-
Questão errada, se o termo "controle" estivesse restrito "aos sentidos de vigilância, verificação e inspeção", não poderia então haver a correção de atos ilegais pela administração.
-
A definição do termo controle admite (tomar como aceitável;) emprego restrito aos sentidos de vigilância, verificação e inspeção. Eu errei a questão pq entendi que pode sim admitir esses sentidos, ainda que existam muitos outros. A CESPE me deixa louca achandoq ue tudo tem peguinha :-(
-
A questão foi mal redigida.Pois, a forma como está escrita não restringe , apenas, expõe essa conotação que também pode tomar a palavra CONTROLE. A banca se equivocou nesta questão. Visto que, o verbo "admitir" é empregado no sentido de hipótese.
-
Vigilância basicamente remete à observação permanente sobre determinado aspecto da gestão.
Por exemplo, um superior mantém vigilância constante sobre a atuação do subordinado. A verificação e a inspeção, por outro lado, tratam do controle pontual sobre uma situação. Ocorre quando se vai “verificar” se o ato foi praticado conforme o esperado ou quando se “inspeciona” determinado órgão público. Todavia, o controle não se resume a isso.
Cita-se, por exemplo, o poder de correção decorrente da atividade de controle. Se a administração identificar um ato irregular, poderá corrigir tal ato diretamente.
Logo, o controle não se limita aos sentidos de vigilância, verificação e inspeção.
G: E
-
ERRADO
Como existem vários significados para o termo “controle”, sua definição não está restrita ao sentido de vigilância, verificação e inspeção, mas também de revisão e correção das condutas administrativas.
Prof. Marcelo Aragão - Gran Cursos Online
-
Pessoal, creio que os termos "verificação" e "inspeção" não possam ser relacionados ao sentido restrito. Sendo aí o erro do item. Segue abaixo trecho do livro do Luiz Henrique Lima.
"Como assinala Guerra:
Controle, como entendemos hoje, é a fiscalização, quer dizer, inspeção, exame, acompanhamento, verificação, exercida sobre determinado alvo, de acordo com certos aspectos, visando averiguar o cumprimento do que já foi predeterminado ou evidenciar eventuais desvios com fincas de correção, decidindo acerca da regularidade ou irregularidade do ato praticado. Então, controlar é fiscalizar emitindo um juízo de valor."
O referido trecho do livro faz parte o item 1.3. Conceitos de controle. Ou seja, nos leva para um contexto de aspecto geral, e não restrito; definição do conceito lato-sensu de controle.
Sendo assim, entendo que o sentido abordado nas expressões do item possuem apenas sentido geral.
Espero ter raciocinado de forma coerente. Caso não, peço ajuda de vocês para sanarmos essa dúvida.
-
"vigilância basicamente remete à observação permanente sobre determinado aspecto da gestão. Por exemplo, um superior mantém vigilância constante sobre a atuação do subordinado. A verificação e a inspeção, por outro lado, tratam do controle pontual sobre uma situação. Ocorre quando se vai “verificar” se o ato foi praticado conforme o esperado ou quando se “inspeciona” determinado órgão público. Todavia, o controle não se resume a isso. Cita-se, por exemplo, o poder de correção decorrente da atividade de controle. Se a administração identificar um ato irregular, poderá corrigir tal ato diretamente. Logo, o controle não se limita aos sentidos de vigilância, verificação e inspeção."
Prof. Herbert Almeida (Estratégia Concursos)
-
Questão muito ruim.