O Acetileno é um hidrocarboneto composto de Carbono e Hidrogênio, de formula química C2H2. À pressão atmosférica e temperatura ambiente, é um gás inflamável, incolor e inodoro quando totalmente puro. O gás industrial tem odor concentrado, semelhante ao do alho, devido a pequenos teores de impurezas.
Quando o acetileno está úmido e impuro, ele pode formar acetiletos com cobre, prata e mercúrio.Estes compostos produzem faíscas durante o manuseio e podem atuar como uma fonte de ignição. As ligas de cobre devem ser utilizadas com cuidado e aquelas em que o teor de cobre ultrapassa 65% na liga, devem ser proibidas para uso com acetileno.
O acetileno explode quando misturado com certas quantidades de ar ou oxigênio.;
O acetileno gasoso pode se decompor explosivamente quando sujeito a uma fonte de ignição mesmo se não misturado com ar ou oxigênio;
O acetileno liquefeito é violentamente explosivo, o qual pode ser detonado por choque;
O acetileno não tem efeitos tóxicos no corpo, mas pode causar asfixia pela substituição do oxigênio no ar;
Uso do Acetileno: A principal utilização do acetileno é para cortes, soldas oxiacetilênicas, escarfagens manuais e aquecimento em ambientes abertos. Também é utilizado para iluminação em areas remotas onde não há disponibilidade de energia elétrica, tais como bóias, faróis e serviços similares. Além disso, o acetileno tem aplicações como materia prima para compostos orgânicos, tais como ácido acético e acetona, e também na produção do negro de fumo. Esses produtos, por sua vez, são utilizados na fabricação de plásticos, borracha sintética, corantes, produtos farmacêuticos e solventes.
Vantagens do uso do acetileno Consome menos oxigênio nas soldas oxiacetilênicas.
Capacidade de concentrar a chama num único ponto, acarretando maior velocidade de reação.
Aquece mais rapidamente.
Gera temperatures mais elevadas que outros gases.
Libera menos água.
Fonte:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/85071/227146.pdf?sequence=1