SóProvas


ID
1010023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

Quanto mais distantes, hierarquicamente, estiverem o remetente e o destinatário de uma comunicação oficial, maior deverá ser o nível de formalidade empregado na correspondência.

Alternativas
Comentários
  • Impessoal
    Claro
    Conciso
    Formal e 
    Uniforme

    Independente do destinatário. Claro que com a devida atenção aos detalhes e peculiaridades de cada documento.
  • Em local algum há no Manual de Redação Oficial tal configuração.
  • Outro aspecto importante é a interpretação do texto oficial. Ela deve ser sempre impessoal e uniforme, para que possa ser única; isso pressupõe o uso de certo nível de linguagem: o padrão culto, OU SEJA INDEPENDE DA DISTANCIA.
  • Senhores,
    Está explícito no parágrafo 6o do tópico 1 do Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a exigência de comunicação oficial uniforme.
    1. O que é Redação Oficial
    § 5o 
          Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.
    § 6o  
          Nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).
  • a formalidade é um dos princípios da redação oficial, não é hierarquia que define nível de formalidade.

  • QUESTÃO ERRADA.

    FORMALIDADE: linguagem padrão, sem o uso de regionalismo, gírias. Tratamento respeitoso.

  • a formalidade, em respeito da norma culta da lingua portuguesa, será empregado em todos a comunicação oficial, independente da distância hierarquica entre os interlocutores...

  • O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma HOMOGÊNEA e impessoal...





    GABARITO ERRADO
  • nada ZAVER! rs..

  • Gab. Errada.

    Uma coisa é uma coisa, "ôta coisa é ôta coisa". 

  • Entendimento bom pra levar que o Cespe cobra direto:

    Emprego dos pronomes de tratamento: não leva em conta a hierarquia...

    Emprego do fecho: leva em conta a relação hierárquica....