-
D) CORRETO
o erro da assertiva II está em afirmar que o NAS roda um sistema operacional completo, pois o NAS realmente roda um sistema operacional, cuja função restringe-se ao gerenciamento das funções de storage, apenas.
-
I. "Serial Attached SCSI - SAS" refere-se a um barramento paralelo, similar ao IDE utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 1 e 8 GB/s.
Corrigindo: As primeiras versões do SAS possuíam taxas de transferência de até 300 MB/s e evoluíram até aproximadamente 1200 MB/s. Eles são um intermediário entre o SCSI e o SATA, e foi espelhado no sistema do SATA(Serial ATA).
II - conceito perfeito de NAS
III - conceito perfeito de DAS
-
Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/das-nas-san/
-
Esse trecho do primeiro item não está errado não?
"barramento paralelo,"
-
Resposta letra D. Com exceção da afirmativa I essa questão foi copiada e colada do site hardware.com. Leia os artigos a seguir para confirmar o que eu estou afirmando:
http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
http://www.hardware.com.br/livros/hardware/sas.html
-
O erro da I é pq falou q é paralelo ( o certo é serial) e q a velocidade era de 1 a 8 Gbs ( o certo é até 1.2 Gb/s).
As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 150 e 300 MB/s. Recentemente foi introduzido o padrão de 600 MB/s e passou a ser desenvolvido o padrão seguinte, de 1.2 GB/s. A evolução é similar à do padrão SATA (note que as velocidades são as mesmas), porém o SAS tende a ficar sempre um degrau acima.
http://www.hardware.com.br/termos/sas
-
Referente ao primeiro comentário: O Sistema Operacional é completo, porém não de propósito geral.
As funções de SO são todas efetuadas.
-
Ver questão Q51171 identica a essa, mas o item I é correto (ano de 2008)
I. DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das "cases" de HD ligadas a portas USB.
-
Gabarito D
Somente a alternativa I está incorreta.
Vejam:
Serial Attached SCSI (SAS) é um protocolo serial ponto-a-ponto (point-to-point) que transfere dados de e para dispositivos de armazenamento de computador, como discos rígidos (hard drives) e unidades de fita (tape drives).SAS substitui o SCSI paralelo mais antigo( Small Computer System Interface, pronuncia-se " scuzzy "), tecnologia de barramento que apareceu pela primeira vez em meados da década de 1980. SAS, como seu antecessor, usa o conjunto de comandos SCSI padrão. SAS oferece compatibilidade com SATA versão 2 e posterior. Isto permite a drives SATA serem conectados a backplanes SAS. O inverso, ligando unidades SAS para backplanes SATA , não é possível.[1]
A comissão técnica T10 do International Committee for Information Technology Standards ( INCITS ) desenvolve e mantém o protocolo SAS; a SCSI Trade Association (SCSITA) promove a tecnologia.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
d-
NAS (Network Attachment Storage) é uma solução de armazenamento de dados que executa seu próprio sistema operacional, funcionando como um servidor de arquivos via rede.
DAS (Direct Attached Storage) é um dispositivo de armazenamento externo ligado diretamente ao servidor ou estação de rede, como é o caso das gavetas de HDs ligadas via porta USB ou eSATA.