviço ativo e agregado, considerado em licença para tratar de interesse particular. Se eleito, será no ato da diplomação, transferido para a reserva remunerada, percebendo a remuneração a que faz jus, em função de seu tempo de serviço. 

  • ATUALIZADO

     

    Art. 51 – Os policiais-militares são alistáveis como eleitores na forma do que estabelece a Constituição Federal.

    Parágrafo Único: Os policiais militares alistáveis são elegíveis, atendidas as seguintes condições:

    a) o policial-militar que tiver menos de 10 (DEZ) anos de efetivo serviço será, ao se candidatar a cargo eletivo, excluído do serviço ativo, mediante demissão ou licenciamento “ex-ofício”;

    b) o policial-militar em atividade, com 10 (DEZ) ou mais anos de efetivo serviço, ao se candidatar a cargo eletivo, será afastado, temporariamente, do serviço ativo e agregado, considerado em licença para tratar de interesse particular. Se eleito, será no ato da diplomação, transferido para a reserva remunerada, percebendo a remuneração a que faz jus, em função de seu tempo de serviço

  • por que a alternativa B está errada?

  • questão bem mal feita, porém por eliminação fica claro que a resposta é letra E

  • alternativa correta é letra B;

    o erro da letra E esta em dizer que ele é ''transferido para a reserva remunerada no ato de sua diplomação'' mais na verdade ele é agregado a partir do momento da SUA candidatura e somente transferido para a reserva remunerada se eleito no ato da diplomação. portanto alternativa correta letra B.

  • Muito cuidado Jailson, a alternativa B está totalmente incorreta, pois a questão já menciona o caso do policial ser eleito, e sendo eleito, ele não pode retornar ao cargo, pois passará mais de 2 anos e automaticamente ele seria transferido para reserva remunerada com proventos proporcionais ao tempo de serviço.

    Um detalhe importante, não será 05 anos como muitos estão postando, mas sim, SUPERIOR a 10 anos de efetivo serviço para poder retornar a ativa caso não seja eleito, menos que isso, é rua.

  • Item E

    Art. 14 § 8º da CRFB/88 revogou uma parte do Art. 51 do estatuto.

    § 8º O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:

    I – se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;

    II – se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.