SóProvas


ID
1013530
Banca
FUNDATEC
Órgão
PROCERGS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre a exposição ocupacional ao laser (radiação não ionizante), marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Classificações do laser


    Sinal de alerta laser
    Os lasers são classificados em quatro grandes áreas, conforme seu potencial de provocar danos biológicos. Todo laser deve portar um rótulo com uma das quatro classes descritas abaixo.

     

    • Classe I - esses lasers não emitem radiação com níveis reconhecidamente perigosos.
    • Classe I.A. - essa é uma designação especial aplicada somente aos lasers que "não devem ser vistos", tais como a leitora de preços a laser de um supermercado. O limite superior de energia da Classe I.A. é de 4 mW.
    • Classe II - esses são lasers visíveis de baixa energia que emitem acima dos níveis da Classe I, mas com uma energia radiante que não ultrapasse 1 mW. A idéia é que a reação de aversão à luz brilhante inata nos seres humanos irá proteger a pessoa.
    • Classe IIIA - esses são lasers de energia intermediária (contínuos: 1-5 mW) e são perigosos somente quando olhamos na direção do raio. A maioria dos apontadores a lasers se encaixa nesta classe.
    • Classe IIIB - são os lasers de energia moderada.
    • Classe IV - composta pelos lasers de alta energia (contínuos: 500 mW, pulsados: 10 J/cm2 ou o limite de reflexão difusa). São perigosos para a visão em qualquer circunstância (diretamente ou espalhados difusamente) e apresentam provável risco de incêndio e risco à pele. Medidas significativas de controle são requeridas em instalações que contêm laser Classe IV.
    Mais informações sobre o laser podem ser obtidas aqui:
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/laser9.htm
    http://www.higieneocupacional.com.br/download/radiacao-astete.pdf
  • Classe 1: Não perigosos mesmo para longas exposições e com o uso de instrumentos óticos de aumento,Potência muito baixa ou encapsulados.

    Classe 1M: Potencialmente perigosos aos olhos se observados por meio de instrumentos óticos, Potência muito baixa,colimado e de diâmetro grande ou altamente divergente.

    Classe 2: Seguros para exposições não intencionais e observações não prolongadas (<0,25s), Potência baixa e visível 1mW.Classe

    2M: Potencialmente perigosos aos olhos se observados por meio de instrumentos óticos Potência baixa, visível,colimado e de diâmetro grande ou altamente divergente 1mW.

    Classe 3R: Seguros quando manipulados com cuidado e potencialmente perigosos aos olhos se observados por meio de instrumentos óticos Potência baixa <5mW.

    Classe 3B: Perigosos aos olhos nus quando observados,diretamente (feixe e reflexões especulares),Potência média, 5mW a 500mW.

    Classe 4: Perigosos para a pele e olhos, inclusive na observação de reflexões difusas Potência alta >500mW.